RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 297 registros para a palavra: guarda municipal

CÂMARA DE UAUÁ APROVA EMENDA QUE BENEFICIA A GUARDA MUNICIPAL

Foi votada sexta, 09/12, uma emenda que beneficia a Guarda Municipal de Uauá. A mesma foi apresentada pela Associação da Categoria local, AGMUB ao Vereador Dr. Paulo (PSB), Presidente da Comissão de Redação e Justiça.

A categoria marcou presença à sessão do início ao fim, acompanhando todas as discussões inerentes ao Projeto da LOA 2012. Por unanimidade, os vereadores votaram o projeto, fazendo um remanejamento na Secretaria Municipal de Obras, num montante de R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais), que será destinado à aquisição de materiais para manutenção da mesma, construção da sede própria, aquisição de viatura, realização de curso de formação e capacitação, pagamento do risco de vida, dentre outros gastos...

COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL ENCAMINHA RETRATAÇÃO À CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO

O presidente da Associação da Guarda Municipal, Cícero José, interrompeu várias vezes a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro noite passada (29), sendo convidado pelo vereador José Carlos Medeiros a se retirar do plenário antes que a polícia chegasse para restabelecer a ordem. Em razão desse episódio, o Comando da Guarda em Juazeiro encaminhou hoje (30), a seguinte nota de retratação ao Poder Legislativo Juazeirense:

COMUNICADO DE RETRATAÇÃO..

Juazeiro: Cozinha interditada e ameaça do teto desabar tiram a tranquilidade na sede da Guarda Municipal

A Guarda Municipal está longe de um relacionamento saudável com a administração do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). Nem mesmo a suspensão do processo administrativo por parte do governo contra vários agentes que se negaram a trabalhar no carnaval de Juazeiro este ano, abrandou o convívio entre as duas instituições.

Alegando falta de equipamentos, viaturas e fardamento, os profissionais da segurança patrimonial agora denunciam uma nova situação que coloca em risco a integridade física de quem cumpre escala no quartel da própria Guarda Municipal...

Procuradoria e Administração se reúnem com integrantes da Guarda Municipal

Integrantes da Guarda Municipal foram recebidos nesta quarta-feira (26), pelo procurador geral do Município, Carlos Luciano de Brito Santana e pelo secretário de Administração, Fábio de Assis, para os esclarecimentos que levaram à abertura do processo administrativo, decorrente do não cumprimento, pela categoria, da escala programada para o período do carnaval de Juazeiro deste ano. No dia 30 de setembro, segundo o procurador, foi firmado acordo com os envolvidos, no qual ficou definido que seriam abertos os processos para formalizar a apuração das faltas, e tendo em vista o entendimento a que chegaram naquela data, os processos seriam encerrados sem punição.

Após reunião, ficou acordado que o processo administrativo será encerrado, e que no próximo dia 27, os Guardas citados na portaria nº 149/2011, 150/2011, 151/2011, 152/2011, 153/2011, 154/2011 e 155/2011, deverão comparecer a Procuradoria Geral do Município para assinar o encerramento do procedimento administrativo; outra decisão já firmada na reunião anterior é que a Guarda Municipal terá um representante integrando a comissão do Carnaval para discutir com antecedência de 30 dias da festa, a participação do grupo no evento. Participaram da reunião, os vereadores Nilson Alves, Damião Medrado, Janileide Pereira, Valdeci Alves, Benedito Marques, José Carlos Medeiros; o comandante da Guarda, Elias Rodrigues de Oliveira, a subcomandante Josumira Pereira, o presidente do SINSERP, Cícero Sales e os guardas Márcio de Carvalho, Luiz Alberto, Sergivaldo Dias e Cícero José da Silva.

Clique aqui e confira a ata da reunião..

ESPAÇO DO LEITOR: Hoje essa é a realidade da Guarda Municipal de Juazeiro, com carnaval ou sem carnaval

No período carnavalesco do ano de 2011, o efetivo da guarda civil municipal recebeu uma escala extra para trabalharem ostensivamente nas avenidas auxiliando na segurança pública.

A categoria na época reuniram-se, e com o apoio do Sinserp (Sindicato dos Servidores públicos), decidiram cumprir suas escalas normais. Em varias reivindicações ao executivo, foi pedido o reaparelhamento da guarda municipal, investimento esse que já a muitos anos a instituição não recebe, impossibilitando os agentes de prestarem um serviço de qualidade para com a sociedade. As gratificações dessa escala extra e a falta de equipamentos levaram aos agentes a não cumprirem tal determinação, mas mesmo assim não deixaram de cumprir suas escalas normais de trabalho...

GUARDA MUNICIPAL AMEAÇA PARALISAR ATIVIDADES EM JUAZEIRO

Membros da Guarda Municipal em Juazeiro estão ameaçando paralisar as atividades depois que tomaram conhecimento da publicação no Portal da Transparência Municipal da instauração de Processo Administrativo Disciplinar para apurar irregularidades funcionais supostamente praticadas por vários guardas que não cumpriram as escalas nos horários excepcionais, durante o período das festas carnavalescas ocorridas em Juazeiro nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio deste ano.

O Poder Público justifica na portaria que o dever legal que incumbe aos membros da Guarda Civil Municipal é o de colaborar na manutenção da ordem e da segurança pública, no efetivo exercício do poder de polícia administrativa, consoante preceitua o Estatuto da Guarda Municipal do Município de Juazeiro, Estado da Bahia (Lei Municipal nº 1.999, de 12 de dezembro de 2008); CONSIDERANDO que a recusa injustificada e coletiva de desempenhar os deveres consignados no já mencionado Estatuto da Guarda Municipal constitui-se em quebra de hierarquia e de disciplina que são a base institucional da corporação; CONSIDERANDO ser dever do Gestor Público, ao tomar conhecimento de suposta irregularidade no serviço público, aplicar as disposições contidas na Lei Municipal nº 1.775, de 22 de dezembro de 2003, que estabelece normas básicas sobre o Regime Disciplinar dos Servidores Públicos deste Município, determinando a apuração imediata dos fatos através de Processo Administrativo Disciplinar, em que se assegurem ao sindicado as garantias constitucionais do princípio do contraditório e da ampla defesa...

Espaço do Leitor: Associação festeja Dia do Guarda Municipal sem ter o que comemorar

Na manhã dessa sexta feira (21), aconteceu no auditório da DST, campus III, uma reunião seguida de comemoração do dia do Guarda, data essa comemorada nacionalmente em 10 de outubro.  Com a presença de mais de cinquenta agentes da segurança pública municipal e da diretoria da associação, foram abordados vários pontos do interesse da categoria. "Infelizmente nossa corporação não tem nada o que comemorar, pois a estrutura frágil em que a guarda municipal se encontra no que se refere a aparelhamentos e logística, está deixando a desejar", disse Cícero José presidente da Associação dos Guardas Municipais.

Ainda segundo Cícero José, já foram feitas várias reivindicações ao Executivo, no sentido de reaparelhar toda estrutura da GCM, pois a mesma funciona precariamente por falta de viaturas, rádio comunicação, equipamentos individuais. A própria estrutura física das instalações onde hoje se encontra a guarda municipal, capacitações e curso de formação para os (32) guardas municipais novatos, conforme a Matriz Curricular da SENASP, criação de uma ouvidoria e de uma secretaria que represente a segurança publica municipal e cidadania, criação do GGIM, (Gabinete de Gestão Integrada Municipal ) como parte integrante das políticas públicas para a área da segurança, passando a integrar o cadastro da Secretaria Nacional de Segurança com Cidadania, dentre outras solicitações...

MEDEIROS DIZ QUE A GUARDA MUNICIPAL ESTÁ DESPROTEGIDA

Em email ao blog o vereador José Carlos Medeiros afirma categoricamente que a Guarda Municipal está desprotegida, abandonada pelo Poder Público Municipal. Confira:

Diz a Constituição Federal do Brasil: ..

Primeiro dia do concurso da Prefeitura de Petrolina para Guarda Municipal registra boa participação dos candidatos

Aproximadamente 3 mil candidatos participaram ontem (11) da primeira fase do concurso público em Petrolina para a Guarda Municipal 2ª Classe. As provas objetivas que foram realizadas na autarquia institucional da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE registraram pela comissão de organização uma manhã tranquila dentro da média de abstenções e com poucas eliminações. O concurso realizado pela Prefeitura Municipal para a Guarda teve a presença de 2.758 inscritos. “Em linhas gerais, tivemos um bom concurso, tranquilo e dentro do esperado”, afirmou o Coordenador do Concurso, Pedro Norberto.

Para tranquilidade e segurança dos candidatos, o concurso contou ainda com o apoio de um grupamento da Guarda Municipal com 45 profissionais que reforçaram a segurança com detectores de metais na entrada da instituição e durante a realização da prova que durou quatro horas, iniciando às 9h15. Foram disponibilizadas 55 salas incluindo uma para atendimento especial. Além da Guarda, também apoiaram as polícias Militar e Civil, o SAMU, e uma equipe de fiscalização do trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC)...

Mais de 3 mil inscritos para o concurso da Guarda Municipal de Petrolina

Já está disponibilizado no site http://www.facape.br, o cartão de inscrição para os candidatos às vagas para o cargo de Guarda Municipal de 2ª Classe do município de Petrolina. O Concurso Público vai acontecer neste próximo domingo (11), no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, organizadora da prova. Foi um total de 3.065 inscritos, para 15 vagas mais cadastro reserva.

O concurso para Guarda Municipal teve suas inscrições abertas no mês de julho e será composto de cinco fases, sendo prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. A remuneração base para todos os cargos é de R$ 550, podendo chegar até R$ 2.883, com regime de contratação estatutário. “A realização do concurso faz parte da política de valorização do servidor, para fortalecer ainda mais nossa Guarda Municipal, para melhorar a segurança na cidade e no interior de Petrolina”, destacou o prefeito Julio Lossio...

Guarda Municipal de Petrolina prepara-se para Desfile de 07 de Setembro

Nesta segunda-feira (05), parte do Grupamento da Guarda Municipal e Vigilância de Petrolina participou do último treinamento para o desfile militar do dia 07 de setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil. A data, marco histórico de luta do nosso país, será celebrada em Petrolina pelas autoridades políticas e militares, e população em geral, a partir das 8h com o hasteamento das Bandeiras na sede da Prefeitura Municipal.

Às 9h45, será iniciada a concentração para o Desfile Militar que contará ainda com a presença da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e Colégio da Polícia Militar de Petrolina, entre outros órgãos e instituições. Representando o município, os órgãos operativos da Secretaria de Segurança Cidadã estarão com 50 Guardas Municipais incluindo os Brigadistas de Petrolina e Juazeiro – IBAMA, 20 Vigilantes Municipais e mais 44 Guardas Mirins.

Os treinamentos que aconteceram no Parque Municipal Josepha Coelho, sede da Secretaria de Segurança Cidadã, foram finalizados com sucesso, deixando todos prontos para a solenidade. Para o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar a qualidade do desfile cívico. “É preciso estar sempre treinando de forma que possamos mostrar para a comunidade nosso efetivo e desfilar com todo garbo e elegância, além de saudarmos esse momento tão importante para o nosso país”, afirmou.

O percurso será feito sentido Avenida Souza Filho/ Avenida Guararapes obedecendo a seguinte ordem: 1 - Colégio da Policia Militar, 2 – Marinha, 3 – Exército, 4 – Aeronáutica, 5 - Policia Militar, 6 - 4º Grupamento de Bombeiros Militares, 7 - Policia Rodoviária Federal, 8 - Guarda Municipal e Guardas Mirins. Na ocasião a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) interditará as ruas com cavaletes; além de contar com apoio do restante da corporação da Guarda Municipal que dará suporte na segurança no circuito do desfile, e dos agentes de trânsito que organizarão a passagem de pedestres e veículos.

Ruas que serão interditadas: Avenida Souza Filho (próxima ao Bambuzinho); Rua João Clementino (no cruzamento com a Avenida Souza Filho); Rua Dom Vital (No cruzamento da Rua Abilio Dias); Avenida Guararapes (próxima ao viaduto dos barranqueiros e as ruas paralelas - Rua Barbosa Lima, Rua Antonio de Carvalho, Avenida Joaquim Nabuco (cruzamento com a Rua Dr Julio de Melo); Rua Engenheiro Carlos Pinheiro, no cruzamento da Rua São José; Rua João Pessoa, no cruzamento com a Guararapes, cruzamento da rua São José e a P. Kennedy, Rua Araripina no cruzamento com a Rua Dr. Julio de Melo e Rua Permínio Lima, no cruzamento com a Guararapes, contorno do Monumento da Integração. ..

SENHOR DO BONFIM VAI TER GUARDA MUNICIPAL

Em reunião especial na última quarta-feira, dia 31 de agosto, o Prefeito Paulo Machado, após ouvir o Diretor de Recursos Humanos Edualdo, o Diretor da Vigilância Geovane, os diretores do Sindicato dos Servidores Municipais, Raimundo e Sônia, e as explicitações dos Comandantes Elias (Guarda Municipal de Juazeiro) e Marcos Adriano (Guarda Municipal de Jacobina), de Delmaci (presidente do Sindicato de servidores de Pindobaçu e responsável pela criação da Guarda naquele município) e diversos guardas visitantes, decidiu pela criação da Guarda Municipal de Senhor do Bonfim, em projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal. No projeto de lei constará que embora criada este ano, a Guarda só será implantada efetivamente em 2012. 

Os Comandantes presentes destacaram o fato de Juazeiro possuir a Guarda Municipal há nove anos e Jacobina há 44 anos, os Marcos Regulatórios que estão sendo publicados e o apoio recebido do Ministério da Justiça, que possibilitam, inclusive, a aquisição de veículos para auxiliar nas operações desenvolvidas. Através de decreto o Prefeito Paulo Machado criará uma comissão especial que será responsável pela elaboração da proposta em Senhor do Bonfim, o que deverá ser efetivado incluindo audiências públicas com ampla participação da sociedade. Um dos pontos de pauta será a possibilidade de aproveitamento de vigilantes que já atuam com esta função no serviço público municipal...

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO PRESENTE EM MAIS UM CONGRESSO NACIONAL

 
A Guarda Municipal de Juazeiro e a Associação da Guarda Municipal de Juazeiro representam a categoria no XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais que acontece este final de semana na cidade de Novo Hamburgo-RS. A Bahia esteve representada por nove municípios: Salvador, Feira de Santana, Jacobina, Cruz das Almas, Serrinha, Maragogipe, Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Itapetiga. A vizinha cidade de Petrolina, em Pernambuco, também participa do encontro sendo que a Bahia ganhou representação no Conselho Nacional das Guarda Municipais representada pela as cidades de Juazeiro e Jacobina, sendo que dos estados do nordeste que estava com 17 municipios presentes no congresso, a Bahia contou com a maior representação.
..

Inscrições para o concurso da Guarda Municipal, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes de Petrolina, começam segunda (11)

As inscrições referentes ao Concurso Público para provimento de cargos de nível médio para Guarda Municipal de 2ª Classe e Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes do município de Petrolina começam na próxima segunda-feira, dia 11. Neste edital, serão abertas 38 vagas para o preenchimento do quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Petrolina e ainda contará com a formação de cadastro de reserva.

As inscrições poderão ser feitas pela internet. De acordo com o edital, o concurso será realizado em 5 etapas: Prova objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Concurso de Formação Profissional. A remuneração base para todos os cargos é de R$ 550, podendo chegar até R$ 2.883, com regime de contratação estatutário.

A Secretária Municipal de Administração, Andréia Gomes, explicou que o edital se refere ao extrato de concurso lançado no dia 30 de junho. “Terça-feira, dia 05, foi lançado o edital do concurso para provimento de cargos de nível médio: Guarda Municipal 2ª Classe, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes. Até terça-feira da próxima semana, lançaremos o edital do concurso para nível superior com vagas para os cargos de Analista de Controle Interno, Auditor Fiscal I e Procurador do Município”, informou...

ASSOCIAÇÃO DENUNCIA A VOLTA DA DITADURA NA GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO

Cícero José, presidente da Associação da Guarda Municipal de Juazeiro está denunciando que um dia após a comissão da entidade ter concedido entrevista no programa Revista da Cidade, o comando da guarda tomou a atitude retaliatória de não deixar anexar nem um informativo oriundo da associação referente aos guardas municipais no mural do quartel e retirando todos osoutros que já estavam fixados.

"Mais uma vez, com o seu abuso de autoridade e comprovando as suas atitudes perseguidoras, o comando da guarda municipal revela incompetência e mostra claramente a forma de administrar a instituição, privando o direito a informação, à democracia e promovendo a volta da ditadura”, declarou Cícero José...

GUARDA MUNICIPAL DE UAUÁ MARCA PRESENÇA EM FÓRUM DE SEGURANÇA EM JUAZEIRO

A Associação dos Guardas Municipais de Uauá marcou presença no I Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal, realizado dia 17, no auditório da UNIVASF Juazeiro. O evento contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho que logo deu uma boa notícia à categoria de Juazeiro a respeito de um convênio firmado com a União, que vai render um montante de mais de R$ 450.000,00 destinado à Guarda de Juazeiro.

Estiveram presentes guardas de várias cidades, inclusive capitais como Salvador, Recife, Maceió e São Luís. O Presidente do IPECS (Instituto de Pesquisa, Ensino, e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal) e também GCM de Santos/SP, Sérgio França explanou sobre vários temas que envolvem a segurança municipal e disse que há uma contradição por parte da sociedade e imprensa sobre o trabalho das guardas municipais, chegando a mostrar vídeos de matéria que passou em veículos de comunicação...

GUARDA MUNICIPAL NÃO TRABALHOU NO CARNAVAL

Em nota enviada ao blog a Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro relata que a categoria, devidamente representada, não trabalhou no carnaval de Juazeiro porque não recebeu os equipamentos de proteção individual (EP`Is). Confira a nota:

A responsabilidade sempre foi e será da prefeitura, a Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro vem sempre reivindicando e nada. Pois bem, a Guarda Municipal é uma corporação uniformizada, instituída em lei 1999/2008, complementar, com os permissivos insertos no art. 144 da constituição federal e o art. 71 da Lei Orgânica do Município, criada pela lei 1725/2003, com um efetivo de 250 agentes e só tem 173 concursados e cerca de 500 contratados em sistema de reda. É uma instituição de caráter eminentemente civil e nas ações essencialmente preventivas,será os seus componentes, designar de modo genérico. ..

GUARDA MUNICIPAL PRESENTE NO CARNAVAL DE JUAZEIRO

A Associação dos Guardas Municipais ameaçou não participar do carnaval de Juazeiro este ano, mas ontem à noite (26), na abertura, pelotões de servidores foram vistos desenvolvendo o seu trabalho em todo o percurso.

A decisão definida em assembléia pela manhã não foi levada em consideração no período noturno. Na parte da tarde o Secretário de Administração João da Costa emitiu convocatória a todos os guardas municipais, considerando o ato uma insubordinação e ameaça puni-los de acordo com o estatuto do servidor...

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO CONVOCA GUARDA MUNICIPAL PARA TRABALHAR NO CARNAVAL DE JUAZEIRO

Com a publicação de que os guardas municipais decidiram em assembléia não trabalhar no carnaval de Juazeiro este ano, a Prefeitura, através do Secretário de Administração resolveu convocar a categoria oficialmente. Veja a nota enviada ao blog na tarde desta quinta-feira: 

O secretário de Fazenda e Finanças esclarece que foi publicado ontem (25), no quadro geral de aviso da Guarda Municipal a escala de trabalho para os dias de Carnaval. A remuneração dos dias trabalhados será feita através de hora extra, como determina a lei. Aqueles que descumprirem a escala de trabalho estão cientes que será configurado como um ato de insubordinação e, de acordo com o regimento da guarda e Estatuto do Servidor, sofrerão penalidades administrativas. Os guardas que trabalharem no período vão receber equipamentos sendo algemas descartáveis, protetor auricular, cassetete e farda do grupamento especial, que será entregue na manhã desta sexta-feira (27), na sede da Guarda. ..

Guarda Municipal celebra 17 anos de existência e serviços prestados a Petrolina‏

A Guarda Municipal (GM) de Petrolina se reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), para comemorar o 17º aniversário da corporação. A solenidade alusiva ao dia, celebrada com um café da manhã, aconteceu no clube do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SindSemp) e também foi marcada pelas homenagens ao GM Francivaldo dos Santos, falecido no último sábado (24), em um acidente de trânsito. Contando com a presença do efetivo, participaram do evento, o secretariado do município: os secretários de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira; Ordem Pública, Marcelo Cavalcante; Esportes, Ailton Guimarães; a Presidente do SindSemp, Mariléia Araújo também esteve presente e na ocasião, o vice-prefeito Domingos Sávio, aproveitou o momento para parabenizar os guardas e reforçar a importância do trabalho desempenhado pela corporação. “Essa equipe está de parabéns pelo bom trabalho que vem realizando”, parabenizou o vice-prefeito Domingos Sávio. 

Para o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Petrolina - PE (AGUAMP - PE), João de Jesus Lino, o momento é também de reflexão e busca de crescimento. “Apesar de ser uma corporação nova, temos como meta o crescimento, superando os desafios e conquistando novos caminhos. O pedido é que continuemos a honrar a farda azul que vestimos, que representa além da instituição e nos torna uma família em busca de promover a segurança e valorização do nosso povo”, salientou. Entre os projetos, a Guarda Municipal – órgão operativo da Secretaria de Segurança Cidadã – já está trabalhando para trazer à região o primeiro Fórum Regional sobre Segurança Pública e Guardas Municipais do Nordeste, realizado pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde (IPECS)...