Foram encontrados 4 registros para a palavra: Santa Bárbara

Secretaria de Saúde disponibiliza vacinação nos bairros Cohab Massagano e Santa Bárbara nesse sábado

A Prefeitura de Petrolina vem buscando estratégias para facilitar o acesso da população para manter o calendário vacinal atualizado. Nesse sábado (11), a Unidade Básica de Saúde Ricardo Soares, na Cohab Massagano, estará com a sala de vacina aberta. O bairro Santa Bárbara também será contemplado com um mutirão de vacinas, as equipes estarão na igreja do bairro, que fica na rua Clarice Lispector, vacinando crianças, adolescentes, adultos e idosos.   

As equipes estarão atendendo das 8h às 12h. Serão disponibilizados todos os imunizantes disponíveis no calendário básico vacinal. Para receber os imunizantes, basta comparecer com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. ..

Clima forte de pesar e luto oficial de três dias em Euclides da Cunha, em virtude da morte de integrantes de fanfarra

Festival de fanfarras que aconteceria em Antonio Cardoso foi suspenso

A Prefeitura de Euclides da Cunha, em comunicado, decretou luto oficial no município, pelo período de três dias e suspendeu todas as atividades escolares nesta segunda feira (26), em virtude do grave acidente na BR 116/Norte, no município de Santa Bárbara. O acidente provocou a morte de seis pessoas, entre estes cinco ex-alunos do Educandário Oliveira Brito, o regente da fanfarra e o motorista do caminhão que teria provocado o acidente, conforme primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal.

Fernando Andrade de Almeida, Jeferson Conceição dos Santos, Rafael José da Silva Souza e Rodrigo Carvalho Brandão da Silva, que já haviam concluído seus cursos na escola mas permaneceram integrando a Fanfarra, e Marcos Brito (Marcão), que regia a Faneob, são os óbitos confirmados. O motorista do caminhão, Eurides Cardosos, de 63 anos, também veio a óbito.

Na nota a Prefeitura de Euclides da Cunha lamenta o ocorrido e suspende as atividades também nas secretarias municipais: “Em virtude do acidente envolvendo o ônibus com os integrantes da Fanfarra (FANEOB), a Prefeitura de Euclides da Cunha comunica que não haverá aula na Rede Pública Municipal de Ensino bem como expediente na Prefeitura e secretarias nesta segunda-feira, 26 de novembro, e que será decretado Luto Oficial de três dias. Contamos com a compreensão de todos...

Festa de Santa Bárbara representa a força, cultura e a fé do povo em celebração no Pelourinho

Ao raiar do dia 04 de dezembro, já se podia perceber que não seria uma segunda-feira como todas as outras. No horizonte da manhã surgia o branco sobre o qual canta a sambista Claudete Macêdo todos os anos nesta mesma data, e junto com ele, o Pelourinho se pintava de vermelho. A Alvorada de Fogos anunciava que a Festa de Santa Bárbara enfim havia chegado. Conforme acontece há mais de 200 anos, a Missa Campal reuniu milhares de pessoas que mesmo com diferentes crenças e religiões estavam hoje unidas pela mesma fé na figura sagrada que comandando os raios, ventos e trovoadas representa a força e o espírito aguerrido do povo em meio às dificuldades.

Guardiã oficial da Festa de Santa Bárbara, a Ordem do Rosário dos Pretos conduziu a Missa Campal, celebrada pelo padre Lázaro Muniz, que contou um pouco da história da Padroeira dos Bombeiros e dos Mercados. "Bárbara se preocupava com as pessoas e ansiava entender o por que das coisas, da natureza, da criação. Quando encontrou os cristãos descobriu uma razão para as suas perguntas e abraçou a fé". A escolha pela fé selou um destino trágico para Bárbara, pois o seu pai, que tinha outros projetos para ela, irado a entregou para as autoridades da cidade, que proibiam o cristianismo. Bárbara terminou decapitada pelo próprio pai, e conta a tradição que, após ter cometido o ato, o homem foi fulminado por um raio. Daí surge a sua relação com os raios e as trovoadas, uma das características que para muitos devotos a aproximam da figura de Iansã no sincretismo religioso. "É importante lembrar que se fossemos tomar as duas por suas características muito próprias nós encontraríamos pouca relação. Iansã era casada e teve filhos, Bárbara era virgem, a idade era diferente, entre várias coisas. Mas aqui entre nós encontramos toda a razão para fazer porque há uma relação muito profunda daquela que é guerreira, defensora da vida, que batalha para defender a fé e iluminar as coisas", explica o padre Lázaro, justificando porque as manifestações da multidão se misturavam entre "vivas" a Santa Bárbara e "Eparrey Oyá!"...

9° GBM comemora o dia de Santa Bárbara

A festa de Santa Bárbara marca o início das festas populares na Bahia, é motivo de festa também para os Bombeiros que tem a Santa como padroeira. Na manhã do 04/12 foi realizada uma missão nas dependências do 9º GBM, após a missão foi realizada uma carreata e servido o tradicional caruru.

A devoção dos Bombeiros a santa Bárbara advém um pouco da sua história, que segundo historiadores sofreu o martírio, provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo, desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento...