RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 142 registros para a palavra: Targino Gondim

ESPAÇO DO LEITOR: Targino Gondim: 20 anos de sanfona, arte e cultura

Targino Gondim completa 20 anos de carreira. São 20 anos de festa! Dessa caminhada estou há 16 anos acompanhado de perto a Vida de Viajante desse caboclo que possui o sentimento universal.

Targino Gondim possui os segredos e nuances da noite estrelada. Cheio de sabedoria aprendeu com "Seu Targino", Luiz Gonzaga e Dominguinhos e bebeu na fonte dos vaqueiros cantadores de viola e por isto  sabe divisar o Cruzeiro do Sul do Sete Estrelo. Este sentimento poético, revelador encontramos em Zé Marcolino, Humberto Teixeira, Zé Dantas. 

Das músicas de Targino Gondim gosto de todas. Principalmente das inéditas, ainda não conhecidas do público. Tenho o privilégio de ser amigo desse sanfoneiro e sei que os próximos anos é de mais sucesso. Muita música boa no matulão.

Mas quero aqui confessar que meu sentimento bate mais forte quando escuto Na Sombra do Juazeiro, composição de Anselmo Gomes que Targino Gondim gravou e que Dominguinhos numa tarde ao pôr do sol lá em Exu, terra de Luiz Gonzaga revelou ser bonita demais.

Na Sombra do Juazeiro, é tema de saudade, amores, é expressão de sonho, desejo e angústia. Na canção a natureza é solidária até no sofrimento.

Vejamos:
"No meu pé de serra na sombra do juazeiro eu passo o dia inteiro pra ver ela passar mas ela não vem e eu fico esperando sozinho, lamentando aguardando por meu bem/.
E toda quinta-feira lá tem arrasta pé, Vixe, como tem mulher e tanta brincadeira vai amanhecendo o dia e eu fico esperando sozinho, matutando mas não vem quem eu queria/.
Oh tanta malvadeza faça isso comigo não se tens tanta certeza que é teu meu coração na próxima quinta-feira passe logo bem cedinho estou louco por teus carinhos e pra dançar um forrozão...

É por isto que Na Sombra do Juazeiro é minha preferida pois embala, encanta, vibra o sentimento. É um mistério que emudece. Targino Gondim e Anselmo Gomes foram contagiados aqui no ritmo, melodia e harmonia e fizeram uma música mais brasileira, tipo exportação, materializando o real sentido da palavra cultura.

Na Sombra do Juazeiro é o desenho cósmico da natureza-homem-mulher, expressão no choro solitário de dor na união dos destinos. É o juazeiro simbolo de resistência.

Que Santa Cecília protetora da música, ilumine Targino Gondim...e eu quero tá junto comemorando os 100 anos desse poeta sanfoneiro.

Felicidades Targino Gondim. Que São Domingos Lua Gonzaga Ilumine tua Inspiração... ..

É FESTA: TARGINO GONDIM 20 ANOS DE CARREIRA

O sanfoneiro Targino Gondim celebra hoje (21) no palco da Casa de Show Zé Matuto, em Petrolina, 20 anos de carreira, mas a festa começou na tarde desta sexta-feira no programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM. Conforme prometeu semana passada, Targino compareceu ao stúdio acompanhado da sanfona e tocou seus principais sucessos, atendeu pedidos dos ouvintes e dos convidados na emissora e falou da sua carreira e dos parceiros ao longo dessa trajetória de 20 anos de estrada.

Segundo Targino, hoje em Petrolina, a festa terá como repertório o seu novo álbum “É Festa 20 anos”, um registro das músicas que fizeram sucesso ao longo de sua carreira, e traz também a canção inédita ‘Deixa Amanhecer’. O álbum foi gravado ano passado num estúdio em Salvador. O sanfoneiro recebe no palco durante o show na Casa de Zé Mauto, o músico Cezzinha e após a sua apresentação acontecerá o show de Elisson Castro da Banda Forró Pega Leve. A festa começa a partir das 22h...

20 ANOS DE CARREIRA: TARGINO GONDIM SE APRESENTA EM PETROLINA NO DIA 21 DE MARÇO

O programa Geraldo José na Rádio Transamérica desta quinta-feira (12) recebeu o sanfoneiro Targino Gondim, que se apresenta no dia 21 de março em Petrolina com seu novo  álbum É Festa 20 anos, um registros de músicas que fizeram sucesso ao longo de sua carreira, e trás também a canção inédita ‘Deixa Amanhecer’. “O bom é fazer bons registros em forma de música, em prol da arte, em prol da região do Vale do São Francisco, aqui cresci e me criei e minhas primeiras apresentações começaram a partir daqui da região. As coisas foram acontecendo, fui conseguindo estabelecer um campo de trabalho regional e minhas músicas foram cantadas por artistas nacionais, como o Gilberto Gil”, contou Targino.

O álbum foi gravado no ano passado em estúdio em Salvador. O sanfoneiro recebe no palco da Casa de Show Zé Mauto, em Petrolina, o cantor Cezzinha e Elisson Castro (Forró Pega Leve). A festa começa a partir das 22h. ..

Espaço do Leitor: Luiz Gonzaga, Sanfona, Targino Gondim e Carnaval

Em 2012, no Rio de Janeiro, a Escola de Samba Unidos da Tijuca trouxe vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos. O Brasil e o mundo aplaudiram e conheceram um pedaço da vida e obra do Rei do Baião

Lembrei isto quando observei o sanfoneiro, compositor e cantor  Targino Gondim e sua alegria, simpatia puxar a sanfona em pleno reinado carnavalesco. O discípulo de Luiz Gonzaga cantou o mestre naquele que foi na minha opinião, a melhor apresentação do evento.

Em tempos de tanta música ruim  foi uma riqueza ouvir Targino Gondim e sua sanfona. Cabe aqui citar que a identidade cultural no mundo globalizado é fator de atração turística. O forró, baião, xaxado sempre será um fator de desenvolvimento econômico e social.

Louvável a atitude da Prefeitura de Juazeiro-Bahia  ter na programação um sanfoneiro. Meu incentivo para que todos os eventos isto seja repetido na busca de repensar as relações entre cultura e discurso oficial. A atitude foi um exercício da cidadania cultural.

Luiz Gonzaga, diga-se, poucos sabem,  na década de 40 e 50 derrubava todas as atitudes já "cristalizadas" pelo tempo e puxava sua sanfona em pleno carnaval. Em 1947 o maior sucesso do carnaval foi "Quer ir mais eu?", frevo regravado até os dias de hoje.

Também na sanfona de Luiz Gonzaga foram gravados para o carnaval "Bia no Frevo", Ao Mestre Capiba, Arrasta Frevo.

No carnaval da Bahia, décade de 80,  o Brasil e o mundo tomou conhecimento do primeiro forró trio eletrizado:  "Instrumento Bom", autoria de Morais Moreira na voz de Luiz Gonzaga, Dôdo e Osmar. O Brasil canta até hoje...

Portanto, Targino Gondim, Luiz Gonzaga e o trio eletrico podem e devem ser considerados arte, show espetacular e é necessário criar uma expectativa de reorganização da política cultural, mesmo com a descrença no aparelhamento público(o Estado ainda é necessário quando a serviço da coletividade).

Tenho dito: Viva o Nordeste. Viva a sanfona. Viva o forró!

*Ney Vital-Jornalista, pesquisador. Apresentador do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga.
..

TARGINO GONDIM LANÇA O CD CANÇÕES DIVINAS

“QUERO ACENDER UMA CHAMA DE ALEGRIA, PAZ, FÉ E AMOR NO CORAÇÃO DE CADA UM”. Frase do cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim na festa de lançamento do CD CANÇÕES DIVINAS, em Salvador. Dia 08 deste mês, Targino Gondim fez um show na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (COMÉRCIO – SALVADOR) mostrando as músicas do seu mais recente álbum. A maioria clássicos dos cânticos religiosos católicos, além de três composições inéditas.

Com rasgados elogios da crítica e da imprensa, com direito a capa e páginas inteiras dos principais jornais do estado (Tribuna da Bahia, Correio da Bahia e A Tarde) e entrevistas em programas de TV e rádios concorridíssimos, Targino se diz alegremente surpreso com a repercussão  e o grande sucesso alcançado tão rápido pelo seu mais novo trabalho na sua já sólida trajetória artística. Agora, muito mais maduro como músico, compositor e cantor, ele vê seu sonho se concretizando num CD que traz uma mistura de amor, paz,esperança e fé religiosa. “ É prazeroso, vem da alma, levantar esses sentimentos para vida de um povo “, frisa com um olhar e sorriso de menino...

DEPUTADO ROBERTO CARLOS E O CANTOR TARGINO GONDIM RECEBEM CIDADANIA CURAÇAENSE

Bonita festa marcou na noite deste sábado (29) a entrega dos títulos de cidadania curaçaense ao cantor e forrozeiro Targino Gondim, natural de Salgueiro, e do deputado estadual Roberto Carlos (PDT) que é natural de Uauá. O título concedido à Targino Gondim foi uma proposição do vereador Dedé (Deroaldo Franco de Andrade Junior), aprovado por unanimidade pelos edis Adão da Silva, Flamber Robério Lopes, Gressiany Soares, Januário Ferreira, José Henrique Ferreira, José Wanderley, Jucileide de Lima, Larty Tanúrio, Manoel Araújo, Rejane Sângela, Maria da Paz e Theodomiro Mendes. A honraria concedida ao deputado Roberto Carlos foi fruto da proposição do vereador José Henrique Ferreira de Souza – Dedé (PDT), que foi também foi aprovada por unanimidade. Inúmeros populares prestigiaram o evento, abraçando os novos conterrâneos em Curaçá. ..

TARGINO GONDIM: O MAIS NOVO CIDADÃO CURAÇAENSE

Por indicação do Vereador Dedé (Deroaldo Franco de Andrade Junior), a Câmara Municipal de Curaçá, através do seus edis Adão da Silva, Flamber Robério Lopes, Gressiany Soares, Januário Ferreira, José Henrique Ferreira, José Wanderley, Jucileide de Lima, Larty Tanúrio, Manoel Araújo, Rejane Sângela, Maria da Paz, Theodomiro Mendes, de forma unânime, neste sábado, dia 29 de Novembro, concede o título de cidadão curaçaense ao sanfoneiro Targino Gondim.

Apesar de já ter sido homenageado em muitas cidades do estado e do país, além do merecido titulo de Cidadão Baiano pela Assembléia Legislativa do Estado, Targino Gondim disse estar muito emocionado, comovido e feliz com essa bela homenagem.  A causa são os braços abertos e a alegria com que a cidade de Curaçá e o seu povo sempre o recebe. Distante 92 km de Juazeiro e com os seus 34.725 Habitantes, a cidade de Curaçá outorga neste sábado ao sanfoneiro Targino Gondim a sua mais alta comenda...

Osvaldo Montenegro culpa a AVIANCA por cancelamento de show em Juazeiro, nesta quinta (27).

O show do cantor Osvaldo Montenegro, anunciado para esta quinta-feira (27) no Centro de Cultura, em Juazeiro, foi cancelado. Na sua página oficial, o cantor postou a seguinte justificativa: “Este show foi cancelado. A Companhia Aérea AVIANCA cancelou o vôo que levaria Oswaldo Montenegro, neste dia 27, para Juazeiro e não deu aos passageiros nenhuma solução para que pudessem chegar ao destino. E também não há nenhum outro vôo, por outra Companhia, que possa fazer com que o artista chegue a tempo do show”, postou.

De acordo com informações colhidas pelo Blog será mantida a apresentação da atração regional, com show de Valtinho e banda Oficina Acústica. O Show de Osvaldo Montenegro será realizado dia 12 de dezembro e os ingressos adquiridos continuam valendo. O show de amanhã, com abertura de Targino Gondim e apresentação de Renato Teixeira, está confirmado...

Univasf celebra 10 anos com apresentações de Geraldo Azevedo, Maciel Melo, João Sereno e Targino Gondim

No dia 18 de outubro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá completar 10 anos de atividades acadêmicas. Para celebrar a data, será realizada, entre os próximos dias 11 e 19, a “Semana de Comemorações – 10 Anos Univasf”, que terá em sua programação a realização de diversos eventos, Solenidade de Comemoração e Homenagens e shows musicais com artistas da região, como Geraldo Azevedo, João Sereno, Maciel Melo e Targino Gondim. Haverá atividades comemorativas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). 

A Semana de Comemorações terá início neste sábado (11), a partir das 17h, com a apresentação de atrações musicais locais na Orla II, em Juazeiro (BA). Às 20h, sobe ao palco o cantor, compositor e instrumentista juazeirense João Sereno. Logo depois, será a vez do sanfoneiro Targino Gondim animar o público ao som de muito forró. Os shows culturais são gratuitos e abertos à comunidade. ..

Targino Gondim compõe música para o Papa Francisco, em parceria com Wilson Duarte

O cantor e compositor, Targino Gondim, um dos autores de "Esperando na Janela", deve lançar no próximo mês de novembro, um CD inspirado na fé e na sua proximidade com o catolicismo.

O trabalho musical, que já está em fase de conclusão, em Salvador, leva o título de “Canções Divinas” e inclui músicas como Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga; Suplica cearense, de Gordurinha; Romaria, de Renato Teixeira e o Hino ao Senhor do Bonfim, de Arthur de Salles e João Antonio Wanderley...

Targino Gondim grava CD com cânticos católicos

Canções como “Hino ao Senhor do Bonfim” de Arthur de Salles/ João Antônio Wanderley, “Nossa Senhora da Conceição” deDominguinhos/Anastácia, “Ave-Maria Sertaneja” de Júlio Ricardo, “Oração da Família”, de Padre Zezinho” e “Romaria” deRenato Teixeira” farão parte próximo trabalho de Targino Gondim. “Desde o ano de 2005 pensei em um trabalho voltado para a fé do povo brasileiro. Principalmente a fé do povo nordestino”, afirma o cantor. “Em todas as canções mostro o anseio de um povo  sofrido e esperançoso, e trago na minha sanfona e voz o desejo e fé do nosso Povo de Deus”, completa.

O áudio está sendo gravado em Salvador e o lançamento está previsto para novembro. Sobre a motivação para este CD revela: “Quando criança fui levado paras missas, quermesses, novenas, e cresci vendo tudo isso. Me tornei artista, participei, contribui com minha voz e sanfona por muitas e muitas vezes nos eventos litúrgicos, filantrópicos, de ajuda ao próximo . E sempre me senti muito atraído e emocionado nas minhas visitas aos santuários de Aparecida, Bom Jesus da Lapa, Padre Cícero, e Nossa Senhora da Conceição , da Penha, e de Fátima”...

Targino Gondim participa da 25ª Festa da Saudade do Gonzagão

Há 25 anos, mais precisamente no dia 02 de agosto de 1989, o principal representante da música nordestina brasileira pelo mundo, sofria uma parada cardiorrespiratória e deixava um país inteiro em lágrimas. A partir daí, Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Gonzagão e com otítulo de Rei do Baião, deixou verdadeiros discípulos que organizaram a Festa da Saudade do Gonzagão, realizada anualmente próximo a data da morte do forrozeiro.

Em 2014, a 25ª edição da Festa da Saudade do Gonzagão, que será realizada no dia 03 de agosto, a partir das 11 horas, no Parque Asa Branca, em Exú – Pernambuco, contará com um time de peso da música nordestina. Entre eles, um dos maiores representantes atuais dessa cultura pelo Brasil, o sanfoneiro Targino Gondim. Com cerca de 20 anos de carreira e dono de grandes sucessos do forró, como ‘Esperando na Janela’, ‘Forró pra todo lado’ e ‘Belo Sertão’ se junta a mais de vinte forrozeiros para saudar a obra de Luiz Gonzaga que influenciou a todos e tornou o gênero como um dos mais populares do país...

Targino Gondim destinará renda total de show para abrigo

O cantor Targino Gondim retorna a Juazeiro no próximo dia 31 de julho. Desta vez, o sanfoneiro estará à frente de uma causa nobre e anima o VIII Forró do Abrigo, a partir das 18h, no espaço Via Show. Com objetivo de arrecadar recursos para ajudar o Lar São Vicente de Paulo, que atualmente abriga diversos idosos com diferentes graus de dependência nas atividades diárias,  Gondim e os forrozeiros Wanderley do Nordeste, Joãozinho Maravilha, Wellington Miranda, Flávio Baião, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon destinarão toda renda arrecada no show para o abrigo. Os ingressos para o evento terão valor único de R$ 15, dando direito a uma cartela para o Bingo Beneficente que será realizado no local e sorteará uma moto 125cc. ..

Targino Gondim destinará renda total de show para abrigo

Um dos maiores representantes da música nordestina por todo país, Targino Gondim, retorna a Juazeiro, cerca de 500 quilômetros da capital baiana, no próximo dia 31 de julho. Desta vez, o sanfoneiro estará à frente de uma causa nobre e anima o VIII Forró do Abrigo, a partir das 18 horas, no espaço Via Show.

Com objetivo de arrecadar recursos para ajudar o Lar São Vicente de Paulo, que atualmente abriga diversos idosos com diferentes graus de dependência nas atividades diárias, o sanfoneiro Targino Gondim e os forrozeiros Wanderley do Nordeste, Joãozinho Maravilha, Wellington Miranda, Flávio Baião, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon destinarão toda renda arrecada no show para o abrigo...

Targino Gondim em Sergipe

O mês de junho foi agitado, mas julho ainda continua com todo gás para Targino Gondim. Depois da agenda lotada do período de São João, o sanfoneiro continua mostrando o melhor do forró em diversos estados do Brasil. No próximo dia 19 de julho, Targino ?comanda o arrasta pé na cidade de Itabaiana, cerca de 54 quilômetros da capital sergipana.

E a sanfona já está mais que preparada para encarar a extensa agenda e tocar os maiores sucessos do cantor, além das canções do novo CD ‘Ser Tão da Gente’, que inclui a música ‘Toca Pra Nós Dois’, que ficou conhecida nacionalmente como trilha sonora da minissérie da TV Globo, ‘Amores Roubados’, e desde então se tornou uma das canções mais pedidas nos shows do artista...

Targino Gondim no Pelô

Sanfoneiro é uma das atrações dos festejos juninos da capital baiana

Apesar dos quase 30 shows em todo mês de junho, Targino Gondim não poderia deixar de saudar os soteropolitanos. O sanfoneiro é uma das principais atrações do São João de Salvador, que acontece no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho e se apresenta no dia 19 de junho (quinta-feira), feriado de Corpus Christi. Depois de animar os forrozeiros da capital baiana, Targino segue com a agenda extensa de shows por cidades baianas e de outros estados. Após o dia 19 de junho, o sanfoneiro ainda terá cerca de 13 apresentações pela Bahia, Pernambuco e Paraíba, com destaque para o dia 21 de junho, quando agita uma das principais festas juninas do Nordeste, o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim (BA)...

Escola municipal Anésio Leão homenageia Targino Gondim

A escola municipal Anésio Leão,  na Vila Eduardo deu um show de tradição e criatividade em seu arraial para comemorar os festejos juninos. O ponto  alto da festa foi na culminância do Projeto sobre a obra de um dos forrozeiros mais famosos da região,  Targino Godim.

Os alunos produziram poemas sobre o cantor e todas as músicas das apresentações de danças folclóricas foram de autoria de Targino, que além de ser homenageado, também deu uma canja cantando vários sucessos de sua autoria no Arraial da Anésio Leão. “É uma honra ter o nosso trabalho reconhecido e uma homenagem assim só nos orgulha e nos incentiva a valorizar ainda mais a nossa cultura e tradição. A gente só tem  a agradecer ,” diz o cantor...

Targino Gondim participa do Troféu Gonzagão 2014

Um dos maiores eventos de música nordestina do país já tem presença confirmada de Targino Gondim.  O sanfoneiro é um dos convidados doTroféu Gonzagão 2014, que acontece nesta quarta-feira, dia 21 de maio, a partir das 21 horas, no Centro de Convenções da Federação de Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, e vai receber grandes nomes.

Como um dos principais representantes da cultura nordestina no Brasil, Targino está entre os grandes músicos que estarão presentes na premiação considerada o Oscar da Música Nordestina. Em sua 6ª edição, o Troféu homenageia Dominguinhos, maior forrozeiro do país pós-Gonzagão, amigo e ídolo declarado de Targino Gondim...

III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA SEGUE PARA O SEGUNDO DIA COM VASTA PROGRAMAÇÃO E SHOW DE TARGINO GONDIM

Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro. Com esse lema o III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) vai para o segundo dia reunindo cerca de 2 mil pessoas, no Campus da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, Bahia.

Na manhã deste sábado (17/05), a programação prevê a realização de sessões simultâneas com o tema “Construção e Disputas da Agroecologia nos Territórios”, onde diversas regiões do País trazem suas disputas e conflitos e apresentam experiências agroecológicas de valorização da agricultura familiar e de enfrentamento ao modelo de desenvolvimento baseado no agronegócio...

Targino Gondim apresenta "Sertão da Gente" em Juazeiro

Contando com participações de renomados artistas da música regional e nacional, a exemplo de Elba Ramalho, Lucy Alves, Xangai, Nilton Freitas, Quinteto Sanfônico, Zezinho Aboiador e Samba de Véio do Rodeadouro, o novo CD de Targino Gondim, intitulado “Sertão da Gente”, será lançado em Juazeiro no mês de maio.

O Sanfoneiro de Ouro, que coleciona prêmios como o Grammy Latino, apresentou o álbum no Teatro Castro Alves - TCA, em Salvador, junto do Quinteto Sanfônico do São Francisco: "É um registro de um espetáculo de nordestinos autênticos que expressam o aboio dos vaqueiros, a seca, o São Francisco, todo o universo dos sertões através da música", conta Targino...