RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 188 registros para a palavra: floresta

CBHSF prepara Termo de Referência para obras em reserva indígena do povo Pipipã em Floresta

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai beneficiar mais uma comunidade indígena com projeto de proteção da biodiversidade e requalificação ambiental.

A ação inicial prevê a elaboração do Termo de Referência para execução de projeto que visa a proteção de área do povo Pipipã da Aldeia Travessão do Ouro, localizada no município de Floresta, Pernambuco...

Corpo de Bombeiros da Bahia monta força tarefa e extingue incêndio Florestal de grande proporção na Zona Rural do Município de Mirangaba

Uma força-tarefa, coordenada pelo Comandante do 9º GBM MAJ BM Soares Neto, montada com militares do 9º e do 11º GBM, equipes da Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Brigadistas da Prefeitura Municipal de Mirangaba-BA, estiveram no povoado de Lagoa de Canabrava, para combater Incêndio Florestal de grande proporção e que chegou a ameaçar casas e plantações da região.

Os esforços da força-tarefa se somaram ao populares da região que já combatiam desde o dia anterior, junto com outra equipe do Corpo de Bombeiros de Jacobina. ..

Artigo: O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

Comoção nacional com o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Este é o fato. O que nos comove? A floresta devastada? Os povos originários? A ausência do Estado? A morte de Bruno? A morte de Dom?

A comoção, assim como o amor, a generosidade, o respeito e tantos outros sentimentos, tem origem na identidade, na capacidade de se sentir igual ao Outro. A identidade se faz acompanhar da pergunta: Podia ser eu? Tenho identidade com ele, Bruno, antropólogo, e com Dom, jornalista. Quanta coragem, quanta qualidade humana Bruno e Dom expressam...

Código Florestal completa 10 anos com poucos avanços na área ambiental

Em maio de 2012, mudanças nas normativas brasileiras foram elaboradas e chamadas de novo "Código Florestal". A legislação veio para modernizar a regulamentação da preservação dos biomas brasileiros. Nesta quarta-feira, a Lei nº 12.651 completa a primeira década. Em meio a avanços e retrocessos, a data serve de reflexão dos rumos que a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente tomaram no Brasil.

Para a elaboração da legislação sancionada em 2012, diversas entidades foram consultadas. "Nós tivemos a oportunidade de nos manifestar, mas o resultado final ficou bem diferente do que aquele que a gente estava advogando e lutando", relata Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da S.O.S. Mata Atlântica. Apesar da participação, o diretor conta que houve um grande desequilíbrio na hora da tomada de decisão...

Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento

Ações inspiradas e alicerçadas na natureza para resolver problemas do mundo global. As Soluções Baseadas na Natureza (SBN), ou Nature Based Solutions (NBS), são apontadas como um dos melhores meios de compensação de carbono e foram tema do painel Crédito de Carbono de Floresta Nativa, apresentado no terceiro e último dia do Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Entre as alternativas de SBN, foram citados os projetos para redução de emissões por desmatamento e degradação e os créditos de carbono...

Viveiro Florestal de Xingó é destaque no Seminário no Rio de Janeiro

Neste XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontece até o próximo dia 18, no Rio de Janeiro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) apresenta o Viveiro Florestal de Xingó.  A Companhia expõe no estande compartilhado das Empresas Eletrobras, sementes de 22 espécies da flora brasileira, dentre as quais específicas do bioma Caatinga. 

Também estão sendo exibidos vídeos, fotos e e-book explicativo para os participantes do maior evento do Setor Elétrico da América Latina, sobre a sementeira e as espécies cultivadas. ..

Projeto refloresta prepara áreas de Caatinga para receber ararinhas-azuis

Dia 11 de junho de 2022. Este é o dia que o primeiro grupo das Ararinhas Azuis vão voltar a voar no céu dos sertões de Curaçá, Bahia. A REDEGN obteve com exclusividade informação, oficialmente,  da data da soltura, um sábado, 11 de junho.

A soltura das Ararinhas é um momento de grande expectativa para a região Norte da Bahia, Vale do São Francisco e Nordeste, Brasil, em especial, devido o enorme sentimento de riqueza ambiental que representa o retorno da Ararinha Azul aos céus do sertões...

Pesquisa inédita pode ajudar na recuperação de florestas

Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Belém, identificaram marcadores moleculares capazes de quantificar genes e proteínas que favorecem práticas de manejo e aumentam o estoque de carbono no solo. A pesquisa inédita pode ajudar na recuperação de florestas e potencializar a captura de carbono da atmosfera.

O estudo Genes e proteínas relacionados a ciclagem de nutrientes, fixação de carbono e saúde do solo teve início em 2016 e se divide em três vertentes: mapeamento dos solos naturais, acompanhamento da recuperação de áreas degradadas e avaliação da qualidade do solo em projetos de reflorestamento e sistemas agroflorestais. Nesta última etapa, o levantamento está associado à meta de recuperar mais 500 mil hectares de florestas no Brasil até 2030...

Sebastião Salgado, o artista da floresta, alerta para risco de indígenas isolados: "A Funai acabou"

O primeiro e único fotógrafo a realizar um trabalho nas aldeias Korubo de recente contato, no Vale do Javari, na Amazônia profunda, Sebastião Salgado se diz incrédulo com o drama vivido pela etnia. Como o Globo revelou um surto de Covid já atingiu mais de 70% destes 103 indígenas, que já viveram completamente isolados na floresta.

Empenhado em frentes de apoio à causa indígena dentro e fora do Brasil desde o início da pandemia, Salgado responsabiliza a Fundação Nacional do Índio (Funai) pela contaminação avançada por Covid-19...

Espaço Plural da Univasf terá agrofloresta com espécies diversas

Com o intuito de trazer experiências inovadoras para a região e valorizar o aspecto multiuso do ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá implantar um sistema agroflorestal no Espaço Plural, em Juazeiro (BA). A ação será desenvolvida pelo Programa de Extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”, que iniciou as atividades neste mês de fevereiro.

A iniciativa irá possibilitar que o espaço receba agricultores e se torne um campo de ação para os discentes, que poderão acompanhar e realizar pesquisas ao longo do crescimento da agrofloresta...

Espaço Plural da Univasf terá agrofloresta com espécies diversas

Com o intuito de trazer experiências inovadoras para a região e valorizar o aspecto multiuso do ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá implantar um sistema agroflorestal no Espaço Plural, em Juazeiro (BA).

A ação será desenvolvida pelo Programa de Extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”, que iniciou as atividades neste mês de fevereiro...

Estudantes de Morro do Chapéu atuam na revitalização de viveiro de mudas nativas para reflorestamento da região

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina II, localizado em Morro do Chapéu, atuam na revitalização e estruturação do Laboratório Viveiro de Mudas Nativas, voltado para o cultivo e a distribuição de espécies de plantas nativas para o reflorestamento da região.

O espaço implantado na unidade de ensino, em 2018, serve como laboratório para os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Meio Ambiente e Agropecuária, onde são realizadas aulas práticas e, também, as vivências de estágio...

Agrofloresta será tema de curso na Serra dos Paus Dóias em Exu Pernambuco

Na chapada do Araripe, no município de Exú, Sertão de Pernambuco, o casal Vilmar Lermen e Silvanete Sousa construiu um local para bem viver com seus quatro filhos.

Em uma área de um pouco mais de 10 hectares, no sítio Serra dos Paus Dóias, o casal optou em trabalhar com os Sistemas Agroflorestais (SAFs) para recuperar a terra, transformando-a em uma área produtiva e bonita. ..

Flávio Leandro: mais um bom exemplo no ritmo a favor da natureza. A implantação de uma agrofloresta

O poeta, compositor e cantor Flávio Leandro através das redes sociais compartilhou mais uma ação que chama a atenção para a visão de conscientização, valorização para o meio ambiente, agroecologia e ecologia humana. A proposta é a implantação de uma Agrofloresta na região onde mora, área rural de Bodocó, Pernambuco

"Começando nossa agrofloresta...com muito bom humor né, Cissa Leandro? Numa guerra de facão de brincadeira! Bomtacumtu, veinha!
@cissaleandro. Uma tarde linda, plantando "pununça" com a companhia linda de @cissaleandro e @davileandrooficial. Foram plantadas 200 covas com as manivas fornecidas por Chico Peba! Quando acabamos de plantar, caiu uma bela chuva. Acunha, os caba!..

Homem é preso com mais de 17kg de maconha em Floresta-PE

Um homem foi preso nesta segunda-feira (20) transportando mais de  17 kg de maconha num trecho da BR-316, em Floresta (PE). O acusado foi abordado durante ronda ostensiva.

Após vistoria, o serviço de inteligência  apreendeu cinco pacotes do entorpecente, totalizando 17,5 kg da droga. ..

Floresta recebe Lucinha com árvore de natal especial e muitos gestos de solidariedade. Veja as imagens

As cenas de muita emoção se repetem a cada parada e abastecem Lucinha Mota na caminhada de Petrolina a Recife, num trajeto de mais de 700 Km , num protesto iniciado no dia 5 deste mês de dezembro, contra a morosidade na apuração da morte da garota Beatriz Angélica, morta numa escola particular em dezembro de 2015.
A cada cidade que surge à frente uma grande quantidade de pessoas se somam à causa e alimentam de força a mãe de Beatriz.

Neste dia 14, em Floresta, a 182 Km do local da partida e com mais de 500 Km ainda a percorrer, Lucinha Mota recebeu o carinho a população e muitos gestos de apoio. Uma árvore natalina gigantesca, com a foto de Beatriz Angélica, no centro da cidade, marcou muito a família da garota, rendendo lágrimas e palavras emocionadas de agradecimento...

Em Dubai, Bolsonaro diz: “Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo”

Durante a abertura do Invest in Brazil Forum (evento com investidores), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (15) que os ataques sofridos pelo Brasil sobre o desmatamento na Amazônia “não são justos”.

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem, um passeio pela Amazônia é algo fantástico…. Até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo, que os senhores vejam, realmente, o que ela tem”, disse Bolsonaro em Dubai...

Prefeitura de Sobradinho e Corpo de Bombeiros se reúnem para apresentação da ação "Operação Verde", de prevenção a incêndios florestais

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Sobradinho participaram de um encontro com o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (GBM/BA), para apresentação das ações da "Operação Verde", que tem o objetivo de combater e prevenir os incêndios florestais.

A "Operação Verde" é fruto de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e prefeituras, e voltada à orientação, em um processo de educação ambiental que visa a prevenção aos incêndios florestais. O objetivo da ação é informar os moradores das regiões rurais sobre as ações preventivas que devem realizar nas propriedades, bem como das implicações legais sobre o uso inadequado do fogo, conforme legislação e as normas ambientais vigentes...

Incêndios florestais: chuvas no interior diminuem focos de calor

As fortes chuvas que caem no interior do estado têm colaborado de forma considerável no combate aos incêndios florestais. É o que mostram os dados divulgados pela Sala de Situação de Monitoramento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O boletim de focos de calor é emitido diariamente, municiando a equipe da Operação Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, que combate os incêndios florestais em todo território baiano...

Bombeiros de Juazeiro combatem incêndio em Parque Estadual em Jacobina

Uma guarnição de combate a incêndio florestal do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro está atuando desde ontem (14) no incêndio que afeta o bioma do Parque Estadual das Sete Passagens, localizado entre os municípios de Miguel Calmon e Jacobina, no Centro-Norte da Bahia. Uma outra equipe foi enviada ao local nesta sexta-feira (15).

Os bombeiros estão sob o comando do Capitão BM Rangel. O parque tem uma grande importância pois situa-se no Polígono das Secas, e suas nascentes abastecem rios como o Itapicuru-Mirim, um dos principais afluentes do Rio Itapicuru. O Parque das Sete Passagens é ainda um remanescente de Mata Atlântica e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção. ..