Foram encontrados 36 registros para a palavra: febre aftosa

Prazo para vacinação contra a febre aftosa vai até 31 de dezembro na Bahia

Segue até o próximo dia 31 de dezembro a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

O período para imunizar o rebanho bovino e bubalino se encerraria no fim de novembro, mas, devido à estiagem que afeta todo o estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), prorrogou o prazo. Já a declaração da vacinação pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.  ..

Febre aftosa: mais sete estados terão a vacina suspensa em 2024

Mais sete estados brasileiros vão ter a vacinação contra a febre aftosa suspensa a partir de abril de 2024. São eles: Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a pasta, a ideia é continuar com o programa de erradicação da doença no Brasil. ..

Prorrogado prazo para vacinação contra a febre aftosa na Bahia

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) prorrogou o prazo para a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território baiano até o dia 31 de dezembro.

A medida se deve à severa estiagem que afeta o estado. A declaração da vacinação agora pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.  ..

Bahia inicia nova etapa de vacinação contra a febre aftosa 

A 2ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa teve início no dia primeiro de novembro e segue até o próximo dia 30 para bovinos de zero a 24 meses. Na última campanha, em maio de 2023, 94% do total de 4,5 milhões de animais nessa faixa etária foram vacinados contra a doença, impeditiva de exportação em diversos países.

Desde 1968, o estado da Bahia realiza a vacinação contra a febre aftosa, alcançando patamares superiores aos exigidos pelos organismos internacionais de sanidade animal e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). ..

Adab aponta que 55% do rebanho da Bahia está vacinado; 1ª etapa da campanha contra febre aftosa termina na quarta-feira

Os criadores de bovinos e bubalinos (búfalos) de todo o estado têm até quarta-feira (31) para adquirir as vacinas contra a Febre Aftosa, conforme calendário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Cerca de 55% do rebanho consta como vacinado e já declarado no sistema da agência.

O prazo regulamentar para a declaração de vacinação dos animais de todas as idades é até 19 de junho. Segundo a Adab, a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa não terá prorrogação e a partir do de quinta-feira (1°), a venda de vacinas só poderá ocorrer mediante autorização da agência...

Febre Aftosa: Prefeitura de Sento-Sé faz alerta para prazo final da campanha de vacinação

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, está encampando no município, uma campanha informativa sobre a vacinação contra a febre aftosa do rebanho e aproveita para chamar a atenção dos produtores para o prazo final que é o dia 31 de maio.

A campanha de 2023 é diferente da do ano passado pois, nesta etapa, bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser vacinados...

Pernambuco imuniza 95% do rebanho na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), registra cobertura vacinal de 95,06% na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

A obrigatoriedade desta fase é para bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses, totalizando 639 mil animais em Pernambuco. Dos 185 municípios pernambucanos, 165 e mais o arquipélago de Fernando de Noronha superaram a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e apenas 20 cidades não conseguiram alcançar o percentual mínimo...

Campanha de vacinação contra a febre aftosa prorrogada até 17 de dezembro por determinação do Ministério da Agricultura

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), informa aos produtores pernambucanos que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até 17 de dezembro por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A medida é válida para todos os estados brasileiros. Nesta fase, apenas bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses devem ser imunizados, totalizando 639 mil animais em Pernambuco...

Vacinação contra a Febre Aftosa pode ser realizada até o dia 15 de junho na Bahia

A 1º etapa de vacinação contra a febre aftosa foi encerrada no dia 31 de maio em todo o estado, mas os criadores que não imunizaram seus animais terão até o dia 15 de junho para vacinar o rebanho mediante autorização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A declaração da vacinação pode ser feita até a mesma data, pelo site da Agência ou no escritório da autarquia mais próximo da propriedade rural onde estão os animais.

A Adab ainda não tem os dados finalizados, mas reforça que além da imunização, é importante o produtor realizar a Geolocalização das propriedades, pois é uma ferramenta de base para os controles sanitários, análises epidemiológicas e atenção a situações de emergência sanitária. Em breve, a propriedade que não estiver com as coordenadas geográficas referenciadas no cadastro da Adab, ficará bloqueada no sistema de defesa da Agência...

Adagro prorroga vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), decidiu prorrogar até o dia 10 de junho a primeira etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa, que se encerraria em 31 de maio. Da mesma forma, o prazo para declaração da vacinação, que terminaria dia 15 de junho, também foi estendido em 10 dias, encerrando no dia 25 de junho.

A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado na última semana de maio, na reta final da campanha. "Comunicamos o adiamento de imediato à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Pernambuco (SFA - PE) para assegurar que os municípios atingidos não tenham a cobertura vacinal prejudicada", esclarece o diretor de Defesa e Fiscalização Agropecuária da Adagro, Fernando Góes de Miranda...

Adagro realiza primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa em Pernambuco em maio

 A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza de 1º a 31 de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, totalizando cerca de 2.2 milhões de animais, e manter o status sanitário de área livre de aftosa com vacinação, conquistado por Pernambuco há nove anos.

A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o estado nas apresentações de 15 ou 50 doses. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 15 de junho nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), disponível no portal www.adagro.pe.gov.br , onde também está disponível um tutorial de declaração on-line da vacinação. ..

Bahia vacina mais de 90% dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em todo estado

Mais de 90% dos bovinos e bubalinos com até 24 meses foram vacinados contra a febre aftosa em toda a Bahia, de acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Os números são resultado da 2ª Campanha de imunização contra a doença, iniciada em novembro de 2021 e prorrogada até 31 de dezembro por conta da continuidade da pandemia, além de problemas na distribuição e frascagem de vacinas no mercado e também das chuvas que atingiram o estado em dezembro. Em alguns municípios, escritórios locais da Adab foram destruídos...

Brasil inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade são o alvo da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021, que começou nesta segunda-feira (1º). A doença, que também afeta caprinos, ovinos e suínos, traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários.

O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa (zonas com e sem vacinação) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE)...

Pernambuco imuniza 93,66% do rebanho contra a Febre Aftosa

Pernambuco imunizou 93,66% do rebanho de bovinos e bubalinos na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada entre maio e julho deste ano. Em números absolutos, foram vacinados 1.970.075 animais, dos quais 1.960.540 são bovinos e 9.535 bubalinos. O balanço divulgado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), faz parte da pré-campanha da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que acontece de 1º a 30 de novembro.

Este ano, em virtude da pandemia, o prazo de vacinação foi estendido. Os produtores puderam vacinar até o final de junho e declarar até o dia 16 de julho.  Na primeira etapa, que visa imunizar 100% do rebanho, 16 municípios pernambucanos atingiram 100% de cobertura vacinal, sendo eles: Afrânio, Amaraji, Araçoiaba, Camaragibe, Fernando de Noronha, Gameleira, Itacuruba, Moreno, Olinda, Pombos, Primavera, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, Sanharó e Tracunhaém...

Pernambuco: Campanha vacinação contra a febre aftosa segue até a próxima sexta-feira (16)

Pernambuco está na reta final da primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, que até agora imunizou 82,3% dos bovinos e 61,75% dos bubalinos. A campanha segue até a próxima sexta-feira (16/07) com a meta de imunizar 90% do rebanho que totaliza 2,1 milhões de animais.

A vacinação e a declaração de vacina são obrigatórias. Os produtores têm até 31 de julho para declarar, evitando multas e proibição de circulação com seu rebanho...

Vacinação contra febre aftosa prorrogada até 16 de julho

 A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), estendeu o prazo para aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa.

Os produtores pernambucanos têm até 16 de julho para vacinar seu rebanho e, obrigatoriamente, declarar a vacina até 31 de julho...

Adagro prorroga vacinação contra febre aftosa em Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), estendeu até 30 de junho o prazo para aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa.

A declaração de vacinação é obrigatória e deve ser efetuada até 15 de julho nos escritórios da Agência ou preferencialmente pela internet. A primeira etapa, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil de 1º a 31 de maio, também foi prorrogada em outros estados do Nordeste com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)...

Adagro disponibiliza tutorial e explica como efetuar o pré-cadastro como produtor e declarar a vacinação contra febre aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa segue em Pernambuco até o dia 31 de maio com a meta de imunizar mais de 2 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos.

Além de vacinar o rebanho, o produtor tem a obrigação de declarar a vacina nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE) ou pela internet, acessando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no portal www.adagro.pe.gov.br ou via aplicativo nas versões IOS e android...

Bahia deve vacinar mais de 10 milhões de animais contra a febre aftosa até o final de maio

A Bahia já iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa e os animais, de todas as idades, devem ser vacinados até dia 31 de maio.O estado possui um rebanho de 10,7 milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerada zona livre de febre aftosa.

A expectativa é de que, em 2023, seja retirada a vacina por conta da erradicação da doença em território baiano. Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a vacinação é obrigatória para todos os animais e inclui também os bubalinos...

Governo da Bahia sela compromisso para se tornar zona livre de Febre Aftosa sem vacinação

A Bahia avançou mais uma etapa da maratona rumo ao cobiçado status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação, após a carta de compromisso do governo do estado endereçada à ministra da Agricultura Tereza Cristina, reforçando o empenho e detalhando o planejamento para assegurar a conquista da mudança de status sanitário em 2023.

"A correspondência do governador à ministra é uma prova inequívoca de que Rui Costa tem compromisso selado com o agronegócio baiano, uma vez que a garantia de rebanhos imunizados significa que os produtos cárneos aqui produzidos terão segurança sanitária com alcance garantido nos mercados mais exigentes em sanidade do mundo, o que beneficia também os produtos da agricultura baiana, gerando mais emprego e renda. O alcance desse status valoriza o rebanho baiano e consequentemente aumenta o patrimônio dos pecuaristas", contabiliza Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia)...