RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 304 registros para a palavra: guarda municipal

Condutor com sinais de embriaguez é detido pela Guarda Municipal

Ao realizar abordagens nos Arcos da Ponte na noite da última quarta-feira (13), um elemento ao avistar a equipe da U.T.E da Guarda Municipal empreendeu fuga em uma motocicleta Biz de cor vermelha, Placa OKY 2888, modelo 2012, sendo alcançado na travessa da Maravilha, proximidades do Varejão das Portas.

Identificado como Jair Souza Barros, o mesmo pediu pra soprar o bafômetro e acabou colocando uma luva de procedimentos cirúrgicos na boca. Em seguida perguntou quanto deu de álcool. O fato é que o mesmo estava com sintomas de embriagues e sem a devida documentação do veículo, sendo conduzido à delegacia para as medidas cabíveis...

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR FINALIZA O CURSO DE TÉCNICAS OPERACIONAIS EM EVENTOS PARA AGENTES DE MUNICÍPIOS DO INTERIOR BAIANO

Foi finalizado sábado, 12, com grande louvor e participação dos representantes de guardas municipais dos municípios de Pojuca, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Santo Estevão, Irará, Água Fria, Retirolândia, Teixeira de Freitas, Nazaré e Tucano o curso de Técnicas Operacionais para Eventos – TOPE, ministrado pelos instrutores do Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal de Salvador, na sede do grupamento, na região da Paralela, em Salvador.

Os participantes puderam interagir entre eles, trocando experiências vividas em seus municípios assim como adquiriram conhecimentos em Primeiros Socorros, Equipamentos de Baixa Letalidade (Taser), Procedimentos de Formação de Patrulhas para Eventos, Organização e Planejamento para Atuação em Eventos, Sistema de Integração de Segurança Pública para Eventos, Imobilização e Condução, Aspectos Jurídicos da Abordagem, Deslocamento e Abordagem com Veículos para Operações em Eventos, Histórico da Segurança Pública e das Guardas Municipais, e também participaram da etapa final do curso que foi um simulado de atuação real em um evento com formação de patrulhas com os principais tipos de situação que podem ocorrer nos mais diversos tipos de eventos realizados nos municípios...

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) TEM PROJETO QUE CRIA O GRUPAMENTO AMBIENTAL APROVADO

Foi aprovado no dia 20/12/2012, e publicado no Diário Oficial do Município no dia 31, a Lei nº 1.116 que institui o Código Municipal de Meio Ambiente do Município de Jacobina, que em seu Capítulo XIII, art. 130 ao 133, cria o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Jacobina. Esta lei que já tramitava na Câmara de Vereadores há mais de seis meses, é de grande importância para a Guarda Municipal, pois o Grupamento Ambiental que será composto por 30 guardas municipais terá o poder de advertir ou notificar por irregularidades ambientais e lavrar autos de apreensão de produtos de infração ambiental e combater incêndios, que é um grande problema enfrentado pela sociedade jacobinense. Prevê também gratificação para o guarda municipal integrante do Grupamento Ambiental. A lei completa você pode encontrar no site. ..

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO E PM APREENDEM MUNIÇÕES E CAÇA SILVESTRE EM FEIRA LIVRE

Policiais Militares do 1º Pelotão do distrito de Caldas do Jorro, 2º CIA/Tucano, CETO do 5º Batalhão/Euclides da Cunha e agentes da Guarda Civil Municipal, apreenderam na feira livre de Tucano, farta munição de vários calibres, em posse de Antônio Batista Neto, 46 anos, residente na cidade de Ribeira do Pombal. Segundo informações do Coordenador de área e Comandante do 1º pelotão de Caldas do Jorro, Tenente Alex Andrade, os PMs e os Guardas Municipais chegaram  até   a barraca  de seu Antônio, através de uma denuncia  anônima, onde a mesma informava  que  estava acontecendo comercialização de munições na feira livre da cidade.  Os agentes se deslocaram para o local, onde se constatou a veracidade da informação.

Foram apreendidos 53 cartuchos de revolver calibre 32; 37 cartuchos de revolver calibre 38; 21 cartuchos de espingarda calibre 24, 32 e 36; 19 potes de pólvora; 18 caixas de espoletas e cerca de 1kg de uma substância branca empedrada, que nem o proprietário do produto soube  explicar o que era. Na sequência da operação, os  PMs ainda  apreenderam 03 teiús  moqueados  no bar de  um homem  que não teve o nome divulgado, suspeito de traficar  drogas e que  segundo a policia  evadiu-se  do local quando percebeu  a chegada  do policiais...

GUARDA MUNICIPAL DE UAUÁ (BA) É EXECUTADO COM 38 TIROS

Foi assassinado na madrugada da última segunda-feira (24), na Fazenda Carro Quebrado, município de Uauá, o Guarda Municipal Deusdete França dos Santos, 64 anos. Segundo a polícia a casa de Deusdete foi cercada por quatro homens desconhecidos que invadiram sua residência e dispararam 38 tiros de calibres 38 e .40.

A perícia esteve no local segundo o investigador de policia Civil Genilson Gomes Gonçalves, Deusdete não tinha antecedentes criminais, o mesmo vivia com a mulher e dois filhos em sua moradia a 18 km da sede do município. (Fonte: umbuzada.com)..

Equipe tática da Guarda Municipal prende suspeito com drogas nos Arcos da Ponte Presidente Dutra

Na última quinta-feira, dia 06, por volta de 01h40h da madrugada, a Equipe Tática da Guarda Municipal depois de uma ligação da Central de Videomonitoramento que notou movimentação anormal nas proximidades dos Arcos da Ponte Presidente Dutra procedeu abordagens a pessoas naquele localidade quando foram encontrados com Nadson Damasceno Santos vinte e duas pedras de uma substância supostamente Crack e o valor de R$ 117,00. O mesmo foi conduzido à 17ª COORPIN para as providências de praxe. ..

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA TEM CORREGEDORIA E OUVIDORIA APROVADA NA CÂMARA DE VEREADORES

No último dia 07, foi votado e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Jacobina o projeto de Lei que cria a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal. O comandante da Guarda Municipal, Marcos Adriano Rocha dos Santos disse que “é primordial para toda instituição de Segurança Pública ter sua Corregedoria e Ouvidoria independentes, uma vez que além de facilitar o cumprimento disciplinar, ético e hierárquico da Guarda Municipal a maioria dos convênios com a Polícia Federal e Ministério da Justiça exige que a Guarda Municipal possua sua Corregedoria e Ouvidoria independentes, a exemplo do convênio para porte de arma de fogo e INFOSEG”. A Guarda Municipal de Jacobina também protocolou no SINARM (Sistema Nacional de Armas) o Plano de Trabalho para convênio com a Polícia Federal visando à autorização do porte de arma de fogo. “A Corregedoria e Ouvidoria foi uma das exigências da Polícia Federal para firmar este convênio”, concluiu Marcos Adriano. ..

Guarda Municipal de Juazeiro está de luto

Em email ao Blog o Comando da Guarda Civil Municipal de Juazeiro e todo o seu contingente, vem com extremo pesar comunicar o trágico falecimento do GCM Frankilin Adriano de Oliveira, ocorrido neste sábado, (27/10).  “Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade”.

Quartel da Guarda Civil Municipal de Juazeiro

CMT/GCM. Elias Rodrigues

Juazeiro – BA, 27 de Outubro de 2012.

..

Petrolina: Guarda Municipal participa de curso de combate a incêndios

Durante toda a semana, a convite do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina, integrantes da Guarda Municipal de Petrolina estão participando de um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ministrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O objetivo do curso é capacitar outros profissionais da segurança municipal além dos bombeiros da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o curso tem como uma das instrutoras, Ana Virgínia Vieira, que destaca a importância de Guardas Municipais ligados a Defesa Civil de Petrolina participarem da formação. “A Defesa Civil de Petrolina ganhará mais pessoas capacitadas para uma situação de incêndio, saberão lidar com o momento a que pessoas irão recorrer nesses casos”, conclui...

GUARDA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS (BA) PRENDE DUPLA ARMADA

 
Dois jovens armados com um revólver foram detidos por agentes da Guarda Municipal de Eunápolis. Segundo os agentes, eles foram abordados na Avenida Dom Pedro II quando trafegavam com uma motocicleta pela contramão. Durante a verificação de rotina, um dos suspeitos teria tentado sacar a arma da cintura e um guarda o imobilizou. Foi apreendido com um revólver calibre 38, totalmente municiado. Os guardas disseram que a dupla estava indo em direção a uma casa lotérica nas proximidades da Caixa Econômica Federal e que, possivelmente, poderiam estar planejando algum assalto. Foi preso em flagrante, Jefferson Ribeiro Santos, 18 anos, que já tinha passagem por tráfico e apreendido um adolescente de 17, que também já tinha cumprido medida socioeducativa por ato infracional em Salvador. Ele foi liberado.
..

Obras da sede da Guarda Municipal de Petrolina são concluídas em Petrolina

Resultado da luta e desejo da corporação existente há 18 anos, a Guarda Municipal de Petrolina receberá em breve sua sede própria. As obras que asseguram o benefício foram garantidas pela Prefeitura Municipal com recursos próprios através do leilão dos terrenos realizado no início de 2011.

A infraestrutura vai sediar a Secretaria de Segurança Cidadã e seus órgãos operativos, Guarda Municipal, Grupamento de Segurança Patrimonial do Município de Petrolina (GASPP), Defesa Civil, além da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME). Segundo o Gestor de Obras, Rogério Valença, a obra, entregue no final da última semana, garante espaços que disporão de melhor estrutura e, principalmente, conforto para a população...

Efetivo da Guarda Municipal prepara-se para desfile de 07 de Setembro

Parte do Grupamento da Guarda Municipal participou, nesta semana, do último treinamento para o desfile militar do dia 07 de setembro, data que é marco histórico de luta do país, quando é celebrada a Independência do Brasil. Em Petrolina, o dia será lembrado pelas autoridades políticas e militares e a comunidade em geral, a partir das 8h, com o hasteamento das Bandeiras na sede da Prefeitura Municipal e o desfile militar pela Avenida Guararapes. Os treinamentos, realizados no Parque Josepha Coelho, onde é localizada a sede da Secretaria de Segurança Cidadã, alinharam os últimos detalhes para a celebração da data. “Aperfeiçoar o desfile cívico e apresentar à população de Petrolina o efetivo militar que o município dispõe é mais uma maneira da população conhecer os profissionais que fazem sua segurança, além de todos os aparatos que auxiliam nesse trabalho e por fim, comemorar nossa independência política, marco que faz do Brasil um país em desenvolvimento e cada dia mais atuante no cenário mundial", destacou o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

O Desfile Militar terá início às 9h45 e contará com a presença da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Colégio da Polícia Militar de Petrolina e Guarda Municipal de Juazeiro-BA. Representando o município, os órgãos operativos da Secretaria de Segurança Cidadã estarão com dois grupamentos da Guarda Municipal, um que apresentará seu uniforme tradicional azul marinho, outro do Comando de Operações Integradas (COI) e um pelotão de 250 Guardas Mirins. Durante o evento, haverá também a apresentação da Banda de Escoteiros da comunidade de Rio Corrente...

Pindobaçu realiza curso de Formação Profissional da Guarda Municipal

Na próxima sexta-feira, dia 08, às 09 horas, acontecerá a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal, realizado na cidade de Pindobaçu, aqui na Bahia.

O curso possui grade curricular orientada pela matriz curricular da SENASP e têm 25 disciplinas, o mesmo visa preparar os operacionais para o exercício do Poder de Polícia Administrativa em Meio Ambiente, Trânsito e Posturas Municipais, conforme previsão da legislação da Guarda Municipal de Pindobaçu. (Com informações de Elvis de Jesus, inspetor regional da Guarda Municipal)...

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E POLÍCIA FEDERAL PRENDEM GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA FORAGIDO DA JUSTIÇA E APREENDEM ARMAS

Em Petrolina, durante a realização de uma ação conjunta da PRF e da PF, por volta das 18:40 horas deste sábado, dia 26, foi abordado no Km 166 da BR 428, Posto PRF da Serra da Santa, o veículo Corsa placa KLD-1925/PE, conduzido por Iranildo Paulo de Souza, 37 anos, que é guarda municipal de Petrolina e encontrava-se fardado, e tinha um passageiro que declarou ter 17 anos e não portava qualquer documento de identificação.

Durante a revista minuciosa ao interior do veículo foi localizada uma submetralhadora marca INA calibre .45, sem numeração, em baixo do banco traseiro e no levantamento ficou constatado que o passageiro na verdade tratava-se de Alex da Silva Cândido, foragido da justiça e que a arma portada pelo guarda municipal, um revólver calibre 38, não possui registro no SINARM...

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico próximo ao Mercado Joca de Souza Oliveira

Na última segunda-feira (21) foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia em Juazeiro pelo Guarda Municipal Carlos André de S. Santana, procedente das proximidades do Mercado Joca de Souza Oliveira a pessoa de José Carlos Calisto dos Santos, o qual ao avistar a viatura da guarda municipal empreendeu fuga.

O mesmo foi perseguido e alcançado próximo do mercado municipal sendo encontrados no bolso da bermuda que ele usava 30 trouxinhas de substância esbranquiçada, supostamente cocaína, um aparelho celular de cor cinza, como também a quantia de R$ 1.375,00...

Mais uma pessoa envolvida com o tráfico de drogas é tirada de circulação pela Guarda Municipal em Juazeiro

No último domingo, dia 22, por volta das 20h40 a equipe da Unidade Tática Especial (U.T.E), ao realizar rondas de rotina nos Arcos da Ponte Presidente Dutra visando o combate ao tráfico de drogas e à prostituição infantil encontrou em atitude suspeita, Antonio Fernandes da Silva, popular "Piolho".

Ao promover uma rápida revista foram encontrados com o mesmo, nove (09) pedras de substância amarelada, supostamente Crack, R$ 82,65 (Oitenta e dois reais e sessenta e cinco centavos) em espécie, e um aparelho celular da marca Nókia...

Ações da Guarda Municipal ajudam a manter a ordem pública

A Guarda Municipal vem desenvolvendo um trabalho de ronda diária em Juazeiro com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, prostituição, alcoolismo e permanência de usuários nos pontos principais da cidade. As ações de repreensão fazem com que moradores e comerciantes tenham uma maior segurança e olhar diferenciado a estes profissionais. Duas equipes se revezam a cada doze horas mantendo a ordem em pontos como: Escolas, Arco da Ponte, a Orla Nova (Casarão) e a parte baixa das barquinhas. Com a efetuação de várias abordagens no período da noite, somente neste mês foram apreendidas 13 armas brancas e aproximadamente 2 quilos de cachimbo de crack. “Prestamos atenção no modo de agir das pessoas. Pois se há algo errado, logo ficam nervosas e tentam disfarçar olhando para cima ou mexendo nos bolsos. No caso de ocorrência, nós registramos e encaminhamos o suspeito”, diz o Comandante Elias Rodrigues.

Com a ação rotineira da guarda municipal o tráfico de drogas é dificultado e os usuários perdem o costume de utilizar espaços públicos para tal ato. Segundo o comandante Elias, sabe-se que o problema dos dependentes não é por inteiro resolvido, mas que a coorporação tem contribuído para a dimunição dos atos ilícitos, como o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através da manutenção de iluminação, poda das árvores e matagal. “O trabalho social no arco da ponte também é uma das atividades que inibem esses usuários. Se o espaço público é bem utilizado, bem iluminado e sem sombreamento de mato e nem árvore, eles não ficam”, completa o comandante...

Guarda Municipal de Juazeiro presente na 2ª Feira Internacional de Segurança Pública

A Guarda Municipal de Juazeiro esteve entre os dias 10 e 12 de abril no Rio de Janeiro para participar da 2ª Feira Internacional de Segurança Pública. Representada pelo seu comandante, Elias Rodrigues de Oliveira, o encontro discutiu pontos como: marco regulatório das guardas, criação do cadastro nacional informatizado e a realização do 22º Congresso Nacional das Guardas Municipais.

Durante a feira, ocorreu a primeira reunião da diretoria executiva do conselho nacional das guardas municipais do Brasil. Na ocasião. Elias Rodrigues foi nomeado presidente do conselho da região Nordeste. “Fico feliz pela nomeação e acredito que tudo isso é resultado de um trabalho correto, de prestação de bons serviços à comunidade. Hoje a Guarda Municipal em Juazeiro tem seu papel muito bem definido, com apoio da gestão e da sociedade que reconhece a nossa contribuição para a segurança pública”, disse Elias. Estiveram presentes na 2ª Feira Internacional de Segurança Pública o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, a secretária nacional de segurança pública, Regina Miki e outras autoridades...

Câmara derruba veto do Executivo e aprova emenda que dará condições de trabalho à Guarda Municipal de Uauá

Na última sexta, 13 de abril, os vereadores de Uauá votaram a emenda que foi incluída na LOA 2012, aprovada por unanimidade. A emenda, de autoria da AGMUB e apresentada pelo vereador Paulo Sérgio (PSB) tinha um orçamento de R$ 400.000,00 para serem gastos, exclusivamente, com a Guarda Municipal. Após aprovação no legislativo foi encaminhada ao Poder Executivo que a vetou parcialmente, tirando todos os pontos positivos da matéria. De volta à Câmara, foi colocada em pauta na sessão da última sexta, tendo a mesma sido aprovada novamente por unanimidade dos pares presentes (faltaram três vereadores à sessão), com uma substituição de valores.

Com a decisão, o veto do executivo foi derrubado e o mesmo terá 48 horas úteis para publicar a lei. Caso isso não ocorra, a mesma será promulgada pelo presidente da Câmara num prazo de 15 dias. A categoria marcou presença à sessão. O Presidente da AGMUB, Milton Rodrigues de Souza fez uso da tribuna e falou da importância da derrubada do veto, uma vez que a categoria pede socorro, por falta de estrutura, material para trabalho, eis que alguns guardas municipais estão comprando material para uso no serviço...

Associação da Guarda Municipal lança edital para eleição da entidade em Juazeiro

No próximo dia 11 de maio, na sede do Sinserp – Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Juazeiro, será realizada a eleição para renovação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação da Guarda Municipal. O edital apresenta algumas orientações importantes para os que pretendem disputar o pleito. Confira:

I – A eleição para membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, Dar-se-á por votação direta e secreta, quando da presença de mais de uma chapa...