Foram encontrados 32 registros para a palavra: SAUDE DA MULHER

Saúde da Mulher: Gestão Suzana Ramos promove atendimento noturno para facilitar acesso das pacientes

Para facilitar o acesso e intensificar as orientações sobre a saúde da mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou um mutirão de atendimentos noturnos no bairro Santo Antônio. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mussambê abriu as portas na noite desta terça-feira (21) para oferecer consultas médicas e exames ginecológicos para as mulheres do bairro.

"Sabemos que muitas pacientes enfrentam dificuldades, no seu dia a dia, para procurar o serviço de saúde, principalmente, em se ausentar do trabalho durante o horário de expediente. Por isso, resolvemos fazer o mutirão neste horário especial. Foi um evento importante para as nossas pacientes do bairro, porque o exame preventivo, além de servir para detecção de lesões precursoras do câncer de colo de útero, também indica se a mulher precisa tratar alguma outra infecção", explicou o gerente da UBS Mussambê, Rodrigo Duarte...

Saúde da mulher: Gestão Suzana Ramos está realizando mutirão de exame preventivo em todas as Unidades de Saúde

Mais saúde, com qualidade, e sempre priorizando o cidadão. A gestão Suzana Ramos vem realizando diversos mutirões de saúde com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de exames e consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o final do mês de agosto, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo um grande mutirão para realização do exame Papanicolau, popularmente conhecido como Preventivo, em todas as UBSs da sede e interior. Os atendimentos serão realizados a partir das 08h, por ordem de chegada.

A Diretora de Atenção à Saúde, a enfermeira Pollyanna Evangelista explica que o exame Papanicolau é o único que identifica lesões pré-cancerosas, prevenindo ou identificando o câncer de colo de útero em seu estágio inicial. "Cada unidade de saúde do município realiza cotidianamente este exame de acordo com o cronograma da própria unidade. O mutirão é uma forma de conscientizar a população para a importância da realização do preventivo já que estamos no Julho Verde-Escuro, mês de conscientização do câncer ginecológico: colo de útero", esclareceu Pollyanna...

Saúde da mulher: Prevenção no câncer de ovário é reforçada pela Secretaria de Saúde em Petrolina

Cuidados com a saúde feminina são essenciais na prevenção das doenças. Assim, nesta segunda-feira (8), Dia Mundial do Câncer de Ovário, a Secretaria de Saúde reafirma a assistência profissional oferecida pela Prefeitura de Petrolina que pode acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e no Centro de Referência em Saúde Mulher (CRM). A gestão municipal reforça a importância da prevenção nos seus serviços e, corriqueiramente desenvolve eventos ligados a enfermidades e doenças graves como o câncer. 

A doença na fase inicial não apresenta sinais ou sintomas, mas a partir do crescimento do tumor pode haver perda de peso, aumento do volume abdominal, alteração do hábito intestinal, indisposição, entre outros sintomas. Uma medida preventiva é estar atenta aos fatores de risco, manter o peso corporal saudável e consultar regularmente o seu médico. ..

SAAE Juazeiro promove rodas de conversa sobre saúde da mulher

Com o objetivo de conscientizar e informar sobre temas como câncer de colo de útero e endometriose, aproveitando o mês em que se celebra as mulheres, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), irá promover, durante a semana, rodas de conversa relacionadas à saúde da mulher.

Nesta terça-feira (14), a partir das 9h, uma equipe do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo irá conversar com as mulheres que trabalham no SAAE sobre a Campanha Março Lilás, que visa a sensibilização contra o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente na população feminina e, em 70% dos casos pode ser evitado...

Dia Nacional de Luta contra Endometriose: conheça mais sobre a doença que afeta uma em cada dez brasileiras

Com o objetivo de voltar a atenção para a importância do diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, o dia 13 de março é marcado pelo Dia Nacional de Luta contra a Endometriose, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil.

A data foi criada no ano passado, após a sanção da Lei 14.324/2022, que também estabeleceu a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. ..

Saúde da Mulher: Em três meses mais de 3 mil mamografias foram realizadas em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, realizou durante todo o mês de outubro ações voltado à saúde da mulher. As atividades foram voltadas a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações e promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama. Em paralelo, nos últimos três meses, a secretaria ofertou 3.374 exames de mamografias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Somente no Centro de Referência em Saúde da Mulher, foram realizados mais de 2 mil exames através do Mamógrafo...

Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de cuidados com a saúde da mulher em toda a rede de saúde

Toda a rede de saúde da Prefeitura de Juazeiro está engajada na campanha Outubro Rosa, que faz alusão aos cuidados com a saúde da mulher. As Unidades Básicas de Saúde (UBS's) estão organizando ações de promoção e proteção da saúde integral da mulher. A proposta é ampliar o acesso, o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A Policlínica Municipal também está organizando ações para as pacientes.

As UBS's irão realizar palestra de prevenção sobre câncer de mama e colo de útero, com demonstração do autoexame das mamas, roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, roda de conversa sobre a importância do autocuidado, alimentação saudável, e a prática de exercícios físicos, sobre violência contra a mulher e sua repercussão na saúde psicológica, e baixa autoestima. Também vai haver a coleta do exame citopatológico do colo uterino, oficinas de autocuidado, momento relaxante, acupuntura e auriculoterapia...

Outubro Rosa: Atendimentos voltados para a saúde da mulher na Policlínica Municipal de Juazeiro são elogiados pelas pacientes

Os atendimentos voltados para os cuidados com a saúde feminina realizados na Policlínica Municipal, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), são elogiados pelas pacientes que fazem acompanhamento no local. Neste Outubro Rosa, mês em alusão aos cuidados com a saúde da mulher, as pacientes da Policlínica Municipal também chamam a atenção para que outras mulheres mantenham em dia os exames e consultas de prevenção de doenças como os cânceres de colo do útero e de mama.

Dona Eva Luane Ramalho, de 29 anos, foi à Policlínica Municipal para um retorno com a médica ginecologista. A paciente faz questão de realizar o acompanhamento ginecológico anualmente. Pela primeira vez na nova Policlínica Municipal, ela ficou encantada com o novo prédio. "Está um ambiente muito limpo, muito organizado. Já tinha vindo aqui antes da reforma e mudou totalmente", disse...

Saúde da Mulher: Prefeitura de Petrolina alerta sobre cuidados e tratamentos ginecológicos

Em Petrolina, um dos espaços destinados para assistência à saúde feminina é o Centro de Referência da Mulher (CRM), implantado com o objetivo de realizar atendimento ginecológico e obstétrico pela rede do Sistema Único de Saúde no município. A consulta acontece depois do encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde, o CRM acolhe as pacientes para atendimento especializado e acompanhamento em caso de gestantes de alto risco e doenças ginecológicas que necessitam dessa assistência.

Entre as doenças ginecológicas acompanhadas pela equipe técnica especializada do Centro está a endometriose, doença inflamatória crônica causada pela proliferação de tecido endometrial fora do útero. Os sintomas mais comuns são dor intensa e progressiva na região pélvica, cólica menstrual intensa que não melhora com analgésicos simples que piora ao longo dos anos e dor durante a relação sexual. Estes sinais devem ser observados pela mulher e relatado ao médico. ..

UNEB em Senhor do Bonfim aborda sobre Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher 

Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher: bate-papo sobre Outubro Rosa é tema de live realizada pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, nesta sexta-feira (30), às 18h30. Com transmissão pelo Canal GPCEnf UNEB no YouTube. 

O bate papo conta com a participação das professoras do curso de Enfermagem, Chalana Duarte e Magna Andrade. As convidadas vão abordar sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de questões que envolvem a saúde da mulher no contexto atual. ..

Petrolina ganha Centro de Referência em Saúde da Mulher

Junto do recém-inaugurado Centro de Parto Normal, começa a funcionar na próxima semana o primeiro Centro de Referência em Saúde da Mulher de Petrolina. A estrutura de especialidades médicas foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho, na noite desta quarta (12). O equipamento recebeu investimento de R$ 1,2 milhão e se integrará ao Centro de Parto e outras ações voltadas para a saúde das mulheres petrolinenses.

A proposta do Centro de Referência é acompanhar com mais qualidade e infraestrutura clínica as pacientes de todas as regiões da cidade que necessitam de atendimento ginecológico. Para isso, a unidade de saúde especializada conta com cinco consultórios, duas salas de ultrassonografia, espaços para triagem, coleta, densitometria óssea, recepção e farmácia...

Prefeitura de Petrolina entregará Centro de Referência em Saúde da Mulher nesta quarta

A Prefeitura de Petrolina entregará o Centro de Referência em Saúde da Mulher nesta quarta-feira (12). O equipamento público será inaugurado em ato simbólico, às 18h, na Avenida José de Sá Maniçoba, anexo ao Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher ofertará consultas com especialistas como ginecologistas obstetras, patologistas e mastologistas, além de realizar diversos exames ginecológicos como colposcopia, biópsia, ultrassonografia transvaginal , obstétrica, mamária, tireóide, entre outros...

Sesau realiza encontro virtual que discute saúde da mulher em tempos de pandemia

A Secretaria de Saúde realizou na quinta-feira (04) um encontro virtual através da plataforma zoom tendo como pauta a saúde da mulher em tempo de pandemia. Representantes da SESAU e do CEREST abordaram a temática a partir do isolamento social e das multi tarefas atribuídas à mulher neste período.

Foram discutidos assuntos como saúde mental, rede de apoio, qualidade de vida e produtividade. Para Jussara Rêgo, gerente de Humanização, “foi gratificante realizar o encontro e mesmo de forma virtual incentivar as mulheres a se cuidarem e se fortalecerem durante este período, além possibilitar a disseminação de informações sobre a rede de cuidados disponíveis no município. Importante destacar que mesmo nesse momento é possível que a mulher seja produtiva e mantenham sua saúde emocional fortalecida através da união com outras mulheres”, afirmou...

Petrolina é premiada por investir em saúde da mulher para reduzir mortalidade infantil

A Prefeitura de Petrolina participou, nos dias 4 e 5 de dezembro, do II Fórum Perinatal e II Mostra de Experiências Exitosas, que aconteceram em conjunto na Faculdade Uninassau. Com a temática “Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Mulher como Estratégia para Redução da Mortalidade Infantil”, o evento contou com representantes dos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).

Durante o encontro, foram apresentados 16 trabalhos desenvolvidos nos serviços dos municípios da VIII Regional, e Petrolina levou o segundo lugar na mostra de experiências exitosas, com o trabalho “Implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: vivências nas oficinas de trabalho”...

FTC promove encontro “Fisioterapia na Saúde da Mulher”

No dia 30 de maio, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) região do Vale do São Francisco, levará mais informações ao público feminino sobre atuação da Fisioterapia nas várias fases de vida da mulher: gestação, pós parto, envelhecimento. O encontro é aberto ao público e começa às 8h e segue até às 11h no auditório da unidade em Juazeiro. 

As palestras serão ministradas pelas fisioterapeutas, Fabianny Klécia e Thaís Guimarães. Na ocasião, as profissionais discutirão sobre o tratamento e a prevenção das disfunções que acometem o assoalho pélvico das mulheres, que vai desde seu autoconhecimento a exercícios específicos.  Para participar basta inscrever-se na recepção da FTC de Juazeiro até dia 29 de maio. Vagas limitadas! Entrada: 1kg de alimento não perecível...

Prefeitura de Juazeiro realiza a 3ª edição da Feira de Saúde da Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta terça-feira (28), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 3ª Feira de Saúde da Mulher. O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate a Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

Foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de citologia (preventivo), atendimento médico, distribuição de preservativos e orientações com assistentes sociais, psicólogas e advogadas, além de vacinação contra H1N1 com equipes do Núcleo Regional de Saúde Norte. A ação contou também com a parceria da Secretaria de Saúde e do grupo Anjos e Amigos...

SEDES realiza 3ª Feira de Saúde da Mulher em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) promoverá, nesta terça-feira (28), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 3ª Feira de Saúde da Mulher. O evento acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate à Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.

A feira trará serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de citologia (preventivo), vacinação contra H1N1, atendimento médico, além de distribuição de preservativos e orientações com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. A ação acontece das 8h às 12h, é aberta ao público e conta também com a parceria da Secretaria de Saúde e do grupo Anjos e Amigos...

Outubro Rosa: ação da prefeitura destaca cuidados com a saúde da mulher em Petrolina

Corte de cabelo, design de sobrancelha, aula de zumba, rodas de conversa e orientações sobre autoexame: foi assim, com muitas atividades, que a primeira ação da Campanha 'Outubro Rosa', promovida pela prefeitura, aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), na Unidade de Saúde Amália Granja, Vila Mocó, em Petrolina.

As ações serão distribuídas nas unidades de saúde durante todo o mês de outubro e tem o objetivo de promover a sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama, além da importância de cuidados com a saúde física, mental e autoestima...

Juazeiro: Prefeitura realiza 2ª Feira de Saúde da Mulher no CIAM

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde realizou durante toda manhã desta terça-feira (29), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 2ª Feira de Saúde da Mulher. A ação em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio, trouxe além dos serviços de saúde, atendimentos com equipes do social.

A dona de casa Carlinda Pereira aprovou a ação da prefeitura e aproveitou para conhecer os serviços do CIAM. “Primeira vez que venho ao CIAM, minha filha já conhecia e hoje me trouxe. Achei muito boa a iniciativa, pois é sempre bom ter serviços como estes disponíveis para nós mulheres”, afirmou. A assistente social, Ana Célia Silva aproveitou para atualizar todos seus exames. “Foi muito proveitosa essa oportunidade para mulheres que muitas vezes não têm acesso a esses serviços. Consegui fazer todos os exames disponíveis e acho que foi uma ótima chance para nós que vivemos num dia a dia corrido”, pontuou...

Prefeitura de Juazeiro realiza nesta terça-feira 2ª Feira de Saúde da Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde promoverá, nesta terça-feira (29) no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) a 2ª Feira de Saúde da Mulher. A ação é em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio.

A feira irá oferecer serviços de aferição de pressão e glicemia, coleta de citologia (preventivo), teste de ISTs, distribuição de preservativos e atendimento médico. Ainda durante a ação, o público poderá prestigiar apresentações teatrais e um Aulão de Zumba tendo acesso também a orientações e agendamento do programa Bolsa Família. O atendimento é prioritariamente para usuários do CAdÚnico e acontece das 8h às 13h...