Foram encontrados 462 registros para a palavra: idoso

PM e SJDH formam mais de 200 policiais para atendimento à população LGBTQIAPN+, crianças, adolescentes e idosos durante o São João

Os policiais militares que atuarão nos festejos de São João e de São Pedro na Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (17), uma capacitação para combate e prevenção às violações de direitos humanos nas festas populares.  No auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, 130 policiais participaram de forma presencial da formação e mais 130 online de outros municípios baianos.
 
Um dos objetivos do curso, segundo o tenente-coronel Luide Souza, coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar (PM-BA), é qualificar o atendimento às vítimas e, em algumas situações, evitar que a violência aconteça.
 
"Nosso objetivo é capacitar as forças de segurança no trato às ocorrências específicas envolvendo grupos vulneráveis, como a população LGBT, idosos, crianças e adolescentes, que podem ter os seus direitos violados. Todos os policiais que são colocados em escalas de serviço recebem essa capacitação", explicou o coordenador do setor especializado.
 
Fazem parte do público prioritário crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência e ambulantes que estarão trabalhando nos dias dos festejos. Durante a formação, os policiais aprendem a usar os pronomes corretos com mulheres trans e travestis, revisam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e abordagens para garantir o melhor acolhimento às vítimas.
 
O soldado Edvaldo Campos atua na Tropa de Choque e expõe a necessidade da formação para aprimorar seu trabalho na rua. "Não existe policiamento sem a preocupação com os direitos humanos. Nós, como [polícia] especializada, somos vistos com certo preconceito, no pleno sentido da palavra, por termos uma atuação um pouco mais dura, mais rígida, mas a preocupação com os direitos humanos existe sempre. Estamos cuidando de um cidadão que precisa ser tratado com dignidade e respeito e, aqui, reforçamos a prioridade de garantir isso", dividiu o soldado.
 
Ação integrada
 
A capacitação é uma ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e acontece desde o carnaval desse ano. Na Micareta de Feira de Santana, os agentes de segurança também foram orientados para o atendimento especializado.
  ..

 Bahia Institui Programa de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos

Agora é Lei! O projeto de autoria do deputado Roberto Carlos (PV), que estabelece o Programa Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos, foi sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues. A iniciativa visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos através da atividade física e do esporte.

A Superintendência dos Desportos do Estado será responsável por detalhar e implementar os eventos e programas específicos. O deputado Roberto Carlos destacou que a prática esportiva regular traz inúmeros benefícios à saúde dos idosos, como melhora na postura, funções motoras e capacidade cardiorrespiratória...

Idoso é morto com golpes de faca; filho é suspeito de cometer crime para defender mãe

Um idoso de 60 anos morreu após ser esfaqueado dentro da própria casa, em Salvador. O suspeito do crime é um filho da vítima. O caso ocorreu na segunda-feira (10), no bairro de São Caetano. A vítima foi identificada como José Raimundo Pereira Costa.

Segundo informações da Polícia Civil, o idoso discutia com a esposa na madrugada, quando foi agredido com golpes de faca pelo filho. O suspeito teria agido para defender a mãe...

Agora é Lei: Bahia institui Programa de incentivo à Prática de Esportes para Idosos

O projeto de autoria do deputado Roberto Carlos (PV), que estabelece o Programa Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos na Bahia, foi sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues e agora é lei. A iniciativa visa promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da atividade física e do esporte. A Superintendência dos Desportos do Estado será responsável por detalhar e implementar os eventos e programas específicos que cumpram os objetivos da nova lei.

O novo programa, aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em dezembro de 2023, estabelece diretrizes claras para incentivar a prática esportiva entre a população idosa. Entre os principais objetivos, destacam-se a criação de políticas e projetos que melhorem a qualidade de vida dos idosos; a organização de eventos esportivos específicos, como as Olimpíadas da Terceira Idade; e a promoção de parcerias com prefeituras e instituições de ensino superior...

Jovens baianas desenvolvem pulseira localizadora para neurodivergentes e idosos com recursos reaproveitados

Reportagem de Mateus Xavier, Valma Silva, g1 BA destaca que as estudantes baianas Ana Clara Cerqueira, Evelyn Rodrigues, naturais de Salvador e Rayka Ravena, de Jacobina, no norte do estado, desenvolveram uma pulseira localizadora para pessoas neurodivergentes e idosas.

O projeto usa recursos tecnológicos reaproveitados, o que reduz o que valor de produção e o torna financeiramente viável...

Mulher é presa após aplicar golpes contra idosos em Feira de Santana; ela acumula processo pelo mesmo delito em outros estados

Uma mulher foi presa preventivamente, na segunda-feira (13), por suspeita de aplicar golpes relacionados a empréstimos financeiros. As vítimas eram idosos e aposentados de Feira de Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), André Ribeiro, revelou que o golpe era praticado pela mulher por meio de uma empresa de fachada. Mais de doze vítimas registraram o golpe e a autora do crime teria lucrado mais de R$ 200 mil...

Alimentos arrecadados durante a 20ª edição da Corrida Tiradentinhos beneficiam idosos assistidos por instituição filantrópica

Os alimentos arrecadados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e pela Associação de Moradores da Rua Tiradentes, durante as inscrições da 20ª Corrida Tiradentinhos, foram doados, nesta quarta-feira (08), a uma instituição filantrópica no município. A ação beneficiou a Casa do Idoso, localizada no bairro Santo Antônio.

Realizaram a entrega dos alimentos, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Rogério Rego, o superintendente de Esportes, Joacir Oliveira, e a presidente da Associação, Juci Belfort. "Para nós, é uma felicidade estar aqui para entregar esses alimentos ao diretor da Casa do Idoso, o senhor Diogo Enfermeiro, e saber que a corrida foi um sucesso. Arrecadamos um grande quantitativo de alimentos, para que, agora, sejam encaminhados às pessoas que mais precisam", disse o gestor da Seculte, Rogério Rego...

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juazeiro reabre inscrições para membros da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juazeiro (CMDI) irá reabrir na próxima segunda-feira (06) as inscrições para novos membros da sociedade civil para compor o biênio 2024/2026.

Os interessados em participar podem se inscrever através do e-mail [email protected] ou presencialmente na Casa dos Conselhos, localizada à Praça Imaculada Conceição, n° 12, até o dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h...

Após acidente e morte de idoso consórcio recupera asfalto da BA-210 em Juazeiro

A reportagem da Rede GN que registrou na segunda-feira (22) um acidente na BA-210 proximidades do bairro Tabuleiro com uma vítima fatal (Veja aqui), nesta quarta-feira (24) informa que trabalhadores de uma empresa contratada pelo Consórcio Território Sertão do São Francisco (CONTESF) estão no local procedendo o tapa-buracos.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) se manifestou sobre as condições da BA-210:..

Motorista de app relata à polícia que idoso segurou em porta do carro durante trajeto ao banco

O motorista de aplicativo que transportou Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, e Paulo Roberto Braga, de 68 anos, para sacar um empréstimo em um banco na última terça-feira (16), em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, afirmou em depoimento que o idoso segurou na porta de seu carro. O relato foi acessado pelo O Globo nesta quinta-feira (18). 

"Ele chegou a segurar na porta do carro", disse o motorista em depoimento à polícia. ..

Motorista de aplicativo diz que idoso estava vivo no trajeto até o banco

O motorista de aplicativo que transportou a mulher suspeita de levar um idoso já morto para acessar um empréstimo de R$ 17 mil em um banco, na terça-feira (14), disse que Paulo Roberto Braga, 68 anos, estava vivo durante o trajeto. "Ele chegou a segurar na porta do carro", disse o motorista, em depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro. As informações são do Uol.

Segundo ele, o idoso e a mulher não foram deixados na agência bancária, porque o acesso de veículos é proibido no local. Então, Erika pediu para que o motorista encerrasse a corrida em um shopping. Além disso, a mulher teria contado com a ajuda de outro homem para colocar Paulo no carro ao sair da casa dele, porque o idoso não caminhava...

Idoso morre após marquise de prédio desabar no interior baiano

Um idoso, de 71 anos, morreu após uma marquise desabar no Centro de Alagoinhas, no Agreste baiano. O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (11) na estrutura que fica na parte de cima de uma farmácia.  A vítima que foi a óbito foi identificada como Jairo Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram presas no edifício e foram retiradas por agente do 19° BBM de Alagoinhas. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da redeGN.

Entre os feridos havia um homem, que teve ferimentos na perna, e uma criança, atingida de raspão. Uma equipe do Samu foi ao local e prestou socorro às vítimas e as levou para o Hospital Dantas Bião...

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso abre edital para novos membros da sociedade civil

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso abO Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Juazeiro abriu edital para novos membros da sociedade civil para integrar o biênio 2024/2026. Interessados em se inscrever podem ir à Casa dos Conselhos, localizada à Praça Imaculada Conceição, nº 12, das 8h às 12h.

Também é possível fazer a inscrição pelo e-mail para [email protected], com documentos em anexo, em formato PDF. A relação com os documentos está no edital publicado no Diário Oficial do Município (DOEM) desta quinta-feira (21). A inscrição será de 1 a 8 de abril de 2024...

Prefeitura de Juazeiro altera fluxo de marcação de consultas e exames de idosos na rede municipal de saúde

Buscando otimizar a saúde no município e reduzir as filas de espera no atendimento e marcação de exames e consultas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, a partir do dia 25 de março, na abertura da agenda, os idosos devem fazer seus agendamentos diretamente nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida visa proporcionar mais conforto a esses usuários, reduzindo as filas no agendamento dos procedimentos.

O agendamento na Sesau é voltado para públicos os prioritários: pacientes oncológicos, com fibromialgia, lúpus, autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo. "Estamos sempre buscando oferecer, não só serviços, mas dignidade para a população, porque entendemos que não é só requalificação e compra de equipamentos, mas também é oferecer conforto às pessoas e aos nossos colaboradores. Essa foi mais uma medida para reduzir, ainda mais, as filas que se formam quase abrem as agendas de marcação para consultas e exames especializados", disse a prefeita, Suzana Ramos...

Quarta morte por dengue na Bahia é confirmada pela Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado nesta segunda-feira (26). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou o óbito durante a agenda de compromissos na Espanha.

“Quero pedir a colaboração de cada pessoa para nos ajudar nessa guerra contra a dengue e quero deixar aqui os meus sentimentos à família da última vítima da doença na Bahia. Tenham certeza que nós não estamos parados”, afirmou...

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Rotary vai realizar encontro de mobilização da campanha 'Leão Amigo da Criança e do Idoso' no dia 07 de março

Você sabia que pode doar parte do seu imposto de renda devido para o Fundo da Infância e Adolescência, ajudando assim instituições que trabalham com crianças e adolescentes em Juazeiro? É com base nesse tema que o Rotary Clube de Juazeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal, da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e da Receita Federal, vai realizar no dia 07 de março, o Encontro com Rotarianos, Assistência e Fundos Sociais, tendo como foco a campanha: Leão Amigo da Criança e do Idoso.

O encontro vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto e vai contar com profissionais técnicos da delegacia da Receita Federal, que irão abordar o tema: Destinação Solidária do Imposto de Renda, pessoas Física e Jurídica, e sobre as novidades da Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF 2024) e aspectos gerais, tendo como palestrantes contadores e contabilistas da região...

Idoso morre esmagado após cair em poço de elevador em agência da Caixa Econômica

Um idoso de 67 anos morreu após cair no poço de um elevador da agência da Caixa Econômica nesta quinta-feira (30), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate do 8° Batalhão foi acionada por volta das 11h40 para socorrer Edinaldo Neres dos Santos, que estava preso no elevador da agência bancária no centro da cidade. No entanto, ao chegarem no local, os bombeiros encontraram o idoso embaixo do elevador destinado às pessoas com deficiência (PCDs)...

Juazeiro: Ônibus atola em estrada do Salitre; crianças e idosos passam a manhã isolados sem água e comida

Quando a chuva chega traz consigo esperança e alegria para o povo sertanejo. As previsões meteorológicas para a semana era de muita chuva para a região. Porém, para a realidade de alguns municípios, os prejuízos são grandes. É o caso, por exemplo, dos moradores do Salitre, em Juazeiro, que ficaram ilhados nesta quinta-feira (25).

Desde a madrugada, mais precisamente às 4h, um ônibus atolou, impossibilitando que homens, mulheres, crianças e idosos chegassem a seus destinos. ..

Idoso morre após cair em buraco de 40 metros cavado dentro de casa para buscar 'tesouro revelado’ em MG

Um idoso de 71 anos não resistiu aos ferimentos e morreu ao cair de um buraco de 40 metros de profundidade, cavado dentro de sua casa, na cidade de Ipatinga (MG), no Vale do Rio Doce, na noite de quinta-feira (4). 


De acordo com o G1, a escavação na área de serviço da residência, no bairro Betânia, começou depois que João Pimenta da Silva teve uma revelação, em um sonho, de que haveria ouro debaixo da casa dele...

Aprovado o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que cria o Programa Estadual de Incentivo aos Esportes para Idosos

Com o objetivo de beneficiar a saúde e o bem-estar dos idosos em nosso estado, o deputado Roberto Carlos anunciou com entusiasmo a aprovação, ontem (20), do Projeto de Lei de sua autoria que institui o Programa Estadual de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos.

O programa, uma iniciativa crucial para promover a qualidade de vida da população idosa, visa tornar acessível a prática esportiva adaptada às necessidades da terceira idade...