RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 139 registros para a palavra: Targino Gondim

Targino Gondim no São João do Nordeste

Começa nesta sexta-feira dia 17 e só termina no dia 9 de julho a turnê junina de Targino Gondim. Conhecido por propagar a cultura do forró por todo o Brasil, em 2016, o sanfoneiro levará sua mensagem em mais de dez cidades, entre BahiaParaíba e Pernambuco. O devoto das tradições juninas apresenta nestes shows um pouco do seu CD batizado de Canções Joaninas.

Depois de ter passado por Lagoa Real e Juazeiro nos primeiros dias de junho, o artista recomeça sua turnê junina em Guanambi, cidade doCentro Sul baiano, neste dia 17. De lá, segue para Brumado no Sudoeste do estado, dia 18, e rompe as divisas tocando em Petrolina, Pernambucono dia 19...

São Francisco ao som das sanfonas

As belezas do São Francisco serão pelo quarto ano cenário de um dos festivais mais sonoros do Brasil. Acontece de 13 a 16 de julho a IV Edição do Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro, região norte da Bahia, no Centro de Cultura João Gilberto. O instrumento que no Brasil teve Luiz Gonzaga e Dominguinhos como seus embaixadores ganhará uma série de homenagens, coordenadas pelo curador e diretor artístico do evento, o também sanfoneiro e cantor Targino Gondim

Dedos vindos de países como Estados Unidos, Austrália e Argentina, se misturam ao dedilhado nacional para um grande sarau onde o instrumento que se toca abraçado dará o tom. No período, uma exposição de sanfonas novas, usadas, montagem e afinação apresentará um pouco mais aos que estiverem no local, além das oficinas de sanfona 120 baixos. Workshops também estão na programação, além dos shows. ..

Papa Francisco elogia CD de forrozeiro da região: "Emocionado"

O compositor e sanfoneiro Targino Gondim recebeu no último dia 7 de abril um incentivo a mais para seu trabalho. O Papa Francisco, por meio de sua assessoria enviou uma carta ao sertanejo parabenizando-o pelo CD 'Canções Divinas', lançado no final de 2014. 

..

Tudo pronto para o show “Uma Noite de São João”

Targino Gondim e a fã Raimunda Milter.

Será nesta sexta-feira (06), a partir das 20h, no espaço Zé Matuto em Petrolina, o show “Uma Noite de São João”. Nas atrações estão o sanfoneiro Targino Gondim, Elba Ramalho, Nilton Freitas e Trio de Forró Manoel Geraldo...

Está chegando a hora do show “Uma Noite de São João”

No dia 06 de maio, no espaço Zé Matuto em Petrolina, o sanfoneiro Targino Gondim e a cantora Elba Ramalho irão se encontrar no show “Uma Noite de São João”. A festa recordará as antigas noites de São João e para isso todo um cenário de cores, luzes e de diversão será montado no local.

Um parque de diversões estará à disposição do público. Nele os participante terão acesso a roda- gigante, carrossel, barracas de tiro ao álvaro. Brincadeiras juninas, como Quebra-Pote, também farão a animação dos forrozeiros. Além disso, o público poderá degustar comidas e bebidas típicas...

Targino Gondim e Elba Ramalho se apresentam no dia 06 de maio em Petrolina

Uma Noite de São João”: É isso que os amantes do autêntico forró pé-de-serra irão viver no dia 06 de maio, quando o sanfoneiro Targino Gondim e a cantora Elba Ramalho se encontrarem no palco do Espaço Zé Matuto, em Petrolina.

O show contará com elementos que recordam as noites de São João como barracas de comidas típicas, barracas de tiro ao álvaro, roda gigante, carrossel, fogueira, fogos, pau de cebo, entre outros. Participa ainda desse encontro de forrozeiros o cantor Nilton Freitas. ..

Targino Gondim e Elba Ramalho se apresentam no show "Uma Noite de São João" em Petrolina

No dia 06 de maio os forrozeiros/as de todo o Vale do São Francisco vivenciarão “Uma Noite de São João”. É que neste dia o sanfoneiro Targino Gondim e a cantora Elba Ramalho irão reviver as tradicionais noites de São João no espaço Zé Matuto, em Petrolina, a partir das 22h. Nessa mesma noite Tragino Gondim estará lançando o seu mais novo trabalho Canções Joaninas, uma homenagem ao Santo São João. O show contará com elementos que recordam as noites de São João como barracas de comidas típicas, barracas de tiro ao álvaro, roda gigante, carrossel, fogueira, fogos, pau de cebo, entre outros.

“Esse CD é uma homenagem ao Santo São João e essa minha festa também. Eu convidei a Elba Ramalho para fazer comigo esse evento e nós vamos tocar no dia 06 de maio em Juazeiro e no dia 07 de maio em Vitória da Conquista. É uma festa temática. É uma noite de São João. Nós merecemos reviver esses momentos tão lindos e que lembram a nossa infância”, ressaltou Targino Gondim em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (23). Targino Gondim, além de se apresentar juntamente com Elba Ramalho, irá receber no palco o forrozeiro Renan Mendes. ..

Targino Gondim apresentará novidade no Carnaval de Juazeiro

Que Targino no trio elétrico já virou tradição no Carnaval de Juazeiro, todo mundo já sabe. Porém, este ano, o sanfoneiro de ouro vai trazer uma novidade e tanto para quem o acompanhar na avenida Adolfo Vianna.

O autor de "Esperando na Janela" convidou e dividirá o trio com nada mais, nada menos, que o Quinteto Sanfônico da Bahia. O grupo se apresentará pela primeira vez em um trio elétrico e promete ser um dos pontos altos do Carnaval na cidade de Ivete Sangalo...

Targino Gondim confirmado no Carnaval de Juazeiro

targino2

Já é tradição no Carnaval de Juazeiro. Targino Gondim no seu trio elétrico levando alegria e o som da sanfona por toda a avenida Adolfo Vianna. O forrozeiro confirmou em sua página oficial que irá se apresentar no dia 24 de janeiro, domingo, último dia de folia em Juazeiro, mesmo dia de Ivete Sangalo. O chiado da chinela vai comer solta no circuito.

Veja a programação completa AQUI..

Você já viu sanfoneiro nordestino tocando em Paris? Só Luiz Gonzaga e Targino Gondim...

Em turnê pela Europa, Targino Gondim vem lotando casas de shows levando a essência da música nordestina para europeu ver. Nosso sanfoneiro de ouro já passou por Lisboa, em Portugal, Bordeaux, interior da França e agora na capital Paris. 

Veja a matéria completa aqui..

Targino Gondim fará show em homenagem a Nossa Senhora das Grotas

Na próxima segunda-feira (07) acontecerá o show com o cantor Targino Gondim em homenagem à padroeira Nossa Senhora Das Grotas.

A apresentação terá início às 21h em frente ao Santuário Nossa Senhora das Grotas. O público irá conferir as músicas religiosas que integram o CD Canções Divinas gravado pelo artista em 2014...

Targino Gondim irá se apresentar na Praça da Igreja nesta segunda-feira

Uma oportunidade de ouro para os fãs da boa música e de Targino Gondim. É que o sanfoneiro mais famoso da região irá se apresentar, de graça, em frente à Catedral de Juazeiro na próxima segunda-feira, dia 07 na festa da Padroeira. 

Targino irá apresentar o show "Canções Divinas", apresentação que virou CD, gravado recentemente na capital baiana. O autor de "Esperando na Janela" irá fazer o show a partir das 08 da noite...

Targino Gondim é o convidado de Jó Miranda no projeto Forró do Talco

O sanfoneiro Targino Gondim é o convidado de Jó Miranda em mais uma edição do Forró do Talco, evento que acontece no próximo domingo (23), a partir das 19h30, no Red River Café. Para o anfitrião, que traz um show repleto de grandes clássicos e canções autorais, esse encontro vai deixar a noite ainda mais especial. — Receber Targino é sempre um presente pra mim. Vamos dividir o palco mais uma vez com nossas sanfonas e fazer o melhor do forró para o nosso público. ..

TARGINO GONDIM É HOMENAGEADO POR ESCOLA DE JUAZEIRO

Escola Maria José Lima da Rocha localizada no bairro João Paulo II, um dos mais populosos de Juazeiro, homenageou o artista Targino Gondim e foi brindada com a visita ilustre do forrozeiro nesta quarta-feira (29), num Café com Prosa.

Durante o primeiro semestre a Escola Municipal Maria José Lima da Rocha estudou a vida e obra do juazeirense adotado Targino Gondim e na manhã de hoje o artista foi pessoalmente agradecer as homenagens que lhe foram concedidas...

Espaço do Leitor: OS OLHOS DO MUNDO EM JUAZEIRO

Juazeiro-BA, quem diria? , vista pelo mundo. E, beleza de Creusa, tendo por causa e efeito a  boa música que sempre nos fará sermos salvos não como carnes, mas, como almas. Justamente a música que  sempre” foiserásendo” a mais pura e brilhante forma de arte da cidade e dos juazeirenses, via bossa nova João Gilberteana, via apocalipse Luiz Galvão dos Novos Baianos, via reinado axeísta de Ivete Sangalo, via lavadeiras do Angary, via chá das cinco de Naldinho, via tem aplausos de Neto e Mundinho ,via sanfona de ouro de Targino Gondim e  via, quilaro que sim, os Euzinhos e os Noizinhos simples da Silva. Agora, contemporaneamente, aprazível é o mágico  baião, o mágico xote, o mágico xaxado, o mágico forró: O MÁGICO  GRANDIOSO MOMENTO DA SRA. MAJESTADE SANFONA!

É, brother, do fon-ron-fon-fon... Né mole, não, singularíssimo leitor... De 14 a 18 de Julho acontecerá o III FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA .Vamos ter o privilégio de   ouvir músicas e músicas que nunca se tenha ouvido. Admirável, pois o que seria da vida sem a música e quanto mais a nossa música nordestina?  Datas em que o mais célebre instrumento popular do país, a  SANFONA ,será reverenciada, aclamada, idolatrada, tratada com  o merecido  carinho e posta no devido lugar de honras e pompas   por renomados artistas nacionais e internacionais. Artistas esses  que dela tiram a inspiração, por ela cederam a vida artística e a colocaram no mais alto pedestal dos senhores instrumentos musicais...

“Matuto é que não gosta” diz Targino sobre preconceito com a sanfona

Durante o lançamento do Festival Internacional da Sanfona, Targino Gondim, realizador e curador do evento, aproveitou o momento e falou como o instrumento é visto e apreciado em outros países e o preconceito que existia no Brasil. Segundo ele, o sanfoneiro era visto como matuto e era marginalizado na sociedade: “Lá atrás Luiz Gonzaga sofreu muito com este preconceito, eu mesmo, no início da minha trajetória, via os olhares, o comportamento das pessoas que nos chamavam de matuto por tocar a sanfona. Matuto é quem não toca, quem não gosta ou quem não aplaude o instrumento e seus instrumentistas” disse um dos autores de “Esperando na Janela”.

Em tempo, o Festival Internacional da Sanfona acontecerá entre os dias 14 e 18 de julho com programações tanto em Petrolina, quanto em Juazeiro...

Targino Gondim anima penúltimo dia de festa no Centro Histórico de Salvador

O penúltimo dia de festa no Pelourinho, na noite terça-feira (23), véspera do feriado de São João (24), foi marcado por shows de artistas consagrados. O cantor Targino Gondim que, em 2015 completou 20 anos de carreira, aproveitou a ocasião para homenagear Dominguinhos e Luiz Gonzaga, referências do forró nordestino. Ele dividiu o palco com os artistas Edu Casanova e Marquinhos Café, que também fizeram o público dançar agarradinho. Para Targino Gondim, cantar no Centro Histórico tem sido especial. “O Pelourinho é um local onde surgem muitas manifestações culturais. Aqui é um lugar consagrado e a gente pode resgatar o forró tradicional”.

O cantor ressaltou que as características do local - as cores das edificações, a arquitetura e as pedras que revestem o chão - ajudam as pessoas a entrar no clima festivo. “É sempre um prazer tocar aqui, principalmente em um período tão especial, como o São João, em um ano importante para a minha carreira”. Carlos Pita, a banda As Coleguinhas e o forrozeiro e poeta Dorgival Dantas também se apresentaram. Carlos Pita misturou ritmos e agradou aos forrozeiros. “O meu show é a mistura que faço de forró e rock. No palco, a zabumba, o triângulo e a sanfona [interagem] com músicas de cantores como Raul Seixas. Eu acho fantástico levar a proposta de intercâmbio musical para um povo apaixonado por festa”. 

Diversão com segurança

Moradora no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, Chirlândia Araujo, escolheu o Centro Histórico para levar o filho Rafael, 5 anos, na terça (23). O clima de descontração e a presença de policiais militares no local possibilitaram que ela ficasse tranquila enquanto observava o garoto soltando fogos no Terreiro de Jesus. “Não queria deixar ele mais um dia em casa sem se divertir. Fiquei sabendo, por meio de amigos, que o local está seguro e vim. Toda hora passa um policial, não vi confusão e o Rafa está se divertindo. Para mim é isso que realmente importa”, disse Chirlândia.

A administradora Gilzete Cotias, 35, mesmo soteropolitana, curtiu os festejos em Salvador pela primeira vez. “Este ano, eu trabalhei até ontem [segunda, 22]. Hoje [terça, 23] estou de folga e o Pelourinho apareceu como o principal lugar de lazer, onde a gente pode dançar o forró e ver gente. Estou gostando muito. O pessoal está animado e eu acabei me contagiando”. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Targino Gondim: 20 anos de sanfona, arte e cultura

Targino Gondim completa 20 anos de carreira. São 20 anos de festa! Dessa caminhada estou há 16 anos acompanhado de perto a Vida de Viajante desse caboclo que possui o sentimento universal.

Targino Gondim possui os segredos e nuances da noite estrelada. Cheio de sabedoria aprendeu com "Seu Targino", Luiz Gonzaga e Dominguinhos e bebeu na fonte dos vaqueiros cantadores de viola e por isto  sabe divisar o Cruzeiro do Sul do Sete Estrelo. Este sentimento poético, revelador encontramos em Zé Marcolino, Humberto Teixeira, Zé Dantas. 

Das músicas de Targino Gondim gosto de todas. Principalmente das inéditas, ainda não conhecidas do público. Tenho o privilégio de ser amigo desse sanfoneiro e sei que os próximos anos é de mais sucesso. Muita música boa no matulão.

Mas quero aqui confessar que meu sentimento bate mais forte quando escuto Na Sombra do Juazeiro, composição de Anselmo Gomes que Targino Gondim gravou e que Dominguinhos numa tarde ao pôr do sol lá em Exu, terra de Luiz Gonzaga revelou ser bonita demais.

Na Sombra do Juazeiro, é tema de saudade, amores, é expressão de sonho, desejo e angústia. Na canção a natureza é solidária até no sofrimento.

Vejamos:
"No meu pé de serra na sombra do juazeiro eu passo o dia inteiro pra ver ela passar mas ela não vem e eu fico esperando sozinho, lamentando aguardando por meu bem/.
E toda quinta-feira lá tem arrasta pé, Vixe, como tem mulher e tanta brincadeira vai amanhecendo o dia e eu fico esperando sozinho, matutando mas não vem quem eu queria/.
Oh tanta malvadeza faça isso comigo não se tens tanta certeza que é teu meu coração na próxima quinta-feira passe logo bem cedinho estou louco por teus carinhos e pra dançar um forrozão...

É por isto que Na Sombra do Juazeiro é minha preferida pois embala, encanta, vibra o sentimento. É um mistério que emudece. Targino Gondim e Anselmo Gomes foram contagiados aqui no ritmo, melodia e harmonia e fizeram uma música mais brasileira, tipo exportação, materializando o real sentido da palavra cultura.

Na Sombra do Juazeiro é o desenho cósmico da natureza-homem-mulher, expressão no choro solitário de dor na união dos destinos. É o juazeiro simbolo de resistência.

Que Santa Cecília protetora da música, ilumine Targino Gondim...e eu quero tá junto comemorando os 100 anos desse poeta sanfoneiro.

Felicidades Targino Gondim. Que São Domingos Lua Gonzaga Ilumine tua Inspiração... ..

É FESTA: TARGINO GONDIM 20 ANOS DE CARREIRA

O sanfoneiro Targino Gondim celebra hoje (21) no palco da Casa de Show Zé Matuto, em Petrolina, 20 anos de carreira, mas a festa começou na tarde desta sexta-feira no programa Geraldo José na Rádio Transamérica FM. Conforme prometeu semana passada, Targino compareceu ao stúdio acompanhado da sanfona e tocou seus principais sucessos, atendeu pedidos dos ouvintes e dos convidados na emissora e falou da sua carreira e dos parceiros ao longo dessa trajetória de 20 anos de estrada.

Segundo Targino, hoje em Petrolina, a festa terá como repertório o seu novo álbum “É Festa 20 anos”, um registro das músicas que fizeram sucesso ao longo de sua carreira, e traz também a canção inédita ‘Deixa Amanhecer’. O álbum foi gravado ano passado num estúdio em Salvador. O sanfoneiro recebe no palco durante o show na Casa de Zé Mauto, o músico Cezzinha e após a sua apresentação acontecerá o show de Elisson Castro da Banda Forró Pega Leve. A festa começa a partir das 22h...

20 ANOS DE CARREIRA: TARGINO GONDIM SE APRESENTA EM PETROLINA NO DIA 21 DE MARÇO

O programa Geraldo José na Rádio Transamérica desta quinta-feira (12) recebeu o sanfoneiro Targino Gondim, que se apresenta no dia 21 de março em Petrolina com seu novo  álbum É Festa 20 anos, um registros de músicas que fizeram sucesso ao longo de sua carreira, e trás também a canção inédita ‘Deixa Amanhecer’. “O bom é fazer bons registros em forma de música, em prol da arte, em prol da região do Vale do São Francisco, aqui cresci e me criei e minhas primeiras apresentações começaram a partir daqui da região. As coisas foram acontecendo, fui conseguindo estabelecer um campo de trabalho regional e minhas músicas foram cantadas por artistas nacionais, como o Gilberto Gil”, contou Targino.

O álbum foi gravado no ano passado em estúdio em Salvador. O sanfoneiro recebe no palco da Casa de Show Zé Mauto, em Petrolina, o cantor Cezzinha e Elisson Castro (Forró Pega Leve). A festa começa a partir das 22h. ..