RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2068 registros para a palavra: UNIVASF

Univasf e IFBA promovem Feira Universitária de Ciências em Juazeiro

Lançamento de foguetes e apresentação do carro off-road de competição do projeto de extensão Baajatinga são algumas das atividades da Feira Universitária de Ciências, que será promovida pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no dia 8 de julho. A feira será aberta à participação da comunidade da escola e do público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. 

O evento acontecerá no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro (BA), das 8h às 12h, com o objetivo de proporcionar a divulgação e a popularização da Ciência por meio de demonstração de experimentos de baixo custo. O evento é uma iniciativa do curso a distância de Licenciatura em Física do IFBA, do Campus Salvador, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Grupo de Pesquisa em Eletrofiação e Aplicações em Nanotecnologia (GPEA-Nano) da Univasf...

Livro sobre Covid-19 no Brasil contém artigos de pesquisadores da Univasf

Professores e estudantes que integram o Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da elaboração de alguns capítulos do livro “Panorama da Covid-19 no Brasil”, que aborda os diversos cenários da pandemia nos estados brasileiros. A obra, lançada recentemente pela editora CRV, foi organizada pelos professores Miguel Albuquerque e Tiago Gandra, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O livro conta com 656 páginas e se divide em duas partes. A primeira traz um panorama geral da Covid-19 nos estados e no Distrito Federal. Na segunda, há 27 dossiês temáticos sobre os impactos, metodologias e iniciativas para compreender e mitigar os efeitos da pandemia. A obra contou com a contribuição de 176 pesquisadores e 95 instituições de todo o Brasil e das mais diferentes áreas do conhecimento...

Pesquisadores da Univasf criam acervo com obras sobre a história política de Petrolina e Juazeiro

Com o intuito de ampliar e facilitar o acesso às informações sobre a formação política dos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criou o Acervo Opará: Acervo Histórico-Político Virtual das Cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Desenvolvido como um projeto de extensão coordenado pela professora Simone Viscarra, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), o acervo contém dados, livros, artigos, fotografias e documentos sobre as duas cidades, que estão disponíveis para acesso de toda a comunidade.

O projeto foi realizado com a participação dos estudantes de Ciências Sociais Barbara Monteiro Salviano Mendes e Gabriel Campos de Brito, com base em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política da Univasf. A iniciativa contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)...

Prevenção de quedas é abordada junto a pacientes e equipe multiprofissional do HU-Univasf

No último dia 24 de junho, teve destaque o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, impulsionado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos e consequências destes eventos adversos .

A data foi incorporada ao calendário do Ministério da Saúde, tendo como público-alvo a pessoa idosa, e o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apoia a causa com ações educativas junto aos pacientes...

Univasf participa de estudo da Fiocruz Pernambuco que investiga forma grave de Covid-19 em pacientes jovens e sem comorbidades

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa de um estudo que visa identificar fatores genéticos relacionados à ocorrência da forma grave da Covid-19 em pacientes jovens e sem comorbidades. A pesquisa é desenvolvida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Pernambuco e conta também com a participação da Fiocruz Bahia, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), do Hospital Português, do Recife (PE), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O estudo realizou o sequenciamento genético completo de pessoas de várias partes do país que não apresentavam doenças crônicas e foram acometidas com gravidade pela Covid-19. Participam da pesquisa 207 pacientes, dos quais 168 jovens, a maioria com idade entre 39 e 42 anos, que tiveram Covid-19 grave e necessitaram de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou foram a óbito e 39 idosos com comorbidades que tiveram a forma leve da doença e integram o grupo controle...

HU-Univasf recebe visita do Ministro da Educação

Em cumprimento à agenda oficial no Vale do São Francisco, o ministro da Educação, Victor Godoy, visitou o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) na noite desta segunda-feira (20). A comitiva contou também com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, do Reitor da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, bem como de representantes do Governo Federal e autoridades.

O ministro foi recebido pelo superintendente Itamar Santos e demais membros do Colegiado Executivo do HU. Juntamente com outros visitantes, Victor Godoy assistiu a uma apresentação realizada pelo gerente administrativo, Heitor Leite, contendo a contextualização histórica do hospital, dados institucionais, indicadores, estrutura disponível e avanços de gestão. ..

Inscrições para curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Univasf no Polo UAB de Juazeiro acontecem até esta segunda-feira (20)

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc), está ofertando vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, oferecido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet, até esta segunda-feira (20), às 17h, horário de Brasília. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para o polo de Juazeiro. A inscrição é realizada através do site da Secretaria de Educação a Distância da Univasf, disponível neste link...

Univasf está com inscrições abertas para Oficina de Quadrinhos com Alberto Pessoa

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizará uma Oficina de Quadrinhos com Alberto Pessoa, artista e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A oficina acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 12h, no prédio de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina (PE). Há 20 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por pessoas a partir de 14 anos até o encerramento das vagas...

Univasf: Hospital Veterinário concorre a Emenda Parlamentar e solicita engajamento para conseguir verbas

A Univasf está participando de uma Emenda Participativa que não tem cunho político, para angariar verbas para a reforma e reestruturação da Clínica Veterinária Universitaria e construção do Centro de Convivência. 

De acordo com informações obtidas pela REDEGN, os alunos da Univasf "não conseguem ter aulas por conta da precariedade do local, e os atendimentos à população carente estão suspensos". ..

Arraiá do HU-Univasf é marcado pela emoção do reencontro presencial

Quanta alegria ver o HU todo enfeitado, ouvir o toque da sanfona e ver o sorriso no rosto dos pacientes! Assim foi o clima do início do Arraiá do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh), nesta quarta-feira (15).

O evento contou com a participação de diversos voluntários representando personagens típicos dos festejos juninos e embalou o ritmo do forró pelos corredores. ..

Petrolina: Hospital Universitário da Univasf realiza campanha para arrecadar livros para Biblioteca de Saúde

Com o intuito de expandir o acervo da Biblioteca de Saúde, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aceitando doações de livros.

A campanha, realizada por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Univasf, será permanente e os interessados podem doar sempre que houver oportunidade...

Projeto do Nema, da Univasf, irá recuperar habitat das ararinhas-azuis na Caatinga

Ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) estão voando livremente pela primeira vez na Caatinga, após mais de 20 anos sendo consideradas extintas na natureza. No último sábado (11), oito aves foram soltas no interior do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Ararinha-azul, em Curaçá (BA), após dois anos sendo preparadas em recintos para reintrodução ao seu habitat natural. Esse marco foi possível graças ao esforço de diversas instituições, entre elas o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). É o projeto RE-Habitar Ararinha-azul, executado pelo Nema em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), responsável por recuperar as áreas destinadas para a soltura das aves.

Para que as ararinhas-azuis possam se adaptar livremente à vida na natureza é necessário que a área repovoada pela espécie possua condições de recebê-las. Com esse objetivo, o projeto RE-Habitar irá recuperar 200 hectares de vegetação da Caatinga, sendo 100 hectares vinculados às margens de rios intermitentes ou temporários e 100 hectares em regiões mais secas. Toda essa área se concentra nas unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e Área de Proteção Ambiental (APA) Ararinha-azul, em Curaçá (BA), habitat prioritário das ararinhas...

Iniciada em 2011, obra do museu Espaço de Arte, Ciências e Cultura da Univasf continua inacabada, reclama diretório do DCE

Lançado em 2010, o projeto de construção do Museu Espaço de Arte, Ciências e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ainda não virou realidade. O motivo da demora é que a obra, que começou em 2011, ainda não foi concluída.

O museu, que fica às margens do rio São Francisco, ocupa uma área construída de 2,5 mil metros quadrados. A obra, que chegou a ser interrompida em 2014, era para ter ficado pronta em 2017, mas o prazo não foi cumprido. Membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univasf, Bruno Abreu de Melo lamenta a demora...

Feira com produtos orgânicos começa a ser realizada na Univasf

Com o intuito de proporcionar um espaço para produtores de alimentos sem produtos químicos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando uma Feira de Orgânicos.

A feira iniciou nesta sexta-feira (10) e contou com a participação de três produtores do Assentamento Terra da Liberdade, que trouxeram diversos alimentos entre legumes, hortaliças, verduras e frutas...

Biblioteca de Saúde do HU-Univasf comemora as primeiras doações de livros e segue com campanha de forma permanente 

A campanha de doação de livros para ampliação do acervo da Biblioteca de Saúde do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) já rendeu bons frutos desde o lançamento. Com o intuito de agregar ainda mais materiais qualificados, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) reforça convite para apoio à iniciativa. 

Cerca de 50 livros foram doados à instituição, até o momento, e contribuirão para a formação de alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico, assim como para o aprimoramento dos profissionais. A campanha será permanente e as doações podem ser articuladas sempre que houver oportunidade.  ..

Representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro participa de live promovida pela Univasf

Representando o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Juazeiro (CMMA), a secretária executiva do colegiado, Fernanda Leal, participou, nesta sexta-feira (10), de uma live alusiva à Semana do Meio Ambiente, promovida  pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

No evento online, que teve como tema: 'Ações e cuidados com o meio ambiente no Vale do São Francisco', Fernanda Leal falou sobre o papel e a atuação do CMMA em Juazeiro...

“Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial” é tema de evento da Univasf

Para fortalecer a formação interdisciplinar de seus estudantes, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Encontro Interdisciplinar 2022.2. O evento, que tem como tema “Interdisciplinaridade: um caminho para a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial”, acontecerá remotamente pelo Google Meet, neste sábado (11), das 8h às 17h.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento.

Discentes e docentes do PPGADT e pessoas que têm interesse na área da Agroecologia podem se inscrever por meio de formulário on-line. A programação, que será dividida em manhã e tarde, conta com três palestras, relato de experiência e momentos para discussões e perguntas...

Espaço Plural Univasf: Ações e Cuidados com o Meio Ambiente no Vale do São Francisco é tema da live no canal do EACC

Ações e Cuidados com o Meio Ambiente no Vale do São Francisco. Este é o tema da Semana Temática do Meio Ambiente realizada pelo Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A live está sendo transmitida pelo canal YouTube do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC Univasf), que é uma unidade dedicada à difusão e popularização da ciência e faz parte da estrutura da Pró- Reitoria de Extensão, PROEX, e oferece serviços para escolas e público em geral...

Programa Escola Verde instala novos coletores para descarte de pilhas e baterias na Univasf

Devido à sua composição, pilhas e baterias são consideradas materiais perigosos. Por esse motivo, o descarte deve acontecer separado do lixo comum. Para contribuir com o descarte consciente desses materiais, o Programa Escola Verde (PEV) instalará novos coletores apropriados para pilhas e baterias usadas, de coloração laranja, nos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) localizados em Petrolina e Juazeiro.

As instalações serão realizadas durante esta semana, considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente. O primeiro coletor será instalado nesta terça-feira (7), no Campus Juazeiro (BA), no hall de entrada do bloco de salas de aula, a partir das 17h...

Mostra do HU-Univasf alerta sobre os impactos da desnutrição no âmbito hospitalar 

Em 6 de junho, marca-se o Dia de Combate à Desnutrição Hospitalar e o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apoia a integração interdisciplinar para aumentar a conscientização em torno do tema e aprimorar a recuperação dos pacientes internados, com base na campanha impulsionada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE).

Neste sentido, a equipe de Nutrição Clínica do HU, em parceria com estagiárias de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), realizou a I Mostra 'Diga não à Desnutrição Hospitalar', levando informações para o hall do hospital, assim como para as Clínicas Médica, Cirúrgica, Ortopédica e UTI, durante os dias 31 de maio e 1º de junho...