Foram encontrados 101 registros para a palavra: UPAE Petrolina

UPAE Petrolina redefine fluxo para emissão de laudos que dão acesso a medicamentos de alto custo

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) passará a contar com um novo fluxo para emissão de laudos que dão acesso a medicamentos de componentes especializados (de alto custo). A decisão foi repactuada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), que contou com a presença da farmacêutica gerente da Farmácia de Pernambuco (Unidade Sertão do São Francisco), Elisângela Araújo Costa, da coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin, do coordenador médico, José Roberto Coelho, e responsável técnico da farmácia, Reginaldo Souza.

Após implantação, todos os médicos do ambulatório da UPAE terão acesso ao site da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica, que irá contar com os laudos de solicitação específicos para cada especialidade. "A ideia é que o paciente já saia do nosso serviço com a LME, para que possa ir direto à Farmácia de Pernambuco retirar o seu medicamento. Será uma facilidade a mais para o usuário do SUS, que não vai mais precisar ficar rodando dentro da rede para conseguir esse laudo", comemora Reginaldo...

Carnaval: UPAE Petrolina dá dicas para aproveitar a folia sem esquecer da saúde

A folia de momo já está chegando, e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) traz dicas para que todo mundo possa aproveitar a festa sem esquecer da saúde.

Primeiro, e o mais importante: É bom lembrar que devido às aglomerações de pessoas, o carnaval é um ambiente propício para o aparecimento de algumas doenças, como é o caso das gripes e viroses. Entre o grupo de patologias também estão a mononucleose, popularmente conhecida como "doença do beijo", as intoxicações alimentares, a leptospirose (devido às chuvas) e as IST 's (Infecções Sexualmente Transmissíveis)...

I Curso de ECG da UPAE Petrolina é finalizado com sucesso

Finalizou, na última sexta-feira (10), o I Curso de Eletrocardiograma da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). Voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, a iniciativa cumpriu bem o seu papel de ajudar os profissionais do serviço a interpretar ou identificar, com maior segurança, os dados e as alterações presentes no exame.

O curso teve como facilitador o cardiologista e coordenador médico da unidade, José Roberto Coelho, e contou com a contribuição do médico convidado Jackson Ferreira Neto. Todos os participantes que cumpriram 70% da carga horária receberam certificado...

UPAE Petrolina empossa novos cipeiros

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE) tomaram posse na manhã desta quinta-feira (26), para assumir a gestão 2023/2024.  

A CIPA tem como objetivo promover a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar o ambiente de trabalho seguro e agradável. É composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o quadro funcional.  
 
A cada nova eleição, os membros renovam o compromisso na construção de um ambiente de trabalho seguro, salubre e adequado ao desenvolvimento das atividades do dia a dia de trabalho...

UPAE Petrolina oferece I Curso de ECG

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Petrolina) está oferecendo o I Curso de Eletrocardiograma, voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A ação tem como facilitador o cardiologista e coordenador médico da unidade, José Roberto Coelho, assim como a contribuição do médico convidado Jackson Ferreira Neto.

O I Curso de ECG da UPAE Petrolina foi construído com duração de seis horas e contará com emissão de certificado, desde que cumprida 70% da carga horária. A abertura aconteceu na última sexta-feira (20), e o encerramento ocorrerá dia 10 de fevereiro...

UPAE Petrolina recebe novo medicamento antiviral para tratar pacientes com a Covid-19

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) recebeu nesta terça-feira (17) o novo antiviral  Paxlovid (Nirmatrelvir/Ritonavir), para tratar pacientes com a Covid-19, não hospitalizados e de alto risco. A Unidade faz parte da lista de distribuição do Governo de Pernambuco, que contemplou um serviço de saúde em cada macrorregião de saúde do estado, sendo a UPAE Petrolina referência para a IV Macro. 

Os primeiros kits contra a doença chegaram em Pernambuco em novembro de 2022 e a distribuição dos fármacos está sendo feita pelas Gerências Regionais de Saúde. O medicamento está sendo usado para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde. Os pré-requisitos para uso da associação dos fármacos são pacientes com teste positivo para a doença, que não requerem o uso de oxigênio suplementar, e que estejam até o quinto dia do início dos sintomas. Que sejam imunodeprimidos, com idade maior ou igual a 18 anos ou pessoas com idade igual ou maior a 65 anos. ..

Coordenação da UPAE Petrolina se reúne com representantes da CRIL para otimizar a regulação de pacientes

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Grazziela Franklin, se reuniu, na manhã de ontem (17), com o enfermeiro supervisor da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), Anderson Lacerda, para discutir os fluxos de regulação para melhoria e otimização da regulação de pacientes que precisam de um leito hospitalar, dentro da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). 

Também estiveram presentes o coordenador médico da UPAE, Dr. José Roberto Coelho, o supervisor médico da emergência, Dr. Luís Valente, a enfermeira do núcleo interno de regulação, Andreska Ferreira, e a gerente da emergência, Anne Carolina de Cavalcanti.  ..

Profissionais da UPAE Petrolina recebem treinamento sobre programa de Compliance da FGH Saúde

Teve início nesta terça-feira (10), o treinamento para capacitação e atualização do programa de Compliance. Os treinamentos estão acontecendo em todas as unidades da rede e teve início pelo Núcleo de Gestão Compartilhada da FGH e pelos diretores/coordenadores das unidades de saúde administradas pela Fundação. A atualização do Compliance chegou em outubro às lideranças dos serviços, e agora está sendo multiplicada entre as equipes.

Na etapa do treinamento para as lideranças, o treinamento teve como facilitador o assessor de Compliance da FGH, Luiz Vidon. Neste novo momento, o treinamento está sendo administrado pela supervisora de RH, Andréa Tenório, em parceria com a enfermeira gerente no Núcleo de Educação Continuada, Sara Melo. ..

Dermatologista da UPAE Petrolina alerta sobre os perigos do subdiagnóstico da hanseníase

Neste Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase, a dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Dra. Ana Catarina Mota, faz um alerta sobre os perigos do subdiagnóstico da doença.

"O estigma e a falta de informação ainda são entraves para o diagnóstico correto da hanseníase. Uma doença descoberta no século 19, e que ainda hoje carrega consigo muitos preconceitos", ressalta a médica...

UPAE Petrolina realiza entrega de donativos do Natal Solidário

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizou, nesta quarta-feira (04), a entrega dos donativos do Natal Solidário ao Centro de Convivência de Idosos "Casa de Vó".

Foram arrecadados entre a equipe sabonete líquido e leite em pó, indicados pela coordenadora e fundadora do Centro, Luzineide Menezes, como itens de maior necessidade...

Simepe notifica e pede soluções ao Cremepe para a crise enfrentada por profissionais médicos da UPAE Petrolina

A diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), notificou, esta semana,  através de ofício à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sobre os problemas enfrentados pelos médicos que prestam serviço na UPAE Dr. Emanoel Alírio Brandão, localizada em Petrolina, Sertão do São Francisco.

A crise administrativa da unidade de saúde, tem comprometido a gestão das escalas de trabalho destinadas aos profissionais médicos que atendem no local. Os médicos que são no número de 4 plantonistas por turno de 12h, tem atendido em média 200 e 120 pacientes nos períodos diurno e noturno, respectivamente...

Profissionais da UPAE Petrolina participam de curso promovido pelo Hospital Beneficência Portuguesa

Duas técnicas de enfermagem da UPAE Petrolina foram escolhidas para participar do Curso Basic Life Support (BLS), ou Suporte Básico da Vida (SBV), com base nas diretrizes da American Heart Association (AHA), ofertado pelo Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. O convite veio através da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e as eleitas pela coordenação local foram as profissionais do Pronto Atendimento (urgência e emergência) Gilania dos Santos Faria e Luciana Farias Monteiro Lima. 

Gilania participou do curso agora no dia 04 de dezembro e Luciana passará pela experiência em janeiro de 2023. O curso é realizado no Centro de Treinamento Multiprofissional da Beneficência Portuguesa (BP), que é um centro de simulação em parceria técnico-científica com a American Heart Association, capacitado para treinar profissionais da saúde para reconhecer situações de emergência cardíaca em adulto e pediatria, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida. ..

UPAE Petrolina agora faz parte da Rede de Telecardiologia de Pernambuco

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) agora faz parte da Rede de Telecardiologia de Pernambuco (Telecardio PE).

Um programa que visa atender as demandas sobre o Manejo Clínico das Doenças Cardiovasculares dos municípios pernambucanos, com a emissão de laudos de eletrocardiograma online (Tele-ECG), a realização de Teleconsultorias e Teleconsultas com vistas a aumentar a resolutividade de toda a rede de atenção à saúde.  ..

UPAE Petrolina dá início à 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Teve início, na tarde desta segunda-feira (21), a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (SIPAT).

O evento é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). ..

Diabetes: UPAE Petrolina alerta sobre cuidados e reforça serviços

Todo ano, no mês de novembro, a UPAE junta-se à Organização Pan-Americana de Saúde, o Ministério da Saúde, e entidades de saúde para lembrar o Dia Mundial do Diabetes (14), e promover ações com o objetivo de provocar uma melhor conscientização sobre as formas de prevenção, diagnóstico e gestão da doença, que é crônica e não tem cura.

"Manter a população informada é essencial para controlar o diabetes, prevenir suas complicações, prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença", garante o coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho...

Dia Nacional dos Ostomizados: UPAE Petrolina é referência ambulatorial para pacientes

O Dia Nacional dos Pacientes Ostomizados é celebrado em 16 de novembro. A data foi instituída pela Lei Lei Nº 11.506/2007, e tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.

"Ostomizados são pessoas que devido à má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina", esclarece o coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho...

UPAE Petrolina oferece grupo de apoio aos profissionais de saúde

Teve início na primeira sexta-feira de outubro, o projeto "CUIDANDO DE QUEM CUIDA" - um grupo de apoio aos profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). A iniciativa é mais um desdobramento do programa de bem-estar e qualidade de vida, o "Moveemente", da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), que gere a UPAE e mais 14 unidades de saúde em Pernambuco.  

O grupo tem como objetivo oferecer um momento de cuidado e suporte aos profissionais de saúde,  possibilitando um espaço para reflexão e conversa sobre saúde mental no trabalho, gerenciamento do estresse, sofrimentos psíquicos, fatores psicossociais de risco, recompensas e benefícios do autocuidado.  ..

Profissionais de saúde da UPAE Petrolina recebem Curso Básico de Formação em Libras para acolhimento inclusivo

Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) receberam, recentemente, o Curso Básico de Formação em Libras. A iniciativa da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), que gere o serviço, tem como objetivo proporcionar um acolhimento inclusivo em todas as unidades da rede.

No primeiro momento, o curso foi direcionado aos profissionais das áreas de recepção, portaria e enfermagem, mais especificamente entre os profissionais da classificação de risco, que são os primeiros a manter contato com o paciente quando este ingressa no serviço. Também participaram representantes da farmácia e administrativo. ..

 Setembro Amarelo: UPAE Petrolina e HDM desenvolvem ações em rede

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM), unidades de saúde pública do Governo de Pernambuco, estão desenvolvendo, no sertão do Estado, ações alusivas ao Setembro Amarelo. 

A iniciativa, em prol do mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, é da rede Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH Saúde), da qual os dois serviços fazem parte...

Médicos e enfermeiros da UPAE Petrolina passam por atualização sobre o Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio

Na última semana (01), médicos e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) passaram por uma atualização sobre o Diagnóstico e Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), baseado na simulação de casos clínicos.

O curso - ofertado pela companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, através de uma parceria entre o governo do estado, laboratório, a empresa @atualize Paciente 360 e a UPAE – foi ministrado pela Dra. Polliana Roriz, especialista em estimulação cardíaca artificial pelo Instituto do Coração e coordenadora da Rede de Infarto do Sistema Público de Salvador – BA.  ..