Foram encontrados 918 registros para a palavra: escolas

Pesquisadores criticam comparação de número de igrejas e escolas

Pesquisadores consideram relativo o fato de o Brasil ter mais estabelecimentos religiosos que escolas e hospitais e questionam comparações feitas com base nesses dados, que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início deste mês.

O levantamento, que faz parte do Censo 2022, apresenta um mapeamento de 111,1 milhões de estabelecimentos no território brasileiro. Destes, 579,8 mil são relativos a finalidades religiosas, independentemente de qual seja a crença. Isso inclui igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros, por exemplo...

Escolas estaduais preparam acolhimento de estudantes para início do ano letivo, na segunda (19)

A rede estadual de ensino inicia o ano letivo 2024 nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes. As 1.082 escolas e 674 anexos finalizam os preparativos para o acolhimento a toda comunidade escolar.

 O ano letivo 2024 da rede estadual possui  650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e nos 674 anexos, e será marcado por atividades em toda a rede, com aulas inaugurais sendo realizadas simultaneamente, com a presença de demais autoridades. ..

Gestão Suzana Ramos entrega 57° escola totalmente requalificada em Itamotinga nesta segunda-feira (19)

Após mais de 20 anos de abandono, sem receber requalificações, a Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva, localizada na sede do distrito de Itamotinga, será entregue à população, na segunda-feira (19), às 16h, totalmente requalificada e ampliada.

Com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, com recursos próprios, a unidade de ensino teve 80% de sua estrutura demolida para correção de irregularidades topográficas, passando a ser mais uma unidade educacional inserida no novo padrão de qualidade escolar da gestão Suzana Ramos. ..

MP-BA recomenda proibição do uso de celular em salas de aula de escolas públicas e privadas em Pilão Arcado, no sertão do estado

Recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pede ao município de Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco, que proíba o uso de celular nas salas de aula em todas as escolas da cidade, sejam públicas ou privadas. A orientação é direcionada às Secretarias de Educação Municipal e do Estado. 

Ao expedir a recomendação, o promotor de Justiça em substituição, Sebastião Coelho Correia, levou em consideração que o uso frequente de aparelhos celulares de forma inadequada durante as aulas contribui para a dispersão da atenção dos alunos e, consequentemente, compromete o efetivo aprendizado dos educandos; e a necessidade de conscientização dos alunos de que o uso de tais aparelhos no horário das aulas, para fins não pedagógicos, interfere negativamente em seu desenvolvimento, além de prejudicar o trabalho dos educadores e o rendimento das aulas...

Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que escolas e hospitais

Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos que unidades de saúde e escolares juntas.

Segundo detalhamento do Censo 2022, do total de endereços, 579,8 mil são relativos a finalidades religiosas, independente de qual seja a crença. Isso inclui igrejas, sinagogas, templos, centro espíritas e terreiros, por exemplo...

Uso de celulares por alunos está proibido em escolas municipais. Saiba qual o estado e regras

O uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos por alunos está proibido em escolas municipais do Rio de Janeiro. A determinação foi publicada nesta esta sexta-feira (2/2), no Diário Oficial do Município. A utilização dos aparelhos já era proibida nas salas de aulas dos colégios da prefeitura desde agosto de 2023.

A mudança, estabelecida no decreto desta sexta, amplia a proibição para todo o ambiente escolar. Com isso, ficam proibidos o uso de celulares em aulas realizadas fora da sala de aula e até na hora do recreio.  ..

Lula diz que pretende viajar o país para reforçar a necessidade de escolas em tempo integral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria oficialmente o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país, e os alunos cearenses são destaque na escola de ensino superior, com cerca de 30% dos aprovados.

"Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram, e pelo que vocês dizem a nós brasileiros sobre o que pode ser feito na educação deste país, mesmo sendo um estado não muito rico", declarou o presidente...

Colégio da Polícia Militar divulga lista de contemplados no sorteio para as escolas e creche da Bahia

O Colégio da Polícia Militar da Bahia divulgou a lista de estudantes contemplados no sorteio para as unidades do estado. Ao todo, 3.421 novos alunos devem ingressar no sistema de ensino.

Foram 95 vagas destinadas para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora das Graças, a creche da PM, e outras 3.326 vagas para as unidades de Salvador — Dendezeiros, Lobato, Luís Tarquínio, Ribeira e Cajazeiras — e para as escolas do interior e Região Metropolitana:..

Bahia Matrícula 2024: Saiba como solicitar vaga nas escolas estaduais de forma on-line

O Governo do Estado disponibiliza serviços de matrícula on-line no portal (www.ba.gov.br), que possibilitarão aos estudantes ou seus responsáveis solicitar a vaga ou transferência para outra escola estadual sem precisar sair de casa, com toda comodidade, praticidade e agilidade, utilizando somente um computador, tablet ou celular. 

*Passo a passo para solicitar a matrícula ou transferência on-line:..

Estudantes podem se inscrever em projeto de férias nas escolas da rede estadual mesmo fora das cidades onde estudam

Estão abertas, nesta segunda e terça-feira (8 e 9), as inscrições para os estudantes que desejam participar das atividades do projeto Férias na Escola com mais Sabor e Saber.

O interessado deve procurar a escola onde estuda para se inscrever. Caso o estudante esteja fora de sua cidade de origem, pode se inscrever na escola estadual da cidade onde está passando as férias. Para isso, basta se identificar como estudante da rede...

Gestão Suzana Ramos garante mais desenvolvimento para a educação de Juazeiro com obras de requalificação em escolas

Investindo continuamente no desenvolvimento da educação municipal, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue avançando nos investimentos voltados à qualificação estrutural das escolas.

As obras nas unidades  escolares são realizadas com recursos próprios e proporcionam mais avanços para o ensino municipal...

Jordávio sugere profissionais com certificação técnica em TEA nas escolas

O deputado Jordávio Ramos (PSDB) quer a disponibilização de profissionais com certificação técnica em Transtorno do Espectro Autista (TEA) para atendimento nas escolas da Rede Pública estadual da Bahia.

Para isso, apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa onde chama a atenção para a crescente demanda por inclusão de alunos com TEA e para a ausência de profissionais capacitados na rede pública, o que “compromete a efetividade do processo inclusivo”...

Escola municipal de Juazeiro promove Mostra de Robótica e Feira de Empreendedorismo

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, no bairro São Geraldo, em Juazeiro, promoveu neste sábado (09) uma Mostra de Robótica e Feira de Empreendedorismo.

A atividade integra a programação pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e teve como objetivo dar visibilidade às práticas exitosas desenvolvidas na unidade escolar e ampliar a interação com os pais dos estudantes...

Contação de histórias sobre Maria Quitéria circula escolas de Jaguarari (BA)

A história de Maria Quitéria de Jesus, militar baiana ícone da Independência da Bahia, foi contada para centenas de crianças de Jaguarari (BA). O projeto de contação de histórias ‘Meninas valentes, sim senhora!’ realizou uma temporada por escolas públicas do município, entre os dias 05 e 08 de dezembro. 

Em cena, a atriz Natália Agla usa uma personagem fictícia, a criança Maria Cheia de Ideias, para contar de forma lúdica sobre as guerras pela independência do país e a importância das mulheres na história baiana...

Prefeitura de Juazeiro leva 'Programa Saúde na Escola' para alunos das escolas municipais

Alunos das escolas municipais Argemiro José da Cruz, no bairro Argemiro, e Bom Jesus no NH II, em Itamotinga, foram contemplados nesta quarta (6) e quinta-feira (7) pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau) para receberem o 'Programa Saúde na Escola' (PSE), uma política pública de saúde nas escolas instituída pelos Ministérios da Saúde e da Educação para promoção da saúde integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.

O programa desenvolve ações temáticas nas escolas com foco na promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, prevenção de doenças negligenciadas, situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção HIV/IST, prevenção do uso do álcool, tabaco e drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e prevenção à Covid-19, além de outros temas ligados à promoção da cidadania e prevenção à violência...

Secretaria da Educação premia escolas destaques na gestão da aprendizagem

Teve início, na noite deste domingo (3), o seminário 'Gestão do Conhecimento', que acontece em Costa do Sauípe até a próxima terça-feira (5). O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), reúne educadores e gestores de todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Durante o seminário, serão reconhecidas as escolas que se destacaram na gestão da aprendizagem ao longo de 2023. O governador em exercício Geraldo Júnior participou da mesa de abertura.

O vice-governador destacou a importância de valorizar o trabalho das unidades de ensino por meio dos educadores e gestores do Estado. "Este seminário é uma oportunidade valiosa para reconhecer e valorizar o esforço dedicado dos educadores e gestores de nosso estado. A premiação da Gestão da Aprendizagem é um incentivo significativo para a melhoria contínua das práticas educacionais, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes"...

Iniciativa pioneira da gestão Suzana Ramos oferece localização precisa das escolas municipais e facilita ingresso na rede de ensino 

Com o objetivo de viabilizar maior facilidade e comodidade aos que desejam realizar matrícula na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2024, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), criou o 'Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino'. A ferramenta possui dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino, para melhor atender o interesse da comunidade.

Disponível no portal EducaJuá, no endereço eletrônico https://educacao.juazeiro.ba.gov.br/, a ferramenta amplia o acesso a informações e serviços fundamentais para a população. "O Mapa Interativo Educacional de Juazeiro é uma poderosa ferramenta que destaca a localização das escolas municipais. Ele oferece uma plataforma robusta para a realização de análises geográficas detalhadas, permitindo a medição precisa de distâncias e a identificação das escolas próximas a bairros ou localidades específicas. Esse recurso desempenha um papel crucial ao orientar com precisão a seleção de unidades de ensino e subsidiar as decisões tomadas pela Seduc", explicou o analista em Educação, do Setor de Informação Educacional de Juazeiro (SIEJ), da Seduc, Charles Alexandre.
.
A construção de bases de informações, a partir da localização geográfica, conta com a identificação das 138 escolas localizadas na sede e interior do município, que atendem cerca de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino. "A plataforma interativa surge como um marco da história tecnológica da rede municipal de ensino. Atualmente contamos com o portal EducaJuá, que oferece acesso à realização da pré-matrícula, facilitando o processo de ingressar na rede municipal. Em algumas situações, a pessoa não consegue vaga em determinada escola, daí surge a finalidade da plataforma interativa, como facilitadora de informações necessárias para localizar outras escolas próximas a localidade desejada", destacou a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo...

Escolas municipais movimentam Jardim Primavera, em Juazeiro- BA, com Ação Empreendedora

Um projeto unificado das escolas municipais Mandacaru, Caxangá, EMEI Adelaide Moreira Bispo e o anexo da escola estadual Augustinho Muniz, movimentou neste sábado (25), mais de 800 pessoas no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro- BA, com a Ação Empreendedora.

O evento, que contou com o apoio da Agrovale e da Univasf, começou às 8h, na escola Mandacaru, com os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, apresentando pequenas invenções feitas a partir de material reciclável e ações dos projetos Explorum, no estande tecnológico, e Pachamama, da Secretaria de Educação do município, que trabalha com elementos da natureza...

Feira de Empreendedorismo toma conta de escolas da rede municipal de ensino em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino na sede e no interior de Juazeiro receberam, neste sábado (25), a Feira de Empreendedorismo.

A ação é uma culminância da disciplina de Empreendedorismo e do projeto pedagógico desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que prevê o estímulo à aquisição de habilidades empreendedoras na escola e a preparação dos estudantes para a vida e para o mundo do trabalho...

Escolas de Juazeiro (BA) sediam apresentações de dança sobre a Independência da Bahia

Duas bailarinas de vermelho com balões brancos levantando tranças de seus cabelos chamam atenção nos pátios de escolas estaduais de Juazeiro (BA), é a performance de dança 'Libertárias'. A obra criada pelo Coletivo Trippé, a partir das histórias das protagonistas da Independência da Bahia, cumpriu temporada de apresentações gratuitas para estudantes, nos dias 21 e 23 de novembro. 

Ao todo, foram quatro sessões nas escolas estaduais. Na terça-feira (21), pela tarde, a performance ocupou a quadra poliesportiva do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, o CETEP de Juazeiro. À noite do mesmo dia, foi também apresentada no CEEP Norte Baiano. Já na quinta-feira (23), foram duas sessões no Complexo Integrado de Educação Básica, Tecnológica e Profissional da Bahia - Campus Rui Barbosa...