Foram encontrados 52 registros para a palavra: aumento de casos

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. "Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo", avaliou a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft.

Em coletiva de imprensa em Genebra, ela citou um aumento consistente de casos da doença em todas as regiões do globo, exceto nas Américas. “Eles estão aguentando firme, mas, com o aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, esperamos que haja casos e surtos nas Américas também”...

"O aumento de casos de dengue tem relação também com a falta de medidas preventivas por parte dos governos", diz professor

O aumento de casos de dengue é observado em diversas cidades do País, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, que lidera o número de infectados e mortes pela doença. Embora preocupante, o aumento de casos já era esperado com o fenômeno climático El Niño.

O professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, conversa sobre a ligação entre o El Niño e o mosquito da dengue, e o que esperar do próximo fenômeno, La Niña...

Com aumento de casos de dengue, cresce demanda por vacina na rede privada do DF e de MG

Com a alta de casos de dengue registrada no mês de janeiro, a procura pela vacina contra a dengue — a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda —  na rede privada de saúde cresceu no Distrito Federal, unidade da federação mais afetada pela doença. 

Na rede de laboratórios Sabin, em Brasília, a vacinação com a Qdenga foi suspensa. Segundo o laboratório, o motivo foi a “alta procura da vacina e indisponibilidade de fornecimento pelo fabricante”. ..

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nas quatro últimas semanas; alta é de 57,5%

Pernambuco contabiliza 512 casos prováveis de dengue. Do total, 55 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que não notificou nenhum caso grave até o momento.

Os dados são do Informe Epidemiológico de Arboviroses, com números das semanas epidemiológicas de 1 a 4, que correspondem ao período de 31 de dezembro de 2023 a 27 de janeiro deste ano. ..

Aumento de casos de dengue faz busca por teste crescer 25% 

Laboratórios da rede privada registraram aumento médio de 25% no número de exames de dengue no mês de janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A taxa de positividade chegou a 24%. Foram 26.162 exames neste ano contra 20.746 em 2023, mostra levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que reúne as maiores redes de laboratórios privados do país...

El Niño e altas temperaturas favorecem aumento de casos de dengue

As alterações climáticas provocadas pelo fenômeno conhecido como El Niño contribuem para infestações por Aedes aegypti e para a explosão de casos de dengue registrada no Brasil.

Isso porque a combinação de altas temperaturas e chuvas intermitentes é a receita perfeita para a proliferação do mosquito. O alerta é de infectologistas ouvidos pela Agência Brasil e pela Rádio Nacional...

Casos de covid-19 aumentam em estados do Nordeste

Estados do Nordeste registraram aumento de casos de covid-19, entre os dias 3 e 9 deste mês, período referente à Semana Epidemiológica (SE) 49, conforme indicam dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de dezembro.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14), no Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...

Casos de dengue crescem 17,5% no Brasil, aponta Ministério da Saúde

Até 4 de dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 1,6 milhão de casos de dengue, 17,5% a mais que no ano passado, quando chegou a 1,3 milhão no mesmo período.

A taxa de letalidade se manteve em 0,07% nos dois anos —1.053 mortes foram confirmadas neste ano e 999 no ano anterior...

Expectativa: com aumento de casos de Covid-19 em Pernambuco, moradores cobram da prefeitura de Petrolina dados referentes ao mês de novembro

As Secretarias de Saúde estão alertando para tendência de aumento de casos de Covid-19. Responsável pelo monitoramento do número de casos de Covid-19 no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco alertou,  para um aumento no total de confirmações e no índice de positividade da doença.

De acordo com a pasta, a tendência de aumento foi iniciada no final de outubro. Apesar do aumento nos números, 97% dos casos registrados se configuram como leves. Ou seja, não demandaram por internação. Os registros indicam ainda que a cobertura da vacina bivalente é de 13%...

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia inicia monitoramento diário após aumento de casos de Covid-19, mas descarta “alarme”

Com o avanço de casos de Covid-19 na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) iniciou um monitoramento diário pela vigilância de saúde do estado.

 Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (8) a titular da pasta, Roberta Santana, disse que após o aumento de casos em todo o estado no mês de outubro, o órgão passou a monitorar diariamente os casos da enfermidade.     ..

Baixa vacinação de meningite deixa Sesab em alerta para possível aumento de casos

A baixa procura pela vacinação de meningite na Bahia, em 2023, tem preocupado especialistas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A pasta ligou o alerta para a cobertura vacinal da doença, já que o imunizante é a principal maneira de prevenção. O alerta chega após uma paciente ser diagnosticada com meningite bacteriana, na cidade de Alagoinhas, na última terça-feira (29). 

De acordo com dados do órgão, a cobertura vacinal na Bahia neste ano registrou somente 48,7% da população elegível vacinada.  Desde 2019, os resultados têm sido inferiores ao esperado pela Sesab. Entre 2019 e 2021, a imunização de meningite já havia registrado uma queda, quando passou de 73,8% a 63,7. ..

Conselho Estadual de Saúde da Bahia atribui aumento de casos de catapora no estado a baixa cobertura vacinal

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) atribuiu o aumento de casos de catapora em algumas cidades baianas a baixa cobertura vacinal da doença no estado. Na terça-feira (15), a de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta sobre a catapora.

De acordo com a CES-BA, o índice de vacinação em Salvador, por exemplo, é de 33,95%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. O órgão não informou os números da cobertura nas cidades em que foram registrados surtos, nem em outros municípios baianos...

Sesab recomenda adoção de medidas a unidades de saúde e à população por conta do aumento de casos de SRAG em crianças

Diante do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na população pediátrica da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulga nota técnica com recomendações sobre a adoção de medidas devido ao período crítico de maior transmissibilidade das viroses respiratórias.

As medidas recomendadas se dividem em três vértices: a ampliação da cobertura vacinal, recomendações para as unidades de saúde e recomendações para a comunidade escolar e famílias. A Sesab recomenda a ampliação do acesso à vacinação contra Influenza e Pneumocócica 10 valente, especialmente para as crianças em vulnerabilidade social, com implementação de estratégias mais efetivas para a descentralização dos pontos de aplicação das vacinas nos territórios onde as pessoas moram e para a busca ativa de não vacinados...

Dengue: Prefeitura de Juazeiro alerta para risco de aumento de casos e reforça pedido de ajuda à população

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), volta a alertar a população para o combate à dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite também zika e Chikungunya. Em 2021, Juazeiro notificou 146 casos suspeitos de dengue, com 6 confirmações e nenhum óbito. Já em 2022, o total de notificações de dengue foi de 1.285 e 113 casos positivos, com 1 óbito confirmado e 1 em investigação.

"A gestão municipal vem realizando diversas ações de combate ao mosquito, são ações de conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o inseto e os criadouros, principalmente, após o período chuvoso. Quando comparamos os casos de notificações entre 2021 e 2022, nos preocupa muito, por isso estamos reforçando o alerta para que a população continue nos ajudando no enfrentamento ao Aedes", destaca o secretário de Saúde do município, Fernando Costa...

O que explica o aumento de casos de Covid-19 no Brasil

Novas ondas de Covid-19 são motivadas por causas multifatoriais, incluindo características da circulação do vírus e do comportamento populacional. Nas últimas semanas, o Brasil registrou um aumento significativo no número de casos da doença causada pelo coronavírus.

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados no sábado (26) mostram que o país mantém uma média móvel de 22 mil casos diários...

Hospital Universitário registra aumento de 18% de atendimentos a vítimas de acidente de moto

Atendimentos a vítimas de acidentes de moto no Hospital Universitário (HU/Univasf) aumentaram em 18% em comparação ao mês de setembro. Os números foram divulgados pela unidade hospitalar, a partir de registros do Sistema de Informações sobre Acidentes de Transporte Terrestre (Sinatt).

Acidentes em motocicleta também correspondem à maior porcentagem de acidentados, segundo o boletim, com 628 pacientes. Destes, 33,9% não usavam capacete. o todo, foram notificados pelo HU/Univasf 849 vítimas de acidentes por transporte terrestre, sendo 83 por acidentes de bicicleta e os outros 57 por acidente de carro...

Apesar do aumento de casos de meningite na Bahia, Secretaria Estadual de Saúde descarta surto 

A Bahia ligou o alerta para o aumento nos casos de meningite no estado. Somente este ano, 59 pessoas morreram vitimas da doença na Bahia. A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção.

Este ano, 340 baianos tiveram meningite. Salvador lidera em número de casos com 112. Os números representam mais de 200% de aumento em relação ao período da pandemia, mas a Secretaria Estadual de Saúde descarta surto da doença...

Quatro estados têm crescimento em casos de Covid, aponta Fiocruz

Dados do último Boletim Infogripe, divulgados nesta quinta-feira (10/11) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que os estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19.

Os dados foram coletados entre os dias 30 e outubro e 5 de novembro. De acordo com o boletim, as unidades federativas têm crescimento de casos mais evidente na população a partir dos 18 anos. A exceção é o Rio Grande do Sul, que apresenta tendência de crescimento nas faixas etárias a partir dos 60 anos de idade...

InfoGripe alerta para aumento de casos associados à influenza A

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta para queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, período de 11 a 17 de setembro, o Boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de setembro.

Por outro lado, o pesquisador Marcelo Gomes alerta para o aumento recente de casos associados à influenza A: o vírus H3N2 gerou um surto fora de época no final do ano passado e está aparecendo novamente em São Paulo. Os indícios na capital paulista sinalizam tendência de aumento de SRAG nas últimas semanas, observado especialmente em crianças e adolescentes, e pode estar associado ao aumento de casos de influenza. "Por isso, não podemos esquecer da vacina para ter a melhor proteção possível”, destacou o coordenador do InfoGripe...

Dia Mundial do Alzheimer alerta para aumento de casos no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. Estimativas da Alzheimer’s Disease International, sediada no Reino Unido, os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.

Já aqui no Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano...