RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 78 registros para a palavra: ciclistas

Evento-teste apoiado pela Prefeitura de Juazeiro tem adesão positiva de ciclistas do Vale

Em seu primeiro dia, o evento-teste de ciclismo apoiado pela Prefeitura de Juazeiro superou as expectativas. Centenas de praticantes e atletas prestigiaram a iniciativa que contou com o apoio dos agentes de trânsito e guardas civis da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). O evento acontece na Rodovia Salitre.

"O evento com ciclistas da região foi proveitoso, pois era algo muito aguardado pelos praticantes e atletas do Vale. A prefeita Suzana Ramos apoiou a ideia, colocamos em prática e vamos rever algumas situações para que cada dia melhore mais", salientou o diretor presidente da CSTT, Tenório Filho...

Protesto de contra aumento da gasolina mobiliza motociclistas de Juazeiro e Petrolina, nesta segunda (01)

Nesta manhã de segunda-feira (01) um grupo de motociclistas, integrado na sua maioria por moto taxistas e entregadores de delivery, protestaram em Petrolina e Juazeiro, contra o aumento exorbitante nos combustíveis.

Os manifestantes tomaram as ruas e chegaram a interditar por um momento a Ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro e Petrolina, acelerando as motos, buzinando e gritando palavras de ordem contra os aumentos constantes no preço da gasolina, combustível usado pela categoria...

Prefeitura de Juazeiro participa de audiência pública para discutir segurança para ciclistas

Discutir políticas públicas em busca de melhorias para mobilidade urbana, com boas práticas e mais segurança para os ciclistas, foi tema de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta quinta-feira (14).

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) da Prefeitura de Juazeiro, foi representada pelo gerente do setor de engenharia de tráfego, Rozinaldo Alves. Agentes de trânsito e colaboradores da companhia também estiveram no plenário da Câmara.

"A atual gestão tem desenvolvido várias ações voltadas à segurança viária, educação para o trânsito e ao desenvolvimento da mobilidade urbana de Juazeiro. Hoje estamos unindo forças a outros órgãos e entidades com o intuito de fortalecermos as ações para que sejam mais eficientes e atendam aos ciclistas, condutores, motociclistas e pedestres", explicou Rozinaldo...

Acidentes com bicicleta no Brasil sobem 30% em 2021 e expõem a fragilidade do trânsito

Em Juazeiro e Petrolina graves acidentes, com mortes, envolvendo ciclistas comoveram a população  nos últimos dias. As mortes provocam debates nas redes sociais. Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. (Ciclistas são atropelados na BR-235, em Juazeiro; um deles está em estado grave e Tragédia: Ciclista é atropelada na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio em Petrolina)

Dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) sobre o aumento de acidentes graves com bicicletas no Brasil é alarmante. Segundo a entidade, os atendimentos médicos envolvendo ciclistas cresceram 30% nos primeiros cinco meses de 2021 se comparado ao mesmo período do ano anterior...

Câmara de Juazeiro realiza debate sobre segurança dos ciclistas nesta quinta (14)

Amanhã (14), às 18h, os vereadores de Juazeiro irão debater sobre as práticas de segurança dos ciclistas no município, em audiência pública na Casa Aprígio Duarte. O presidente da mesa diretora da Câmara, Berg da Carnaíba, convida a comunidade e a imprensa para participarem do debate.

A população vem cobrando uma discussão ampla sobre o assunto desde a morte do ciclista Matheus Moura, de apenas 22 anos, que não resistiu aos ferimentos após ser atingido por um veículo na BR-235, no último dia 25 de setembro...

Ciclistas de Juazeiro e Petrolina realizam protesto cobrando segurança no trânsito neste domingo (03)

Neste domingo (3) será realizado um protesto de forma pacífica por direitos, respeito aos ciclistas no trânsito e por todas as vítimas das imprudências. O objetivo do pedal é homenager o ciclista  Matheus Moura que, infelizmente, faleceu no último sábado vítima da imprudência. 

O convite para reunir os ciclistas foi feito nas redes sociais. "Será um passeio ciclístico! Traga sua camisa, bandeira, apito, buzina...enfim, qualquer equipamento que possa deixar nosso movimento ainda mais dinâmico"...

Uauá: Ciclistas fazem protesto e pedem melhorias no trânsito

Ciclistas de Uauá, Bahia, chamaram a atenção das autoridades com um protesto, um pedal cobrando melhorias, segurança e fiscalização do trânsito não só do município, mas de toda a região.

Os ciclistas alertaram para os acidentes ocorridos recentemente na BR 235 que vitimou Matheus Moura, de 22 anos,  atropelado em Juazeiro, próximo a estrada de acesso à Rocinha, na BR-235, na manhã do último sábado (25). Um outro ciclista, que também foi atingido pelo veículo, um Citroen Vermelho, teve ferimentos leves e teve alta do hospital...

Pesquisa mostra aumento de acidentes envolvendo ciclistas. Gestores precisam planejar espaços para os próximos 20 anos

Estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e publicado no mês passado (agosto) revela aumento alarmante no número de sinistros envolvendo ciclistas traumatizados nos primeiros cinco meses de 2021. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as ocorrências subiram 30%.

Em janeiro de 2019, foram registrados 1.100 sinistros graves com quem pedala, sendo que, no mesmo mês deste ano, foram 1.451, o número mais alto em todo o período analisado, que compreende janeiro de 2019 até maio de 2021. Já a média mensal de ocorrências foi de 1.185 casos nos últimos dois anos. ..

LUTO: Morre um dos ciclistas que foi atropelado em Juazeiro neste sábado (25)

Matheus Moura, de 22 anos, um dos ciclistas que foi atropelado em Juazeiro, próximo a estrada de acesso à Rocinha, na BR-235, na manhã deste sábado (25), veio a falecer no hospital após não resistir aos ferimentos. Um outro ciclista, que também foi atingido pelo veículo, um Citroen Vermelho, teve ferimentos leves e teve alta do hospital.

De acordo com as informações, os ciclistas estavam no acostamento da estrada quando foram atingidos pelo veículo. O motorista do carro não prestou socorro às vítimas e fugiu do local. Não há detalhes do que teria motivado o acidente. ..

Ciclistas são atropelados na BR-235, em Juazeiro; um deles está em estado grave

Dois ciclistas foram atropelados por um carro na manhã deste sábado (25) na BR-235, em Juazeiro. Uma das vítimas, identificada como Matheus Moura, está em estado grave.

De acordo com as informações, os ciclistas estavam no acostamento da estrada quando foram atingidos pelo veículo. O motorista do carro não prestou socorro às vítimas e fugiu do local. Não há detalhes do que teria motivado o acidente. ..

Ciclistas fazem cobrança ao DNIT para realizar manutenção na BR 235

Como é do conhecimento de grande parcela da população, o uso cotidiano de bicicletas do tipo MB ou Mountain Bike para fins de lazer e ou de trabalho, tem se tornado cada vez maior a nível mundial e no Vale do São Francisco, em especial Juazeiro e Petrolina não é diferente, pois pra todo lado que se olha, seja manhã, tarde ou noite, vemos grupos de ciclistas e também de forma individual ou duplas. 

Não por um acaso, esse esporte cresce muito rápido a cada dia, fazendo surgir uma cadeia de consumo que vai dá própria " Bike" ao vestuário, acessórios e afins. Sem falar nos empregos gerados mas lojas e oficinas...

Ação do Detran-PE simula disputa entre motoristas e ciclistas para promover respeito no trânsito

Ciclistas e motoristas disputam diariamente espaço nas vias, principalmente nos grandes centros urbanos. Uma relação nem sempre tão amigável.

Diante da questão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) criou uma operação voltada para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar a distância lateral regulamentar entre veículo e ciclista, além de seguir outras medidas de segurança...

Espaço do Leitor: Pensando Coletivo

Noite passada (22) atendendo a um chamado coletivo para nos reunirmos em Petrolina, grupos de pedal do vale do São Francisco, atividade que vem se expandindo, unindo-se a tribo das motocicletas num esforço “organizado” para reivindicar o cumprimento de lei que exige o uso de focinheira em cães de grande porte quando circulando em via pública, ato motivado pelo ataque de um animal a uma senhora que caminhava na orla de Petrolina causando graves ferimentos.

A manifestação contou com a participação de adultos e crianças sendo esse um bom momento para apresentar aos pequenos o valor da união, seria,  se não fosse à velha máxima de olhar para o próprio umbigo...

Ciclistas regionais ganham Ponto de Apoio com banheiros e água gelada

Solitários ou em grupos de 10, 15 e até 20 bicicletas, os ciclistas de Juazeiro - BA, ganharam um reforço significativo para as longas pedaladas pelo interior do município. A novidade, que vem agradando em cheio os atletas, é um Ponto de Apoio (Bike Point) gratuito para as jornadas com direito a estacionamento, bebedouros de água gelada, banheiros limpos e a recepção atenciosa de bem humorados guardas de segurança.

Construído pela Agrovale na recepção da empresa sucroalcooleira, a 21 quilômetros do centro de Juazeiro, na BR 235, o Ponto de Apoio passou a funcionar desde o início deste mês e já é uma unanimidade entre os ciclistas que fazem jornadas de até 100 quilômetros pedalando e suando muito pelas estradas de Juazeiro...

Dados revelam aumento de internações motivas por atropelamentos de ciclistas

Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), chega a quase 13 mil o número de internações hospitalares causadas por atropelamento de ciclistas registradas no SUS desde 2010. O caso do atropelamento da cicloativista Marina Harkot, em São Paulo, reacendeu o debate sobre acidentes no trânsito envolvendo ciclistas.

Também na pesquisa da Abramet consta que, na última década, 13.718 ciclistas morreram no trânsito após se envolverem em algum acidente, 60% deles em atropelamentos...

Mortes de ciclistas em rodovias federais na Bahia aumentaram 60%, alerta PRF

A colisão que levou a óbito um ciclista em um trecho da BR-101 em Buerarema, no Sul baiano, no domingo (8) (ver aqui) mostra um aumento de acidentes e de vítimas fatais quando o atingido está em uma bicicleta. Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) ao Bahia Notícias, houve um aumento de 60% no número de óbitos com ciclistas em estradas federais que passam pela Bahia. O período pesquisado corresponde a 1° de janeiro até 31 de outubro.

Enquanto que em 2019 foram 10 mortes de ciclistas, em 2020 foram 16 no mesmo intervalo de tempo. Os casos também mostram aumento de acidentes. Houve elevação de 20,7% no número deles com vítimas ciclistas. Foram 58 acidentes no período de 2019, e 70 no deste ano. Desses totais, o número de acidentes graves foi quase semelhante: 29 em 2019, e 31 em 2020...

Acidente nas proximidades do Centro de Convenções de Petrolina envolve dois motociclistas

Acidente nas proximidades do Centro de Convenções de Petrolina envolve dois motociclistas. Nas redes sociais circulam fotos de um acidente envolvendo dos motociclistas. Até o o momento o Corpo de Bombeiros e o Samu não enviaram informações. ..

DE CADA DEZ ATENDIMENTOS POR ACIDENTE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, OITO SÃO MOTOCICLISTAS

A cada dez atendimentos por acidente de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são entre motociclistas. Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens representaram 67,1% dos atendimentos nas unidades de saúde e as mulheres 50,1%. A faixa etária mais acometida são os jovens entre 20 e 39 anos. Os números fazem parte da pesquisa VIVA Inquérito 2017, realizada a cada três anos pela pasta.

Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações que custaram R$ 265 milhões ao SUS. No ano anterior, o número de internações foi 181,2 mil ao custo de R$ 259 milhões, sendo que mais de 50% das internações envolveram motociclistas. Para reduzir a violência no trânsito, o governo federal lançou a Operação Rodovida 2019. A ação integra órgãos federais, como o Ministério da Saúde, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério da Infraestrutura, em articulação com estados e municípios. A operação vai incluir o período de festividades de Natal, Ano-Novo e Carnaval por elevar o fluxo de veículos que circulam nas rodovias federais de todo o país...

Na Zona Rural, motociclistas circulam livremente sem capacete em Juazeiro e Petrolina

Os cuidados com a segurança no trânsito são fundamentais para evitar acidentes. Na Zona Rural de Juazeiro e Petrolina a reportagem do Blog Geraldo José flagrou dezenas de condutores ignorando regras de trânsito e não fazem o uso de capacete, equipamento  indispensável na condução de motocicletas.

No Distrito de Maniçoba, localizado em Juazeiro é um "verdadeiro local sem lei e regras de trânsito". Fotos mostram até três pessoas numa mesmo moto. Em Petrolina o péssimo exemplo também não foge a regra nos núcleos 10 e 11 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. Os motociclistas circulam pelas ruas sem o equipamento de proteção. ..

Miguel anuncia duplicação da Clementino Coelho e construção de pista para ciclistas

Com um investimento de R$ 4,8 milhões, um projeto histórico de mobilidade para Petrolina sairá do papel. O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta terça-feira (22), a ordem de serviço para a duplicação da pista de veículos e construção de ciclovia na Avenida Clementino Coelho. As obras começam já na próxima semana e devem ser inauguradas em abril.

A duplicação abrangerá 2,4 km de extensão da Clementino Coelho, dobrando para 14 metros de largura as faixas de trânsito. A primeira etapa concentrará as frentes de trabalho na empresa Gontijo até duplicar as vias em direção ao monumento da Bíblia. Em seguida, as obras vão alargar a avenida até a altura da Faculdade Maurício de Nassau. Em paralelo à duplicação, a Prefeitura de Petrolina irá construir uma pista para uso dos ciclistas. ..