Foram encontrados 20 registros para a palavra: educação contextualizada

Irpaa: Visitas pedagógicas marcam o iní­cio de ações sobre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido

Refletir sobre a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido; conhecer as estratégias de educação desenvolvidas pelos municípios; sensibilizar coordenadores/as, professores/as e gestores/as acerca das perspectivas e dinamização das práticas educativas e inclusão de ações contextualizadas. Esses são alguns dos objetivos das visitas às equipes pedagógicas iniciadas nos municípios de Curaçá e Juazeiro.

A gestora educacional da Escola Municipal Professora Maria Julia, localizada na comunidade tradicional de Fundo de Pasto Ferrete, em Curaçá, Joelma Bispo, ressaltou que apesar de não ter conhecimento sobre o conceito de Educação Contextualizada, a escola contextualiza os conteúdos em ações pontuais...

Estudantes vivenciam Trilha da Convivência com o Semiárido e comprovam a importância da Educação Contextualizada para a formação profissional

Aprender de forma contextualizada sobre assuntos que fazem parte da realidade local, faz toda diferença no processo de ensino-aprendizagem dos/as estudantes, seja no ensino básico ou superior.

Assim, a educação contextualizada se torna uma aliada na construção dos saberes significativos, colaborando com a formação de futuros profissionais sensibilizados sobre a importância de discutir e valorizar conteúdos locais e regionais, que não são visibilizados pela mídia...

Estágio com jovens quilombolas evidencia a importância da Educação Contextualizada

A identidade de uma comunidade tradicional se baseia em sua ancestralidade e em seus saberes populares. Estes elementos foram apresentados pelas/os jovens do distrito de Laje dos Negros, de Campo Formoso-BA, durante um estágio realizado no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro, entre 18 e 20 de outubro. As/Os estudantes puderam relatar suas lutas, dúvidas e sua realidade, debatendo assuntos relacionados às suas vivências.

No primeiro dia, o grupo de 21 estudantes do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, foi provocado sobre o que são as políticas públicas de Convivência com o Semiárido, numa trilha pedagógica que apresenta técnicas e tecnologias apropriadas à região, como os sistemas de saneamento rural com reúso na agricultura, uma das necessidades das comunidades, segundo os relatos de alguns das/dos participantes. Os visitantes conheceram, dentre outros, o barreiro trincheira, a cisterna de produção, exemplos de sistemas de captação e tratamento de água da chuva, canteiros econômicos e áreas de Recaatingamento...

Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro terá formato online

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), em Juazeiro (BA), irá promover o Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro a ser realizado entre os dias 16 e 19 de novembro no formato online.

Nesta edição, o evento discutirá o tema “Educação contextualizada, diálogos e conflitos interculturais: entre o local e o global”, numa articulação ampliada entre o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade de Pádua (Itália)...

A interação entre Caatinga e Educação Contextualizada

Hoje, dia 28 de abril, se comemora o Dia da Caatinga e o Dia da Educação Contextualizada, dois temas importantes que dialogam entre si. O Dia da Caatinga foi criado em 2003, em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho que provou que o bioma caatinga é único no mundo, assim, a data tem o intuito de estimular a discussão acerca da realidade dessa região.

Já em 2015, as entidades que integram a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) elegeram também esta data como o Dia da Educação Contextualizada, para destacar a importância da educação voltada à realidade e ao contexto desta região...

RESAB realiza nesta quarta (28) live em alusão ao dia Educação Contextualizada  e do Bioma Caatinga

Nesta quarta-feira, dia 28 de abril, às 19h, pelo canal do Youtube, do Programa de Pós-graduação Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA  a live 
Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido em Tempos de Pandemia, no dia dedicado à Educação Contextualizada e ao Bioma Caatinga.

A live busca refletir sobre a importância da Educação Contextualizada, os caminhos percorridos pelas instituições participante na promoção da ECSAB, os desafios desse momento em que vivemos e os impactos da pandemia do COVID-19 na promoção de uma Educação Pública contextualizada no campo e na cidade do Semiárido Brasileiro...

Workshop de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido debate nesta edição Pós-verdade e resistência 

Até a próxima sexta-feira (16) o público em geral pode conferir e acompanhar toda a programação do IX Workshop de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (IX WECSAB). Toda a programação será transmitida pela internet, nos canais do PPGESA; EcuuS Cultural; e Colegiado de Pedagogia através do Youtube.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), ligado ao Departamento de Ciências Humanas, campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (DCH III/UNEB)...

IX workshop nacional de educação contextualizada para convivência com o semiárido brasileiro é adiado

A coordenação do IX Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido- IX WECSAB, comunica a todos/as o adiantamento do evento, que estava agendado para a data de 15 a 17/04/2020.

O adiamento se deve à atual situação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) e obedece a recomendações do Ministério da Saúde, da OMS, do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Juazeiro, e segue orientações da resolução nº 1.406/2020 do CONSU/UNEB...

Semiáridos, Pós-Verdade e Resistência: Lugares e Convívios da Educação Contextualizada, será tema de workshop na Uneb

Conforme nota do Nucleo de Assessoria e Comunicação da Uneb, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, promove no primeiro semestre do ano que vem, a nona edição do  IX Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro.  Nesta edição, o evento discute o tema "Semiáridos, Pós-Verdade e Resistência: Lugares e Convívios da Educação Contextualizada".

A discussão do tema será realizada em mesas temáticas, sessões coordenadas, conferência, seminário e grupos de trabalhos, permitindo a todos/as a reflexão e aprofundamento do atual momento em que vivemos, a contemporaneidade, onde as redes sociais, as fake news e as pós-verdades terminam criando realidades e mundos como "verdades", que influenciam todos os setores da vida social, política, econômica, cultural e mesmo as relações pessoais. Assim, no nosso caso, a Educação e os contextos culturais diversos e singulares, como os Territórios Semiáridos passam a ser também influenciados por esse conjunto de "verdades" construídas. O evento está previstop para acontecer entre os dias 15 e 17 de abril...

Petrolina sediará um dos maiores encontros sobre Educação Contextualizada do país 

Educadores de Petrolina e do Vale do São Francisco terão a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. É que entre os dias 24 e 25 de outubro, a cidade pernambucana sediará o "II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades". O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

O encontro deve reunir profissionais dos estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais; representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, além de prefeitos de municípios contemplados com essa pesquisa. Na oportunidade, os participantes poderão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região semiárida brasileira...

Inscrições para o VIII Workshop de Educação Contextualizada encerram na segunda-feira (24)

Terminam nesta segunda-feira (24) o prazo para submissão de trabalhos no VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido (VIII Wecsab). O evento com o tema "Dimensões Políticas e Pedagógicas da Contextualização", acontece de 3 a 5 de outubro, no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro-Bahia.

Os trabalhos poderão ser submetidos em duas modalidades: Resultado de Pesquisa e Relatos de Experiência e Ensaio. Os modelos de submissão estão disponíveis no site do evento https://wecsab.wixsite.com/2018Os trabalhos devem ser enviados, junto à ficha de inscrição e o comprovante de pagamento, para o e-mail referente ao Grupo de Trabalho ao qual o trabalho se destina...

III Workshop de Educação Contextualizada prorroga inscrições para submissão de trabalhos

Foram prorrogadas até o dia 24 de setembro as inscrições para submissão de trabalho do VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (VIII Wecsab). O evento vai ser realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Juazeiro-Bahia. Para ouvintes, a inscrição pode ser realizada até o dia 30 de setembro.

Este ano o tema do VIII Wecsab é "Dimensões Políticas e Pedagógicas da Contextualização".  Os interessados podem submeter trabalhos nas modalidades: Resultado de Pesquisa e Relatos de Experiência e Ensaio. No site do VIII Wecsab, https://wecsab.wixsite.com/2018, estão disponibilizados os modelos de submissão de trabalho, bem como as fichas de inscrição. Para a homologação das inscrições, os trabalhos devem ser enviados, junto à ficha de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail referente ao Grupo de Trabalho ao qual o trabalho se destina...

SECRETÁRIA PARTICIPA DA ABERTURA DO WORKSHOP DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA DA UNEB EM JUAZEIRO

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro, Lucinete Alves, participou nesta quarta-feira (30), da abertura do 7º Workshop Nacional de Educação Contextualizada e 4º Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Com o tema “Diversidades e Direitos em Territórios Semiáridos", essa edição do workshop busca fomentar “diálogo de saberes”, destacando qual aprofundamento teórico-metodológico-epistemológico tem-se utilizado em torno da diversidade, direitos, contextualidade, territorialidade e interculturalidade.

Professores da Rede Municipal de Ensino e a equipe gestora da SEDUC, também estão participando do evento.  “Quero parabenizar a UNEB, por trazer esta discussão tão importante para os professores, que é pensar uma educação contextualizada para o semiárido, uma proposta educativa onde filhos e filhas de agricultores sejam protagonistas da vida estudantil e futuramente da profissional. A SEDUC está aberta para fortalecer esta importante parceria com a UNEB”, disse a secretária Lucinete Alves...

"Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos" é tema de VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada na Uneb

Acontece de 30 de agosto a 01 de setembro a 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e IV Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco, eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro. Com o tema "Diversidades e direitos em Territórios Semiáridos", o evento irá reunir estudantes, professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais, público este que tem desenvolvido estudos e experiências voltadas para o tema.

De acordo com o professor Edmerson Reis, coordenador do Programa, o mundo vive um momento de exclusão de direitos e de fechamento para a diversidade e "trazer essa temática pra discutir no VII Workshop é lembrar que a gente vive num território que é o Semiárido brasileiro e essas questões se fazem mais presentes". Edmerson pontua que a negação da diversidade nessa região sempre se expressou como uma negação às minorias: negros, mulheres,  homossexuais, comunidades tradicionais, especialmente indígenas, quilombolas, Fundo de Pasto, que tem grande importância na construção dos territórios semiáridos...

Encerram nesta sexta (21) inscrições de trabalhos para o Workshop Nacional de Educação Contextualizada ao Semiárido

A 7ª edição do Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido acontecerá de 30 de agosto a 01 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro. Paralelamente acontece o IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco, eventos que reúnem pesquisadores/as, educadores/as, estudantes de pós-graduação e de graduação, sobretudo das áreas relacionadas às temáticas em discussão.

 "Diversidades e Direitos em Territórios Semiáridos" é o tema que este ano norteará os diálogos durante todo o evento. O propósito é aprofundar as temáticas relacionadas ao tema geral, trazendo para o centro do debate aspectos como Territorialidades e Interculturalidade, experiências educativas e organizacionais, seja no segmento governamental ou da sociedade civil, contextualizadas com a realidade do Semiárido brasileiro.

Na programação, além de conferências, mesas redondas, sessões coordenadas e atividades culturais, um espaço que envolve bastante o público são os Grupos de Trabalho. Para garantir a inscrição de trabalhos nas modalidades "Resultados de Pesquisa" e "Relatos de Experiências e Ensaio", a/o participante deve efetuar a inscrição no evento através do site:wecsab.wixsite.com/2017 e submeter seu trabalho conforme normas especificadas no referido endereço eletrônico. As inscrições de trabalhos tiveram início dia 01 de julho e seguem até o próximo dia 21 (sexta-feira).

O VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com Semiárido e IV Colóquio De Pós-Graduação Do Vale Do São Francisco são realizados pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Uneb.

..

Uneb promove VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada e IV Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco

Com o tema "Diversidades e direitos em territórios semiáridos" essa edição do workshop que acontece entre os dias 30/08 a 01/09, na Universidade do Estado da Bahia - Campus III,  em Juazeiro (BA), busca fomentar " diálogo de saberes"  destacando qual aprofundamento  teórico-metodológico-epistemológico tem-se utilizado em torno da  contextualidade, territorialidadee interculturalidade. A programação conta com  grupos de trabalho, sessão coordenadas e mesas redondas. O período para submissão de trabalhos vai até o dia 21 de Julho através do site do evento, e a taxa de inscrição varia de acordo com titulação do participante.

O Workshop é realizado através do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiáridos  - PPGESA, do Projeto Reflexões dos Referenciais Teóricos da Educação Contextualizada, da Câmera de Pós-graduação do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, da Universidade do Estado da Bahia...

Jornada Pedagógica de Uauá pauta a Educação Contextualizada ao Semiárido

O município baiano de Uauá, visando priorizar a prática da educação contextualizada ao Semiárido, concluiu nesta quarta, dia 22, Jornada Pedagógica com o tema "Educação com o pé no chão do Sertão". O evento reuniu educadores/as da rede municipal que se preparam para dar início ao ano letivo no próximo mês. Esta discussão não é algo novo no município que, inclusive, já possui uma Proposta Político-Pedagógica baseada na proposta de Convivência com o Semiárido. Porém, a intenção da nova gestão do município é retomar as ações neste campo, as quais não vinham sendo priorizadas nos últimos anos. "Nossa proposta foi construída dez anos atrás, precisa ser reformulada, ser atualizada, ser colocada para a comunidade escolar para que ela se empondere desse elemento de gestão do município", adianta Jussara Dantas, secretária de educação de Uauá. A psicopedagoda ressalta que a educação para Convivência com o Semiárido será prioridade na atual gestão municipal "porque entendemos que não podemos trabalhar a educação descontextualizada da realidade local", reafirma.

Em consonância com a gestão municipal, a coordenadora pedagógica Manuela Rodrigues, que atua em escola na área urbana, concorda com a reformulação da proposta construída em 2007. Para ela, é preciso haver também mudanças no campo da infraestrutura, uma vez que as salas de aulas não permitem um bom desempenho tanto dos/das estudantes quanto dos/das professores. Manuela lembra que em outros momentos isso já foi colocado em pauta, porém as escolas que tem sido construídas continuam a adotar os padrões arquitetônicos de todo o país...

Encerra nesta terça-feira (04) o prazo para submissão de trabalhos no VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada

O prazo para submissão de trabalhos para o “VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, que este ano traz a temática “Educação Contextualizada, descolonialidade e territórios de autonomia: desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados” encerra nesta terça-feira (04). A inscrição é efetuada através do preenchimento da ficha, disponível no endereço eletrônico, que deve ser enviada junto com o comprovante de pagamento e o artigo ou resumo expandido para o e-mail do Grupo de Trabalho (GT) adequado. Veja as regras de submissão.

Já, aqueles que desejam apreciar o Workshop apenas como ouvintes, têm até o dia 19 de outubro para se inscrever, basta preencher a ficha e enviá-la junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: [email protected]. Podem participar do evento: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da educação básica, membros de movimentos sociais, professores de nível superior e profissionais. A taxa varia entre R$ 20,00 e R$ 50,00...

Inscrições abertas para participar do VI Workshop de Educação Contextualizada realizado pela Uneb

Conferências, grupos de trabalhos, sessões coordenadas, exposição fotográfica e apresentações culturais fazem parte da programação do “VI Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro” e o “III Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco”, que acontecerão simultaneamente entre os dias 19 e 21 de outubro, no Departamento de Ciências Humanas (DCH-III), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro- BA.

Este ano, o evento traz a temática “Educação contextualizada, decolonialidade e territórios de autonomia: desafios da desconstrução dos semiáridos estereotipados”, que propõe problematizar questões emergentes e gerar novos olhares sobre o que está sendo produzido e praticado na região. De acordo com o coordenador do evento, Edmerson Reis, o Workshop é uma oportunidade de realizar diálogos com outros pesquisadores/as e adquirir aprendizagens, pois é um espaço que congrega diversas pesquisas ligadas a educação contextualizada e descolonizada...

Com mais de 20 anos, escola de Quixabeira (BA) é exemplo de Educação Contextualizada

A Escola Família Agrícola de Jaboticaba - EFAJ, situada no município de Quixabeira, há cerca de 30 Km de Capim Grosso, no sertão baiano, foi fundada em 1994 e recebe filhos e filhas de agricultores/as de diversas regiões do estado. A partir da pedagogia da alternância, a escola é mantida por projetos de grupos internacionais, parcerias locais, convênio com o governo do estado e colaboração das famílias. A experiência da mesma em armazenar água da chuva foi o que a fez integrar o conjunto de experiências acerca da gestão da água da escola que vem sendo sistematizadas pelo Irpaa desde 2015.

Este ano um total de 204 estudantes oriundos de 27 municípios da Bahia (seis territórios de identidade) alternam-se no tempo escola-comunidade para cursar o 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 4º ano do ensino médio técnico em agropecuária. A Convivência com o Semiárido sempre norteou o currículo e os conteúdos da escola, inclusive contemplando efetivamente o tema água, tema central da Oficina "Água da Escola", realizada pelo Irpaa na EFAJ nos dias 11 e 12 deste mês, com a participação de estudantes, educadores/as, monitores/as e gestora...