RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 397 registros para a palavra: bolsa familia

Encerra hoje prazo para informação de freqüência escolar para cadastrados no Bolsa Família.

Termina hoje hoje (22) o prazo para que escolas informem ao Ministério, da Educação a freqüência escolar de crianças e adolescentes cadastrados no Programa Bolsa Família. Segundo dados do último relatório parcial do programa, estados e municípios não prestaram informações sobre a situação de 59% dos alunos beneficiados pelo programa de distribuição de renda do governo federal, percentual que corresponde a 10,1 milhões de estudantes.

O MEC acompanha a cada bimestre a frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família com idade entre 6 e 17 anos. De 2006 a 2008, foram alfabetizadas 940 mil pessoas com mais de 15 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, das quais cerca de 650 mil também eram beneficiárias do Bolsa Família...

Juazeiro: Bolsa Família divulga lista de beneficiários para atualização cadastral

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através da gerência do Bolsa Família, divulga lista de convocação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para atualização cadastral dos beneficiários do programa. A lista está disponível na Seiasc, nas unidades do Restaurante Popular e na Casa do Bolsa Família, situada na Rua Canafístola, S/N, bairro Centenário, onde os beneficiários convocados deverão comparecer munidos de todos os documentos de identificação: CPF; RG; Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Carteira de Trabalho e Declaração Escolar da(s) criança(s).

O atendimento aos convocados acontecerá desta terça-feira (20) até a próxima sexta-feira (23), das 07h30 às 18h, e serão distribuídas 200 senhas por dia. A coordenadora do Bolsa em Juazeiro, Polliana Pacheco, informou que apenas as pessoas convocadas serão atendidas. “Quem não está na lista não precisa comparecer, pois isso significa que a sua situação já está regularizada. Esta semana faremos um atendimento diferenciado para acelerarmos o processo, mas a data-limite continua sendo o dia 30”, explicou. Segundo averiguação do MDS, em Juazeiro restam atualizar a situação cadastral apenas esses 2.256 beneficiários convocados. ..

Beneficiários do Bolsa Família serão qualificados em Juazeiro e outros municípios da Bahia

Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão ofertados na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. Somente na Bahia, 13 cidades, com população acima de 100 mil habitantes, serão contempladas com a ação.

Nesta terça-feira, aconteceu, no auditório do Serpro, na avenida Paralela, a reunião de pactuação de vagas, com as presenças de representantes do governo estadual, governo federal e prefeituras. O Pronatec, mobilizado na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e visa ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de incremento da formação e qualificação. Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família...

Bolsa Família tem atividades suspensas durante esta semana

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através da Coordenação do Programa Bolsa Família, informa que durante esta semana o atendimento aos usuários está suspenso devido a manutenção dos computadores da Casa do Bolsa.

A coordenadora do Bolsa Família no município, Poliana Pacheco, explicou o motivo. “O sistema estava muito lento e travando os computadores a cada pessoa atendida, por isso resolvemos dar essa parada para que os técnicos façam a manutenção das máquinas e a gente tenha o atendimento normalizado já no início da próxima semana”, ressaltou.

Desde a mudança do Sistema de Informação feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a capacidade dos atendimentos, agora on line, em todo o Brasil só podem chegar a no máximo 100 pessoas/dia. As fichas são entregues a partir das 07 horas da manhã, sendo as segundas e quartas-feiras reservadas para o público do interior e as terças e quintas para o público da sede do município.

Josenaldo Cícero, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Seiasc, explicou que não haverá nenhum prejuízo para os beneficiários. "Muito pelo contrário, o serviço de manutenção objetiva melhorar ainda mais o atendimento para a população beneficiária do Bolsa Família em Juazeiro. ..

Tumulto no recadastramento do Bolsa Família em Juazeiro

Um princípio de tumulto na sede do programa Bolsa Família no bairro Centenário, na manhã desta quinta-feira (10) acabou por atrasar ainda mais o recadastramento dos beneficiários dos diversos bairros da cidade.

A situação foi contornada com a presença de membros da Guarda Municipal que passaram a controlar o acesso de quem ia ser atendido por meio de fichas...

Programa Bolsa Família é ampliado em Jaguarari

O Bolsa Família, programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, distribuiu em Jaguarari, somente no mês de outubro, R$ 511.170,00 (quinhentos e onze mil cento e setenta reais). No entanto, vale salientar que os valores oscilam a cada mês, já que novas pessoas são incluídas e outras excluídas do programa, de acordo com os critérios de participação do programa. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa.

No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas sejam assistidas pelo programa; desses, Jaguarari corresponde atualmente a 4.448 (quatro mil quatrocentas e quarenta e oito) famílias beneficiadas. Os beneficiários terão que ir até o Cras - Centro de Referência da Assistência Social, que tem como responsabilidade da secretaria de desenvolvimento social da prefeitura que fica localizado na Rua José Gonçalves, próximo ao estádio municipal, já em Pilar, todos deverão ir ao Cras situada na Rua da Baraúna nº 1653 e falar com os responsáveis pelo programa para realizar o cadastro e colocar a senha...

Crédito suplementar do Bolsa Família será votado esta semana

A reunião para a apreciação do projeto do crédito suplementar de R$ 755 milhões para pagamento de reajustes dos benefícios do Bolsa Família foi transferida para a próxima terça (12), no Congresso. Segundo o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), até lá, os parlamentares vão tentar costurar um acordo para a votação da matéria. O texto já recebeu parecer favorável na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. (Com informações de Cláudio Humberto) ..

Secretaria de Ação Social faz recadastramento do programa bolsa família em Sobradinho

A Prefeitura de Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Social (SASE), iniciou desde o mês de março, o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. O recadastramento visa atualizar as informações das famílias de baixa renda junto ao Governo Federal que já recebem ou que necessitam do benefício.

O recadastramento será realizado até o dia 30 de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 7:30h às 13h, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Para se recadastrar, é preciso apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração de escolaridade atualizada dos filhos. O não comparecimento pode implicar no cancelamento do benefício...

Bolsa Família Itinerante estará no distrito de Abóbora

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) está enviando para o distrito de Abóbora, nesta sexta-feira (3), a equipe do Bolsa Família Itinerante para atendimento aos usuários do programa. Na oportunidade, serão feitos recadastramento e também novos cadastros para as famílias que ainda não foram inseridas.

Esta é uma iniciativa da própria Prefeitura de Juazeiro, através da Seiasc, visando facilitar o acesso às informações do Bolsa Família aos moradores das localidades mais distantes que encontram dificuldades para se dirigir até a sede do município. Os moradores de Abóbora e povoados próximos deverão comparecer na Escola Municipal Manoel de Souza Bonfim nesta sexta-feira (3), a partir das 10 horas, munidos dos documentos de identificação. ..

93% dos municípios informaram gastos de 2009 com a gestão do Bolsa Família

Das 5,2 mil cidades que cumpriram a determinação no prazo, 4,2 mil já tiveram as contas aprovadas pelos conselhos municipais de assistência social. As prefeituras que ainda não fizeram esse procedimento têm até 31 de maio para prestar as informações. As 357 prefeituras que não informaram deixam de receber recursos neste mês, até regularizarem a situação.

O índice, superior a 93%, foi considerado positivo pelo MDS. As 357 que não atenderam ao requisito ficarão sem receber o IGD-M de maio e dos meses subsequentes, até que as pendências sejam resolvidas. Isto pode ser feito por meio da ferramenta eletrônica do Sistema Único de Assistência Social, o SuasWeb.

Os recursos do IGD-M são destinados exclusivamente às ações administrativas do Programa Bolsa Família pela gestão local. A obrigatoriedade da apresentação para o recebimento do repasse mensal passou a valer a partir de 2011 sobre os gastos ocorridos dois anos atrás. A suspensão não prejudica as 12,9 milhões de famílias atendidas pelo programa. Os beneficiários continuam sacando os valores normalmente nas datas previstas no calendário anual de pagamento...

Vacinação contra a gripe será levada aos usuários do Bolsa Família - Bolsa Itinerante chegará ao distrito de Pinhões

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), estará levando a campanha de vacinação contra a gripe para os usuários do Programa Bolsa Família. A ação acontecerá nesta quinta-feira (19), das 08h às 12h, na Casa do Bolsa Família, que fica situada na Rua Canafístola, S/N, no bairro Centenário. A meta da Seiasc, juntamente com a Sesau, é vacinar cerca de 100 pessoas.
 
Bolsa Família Itinerante em Pinhões
 

A equipe do Bolsa Família Itinerante levará o atendimento a Pinhões onde estará efetuando recadastramento e esclarecendo dúvidas dos usuários da localidade, como também abrindo novos cadastros. Essa ação é uma iniciativa da própria Seiasc visando oferecer maior comodidade aos moradores do interior do município que enfrentam dificuldades em se dirigir até a Casa do Bolsa Família, situada na sede. O atendimento do Bolsa Itinerante em Pinhões ocorrerá nesta sexta-feira (20), a partir das 10 horas, na Escola Municipal do Distrito. ..

Municípios atingem 10% da meta de atualização do Bolsa Família em 2011

Dez por cento de 1,3 milhão de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família e convocadas este ano para atualizar suas informações cadastrais já compareceram às respectivas prefeituras entre janeiro e março de 2011. O primeiro relatório do processo de atualização cadastral deste ano mostra que 129.998 delas já renovaram suas informações junto à base de dados nos municípios em que moram e não correm o risco de ter o benefício bloqueado. Outras 1,2 milhão de famílias precisam procurar a prefeitura antes de 31 de outubro.  

A atualização é realizada pela gestão municipal do Bolsa Família em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda, que atende quase 13 milhões de famílias. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140,00. Surge daí a necessidade de ocadastro ser atualizado a cada dois anos, conforme determina Decreto nº 6.135 de 2007. Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao prazo para evitar que o pagamento seja suspenso a partir de novembro. ..

Petrolina: Bolsa Família paralisa atendimentos de 11 a 23 de maio para migração de sistema

A partir do próximo dia 11 até o dia 23 de maio, o sistema do Programa Bolsa Família passará por migração para o Sistema Versão 7.3 do Cadastro Único (CadÚnico). Por conta desta mudança, os atendimentos do Bolsa Família na Secretaria de Desenvolvimento Social de Petrolina (Sedest) serão paralisados neste período. No dia 24 de maio, o atendimento do Bolsa Família para cadastramento e atualização de dados volta a funcionar normalmente na sede da Sedest, localizada na Rua Valério Pereira, 515, Centro.  

Um dos objetivos da nova versão do sistema é recolher a maior quantidade de dados dos beneficiários para que o cadastro seja mais transparente e eficiente no cumprimento das condicionalidades impostas pelo Bolsa Família. A Sedest ainda informa que os cadastros do Bolsa Família, que também são realizados nas sete unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – nos bairros São Gonçalo, João de Deus, Fernando Idalino, Dom Avelar, São Jorge, distritos de Uruás e Izacolândia – serão suspendidos durante todo o mês de maio. Em junho, o serviço de cadastramento no Programa nestas unidades será regularizado.  

A paralisação dos serviços do Bolsa Família é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para continuidade da expansão nacional do Sistema Versão 7.3 do CadÚnico. De 17 a 20 de maio, os funcionários da Sedest, da Superintendência de Habitação, das unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) e dos CRAS, serão capacitados para operar na nova versão do sistema, no Sest/Senat. Mais informações pelos telefones da Secretaria: (87) 3862-9224 e 3867-4164. A Sedest é responsável pelo desenvolvimento do Bolsa Família em Petrolina...

Casa do Bolsa Família em Juazeiro é entregue a beneficiários

As 23 mil famílias que hoje são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Juazeiro, ganharam nesta segunda-feira (18), o seu mais novo espaço. Com boa localização, sala de espera com televisão, salas climatizadas e informatizadas para o atendimento e banheiros, a Casa do Bolsa Família passa a funcionar a Rua Canafístola, Nº 148, no bairro Centenário.O conforto do novo espaço agradou a dona de Casa Edina Lúcia, moradora do Dom Tomaz que ao lado do prefeito Isaac Carvalho e do deputado estadual, Roberto Carlos e da equipe que integra a coordenação do programa no município, descerraram a placa de inauguração. “Um espaço maravilhoso. Agora temos um lugar só para nós. Gostei muito”, enfatizou Edina.

Comemorando mais um ano de vida neste dia 18, o deputado Roberto Carlos lembrou da importância do Bolsa Família para a economia do país. “Quando Lula iniciou este programa, a oposição disse que ele estaria dando esmola e não trabalho as pessoas, e hoje o que assistimos é uma economia forte, onde o pobre também pode comprar. Fico feliz em ver um espaço como este, com dignidade para atender as pessoas porque não adianta termos grandes obras se não cuidarmos das pessoas, daqueles que mais precisam”, observou o parlamentar...

Prefeitura entrega novo espaço aos usuários do Bolsa Família em Juazeiro

A partir da próxima segunda-feira (18), as 23 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Juazeiro e as 37 mil cadastradas no CadÚnico, do Governo Federal, ganham um novo espaço para atendimento.

A solenidade de entrega da nova sede do Bolsa Família, localizada a Rua Canafístola, Nº 148, no bairro Centenário, terá a presença do prefeito Isaac Carvalho e do secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima, às 10h.

Com mais espaço e conforto, os beneficiários do programa terão disponíveis no atendimento 14 funcionários treinados e qualificados, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. ..

Bolsa Família: Amauri Teixeira (PT-BA) intercede junto ao MDS para garantir o benefício a todas as famílias em Juazeiro

Na última quarta-feira feira (30/3), o parlamentar baiano foi procurado no seu gabinete em Brasília, pelo Gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cultura de Juazeiro, Josinaldo da Silva, para que Amauri pudesse entrar em contato com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome visando a correção de um erro no sistema, que deixaria 6 mil famílias do município sem o recebimento do benefício da bolsa família. 

O deputado se prontificou imediatamente em buscar meios de solucionar o problema. Foi enviado um expediente a Ministra Tereza Campelo informando o ocorrido e solicitando correção no recadastramento das famílias. Vale ressaltar a agilidade em que o problema foi resolvido, pois, no mesmo dia Teixeira promoveu uma audiência com o Secretário Nacional de Renda e Cidadania, o Senhor Tiago Falcão, juntamente com o Senhor Josinaldo da Silva e Senhora Poliana Santos, técnica do Bolsa Família da Prefeitura de Juazeiro...

Bolsa Família tem serviços suspensos de 06 a 08 de abril em Petrolina

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina informa aos beneficiários do Bolsa Família que o serviço de atualização cadastral realizado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) será suspenso por três dias, de 06 a 08 de abril, por motivos de manutenção do sistema. Na próxima segunda-feira (11), todos os serviços do Programa Bolsa Família serão restabelecidos normalmente na sede da Sedest, localizada na Rua Valério Pereira, 515, no Centro, em Petrolina.

A Sedest é responsável pelo desenvolvimento do Bolsa Família em Petrolina, local onde os beneficiários podem atualizar os dados. O cadastro no Programa é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, localizados nos bairros São Gonçalo, João de Deus, Fernando Idalino, Dom Avelar, São Jorge, distritos de Uruás e Izacolândia. ..

VEREADOR DO PV LEVANTA SUSPEITAS SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM JUAZEIRO

O vereador José Carlos Medeiros (PV) declarou hoje (23), durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal que deu entrada em requerimento solicitando do Secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura Crisóstomo Lima, informações atualizadas sobre o cadastro geral de todos os beneficiados do programa Bolsa Família em Juazeiro.

Medeiros quer saber quantos são? Quem são? Onde estão? E os membros da composição familiar com os respectivos valores. “Há indícios de irregularidade. O prefeito tem que fiscalizar os seus liderados porque se não, alguém pode sair preso de dentro daquela prefeitura. Se comprovadas as irregularidades, a oposição entrará na justiça para corrigir possíveis erros neste programa federal que beneficia inúmeras famílias carentes da nossa sociedade”, justificou o vereador do Partido verde...

Prefeitura de Sobradinho começa recadastramento do Bolsa Família

A Prefeitura de Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Social (SASE), iniciou ontem (21), o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. Todos os interessados devem comparecer para o recadastramento, tanto aqueles que já recebem o benefício, quanto os que estão cadastrados, mas ainda não recebem.

O recadastramento será realizado até o mês de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 8h as 13h, no setor do Programa Bolsa Família, localizado no prédio da SASE. Os beneficiários devem comparecer munidos dos originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Contracheque e Comprovante de endereço. O não comparecimento pode implicar no cancelamento do benefício.

De acordo com o gestor do programa Bolsa Família em Sobradinho, Fabrício Barbosa, atualmente a cidade conta com 2.755 famílias beneficiadas. “Todas as famílias terão que passar pelo novo recadastramento. Outras pessoas poderão receber os recursos do Bolsa Família após o início do recadastramento, pois serão feitos também novos cadastrados”, informa o gestor...

Aleluia avisa a Dilma que o povo não quer só Bolsa Família

“A gente não quer só Bolsa Família. A gente quer saúde, educação, segurança e desenvolvimento social e econômico”. Parafraseando a música dos Titãs, “Comida”, o vice-presidente nacional do Democratas, José Carlos Aleluia, manda um recado para a presidente Dilma Roussef, que, nessa terça-feira (01/03) , esteve na Bahia, onde anunciou o reajuste do programa social.

Para Aleluia, a exemplo do que foi na era Lula, a demagogia continua sendo o combustível que move o governo do PT. “A presidente Dilma anuncia que não haverá emprego neste ano, muito menos reajuste para o funcionalismo público. No entanto, concede aumento de até 45,5% para o Bolsa Família”, observa.
Para Aleluia, o corte de R$ 50 bilhões propagado pelo governo Dilma não passa de uma ficção e um atentado à inteligência do povo brasileiro. “Se, efetivamente, a presidente pretendesse dar um fim à farra iniciada por Lula, com gastos espetaculares e ações predatórias, começaria pondo um fim às imensas despesas com a contratação da companheirada, sem levar em consideração o mérito”.

Outra medida eficaz para qualificar os gastos públicos, na opinião de Aleluia, seria suspender a realização de obras inviáveis, como a faraônica transposição do Rio São Francisco e o megalômano trem-bala. “Os trabalhos da transposição estão paralisados ou caminhando em marcha lenta a um custo impróprio para o bolso do povo”, diz. O ex-deputado nota que as ações de Dilma até o momento não sugerem a moralização das contas públicas, mas a continuação da gastança e dos desmandos iniciados e acelerados na gestão Lula. “Essa é a verdadeira razão de o país voltar a viver o terror da inflação”, afirma.

 “O programa Bolsa Família, por exemplo, acabou sendo desvirtuado pelo governo do PT”, diz Aleluia. Segundo ele, ao contrário do que se esperava, por desinteresse do governo, essa necessária ação social não tem aberto perspectivas claras para que as famílias beneficiadas encontrem meios de levar uma vida digna às custas de seu trabalho. “Lula e Dilma construíram uma dependência permanente das famílias mais humildes, que não percebem no horizonte a possibilidade de bancar o seu sustento e nem sequer caminhos para os seus filhos”, critica Aleluia. ..