Foram encontrados 4 registros para a palavra: crescimento do turismo

Bahia supera média nacional em crescimento do turismo, apontam dados do IBGE

No período pós-pandemia da Covid-19, o setor turístico na Bahia apresentou um crescimento significativo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e novembro de 2023, o turismo no Brasil registrou um aumento de 7,5%, enquanto na Bahia, esse índice foi ainda mais expressivo, atingindo 12,6%.

Os resultados da análise, baseados no levantamento realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), destacam números positivos em comparação aos últimos dois anos. Em 2022, os principais aeroportos baianos movimentaram 8,7 milhões de passageiros, e em 2023, esse número cresceu para 9,5 milhões. Os voos internacionais também registraram um aumento de 36%, impulsionado pela abertura de novas rotas da Europa e da América Latina. Além disso, a taxa de permanência dos turistas na Bahia subiu de 5,7 dias em 2022 para 6,4 dias no ano seguinte...

Bahia retoma crescimento do turismo e recupera empregos perdidos na pandemia

O volume das atividades turísticas na Bahia apresentou crescimento de 11,9%, no 3º trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021, seguindo a tendência nacional. Em relação à receita nominal das atividades turísticas, o estado cresceu 35,4%. As informações são do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo da Bahia, divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur).

Um dos dados disponíveis no boletim revela que o fluxo de passageiros (doméstico e internacional) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 12,9% no período. Seguindo a mesma análise, cerca de 129 mil veículos passaram a mais nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia no terceiro trimestre de 2022, uma ampliação de 0,7%...

Setur-BA comemora crescimento do turismo baiano

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora os números dos indicadores de desempenho das atividades turísticas na Bahia, no mês passado, referentes ao fluxo de turistas e taxa de permanência. Os resultados apurados pela pasta estão interligados ao plano estratégico de retomada Viva Turismo Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, que atua na biossegurança, infraestrutura, capacitação/qualificação e promoção dos destinos.

Em maio de 2019, quando ainda não havia a pandemia da Covid-19, o movimento de desembarques nos principais aeroportos baianos foi de 197.949 passageiros. No mesmo período de 2022, foram 220.233 desembarques, o que representa um aumento de 11,2%. Repetindo o comparativo de maio, nos dois anos, a taxa média de permanência do turista no estado subiu de 4,9 para 5,6 dias, um incremento de 14%. Já no estudo sobre ocupação hoteleira, levando em conta somente Salvador, o índice aumentou de 46,8% para 54%, comparando os meses de maio de 2019 e 2022, respectivamente. ..

Pesquisa do IBGE aponta crescimento do turismo na Bahia

O turismo baiano registrou crescimento de 0,8% em março, na comparação com o mês de fevereiro, revela a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira (12). Comparando com março de 2016, o desempenho da Bahia em atividades turísticas teve incremento de 4,6%. O estudo contempla índices do Distrito Federal e mais 10 estados (série com ajuste sazonal). A Bahia figura entre os sete estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará) que tiveram desempenho positivo no turismo em março. 

Ao comentar os dados apurados pelo IBGE, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves disse que fevereiro é tradicionalmente um bom mês para o setor. Desta vez, março foi ainda melhor para a Bahia, fruto de uma política implementada pelo governo estadual com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

“Intensificamos a promoção da Bahia e estamos presentes em mais de 50 feiras nacionais e internacionais até o final do ano", afirmou o secretário José Alves. "Esta semana também demos um passo importante com a redução da alíquota do ICMS de querosene de aviação de 18% para 12%, a fim de estimular as companhias aéreas à ampliação do número de voos que trazem visitantes para a Bahia”.

A pesquisa

Para o índice de atividades turísticas, entre as unidades da federação pesquisadas, na comparação com fevereiro, as variações positivas foram: São Paulo (5,2%), Paraná (3,6%), Espírito Santo (3,2%), Minas Gerais (3,0%), Pernambuco e Ceará (ambas com 1,3%) e Bahia (0,8%). As variações negativas foram registradas no Distrito Federal (-11,0%), Goiás (-6,3%), Santa Catarina (-2,3%), Rio Grande do Sul (-1,7%), e Rio de Janeiro (-1,1%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (sem ajuste sazonal), as variações positivas foram as seguintes: Minas Gerais (9,1%), Santa Catarina (8,5%), Goiás (7,7%), Bahia (4,6%), Pernambuco (3,0%), Paraná e Ceará (ambas com 2,0%). As variações negativas foram as seguintes: Rio de Janeiro (-15,4%), Distrito Federal (-14,7%), Rio Grande do Sul (-12,1%), Espírito Santo (-9,0%) e São Paulo (-5,9%). ..