Foram encontrados 3 registros para a palavra: ipiaú

Médico que foi assassinado no Rio de Janeiro será enterrado nesta sexta-feira (06) em Ipiaú, Bahia

Morto a tiros em um ataque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5), o médico baiano Perseu Ribeiro Almeida estava na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia. Vestido com uma camisa do Esporte Clube Bahia, time do coração, fontes da polícia acreditam que Perseu tenha sido confundido com outro homem, que se parecia com ele e morava na região.

Naquela madrugada, Perseu reencontrava, em um quiosque na Barra da Tijuca, os colegas que conheceu na Universidade de São Paulo (USP), onde fez um curso de especialização anos antes. Todos eles foram baleados e, além do baiano, outros dois ortopedistas morreram...

Covid-19: Governador da Bahia anuncia toque de recolher em Itabuna e Ipiaú

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta segunda-feira (11), o governador Rui Costa anunciou que as cidades de Itabuna e Ipiaú terão toque de recolher, já a partir desta terça-feira (12). A medida conjunta do Governo da Bahia e das prefeituras dos dois municípios valerá inicialmente por 10 dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. A resolução inclui ainda o fechamento de vias com registro de fluxo intenso, mesmo durante a quarentena. 

De acordo com o governador, esta série de providências tem o intuito de reduzir drasticamente a taxa de contágio da Covid-19 nesses municípios. "Todas as medidas objetivam diminuir consideravelmente a curva de contaminação. São dez dias decisivos para mudar os números assustadores que essas cidades têm apresentado e esperamos contar com o apoio e compreensão da população", afirmou. ..

Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú

A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias no município de Ipiaú, no sul do estado, começou nesta segunda-feira (5), depois de três dias de consultas e exames pré-operatórios. Esta fase consiste na realização dos procedimentos cirúrgicos, que são retirada de útero e de vesícula, além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e também umbilical. 

Para receber o Mutirão de Cirurgias, o Hospital Geral de Ipiaú (HGI) passou por reforma, ampliação e ganhou equipamentos. De acordo com o diretor da unidade, João Henrique Sampaio, entre aparelhagem e reforma, os recursos aplicados no hospital chegam a R$ 500 mil.

"O número de enfermarias aumentou de 13 para 16. Tínhamos duas salas de cirurgia, agora são três. Também recebemos uma máquina de lavar e uma de secar novas, além de colocar o autoclave [esterilizador de instrumentos cirúrgicos] para funcionar após realizarmos melhorias na rede elétrica", explica o diretor.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O mutirão deve atender 400 pacientes de Ipiaú e municípios da região 
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Até o próximo dia 22, de acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, serão realizadas "uma média de 20 cirurgias por dia em pacientes encaminhados pelo mutirão". 

Nesta segunda (5), o autônomo Edmilson Santos, 55 anos, morador de Itagi, chegou cedo à unidade de saúde, onde foi submetido à cirurgia de hérnia umbilical. Depois de três horas de observação, ele recebeu alta hospitalar. "Não imaginei que seria tão rápido. Estou me sentindo bem. Fui muito bem atendido. Quero agradecer a toda a equipe que tratou a gente bem todo o tempo".

Após a alta, cada paciente recebe um kit com orientações para o período pós-operatório e medicamentos. A assistente social do HGI, Valéria Farias, explica que "também é entregue um cartão informando o dia do retorno, o horário e o nome do médico que irá atender"...