Foram encontrados 29 registros para a palavra: biodiversidade

No dia Nacional da Caatinga, Prefeitura de Juazeiro celebra a biodiversidade do bioma único e exclusivo brasileiro e conscientiza sobre a preservação

Neste dia 28 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Caatinga e a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), reconhece a importância desse bioma, que é único e conscientiza a sociedade sobre a necessidade urgente de sua preservação.

Esse bioma abrange cerca de 11% do território nacional. Juazeiro, no Vale do São Francisco é marcado pelas belezas naturais da Caatinga, como as Cachoeiras do Salitre, riqueza do Velho Chico e uma fauna e flora com uma biodiversidade rica e única...

Uneb: A importância da preservação da biodiversidade para o uso dos recursos naturais é tema de palestra no dia 22

O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Campus III da UNEB, em Juazeiro.  O SAENGBIO visa discutir temas relacionados à biotecnologia, mercado de trabalho, novas tecnologias e inovações relacionadas ao setor. 

No dia 22, quarta-feira, a programação consta da palestra A importância da preservação da biodiversidade para o uso dos recursos naturais que será proferida pela professora doutora Candida Beatriz...

Dias sem chuvas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região

Os dias sem chuvas mais intensas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região.

A professora da Universidade Federal Rural do Pará e doutora em ecologia Vania Neu ressalta que fenômenos como o El Niño, hoje o principal responsável pela falta de chuvas em parte da Região Norte, são registros naturais e já previstos pelos especialistas. Mas destaca que eventos climáticos extremos estão acontecendo num intervalo cada vez menor...

Pesquisa revela impactos na biodiversidade quatro anos após vazamento de petróleo

Após 4 anos desde o início do derramamento de petróleo cru no litoral brasileiro, um recente estudo do  Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), aponta uma série de impactos em espécies marinhas já percebidos como consequência de um dos maiores crimes ambientais em mares tropicais. A reportagem é de Alice Sales/Agenciaeconordeste

A pesquisa, publicada no periódico internacional Marine Environmental Research, revelou problemas como a ingestão de óleo, alterações nas proporções de sexo e tamanho, anormalidades em larvas e ovos, alterações comportamentais e aumento de mortalidade. Além disso, as consequências do desastre também ainda são sentidas pelas populações litorâneas. O estudo buscou detectar esses danos e apontar quais dados ainda são deficientes sobre o ocorrido nas áreas ambiental e científica. ..

Opinião: Se a sua biodiversidade não é conhecida, por que será preservada?

Propaganda com caju que nasce invertido vira piada na web. Diferente do que aparece no vídeo, o caju fica preso à árvore pelo pedúnculo, como é chamada a parte avermelhada que representa 90% da massa do pseudofruto.

O Instituto Caju Brasil (ICB), fundado em 2018 e com sede em Fortaleza, foi um dos críticos da campanha. Uma mensagem no perfil do ICB afirmou:..

Para o meio ambiente e para os humanos, a ameaça às abelhas implica impactos na biodiversidade

Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios, hormônios secretados por mamíferos e insetos – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da própria vida. Porém, muitas das ações humanas no ambiente, tais como o desmatamento, uso indiscriminado de pesticidas, e fenômenos como o aquecimento global prejudicam essa troca de informações, o que pode impactar a sobrevivência desses insetos.

Abelhas sociais são aquelas que se organizam em colônias, com uma rainha e centenas de operárias, por isso possuem sofisticadas estratégias de comunicação, importantes para a sobrevivência dessa população. Elas transmitem informações sobre as fontes de alimento, como a disponibilidade, a localização exata e o cheiro. ..

Feira da Agrobiodiversidade reúne guardiães de sementes no Semiárido Show

A III Feira da Agrobiodiversidade – Superando a fome e semeando vida, realizada, nesta quarta-feira (02), no Semiárido Show, em Petrolina, reuniu guardiães de sementes crioulas de comunidades apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido. A importância das sementes para a preservação da Caatinga, segurança alimentar e manutenção da vida no Semiárido norteou as discussões durante o evento. 

A atividade foi realizada pela CAR/Pró-Semiárido, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop) e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA/MPA), organizações envolvidas na execução do Projeto Sementes Crioulas, ação estratégica para preservação da biodiversidade e promoção da alimentação saudável e livre de transgenia no Semiárido. A realização da Feira foi apoiada pelo Instituto da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa) e pela Embrapa Semiárido. ..

Pesquisa mostra que alimentos na mesa não refletem biodiversidade

O Brasil tem 20% da biodiversidade do mundo. No entanto, isso não se reflete nos alimentos que estão na mesa da população. De acordo com estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP), a quantidade de alimentos com origem na biodiversidade local adquirida pelos brasileiros foi considerada baixa. 

A valorização e a expansão da monocultura em detrimento de pequenos agricultores é um dos elementos que explicam esse resultado. O artigo que traz os resultados aponta que eles “são insatisfatórios e abaixo do que se espera de um território biodiverso e de um sistema alimentar que é destaque mundial. É necessário um maior comprometimento para a promoção de ações que fortaleçam o consumo desses alimentos entre brasileiros”. ..

Política Estadual de Agroecologia defende biodiversidade e incentiva práticas sustentáveis na Bahia

Para reforçar a agricultura sustentável na Bahia, o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo), que será executada por meio de uma atuação transversal das políticas existentes nos 27 Territórios de Identidade e que envolve diversos órgãos e secretarias.

O objetivo é fomentar o extrativismo sustentável e a preservação dos biomas, além de garantir o bem-estar da população e o alimento de qualidade na mesa dos baianos...

Bioma Caatinga: essa biodiversidade é responsável por enriquecer e manter a vitalidade de nossos solos, diz professor

O professor Carlos Fonseca, do Departamento de Ecologia (Decol), participou da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília e reafirmou o dever coletivo de cuidar e preservar o ecossistema.  O evento fez parte de uma celebração prévia ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado originalmente em 28 de abril.

Em seu discurso, Carlos destacou o Projeto de Lei nº 3048 de 2022, que institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, dá acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. O pesquisador ressaltou, ainda, a importância do bioma para as espécies que o compõem. ..

Projeto busca mercados para produtos da sociobiodiversidade da Caatinga

Às margens do Velho Chico, na orla de Juazeiro da Bahia, há um lugar especial: o Armazém da Caatinga. O espaço, erguido em um prédio histórico da cidade, é fruto do trabalho de agricultores familiares da região e em comunhão com uma feira agroecológica que ocorre ao lado, funciona como um mercado de produtos de economia solidária. Administrado pela Central da Caatinga, articulação de organizações socioeconômicas de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido brasileiro, o Armazém existe desde 2016 e comercializa produtos que primam pela produção agroecológica, adoção das boas práticas de segurança alimentar, comercialização solidária, gestão coletiva e preservação do meio ambiente.

Na reportagem de Alice Sales, Agência econordeste, destaca que o espaço reúne produtos de 15 cooperativas filiadas, beneficia quase duas mil famílias atendidas diretamente pela Central e dá visibilidade a itens produzidos não só por essas cooperativas, mas também por outros empreendimentos da agrobiodiversidade brasileira. A maioria dos produtos encontrados tanto na feira agroecológica como no Armazém da Caatinga, possuem certificação orgânica e selo da agricultura familiar, além de contarem com a diversidade de alimentos naturais, livres de agroquímicos, sustentáveis e com potencial para geração de emprego e renda para comunidades rurais, em especial, no Semiárido brasileiro...

Representantes de Sento-Sé participam do II Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade do Semiárido Baiano em Jacobina

Nos dias 08 e 09 de dezembro cinco agricultoras familiares de Sento-Sé estiveram participando do II Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade do Semiárido baiano.

O evento promovido pelo Projeto Pró-Semiárido, que é executado pela CAR/SDR, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) aconteceu no prédio da Faculdade AGES, no município de Jacobina...

Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade

O Brasil reúne hoje cerca de 20% de toda a biodiversidade do mundo. São mais de 116 mil espécies de fauna e mais de 46 mil de flora concentradas no território nacional, diz a secretária de biodiversidade,  Beatriz Millet, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).  A entrevista foi no programa A Voz do Brasil neste final de semana.

Na conversa, Millet cita as ações que o governo vem traçando para a proteção dessa biodiversidade. Entre elas está a assinatura, há um ano, do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o acesso e a repartição de benefícios, monetários e não monetários, dos recursos genéticos da biodiversidade...

Parceria entre ministério e Unesco premiará projetos de biodiversidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações anunciou nesta semana o lançamento de uma competição para estimular o uso sustentável da biodiversidade no Brasil. Chamada de Prêmio MCTI/Finep de Biodiversidade, a iniciativa conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Rede de Ensino e Pesquisa (RNP).

Segundo comunicado da pasta, a premiação terá duas categorias: produção acadêmica e  desenvolvimento tecnológico e inovação. A primeira será destinada a estudantes e pesquisadores de todos os níveis que produzam pesquisas científicas envolvendo a exploração econômica sustentável da biodiversidade. A segunda é voltada para a sociedade civil em geral e premiará cidadãos da sociedade civil em geral, mesmo fora do ambiente universitário e de pesquisa, que apresentem ações práticas e projetos com foco no mesmo tema, a exploração econômica sustentável...

Com falta de investimento nacional, farmacêuticas estrangeiras lucram com remédios que saem da biodiversidade brasileira

Mesmo tendo a maior biodiversidade do planeta, o Brasil fatura muito pouco. As farmacêuticas estrangeiras é que fabricam remédios com moléculas que saem do Brasil. Em toda a história, o país só desenvolveu dois medicamentos 100% nacionais. Um anti-inflamatório e um remédio contra a impotência.

O Fantástico, exibido na progrmação da TV Globo,  conversou com pesquisadores, que explicaram que as universidades brasileiras não têm condições de pagar a conta do desenvolvimento de um medicamento. E o governo nem financia a indústria nacional nem dá mais dinheiro para as universidades; ao contrário, corta...

Projeto Pró-Semiárido lança nesta sexta (10) Ciranda das Crianças e Cadernetas Agroecológicas: a revolução silenciosa das guardiãs da agrobiodiversidade

Nesta sexta-feira (10), o Projeto Pró-Semiárido vai lançar as publicações Ciranda das Crianças: experiência ludico-metodológica no âmbito do Projeto Pró-Semiárido e Cadernetas Agroecológicas: a revolução silenciosa das guardiãs da agrobiodiversidade.

As publicações mostram a amplitude e potência destas ações para o empoderamento e autonomia das mulheres agricultoras que vivem no semiárido. O evento de lançamento acontece ás 10h30 no canal de youTube da SDR...

Artigo - Sabemos de fato o que é biodiversidade?

Por Reuber Brandão*

As palavras biodiversidade e diversidade estão na boca do povo. Somos frequentemente confrontados com o uso desses termos na mídia, na política, nas conversas coloquiais, mas poucos realmente buscam saber qual é, de fato, a sua definição. Infelizmente, a informação rasa predomina e parece haver uma crença coletiva de que o entendimento dos conceitos será absorvido pela simples repetição dos termos. E isso é perigoso, pois acaba provocando entendimentos enviesados que levam ao empobrecimento da percepção do mundo ao nosso redor...

Artigo - Unidades de Conservação: patrimônio em risco

Manter a biodiversidade e os ecossistemas é um dos grandes desafios da atualidade, tendo em vista a pressão provocada por ações antrópicas, como o crescimento urbano desordenado, o desmatamento ilegal, as mudanças climáticas e diversos outros fatores.

O bem-estar da sociedade depende de maneira significativa do fluxo de bens e serviços que resultam da dinâmica dos ecossistemas, os chamados serviços ambientais. As Unidades de Conservação (UCs) são os principais instrumentos de política pública para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados...

UNEB em Senhor do Bonfim está com inscrições abertas para Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal 

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, através do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg/ UNEB), realiza a segunda edição do Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal (ENABVeg) entre os dias 10 e 13 de novembro. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 3 de novembro.  

O II ENABVeg, edição comemorativa aos 10 anos do PPGBVeg, tem como objetivo integrar docentes, discentes, egressos, convidados e participantes interessados na Botânica, através da socialização e divulgação do conhecimento científico gerado pelas pesquisas desenvolvidas na região semiárida da Bahia e outros estados nordestinos. ..

Coronel Homero Cerqueira é exonerado do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

O governo exonerou o coronel Giorge Cerqueira do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A exoneração foi publicada na edição da madrugada de hoje do "Diário Oficial da União" (DOU). Não há indicação de um substituto para o cargo.

O Ministério do Meio ambiente divulgou a seguinte nota sobre o assunto: "O Ministério do Meio Ambiente agradece o empenho e dedicação do Cel. Homero Cerqueira à frente da Presidência do ICMBIO, seguindo na modernização e reformulação dos órgãos ambientais federais”...