Foram encontrados 360 registros para a palavra: exu

Alerta: Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram diagnosticadas no Carnaval

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram diagnosticadas em 142 pessoas no Carnaval do Recife, da abertura da festa na cidade (quinta-feira, 8) até a terça-feira (13).

A reportagem do JC apurou os dados com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). ..

 Exploração sexual infantil na internet bate recorde em 2023 

As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023 – resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2006.  Foram 71.867 queixas no ano passado,número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados, divulgados hoje (6), são da organização não governamental (ONG) Safernet.

Segundo a ONG, três fatores principais motivaram o aumento das denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil: as demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas; a proliferação da venda de imagens de nudez e sexo autogeradas por adolescentes; e o uso de inteligência artificial para a criação desse tipo de conteúdo...

Julgamento de Daniel Alves: Acusações de agressão sexual marcam depoimentos iniciais

No primeiro dia do julgamento em Barcelona, Daniel Alves enfrentou um duro revés, com a denunciante reafirmando as acusações de agressão sexual ocorrida em dezembro de 2022.

O jogador brasileiro, que está em prisão preventiva há mais de um ano, compareceu à audiência no Tribunal de Barcelona sem algemas, enquanto a advogada Inés Guardiola tentava defender sua posição...

Exu: Músico Jonnêz Bezerra lança música Águas do Itamaragi

"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia". "O sertão é do tamanho do mundo." A música é uma das ferramentas de transformação social. Na prosa de Guimarães Rosa existe música. Na terra do Rei do Baião, Jonnez Bezerra é cantor e músico nascido em Exu, Pernambuco. O nome é uma homenagem do pai José e mãe Inês: Jonnez. Jonnez é literatura e música, ritmo e harmonia.

Jonnez Bezerra inicia o ano de 2024 lançando a música Águas do Itamaragi. Num belo arranjo, o pife dá o ritmo a melodia: "quando a saudade bate, me transporto para um lugar chamado Exu, onde o céu beija ás águas com seu lindo azul". O prefixo “ITA” que no Tupy Guarani designa pedra, rocha, entra na formação de muitos vocábulos do idioma nacional. Itamaragi é um açude nas proximidades do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga...

Concurso que escolherá a Rainha do Carnaval de Juazeiro 2024 terá candidata transexual pela primeira vez

Valéria Macedo será uma das mulheres que concorrerá ao título de Rainha para corte carnavalesca deste ano em Juazeiro (BA).

O anúncio da participação foi feito pela própria Valéria em suas redes sociais...

Afetos e sonoridade marcam encontro dos gonzagueanos em Exu

“A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos”.

Essa definição marcou mais uma fez a visita que os gonzagueanos fazem a Exu, Pernambuco, na semana que se festeja o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga...

Exu: Caminhada das Sanfonas emociona gonzagueanos e Feira da Economia Criativa movimenta geração de renda e emprego

O aniversário de 111 anos de Luiz Gonzaga (13 dezembro) continua sendo celebrado com mais uma edição do festival 'Viva Gonzagão', em Exu, Sertão de Pernambuco. 

A programação teve início na sexta-feira (15) e segue até o próximo domingo (17). O evento tem participação de diversos sanfoneiros que vão se apresentar no parque Aza Branca e na Praça de eventos da cidade. A programação é gratuita...

Alunos da Escola Josefa Cândida de Jesus, localizada em Exu, participam de Feira do Projeto Jovens Empreendedores

A Escola Municipal Josefa Cândida de Jesus, localizada em Exu, Pernambuco, vivenciou nesta sexta-feira (15), a Feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

De acordo com a diretora Aline Justino, feira marca o ponto culminante de um projeto inovador desenvolvido nas escolas municipais de tempo integral em colaboração com o SEBRAE. O objetivo principal é despertar nos estudantes o espírito empreendedor desde cedo, proporcionando-lhes experiências práticas e valiosas no mundo dos negócios...

Detran-BA e SPM lançam campanha inédita contra importunação sexual no trânsito

Lançada nesta terça-feira (5), a campanha "Elas à frente no trânsito" é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Com o objetivo de combater a importunação sexual no trânsito e nos transportes públicos, a atividade busca não apenas conscientizar, mas, também, capacitar servidores e agentes públicos para erradicar práticas de violência de gênero. 

O lançamento da campanha contou com uma blitz educativa na avenida Paralela, próximo ao antigo Bahia Café Hall, local de instalação do monumento "Não seja um monstro no trânsito". A ação – que contou com a participação do governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior, do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e da secretária da SPM, Elisangela Araújo – visa desafiar estereótipos prejudiciais e combater a importunação em modais como ônibus, metrô e transporte por aplicativos. ..

Caso Daniel Alves: acusação pede 12 anos de prisão por agressão sexual

A advogada da mulher que acusa Daniel Alves de agressão sexual formalizou à Justiça o pedido de 12 anos de prisão ao jogador, em caso de condenação.

O pedido foi enviado à Justiça Espanhola nesta terça-feira (5). Doze anos é a pena máxima para crimes de estupro no país...

Exu: ONG Parque Aza Branca festeja 22 anos de fundação neste sábado

A ONG Parque Aza Branca realiza confraternização nesté sábado (02),  para festejar os 22 anos de fundação. A ONG foi fundada em Exu com o objetivo de valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga e manter viva a memória do Rei do Baião. O evento acontece no Paque Aza Branca a partir das 18hs.

A história revela que a ONG PARQUE AZA BRANCA foi instituída em 2001, por um grupo de amigos e admiradores de Luiz Gonzaga, com o objetivo de trabalhar pela conservação do Museu do Gonzagão,  em Exu e pela preservação de sua obra cultural, em amplo aspecto. ..

Jornalista Ney Vital e empresário Italo Lino festejam o Título de Cidadania de Exu

No dia 14 de dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores de Exu (PE), no Sertão do Araripe, aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão para o jornalista e técnico em agroecologia Ney Vital e o empresário Italo Lino de Souza. A honraria é concedida a pessoas que contribuíram, de alguma forma, com o progresso socioeconômico, cultural e turístico do município. A proposta foi do vereador Francisco Justino. 

Por este motivo para comemorar os três  anos do Título de Cidadania de Exu, um programa de rádio especial, apresentado na Rádio Cidade Fm 95.7 e um café da manhã vão servir de encontro para a valorização da cultura gonzagueana...

IV Seminário da Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade será realizado em Exu entre os dias 11 a 13 dezembro

O IV Seminário da Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade será realizado em Exu, Pernambuco entre os dias 11 a 13 dezembro. Com o objetivo de valorizar a Campanha da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade o tema do seminário dessa vez terá como foco Luiz Gonzaga, Exu do Gonzagão Turismo no Coração do Sertão.

A programação consta também com visita sos Museus Organicos do Ciclo do Couro, Comunidade das Tabocas...

Professor da Ufba é demitido após denúncias de assédio sexual; homem teria oferecido R$ 5 mil a uma das vítimas

Um professor de filosofia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi demitido após denúncias de assédio sexual. De acordo com um documento emitido pela instituição de ensino, assinado na quarta-feira (22), os três episódios aconteceram em 2020 na universidade que no ano passado integrou o ranking de melhores do mundo.

Não há informações sobre quando as vítimas denunciaram os casos, nem se o professor foi afastado logo após a denúncia. O g1 entrou em contato com o professor e aguarda posicionamento. A assessoria de comunicação da Ufba também foi procurada e informou que não vai emitir nota sobre o caso...

Admiradores de Luiz Gonzaga dizem que "estarão em Exu com ou sem programação oficial". mas repudiam a falta de política cultural

Conforme a REDEGN publicou na quinta-feira (23),  Pesquisadores cobram definição de uma Política Cultural comemorativa do aniversário de Luiz Gonzaga, 13 dezembro , motivados pela falta de uma política cultural que defina a programação da semana denominada Festival Viva Luiz Gonzaga em Exu, na data do aniversário de Luiz Gonzaga, 13 dezembro, agora os fiés gonzagueanos revelam que "com ou sem programação oficial do poder público devem manter a proposta de visitar Exu, Pernambuco e fazer a festa dos 111 anos do nascimento do Rei do Baião".

Até o momento apesar da solicitação de respotas o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura não se pronunciou sobre se vai ter o Festival Viva Luiz Gonzaga. A reportagem da REDEGN repecutiu e motivos vários debates.  A maioria repudiou a falta de divulgação da programação gerando questionamentos e reflexões...

Ministério Público da Espanha pede nove anos de prisão a Daniel Alves por agressão sexual

Segundo o site parceiro Bahia Notícias o Ministério Público da Espanha pediu nesta quinta-feira (23) nove anos de prisão para Daniel Alves.

O jogador é acusado de agressão sexual contra uma mulher de 23 anos em dezembro do ano passado, em Barcelona. Além da prisão, o pedido ainda inlcui uma indenização de 150 mil euros, o equivalente a R$ 799 mil, para a vítima...

Operação prende 15 foragidos por crimes de exploração sexual de crianças em 6 estados

A Delegacia da Polícia Federal de Campinas (SP), em parceria com a Polícia Civil, localizou e prendeu 15 pessoas foragidas da Justiça por crimes de exploração sexual de crianças, por meio da Operação Vulnerare, até esta terça-feira (21).

 A ação, realizada em oito cidades do estado de São Paulo e outros cinco estados, começou em agosto deste ano. Foram presas pessoas que cometeram os seguintes crimes:..

Cantor e compositor Daniel Gonzaga visita Exu e participa de roda de conversa na Escola Municipal Josefa Cândida de Jesus

O cantor e compositor Daniel Gonzaga, participou na manhã desta segunda-feira (13), de uma roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Josefa Cândida de Jesus, localizada em Exu, Pernambuco.

Na oportunidade Daniel Gonzaga respondeu perguntas feitas pelos estudantes sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha...

Detran-BA e SPM promovem campanha de combate ao machismo e importunação sexual no trânsito

Pare. Importunação sexual é crime. Denuncie através do 180. Com o objetivo de erradicar o assédio e a importunação sexual no trânsito e nos modais de transportes, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realiza uma campanha que envolve a capacitação de servidores e agentes públicos, além da conscientização da sociedade para erradicar esses crimes. O lançamento oficial do projeto será no dia 04 de dezembro.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero no ano passado. Uma outra pesquisa, dessa vez do DataFolha, revela que quatro em cada 10 mulheres receberam 'cantadas' ou comentários desrespeitosos enquanto se deslocavam por alguma via...

VIII Encontro de Saberes da Caatinga será realizado de 20 a 28 de Janeiro de 2024, em Exu

O VIII Encontro de Saberes da Caatinga será realizado de 20 a 28 de Janeiro de 2024, próximo ao Posto da Serra, Espaço Curarti, no município de Exu em Pernambuco.

O Evento, tem como objetivo promover a Troca de Saberes e Práticas de saúde, cuidados e cura, fortalecendo o papel cultural da sabedoria tradicional, entre Raizeiros(as), Meizinheiras, Benzedeiros(as) Rezadeiras(dores), Parteiras e Mestras(es) da Cultura da região da Chapada do Araripe, que envolve os Estados de: Pernambuco, Ceará e Piauí...