RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 245 registros para a palavra: chesf

Juazeiro: Moradores do bairro Angari começam a fazer mudanças para fugir da inundação do Rio São Francisco

O quadro de Situação de Cheias na bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi formalizado no dia 11 passado e os moradores do bairro Angari começaram a saír do local, visto que o setor com construções de casas é reconhecida como zona de atenção prioritária de risco.

A reportagem da REDEGN esteve no local na manhã deste sábado (15) e constatou o aumento das águas. Confira a referência da estátua do Nego d'agua. Com o avanço da cheia as casas já estão a poucos metros em zona de possibilidade de inundação...

Sobradinho: Vice-Prefeito e Coordenador da Defesa Civil alerta sobre aumento da vazão da Barragem de Sobradinho

Em entrevista concedida à Radio São Francisco FM, na última quarta-feira (12), o vice-prefeito, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e também coordenador da Defesa Civil de Sobradinho, Jarques Canturil, falou sobre os impactos do aumento da vazão da barragem de Sobradinho.

De acordo com informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o aumento do nível do rio está a oito metros e 24 centímetros acima do normal, registrando a maior cheia dos últimos 14 anos...

Cenário da Ilha do Rodeadouro muda com cheia do Rio São Francisco. Água avança com aumento da vazão da barragem Sobradinho

A ilha do Rodeadouro continua dando sinais da cheia do Rio São Francisco.  Nesta sexta-feira (14), A REDEGN acompanha a evolução da cheia. A água sobe a cada minuto tornando o cenário do local completamente diferente. Várias barracas que estão instaladas na calha do rio agora tem o espaço ocupadas pelas águas que aumentam. 

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou o aumento da vazão da água da barragem do Sobradinho desde a última quarta-feira (12). O objetivo é liberar mais água por causa das cheias no rio São Francisco e isto vem provocando mudanças na vida e também no cotidiano dos comerciantes, a exemplo da Ilha do Rodeadouro que sobrevivem do turismo local...

Rio São Francisco: Chesf e prefeituras reforçam alerta para moradores que estão nas áreas de ocupações irregulares

Depois de 12 anos, as regiões do Submédio e do Baixo São Francisco terão vazões em patamares elevados. A vazão está subindo gradualmente desde o dia 12 de janeiro e vai alcançar 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no próximo dia 24. Toda essa água na região árida do Nordeste brasileiro movimenta curiosidade e o turismo.

A partir da sexta-feira, a Cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, voltará a integrar a paisagem, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos na região. ..

Aumento da vazão de Sobradinho preocupa moradores do Angary; prefeitura diz que fará plano de ação

A notícia de que a vazão de Sobradinho deve chegar a 4 mil m³/s até o próximo dia 24 de janeiro, índice jamais visto desde 2009, preocupou os moradores da comunidade ribeirinha do Angary, situada às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro. Isso porque os moradores temem situação pior que a enfrentada no final de 2020, quando muitas famílias tiveram que deixar suas casas em virtude do aumento do volume do rio.

Sobradinho, que atualmente tem 60% de seu volume útil, hoje opera com defluência de 816 m³/s, enquanto sua afluência (água que entra) é de 4.700 m³/s. A partir desta quarta-feira, a defluência vai aumentar para 1.300 m³/s. A cada dois dias, a vazão vai aumentando 500 m³/s, chegando, portanto, a 4.000 m³/s no dia 24 de janeiro, conforme comunicado emitido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) [leia mais abaixo]...

Após chuvas, vazão de Sobradinho vai chegar a 4 mil m³/s, maior índice de água liberada desde 2009

A vazão do Lago de Sobradinho, no Norte da Bahia, vai aumentar a partir de amanhã (12), e deve chegar a um patamar jamais visto desde 2009. É o que aponta um comunicado emitido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) nesta terça-feira (11), que informa que a defluência (água que sai) deve chegar a 4 mil m³/s até o próximo dia 24 de janeiro.

A carta, emitada ontem (10) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), formaliza a declaração da situação de cheia nos reservatórios da Bacia do São Francisco, "face às expressivas chuvas ocorridas a montante na UHE Três Marias com a consequente elevação da sua afluência". A medida também vale para o Reservatório de Xingó...

Volume de águas no Lago de Sobradinho segue com tendência de alta. Confira os números

Relatório encaminhado à redação da redeGN pelo engenheiro elétrico Ailton Candeia, com dados oficiais da ANA – Agência Nacional de Àguas e Saneamento Básico, aponta para um aumento significativo nos reservatórios ao longo do Rio São Francisco.

A Barragem de Três Marias, em Minas Gerais, de acordo com o relatório, chegou a 69,9% da sua capacidade, com afluência de 4.780 m³ e liberação de pouco mais de 230 m³ por segundo para garantir um aumento mais consistente na capacidade de armazenamento da represa...

Chesf afirma que mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias reservatório da Usina Boa Esperança opera em condições seguras

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias, na Bacia do Rio Parnaíba, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança opera em condições seguras, de acordo com o que preconiza a Lei de Segurança de Barragens.

A Companhia vem realizando o controle do fluxo d’água, obedecendo às regras operativas vigentes, com o objetivo de preservar a segurança da barragem e minimizar impactos para a população ribeirinha...

(Chesf) eleva a vazão defluente do Reservatório de Boa Esperança, no Piauí

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevará a vazão defluente do Reservatório de Boa Esperança, no Piauí, para 1.000 metros cúbicos por segundo diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição de ontem (27).

 As medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório. A vazão máxima que vinha sendo praticada era de 576 m³/s.  ..

Chesf prevê aumento do volume útil de Sobradinho para os próximos dias

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) prevê aumento do volume útil da Barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia, nos próximos dias. A previsão é que o reservatório ultrapasse 43% de sua capacidade até o dia 17 de dezembro, contrariando o movimento de queda, portanto, que vinha registrando nas últimas semanas.

Atualização de ontem (3) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrava 38% de volume em Sobradinho. Segundo documento emitido pela Chesf, o índice deve subir cerca de 1% até amanhã (5), e ultrapassar os 40% na quarta-feira (8), quando deve chegar a 40,33%. Até 17 de dezembro, deve chegar a 43,22% de volume útil, diz o documento...

Chesf anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em usinas hidrelétricas de Sobradinho e mais 3 cidades

Com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, hoje (23), investimentos de R$ 1,5 bilhão no Programa de Modernização das Instalações de Geração da Empresa. As usinas hidrelétricas de Sobradinho e Paulo Afonso IV, na Bahia; de Luiz Gonzaga, em Pernambuco; e de Xingó, em Sergipe, receberão os investimentos ao longo de dez anos, com substituição de equipamentos analógicos para recursos digitais, disse a Companhia.

O ministro Bento Albuquerque conheceu as instalações das usinas de Paulo Afonso e destacou o orgulho de participar do evento de lançamento do programa de modernização. "Esse é o maior Programa de Modernização do País, em hidrelétricas", destacou o diretor de Engenharia da Chesf, Reive Barros, responsável pela área de Engenharia da Companhia, que informou ainda que o programa está previsto no Plano de Negócios e Gestão da Companhia e que já foram iniciadas as contratações.  ..

Chesf anuncia nova diminuição da vazão da Barragem de Sobradinho. Agora é 800 metros cúbicos por segundo

Em atendimento à demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai reduzir a partir desta terça-feira, a defluência média diária da Usina de Sobradinho, na Bahia, saindo dos atuais 1.000 m³/s para 800m³/s.

Atualmente, o reservatório está com apenas 33% de volume útil de capacidade...

Rio São Francisco: Chesf informa vazão da barragem de Sobradinho 1300 metros cúbicos por segundo nesta quinta (21)

A Companhia Hidro Elétrica do São Franciso (Chesf) continua dando continuidade ao processo de comunicação da operação nos reservatórios do São Francisco atendendo a solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS). A Chesf informa que vai reduzir  a vazão média diária de Sobradinho de 1600 metros cúbicos por segundo para 1300 m3/s.

A vazão de 1300 m3/s entra em vigor a partir desta quinta-feira 21...

Tremores de terra são registrados em Canindé de São Francisco. Chesf envia nota e garante segurança da Usina Xingó

Tremores de terra foram registrados no município de Canindé de São Francisco, nessa segunda-feira. A informação foi confirmada nesta terça (28) pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o professor Eduardo Meneses, os tremores foram pequenos e sentidos pela manhã e agora à noite. “O evento chegou a magnitude maior de 1.3 e os outros em torno de 1 e menos de 1. A intensidade deles é bem pequena, mas como devem ser rasos é por isso que foram sentidos pela população”, explicou...

Moradores de Paulo Afonso reclamam de "muros" em pontos turísticos. São diques para preservar barragem, afirma Chesf

Moradores de Paulo Afonso, Bahia reclamam de construção de "muros" em pontos turísticos no entorno da barragem. No site da Chesf, o orgão afirma que "Para melhor preservar a segurança e o bem estar de toda a população do entorno das suas barragens e diques, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem desenvolvendo um conjunto de ações de preservação e manutenção das Áreas de Segurança de Barragens que, na Regional de Paulo Afonso (BA), inclui o Complexo Hidrelétrico, as usinas Luiz Gonzaga (Itaparica) e Xingó.

 De acordo com a Chesf as  áreas de segurança estão sendo delimitadas e identificadas, em atendimento à Lei nº 12.334/2010 (artigo 8º – inciso VI) e regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

Outubro e novembro, a Chesf opera com suas hidrelétricas em plena atividade

Neste mês de setembro e nos meses de outubro e novembro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estará com suas hidrelétricas em plena atividade, garantindo 7.000 MW médios de energia limpa para o Sistema Interligado Nacional (SIN), um recorde de geração da Empresa que não era alcançado desde 2012. 

O Nordeste tem apresentado geração de 20.000 MW médios. Desse total, a Chesf participa com aproximadamente 35% somando hidrelétricas e parques eólicos próprios. ..

Chesf: Usinas Paulo Afonso IV (BA), Xingó (AL/SE) e Luiz Gonzaga (PE) realizam testes para simular possíveis "apagões"

As usinas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) Paulo Afonso IV (BA), Xingó (AL/SE) e Luiz Gonzaga (PE) concluíram os Testes de Autorrestabelecimento (black start) Integral 2021, como parte da programação anual das usinas da Regional de Paulo Afonso.

De acordo com o gerente Regional de Operação de Paulo Afonso, Elerson Carlos, a Companhia realiza esses ensaios anuais para simular nessas usinas as mesmas condições de um apagão, momento em que são colocados à prova todos os equipamentos de partida auxiliar para os geradores principais serem ligados e, assim, proceder o autorrestabelecimento integral...

Chesf aumenta vazão de Sobradinho para 1.300 m³/s a partir de segunda (30)

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão diária do Lago de Sobradinho de 1.000 m3/s para 1.300 m3/s a partir da próxima segunda-feira (30). Esse quantitativo deve permanecer até nova reavaliação.

Segundo a Chesf, o aumento atende às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e se deve à otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), e à necessidade de manutenção do armazenamento do Reservatório de Itaparica, em, no mínimo, 30% do volume útil...

Petrolina debate plano de contingência para Barragem de Sobradinho

Periodicamente, a equipe de Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil de Petrolina-PE, se reúne para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), como também as ações de risco referente à Barragem de Sobradinho (BA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). E nesta sexta-feira (30), mais uma vez, os agentes se reuniram virtualmente com o objetivo de apresentar o PLANCON às Secretarias do município de Petrolina.

O PLANCON é um documento que estabelece procedimentos que visam minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem, priorizando-se a preservação de vidas...

Privatização da Eletrobras/Chesf é a maior do país. Segundo ministério, medida pode gerar R$ 100 bi aos cofres públicos

A Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia publicou nota em que afirma que a aprovação da Medida Provisória 1.031/2021 pelo Congresso Nacional, que prevê a privatização da Eletrobras, “representa um momento histórico para o país e chega com 26 anos de atraso”. A primeira tentativa de privatização da empresa ocorreu em 1995.  

O texto base da MP, aprovada na Câmara na segunda-feira (21), prevê, entre outras medidas, a emissão de novas ações da Eletrobras, a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União. A matéria segue, agora,  para sanção do presidente Jair Bolsonaro...