RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 311 registros para a palavra: campo formoso

Campo Formoso: Prefeito renuncia antes de julgamento de processo

O prefeito eleito de Campo Formoso, Adolfo Menezes (PSD), renunciou ao cargo, nesta sexta-feira (18), em razão do impasse judicial que pode anular a eleição municipal. O político, que é deputado estadual, disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que não pode arriscar perder um mandato. "Ninguém sabe o que vai acontecer", comentou. Caso ocupasse oficialmente o cargo de prefeito, Menezes perderia o posto de parlamentar e correria o risco de ser cassado. Sobre o processo em julgamento, no qual é acusado de fazer campanha fora do período determinado, o novamente deputado disse que conhece a legislação porque já disputou diversas eleições. "A lei diz que não pode fazer campanha a partir de junho e eu não fiz. Meus opositores tentaram essa manobra prevendo que perderiam as eleições, mas o que eu fiz eles também fazem. Uns divulgam mais que os outros", destacou, ao lembrar que nunca foi multado por propaganda fora do período permitido. A expectativa é a de que o julgamento do processo aconteça a partir do dia 21 de janeiro, em Salvador. Com a saída de Adolfo Menezes assume o vice, Eurico Soares do Nascimento, o Doutor Eurico, também do PSD. Na Assembleia, o suplente Capitão Fábio (PRP), que não chegou a ser empossado junto com os novos deputados, não será mais convocado. ..

Leitor reconhece engano em denúncia sobre a construção de cisternas na comunidade de Baixinha em Campo Formoso

Senhores, a liberdade de expressão (entre outras liberdades), num país em que a contestação já foi motivo de prisão, perseguição e tortura é uma das nossas maiores vitórias. Dentre os diversos meios de comunicação existentes a internet tornou-se a mais rápida e de mais fácil acesso. Recentemente, escrevi neste blog a minha indignação com supostas cobranças indevidas na construção de cisternas na Comunidade de Baixinha, no Salitre, município de Campo Formoso-BA. Destarte, reforço a importância do Blog do Geraldo José para região Sanfranciscana também como meio como esclarecedor de fatos, uma vez que graças ao registro da minha contestação no referido blog, fui procurado pelo Presidente da Associação Agropastoril de Baixinha que tratou a cerca do caso em pauta apresentando documentação relativa ao convênio de construção de cisterna na Comunidade por ele representada. Diante disso, ficou esclarecido que:

1 – No convênio reza a parceria da Associação com, no mínimo, 10% dos gastos com a obra que pode ser em espécie em prestação de serviços;..

Associação Comunitária e Agropastoril de Baixinha em Campo Formoso contesta denúncia de leitor

Nota Pública da Associação Comunitária e Agropastoril de Baixinha

O presidente da Associação Comunitária e Agropastoril de Baixinha, município de Campo Formoso, após tomar conhecimento da nota publicada neste Blog, de autoria do Sr. Cleyton Gustavo de Carvalho, na ultima quarta-feira (19), vem informar que, estivera com o Sr. Cleyton e, naquela oportunidade apresentou para o mesmo toda documentação que comprova total lisura de procedimentos da citada associação, na execução das cisternas, objeto do convenio de numero 470/11...

CAR esclarece sobre cobrança de cisternas no povoado de Baixinha/Campo Formoso

A Assessoria de Comunicação da CAR em Salvador enviou nota ao Blog explicando o procedimento da empresa na construção de cisternas no povoado de Baixinha/Campo Formoso. Confira:

Em atenção à matéria publicada no Espaço do Leitor sobre a possibilidade de cobrança indevida de cisternas domiciliares implantadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no povoado de Baixinha, situado no município de Campo Formoso, cumpre-me informar que todos os projetos financiados pela CAR, no âmbito do programa Produzir, são viabilizados através de convênios firmados com as associações comunitárias...

Elmar repudia "abuso" da Polícia Federal em Campo Formoso

O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para repudiar as abordagens feitas pela Polícia Federal no município de Campo Formoso, sua cidade natal, quando garimpeiros foram presos acusados de exportar pedras preciosas para a Índia. A operação, batizada de Barílio, foi noticiada pela imprensa nacional e criticada pelo parlamentar.

“Não sou contra qualquer tipo de investigação, até porque acho e defendo que o nosso país tem que ser passado a limpo. Sou contra os abusos, como o que aconteceu em minha cidade. Pessoas conhecidas da comunidade, que estudaram conosco, amigos da nossa família, todos eles foram detidos e passaram quatro, cinco dias presos para dar depoimentos. Não haveria nenhuma necessidade disso. As pessoas foram desmoralizadas”, disse Elmar...

Casa Nova e Campo Formoso ganharão agências do Banco do Nordeste em breve

O Banco do Nordeste inaugurará neste mês mais cinco agências no Estado da Bahia, nos municípios de Salvador, Porto Seguro, Cruz das Almas, Feira de Santana e Brumado. As solenidades de inauguração ocorrerão, respectivamente, nos dias 18, 20, 26, 27 e 28, com a presença do presidente da Instituição Ary Joel Lanzarin, diretores do Banco e autoridades locais. As novas unidades fazem parte da estratégia de expansão da rede do Banco do Nordeste, iniciada neste semestre. O planejamento prevê a inauguração, em toda a área de atuação do Banco, de 108 Agências até o final do próximo ano, das quais 26 serão instaladas ainda este ano.

De acordo com o plano, estão previstas ainda mais 19 Unidades no Estado, em : Ipirá, Lauro de Freitas, Seabra, Araci, Barra da Estiva, Campo Formoso, Candeias, Casa Nova, Catu, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ibotirama, Jaguaquara, Monte Santo, Santo Amaro, Serrinha, Tucano, Vitória da Conquista e Xique-Xique. Todas as novas unidades vão funcionar com a quantidade mínima de papel. Para isso, toda documentação utilizada pela agência, será digitalizada e transferida para um arquivo central. Além da economia de papel, esta tecnologia gera a redução da necessidade de espaço físico, simplifica a armazenagem de dados, traz agilidade e mobilidade e diminui custos do processo.

Para melhorar sua eficiência operacional, o Banco está investindo na modernização do seu parque tecnológico, adquiriu recentemente 584 terminais e salas de autoatendimento, além de servidores, computadores e uma rede wan, que promoverá um aumento na velocidade de comunicação entre as unidades do BNB, proporcionando uma maior disponibilidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e está implantando uma nova plataforma de sistemas...

Natural de Campo Formoso, morreu nesta quarta (14) o ex-jogador Alex Alves

 
Esse post é para quem gosta de futebol. Morreu hoje o ex-atacante Alex Alves, que teve passagens marcantes por Palmeiras, Cruzeiro e Vasco, morreu às 8h40 desta quarta-feira (14), aos 37 anos de idade. O jogador lutava contra um quadro de leucemia e estava internado no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. A assessoria da instituição confirmou a informação.
 
O que me chamou a atenção, é que pouco tempo atrás o jogador deu uma entrevista contando um pouco sobre sua trajetória nos gramados, a gastança de dinheiro e seu amor pelos livros. Aí sim me surpreendi! Alex Alves fazia o estilo pegador, sempre de cabelo pintado, dançando pagode e comemorando seus gols com movimentos de capoeira. Alex é natural de Campo Formoso-BA e despontou para os gramados no Vitória-BA). Sempre com seu jeito irreverente e sua capoeira de malandro.
 
Gente boa, nunca arrumou muitos inimigos no futebol. Não defendia um clube desde 2010, mas nunca declarou como encerrada sua carreira futebolística. Revelou que suas pretensões agora eram montar um café e uma livraria, para assim passar o resto da vida, perto do que  mais gostava de fazer, ler!
 
Confesso que fiquei surpreso em ver Alex Alves como um amante das letras, a imagem do boleiro é, e sempre será mais marcante, mas fica mais uma vez comprovado, quem vê cara não vê intenção.Desejo para a família toda a paz do mundo, o futebol está de luto sim, um grande atacante e uma boa pessoa se despede, descanse em PAZ! Capoeirista, literato e fanfarrão Alex Alves.
..

Oficina de teatro para jovens em Campo Formoso

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro: O Jovem na Cena, que será realizadagratuitamenteno município de Campo Formoso no período de 05 a 14 de novembro de 2012.  A oficina terá a carga horária de 46h e o participante terá direito a certificado. A oficina abordará elementos que compõe a cena (cenário, figurino), técnicas de improvisação e interpretação para o desenvolvimento da consciência corporal e vocal do ator. Esta vivência resultará em uma montagem cênica final, que será aberta a toda a comunidade.  

Ministrada pelo professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Maurício Pedrosa, este projeto visa instrumentalizar jovens que atuam na área das artes cênicas e possibilitar que pessoas interessadas possam ter um primeiro contato. Para tanto, o interessado deve ter entre 17 a 29 anos ou ser educador com trabalho voltado a área das artes. Estes educadores poderão atuar no curso apenas como ouvintes. Para Poliana Bicalho uma das idealizadoras deste projeto, esta ação pretende contribuir com o fortalecimento da linhagem teatral no Território Piemonte do Itapicuru, através de uma proposta de trabalho colaborativa...

Campo Formoso: Comício acaba em atentado e três pessoas ficam feridas

 
Três pessoas ficaram feridas após um homem encapuzado roubar um carro e atropelar o grupo que participava de um comício em Campo Formoso, no norte baiano, na noite desta segunda-feira (13). O evento ocorrido no bairro Campo de Avião pertencia à coligação “De mãos dadas com o trabalho”, liderada pelo candidato a prefeito Santana (PP). O veículo que teria sido roubado de um candidato a vereador foi incendiado pelo homem. Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Elmar Nascimento (PR), usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia e disse que já encaminhou um ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, e solicitou a realização de uma audiência. Segundo o parlamentar, outro ofício foi enviado à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em que pede a designação da Polícia Federal para acompanhar o caso. “Solicitei, inclusive, o envio de Forças Federais se necessário, para evitar que uma catástrofe aconteça”, disse Nascimento.
..

Santana e Dr. Chiquinho promovem carreata e comício em Campo Formoso

 

O povo de Campo Formoso assistiu sábado (4) a uma das maiores manifestações política da história do município. Uma carreata com quase 900 carros e um comício com cerca de 10 mil pessoas mostraram a força da chapa Santana e Dr. Chiquinho. Dos eventos participaram o deputado Elmar Nascimento (PR), o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, além do ex-deputado Raimundo Sobreira.

Elmar Nascimento lembrou que ser deputado não é somente dizer que é amigo do governador. “É preciso ter um mandato atuante no legislativo, fiscalizando o governo e lutando pelos interesses da população, em especial a mais carente”. Já Aleluia disse que sempre soube da força de Santana e Chiquinho na cidade, mas que aquele comício o surpreendeu pela quantidade e pela qualidade dos presentes. “Sinto a animação e a alegria estampada no rosto de cada um e vocês, pressentindo a possibilidade de ter na Prefeitura uma gestão voltada para o bem estar do município”, afirmou. ..

Ex-prefeito de Campo Formoso tem registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral

O ex-prefeito de Campo Formoso, José Joaquim de Santana (PP), teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (31). O ex-gestor, que pretendia tentar retornar ao poder, está impedido de disputar as eleições deste ano no município do norte baiano. A Justiça acatou o pedido de impugnação feito pelo Ministério Publico Eleitoral (MP-BA), pela a coligação liderada pelo candidato a prefeito Adolfo Menezes (PSD), adversário político de Santana e por um candidato a vereador do município. O nome do ex-alcaide aparece na lista encaminhada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à Justiça Eleitoral com o nome dos gestores com contas rejeitadas. O pepista recorrerá da decisão. ..

Campo Formoso recebe Exposição Itinerante do Museu Geológico da Bahia

A Prefeita de Campo Formoso, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, está recebendo na cidade desde o dia passado, 24, e se estende até a próxima sexta-feira, 27, o Museu Geológico da Bahia, com o seu projeto Exposição Itinerante que traz algumas peças do seu rico acervo, buscando contribuir para a democratização do ensino e popularização das geociências, visando um conhecimento sobre os recursos minerais regionais, sua exploração e relação com o meio ambiente. “É um grande privilégio receber este museu em nosso município, portanto aproveite esta oportunidade, faça uma visita e conheça mais sobre os recursos minerais da nossa região, sua exploração e relação com o meio ambiente”, declarou a prefeita de Campo Formoso, Iracy Andrade de Araújo. As atividades estão sendo realizadas no Clube Social de Campo Formoso...

Governador enfrenta protesto de professores e alunos em Campo Formoso

 

O governador Jaques Wagner enfrentou protestos de professores e alunos da rede estadual de ensino na manhã desta quarta-feira (27), em Campo Formoso, durante a solenidade de entrega dos 12 Kms de estrada asfaltada entre Campo Formoso e o distrito de Socotó.

Em greve há mais de setenta dias, os professores compareceram ao centro da cidade munidos de faixas, cartazes e vaiaram durante todo pronunciamento do governador...

Wagner entrega à população de Campo Formoso rodovia recuperada

A rodovia estadual que liga Campo Formoso ao distrito de Socotó, com extensão de 12,4 quilômetros, foi inaugurada, agora há pouco (27), pelo governador Jaques Wagner, com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar. Foram investidos R$ 4,3 milhões na recuperação da estrada, por onde trafegam, diariamente, 120 veículos, beneficiando aproximadamente 35 mil moradores dos municípios de Campo Formoso, Antonio Gonçalves e Senhor do Bonfim, no nordeste da Bahia. ..

OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM CAMPO FORMOSO

Na última quarta-feira, dia 30, foram apreendidos em Campo Formoso, os adolescentes de iniciais M.G.S., 15 anos, residente no bairro Santa Luzia e D.N.S., 15 anos, residente no centro, por terem furtado do vendedor ambulante Jorge Camilo, 27 anos, residente no Distrito de Igara, município de Senhor do Bonfim – Ba, 35 (Trinta e cinco) relógios de pulso e  (01) uma pulseira de relógio, de marca Champion. Os adolescentes foram apresentados à autoridade competente, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

..

Campo Formoso: População está sem delegado há quase um mês

A cidade de Campo Formoso, há quase um mês, está sem delegado, após o delegado local César Romero pedir afastamento do cargo para se tornar pré-candidato a vereador. Em protesto, o deputado estadual Elmar Nascimento (PR) afirmou que irá encaminhar ofícios ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa, e ao delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, no sentido de buscar providências emergenciais para o problema. “A violência na Bahia avança em todos os campos da área de segurança pública. Não podemos permitir que a população de Campo Formoso deixe de contar com um serviço tão essencial. É imprescindível a presença de um delegado em nossa cidade, para que o pânico e o medo não assumam proporções ainda maiores”, ponderou o deputado. ..

54ª CIPM prende assaltante em Campo Formoso

Por volta das 21h40min do último dia 14, foi detido e conduzido a Delegacia de Policia Civil de Campo Formoso por ter roubado o celular de uma jovem, de 24 anos, Rafael Augusto dos Santos, 24 anos,  residente na cidade de Salvador e a aproximadamente 50 dias, encontrava-se hospedado na casa da sua tia, localizada na Rua Olavo Bilac, nº 213, bairro São Francisco. Ao tentar empreender fuga pelos telhados das casas localizadas na Rua Antônio Lino, caiu num quintal onde tentou se esconder, momento em que foi encontrado pela guarnição do Pelotão Especial da 54ª Companhia de Polícia Militar. Com algumas escoriações pelo corpo, Rafael foi encaminhado ao Hospital São Francisco, onde foi medicado e posteriormente apresentado à autoridade competente para que fossem tomadas as medidas cabíveis. O acusado já foi reconhecido mediante fotografias por algumas das vítimas de roubos ocorridos no comércio de Campo Formoso. Vale salientar que Rafael já foi preso em flagrante por roubo na cidade de Cataguases, em Minas Gerais. ..

Quilombolas de Campo Formoso receberão ATER do Plano Brasil sem Miséria

Na próxima segunda-feira (6), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) coordena a última etapa de treinamento dos profissionais que prestarão serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultores familiares quilombolas do município de Campo Formoso (BA). A capacitação, que acontecerá na Escola Municipal Augusto Galvão (Praça Castro Alves, no Centro), segue até o dia 10. A partir daí, começa o trabalho em campo, que terá início ainda em fevereiro e beneficiará 2.640 famílias de 26 comunidades quilombolas do local. Os técnicos auxiliarão nas atividades produtivas e no desenvolvimento de projetos coletivos.

O treinamento dá continuidade à capacitação dos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A instituição foi contratada por meio de uma chamada pública do MDA no final de 2011, e colocará em campo 40 especialistas nas mais diversas áreas de atuação, dentre sociólogos, pedagogos, assistentes sociais e agrônomos. Os técnicos estão em treinamento desde janeiro. “Os encontros são essenciais para compreender melhor as especificidades das famílias quilombolas de Campo Formoso. Atuar junto a esta comunidade exige conhecimento da história do Brasil e respeito às tradições locais”, destaca o articulador da EBDA, Samuel Leite.

Em campo, os técnicos concluirão um diagnóstico da situação das famílias, tanto no aspecto social quanto econômico. Eles também vão levar aos quilombolas baianos informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria – plano interministerial de erradicação da pobreza extrema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “O MDA tem iniciativas previstas dentro do Plano, como projetos de estruturação produtiva e distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças”, explica o diretor para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira...

Preso porte ilegal e disparos de arma de fogo em Campo Formoso

 

Por volta das 23 horas, doe ontem, dia 26, a Polícia Militar foi informada, através do 190, que na noite anterior, dia 25, no Povoado de Patos I, em Campo Formoso, um individuo conhecido como “Roberto da Pedrina”, havia efetuado vários disparos, próximo a uma igreja onde ocorria uma novena. Uma viatura da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar se descolou em diligência, ao Povoado de Lages dos Negros, onde segundo informações, o mesmo residia. Ao chegar ao local, o acusado se encontrava na residência de sua genitora, e ao avistar a referida viatura tentou evadir-se, sendo impedido pelos PMs. Ao ser abordado e identificado como Roberto de Araújo, 28 anos, residente à Rua Beira Rio, s/n, foi encontrado em posse do mesmo um revólver de marca Taurus, Cal. 38, nº de série 1817806, com 03 (Três) cartuchos pinados. O acusado foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado a autoridade competente para que fossem tomadas as medidas cabíveis. ..

Operação Verão 2012 em Campo Formoso

A Operação Verão realizada pela 54ª Companhia Independente de Polícia Militar em Campo Formoso com início no dia 07 de janeiro e que se estenderá até 26 de fevereiro deste ano, apresentou os seguintes resultados no último final de semana:

Data: 21 Janeiro de 2012   Locais: Distrito de Bananeiras, Terezinha, Várzea Grande, Marcelo e Antero
   
Pessoas Abordadas                   37 pessoas
Estabelecimentos Abordados  05 estabelecimentos
Veículos 4 rodas abordados    13 veículos
Veículos 2 rodas abordados    16 veículos
Veículos 2 rodas autuados       01 veículo
Veículos 2 rodas apreendidos 01 veículo

Data: 22 Janeiro 2012  Locais: Balneários de São Tomé, Distrito de Lajes dos Negros, Gruta do Salitre, Bananeiras, Terezinha, Várzea Grande, Marcelo e Antero.
   
Pessoas Abordadas                  65 pessoas
Estabelecimentos Abordados 08 estabelecimentos
Veículos 4 rodas abordados    12 veículos
Veículos 2 rodas abordados    16 veículos ..