RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 105 registros para a palavra: fiocruz

Fiocruz desenvolve índice para medir desigualdade social na pandemia

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediado em Salvador, desenvolveu índice que possibilita a avaliação dos efeitos das desigualdades sociais na pandemia de covid-19.

Ele mostra que a maioria dos municípios que melhoraram a situação encontra-se nas regiões Sudeste e Sul. Ao mesmo tempo, revela que mais de 90% dos municípios do Norte e Nordeste continuam registrando os piores cenários de desigualdade...

Fiocruz: covid-19 cresce e responde por 71,2% dos casos. Prevalência é entre adultos

Os casos de covid-19 continuam crescendo no país, desde meados de abril, e já respondem por 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os dados são do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 13 de junho...

Univasf participa de estudo da Fiocruz Pernambuco que investiga forma grave de Covid-19 em pacientes jovens e sem comorbidades

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa de um estudo que visa identificar fatores genéticos relacionados à ocorrência da forma grave da Covid-19 em pacientes jovens e sem comorbidades. A pesquisa é desenvolvida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco e conta também com a participação da Fiocruz Bahia, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), do Hospital Português, do Recife (PE), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O estudo realizou o sequenciamento genético completo de pessoas de várias partes do país que não apresentavam doenças crônicas e foram acometidas com gravidade pela Covid-19. Participam da pesquisa 207 pacientes, dos quais 168 jovens, a maioria com idade entre 39 e 42 anos, que tiveram Covid-19 grave e necessitaram de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou foram a óbito e 39 idosos com comorbidades que tiveram a forma leve da doença e integram o grupo controle...

Fiocruz faz 122 anos fabricando vacinas e remédios para todo o país

No início do ano de 1900, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava uma epidemia de febre amarela e peste bubônica. Para conter o avanço destas doenças, há exatos 122 anos, em 25 de maio daquele ano, o governo inaugurou o Instituto Soroterápico Federal. Começava ali a história da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 1908, o Instituto Soroterápico recebeu o nome de Oswaldo Cruz, em homenagem ao bacteriologista que foi o primeiro diretor científico do Instituto e que depois assumiu a direção-geral da instituição...

Metade dos pacientes de Covid-19 têm sequelas que podem durar mais de um ano, diz estudo da Fiocruz

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, em Minas Gerais (Fiocruz Minas), aponta que metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresenta sintomas relacionados à infecção por um período que ultrapassa um ano.

A pesquisa foi publicada nesta semana no periódico "Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene”...

Fiocruz e Lacen-GO detectam novo genótipo do vírus da dengue no Brasil

Pela primeira vez, o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue foi detectado no Brasil. Presente na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, a linhagem é a mais disseminada no mundo, mas nunca tinha sido encontrado no território brasileiro.

A identificação foi realizada em fevereiro em uma amostra referente a um caso ocorrido no final de novembro em Aparecida de Goiânia, em Goiás. O achado representa o segundo registro oficial desse genótipo nas Américas, após um surto no Peru, em 2019...

Fiocruz: Inscrições para curso de especialização em Saúde Pública encerram nesta sexta-feira (6)

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Saúde Pública, ofertado anualmente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Aroura (Ensp/Fiocruz). Com o intuito de promover um olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público, a atividade se destina a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins.

As inscrições seguem até dia 6 de maio...

Pesquisadores da Fiocruz alertam para risco de retorno da poliomielite no Brasil

Juntamente com os demais países da Região das Américas, o Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde, como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país. A avaliação é do pesquisador Fernando Verani, epidemiologista da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). 

Os motivos para o alerta são vários. O principal deles é a baixa cobertura vacinal. Apesar da gravidade das sequelas provocadas pela pólio, o Brasil não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença. ..

Lições da pandemia: Fiocruz lança e-book com estudos comparativos de nove países

Uma crise multidimensional, cujas consequências para a saúde das populações a médio e longo prazos são potencializadas pelas desigualdades e pelas situações de alta vulnerabilidade social.

É dessa forma que três pesquisadores da Fiocruz, organizadores do e-book Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições, classificam uma pandemia, com foco especial na emergência da Covid-19. ..

Casos de síndrome respiratória grave em crianças crescem, diz Fiocruz

O boletim Infogripe, divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz um alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

A nova edição aponta que as ocorrências estão ligadas majoritariamente ao vírus sincicial respiratório (VSR) na faixa etária 0 a 4 anos. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, os casos decorrem principalmente da covid-19 e das infecções com o rinovírus...

Fiocruz alerta para aumento de casos semanais de SRAG em crianças

O novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado hoje (25) alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças, ao longo de fevereiro e março deste ano.

Entre crianças de 0 a 4 anos, a média móvel dos casos aumentou em cerca de 77%, passando de 970 casos semanais para cerca de 1.870. Entre as crianças de 5 a 11 anos, o aumento na média foi de 216%, passando de 160 casos semanais para uma média estimada em 506 casos semanais. ..

Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte

O relaxamento de medidas protetivas contra a covid-19, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro, revela boletim do Observatório Covid-19, divulgado essa semana, no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os pesquisadores afirmam que as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença e que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval...

Fiocruz aponta que em âmbito nacional existe sinal de queda nas tendências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado neste inicio de semana aponta que, em âmbito nacional, a curva mantém sinal de queda nas tendências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tendência de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas).

Os registros de Sars-CoV-2 mantém predomínio entre os casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios em todas as faixas etárias analisadas...

Fiocruz vê cenário promissor, mas alerta que pandemia não acabou

Diante da queda nos indicadores de monitoramento da pandemia a nível nacional, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) classificou o cenário atual como bastante promissor, mas destacou que as desigualdades do país criaram diferentes realidades até mesmo dentro de um mesmo município.

A análise foi publicada no boletim do Observatório Covid-19, que frisa ser equivocado pensar em redução de leitos, testagem e uso de máscara no país como um todo...

"PL do Veneno" causará "danos irreparáveis", alerta Fiocruz em nota enviada aos senadores

Em nota enviada aos senadores, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chamou a atenção para os danos a serem causados pelo chamado “PL do Veneno” em caso de aprovação do texto pelo Senado. A medida foi provada pela Câmara dos Deputados na semana passada, quarta-feira (9) e segue agora para apreciação dos senadores.

Os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Agrotóxicos e Saúde da autarquia afirmam, entre outras coisas, que a proposta trará “prejuízos para o ambiente e à saúde da população” e “danos irreparáveis aos processos de registro, monitoramento e controle de riscos e dos perigos dos agrotóxicos no Brasil”...

Ministério da Saúde e Fiocruz lançam curso de enfrentamento da covid

O Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (Fiocruz-MS), lançou hoje (15) o Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e Outras Doenças Virais (VigiEpidemia). O lançamento aconteceu de forma virtual, pelo canal da Fiocruz no Youtube.

O curso é lançado em um contexto de circulação tripla de vírus: da covid-19, do influenza H3N2 e da dengue. A iniciativa é voltada para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, estudantes e interessados no assunto...

Vacina 100% brasileira tem aval da AstraZeneca, diz Fiocruz

A vacina brasileira está pronta. Fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com insumos produzidos no Brasil, ela recebeu o aval da AstraZeneca e da Universidade de Oxford para ser distribuída para a população brasileira. As informações são da própria Fiocruz.

De acordo com a apuração da CNN, a fundação já tem pronto o primeiro lote do imunizante que teve o controle de qualidade aprovado pela farmacêutica na segunda-feira (14), e aguarda agora a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser entregue ao Ministério da Saúde...

Cresce a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, diz Fiocruz

A ocupação de leitos de terapia intensiva para adultos, voltados para Covid-19, registrou aumento no país, de acordo com Nota Técnica do Observatório Covid-19, da Fiocruz, divulgada nesta quinta-feira (3).

Ao todo, 13 estados apresentaram crescimento na taxa pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na semana entre 24 e 31 de janeiro. Nove estados estão na zona de alerta crítico, com indicadores superiores a 80%...

Fiocruz desenvolve dois novos testes RT-PCR Covid-19

Em mais uma conquista para a indústria farmacêutica brasileira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou essa semana que finalizou o desenvolvimento de dois novos testes moleculares (RT-PCR) para diagnosticar a Covid-19. Antes de serem disponibilizados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o uso dos produtos precisa ser validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os novos testes foram desenvolvidos para apoiar o Ministério da Saúde nas estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e também dos casos de influenza, que vêm crescendo no país. Um dos exames, que já foi submetido à agência reguladora, permite diagnóstico de gripe (Influenza A e B) e Covid-19 em um único teste. O outro, que ainda será enviado à Anvisa, detecta a presença de variantes do coronavírus. A Fiocruz é a fornecedora de testes para o Ministério da Saúde e colabora no acompanhamento da situação epidemiológica do país...

Fiocruz: Dez capitais têm taxa de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 60%

Ainda que o número de internações por Covid-19 na primeira semana de 2022 seja menor do que no cenário recorde de 2021, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltou a alertar sobre a taxa de ocupação dos leitos da rede pública hospitalar.

Entre as capitais, Goiânia registrou o maior percentual de internados em UTIs com a doença: 94%...