Foram encontrados 701 registros para a palavra: RUI COSTA

Deputados enviam ofício pedindo a demissão de Rui Costa ao presidente Lula

Parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) enviaram, neste domingo (4), um ofício pedindo a demissão do Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em razão aos ataques à capital do país.

Durante evento em Itaberaba, no interior baiano, na última sexta-feira (2), Rui Costa disse que Brasília é uma "ilha da fantasia". O comentário gerou repercussões negativas entre políticos do Distrito Federal, incluindo o governador Ibaneis Rocha (MDB) e deputados distritais da CLDF...

Crise com o Congresso deixa ministros palacianos sob pressão por demissão; Rui e Padilha estão na mira do centrão

A tensão entre o governo Lula e o Congresso Nacional atingiu seu ponto mais crítico até agora nesta semana. Isso ocorreu com a chegada do prazo final para a votação das primeiras medidas provisórias editadas pelo Executivo e com a aprovação de pautas-bomba para o Planalto, como a do projeto que institui um marco temporal para a demarcação de Terras Indígenas. Nesse cenário, está crescendo a pressão sobre os ministros que despacham no Palácio do Planalto e cuidam da articulação e da comunicação do governo federal. Já há parlamentares cobrando até a demissão deles.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários não alinhados com o governo estão em uma ofensiva para aumentar seu poder de barganha com o Executivo. Isso deixa na mira os auxiliares de Lula que cuidam da relação com o Congresso e têm a responsabilidade de articular...

“Ambiente de muita fofoca, mentira e fake news”, dispara Rui Costa sobre Brasília

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), falou novamente sobre o clima político de Brasília. Ao Portal Salvador FM, o petista ressaltando, nesta sexta-feira (19), que a capital federal é diferente da Bahia, onde ele foi governador por dois mandatos.

"Brasília tem um ambiente muito diferente da Bahia. A fofoca e a mentira reinam como em nenhum lugar do país. Eu sempre chamei aquilo ali de ilha da fantasia. Hoje chamo de ilha da fantasia onde o fake news prepondera”, teria dito o ministro...

Rui Costa garante que Shopee, Shein e AliExpress não serão taxadas: "Não tem nenhuma tributação nova"

Em Salvador na manhã deste sábado (15) para viabilizar a finalização das obras paradas do Minha Casa, Minha Vida na Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que o governo não pretende taxar importadoras que vendem seus produtos para o Brasil.

“Não tem nenhuma tributação nova, não tem alíquota nova, não tem imposto novo, o que vai se fazer é fiscalização para quem estiver fora da lei atual, ou seja, nenhuma lei nova vai ser criada, se adeque a lei existente. Tem muito ruído de comunicação porque as empresas que fazem isso, inclusive já procuraram o Ministério da Fazenda para se adequar e ajustar suas prestações de contas e seus detalhamentos a lei existente”, disse o ministro em coletiva para a imprensa local...

Rui Costa: "O Brasil voltou, voltou a ter governo, voltou a ter gestão pública"

"O Brasil voltou, voltou a ter governo, voltou a ter gestão pública", disse o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ao abrir, nesta segunda-feira (10/04) no Palácio do Planalto, a reunião ministerial dos 100 primeiros dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em uma fala rápida, Costa ressaltou que a imprensa voltou a ter assuntos reais para discutir além de passeios de jet sky e motociatas, numa alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Deputado Roberto Carlos solicita ao Ministro Rui Costa importantes obras para Juazeiro

Durante audiência com o ministro Rui Costa, em Brasília, o deputado Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo da Bahia, junto com os prefeitos de Uauá, Itaparica, Piatã e o ex-prefeito de Filadélfia solicitou obras e benefícios para diversas localidades, além de reforçar o pedido para garantir a agilidade na obra da travessia urbana de Juazeiro, a retomada do projeto Salitre e a recuperação da BR-122, no trecho que atende Juazeiro e região.
  ..

Ex-primeira-dama da Bahia e esposa do ministro Rui Costa é eleita para o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado

A enfermeira Aline Peixoto foi eleita, nesta quarta-feira (8), conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. A nova conselheira foi escolhida pelos deputados baianos em uma votação secreta no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Aline Peixoto é esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa.

Ela foi eleita em primeira rodada por 40 votos e venceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo. A Alba tem 63 deputados estaduais e para ser eleito era necessário 32 votos...

Ministro Rui Costa rebate publicação da Revista Veja: "mentirosa"

A assessoria do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, rebateu na tarde desta quarta-feira, 15, uma publicação da coluna Radar da revista Veja que disse que a família do ex-governador da Bahia mantinha residência no Palácio de Ondina, casa oficial do governador da Bahia. 

Na nota, O Ministério informa que o o ministro Rui Costa deixou a residência oficial do governador no dia 31 de dezembro de 2022, se transferindo no dia 1º de janeiro de 2023 para Brasília para exercer onde mantem residência. ..

Jerônimo Rodrigues acompanha feira de saúde e cidadania em Campo Formoso

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou, nesta sexta-feira (10), o mutirão de serviços de saúde e emissão de documentos "Feira Saúde Mais Perto", promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no distrito de Laje dos Negros, em Campo Formoso, no centro-norte baiano. Os atendimentos começaram na quinta- feira (9) e seguem até às 17h desta sexta, no Colégio Quilombola Luis José dos Santos e na Praça do Comércio. Para participar, os interessados deverão apresentar cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia.  

Jerônimo ressaltou a abrangência dos serviços ofertados e lembrou de que mais 19 municípios também trouxeram pessoas para serem atendidas em Laje dos Negros. "Aqui, tem uma simbologia muito forte. Primeiro, por dar continuidade ao que Rui iniciou de fazer as feiras para poder chegar mais perto das pessoas. Depois, iniciando por uma comunidade quilombola, distante da sede", observou.  ..

Rui Costa se pronuncia pela primeira vez sobre nome de Aline para o TCM e diz que "não faz indicação"

O ministro da Casa Civil, ex-governador Rui Costa (PT), se pronunciou pela primeira vez sobre a indicação de sua companheira, Aline Peixoto, para a vaga de conselheira ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Costa comentou, nesta quinta-feira (2), que não participa de indicações ao posto.

Em conversa rápida com o Bahia Notícias, que publicou com exclusividade o pronunciamento, na saída da reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, Rui relatou que "não faz indicação nenhuma". ..

Governador Jerônimo Rodrigues se reúne com ministro Rui Costa para conversar sobre projetos e investimentos na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues realizou na manhã deste sábado (7) uma reunião com o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, para dialogar sobre obras e investimentos na Bahia. O encontro é parte do trabalho de transição do governo e alinhamento de projetos do governo da Bahia com a esfera federal.

Jerônimo explicou que o diálogo com o ministro e ex-governador do estado, Rui Costa, tem sido constante. "Nós estamos tratando de projetos que estão prontos para serem entregues, ou aqueles em transição ou elaboração para entrar em licitação. Além daqueles que queremos pensar para o período de quatro anos", relatou...

Governo federal fará levantamento de obras e ações prioritárias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou nesta sexta-feira (5), no Palácio do Planalto, a primeira reunião ministerial de seu governo. Estiveram presentes todos os 37 ministros da nova gestão. O encontro começou por volta das 10h, com um discurso do presidente, transmitido ao vivo, e depois a conversa seguiu a portas fechadas, com duração de quase cinco horas. 

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre os principais pontos da reunião. Entre as deliberações, está um levantamento de obras e ações prioritárias que possam ter entregas ao longo das próximas semanas e meses, além de agendas com a presença do presidente...

Governador Jerônimo Rodrigues participa da cerimônia de posse de Rui Costa na Casa Civil

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu, nesta segunda-feira (2), agenda de compromissos em Brasília, onde acompanha as cerimônias de transmissão de cargo de ministros do novo governo federal, que foram empossados pelo presidente Lula no domingo (1º).  

Ao todo, serão sete eventos. Um deles foi a posse do ex-governador da Bahia Rui Costa, agora ministro da Casa Civil da Presidência da República. O evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Entre os presentes, os senadores Jacques Wagner e Otto Alencar, além de outras autoridades e convidados. ..

Área jurídica da Casa Civil na gestão Lula será comandada por jurista baiano

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu o jurista baiano Wellington César Lima e Silva para assumir a subchefia para Assuntos Jurídicos. Anteriormente, Silva foi ministro no governo Dilma Rousseff por um breve período, de 3 a 14 de março de 2016. Ele chega para ocupar o órgão que é vinculado à Casa Civil, comandada por Rui Costa (PT). 

Lima e Silva deixou o Ministério da Justiça depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu que membro do Ministério Público não poderia ocupar cargo político do Executivo. A regra vale para quem entrou no MP depois de promulgada a Constituição de 1988, de acordo com o UOL. ..

Rui Costa lamenta morte de Pelé e decreta luto de dois dias

O governador Rui Costa decretou, nesta quinta-feira (29), luto oficial de dois dias no Estado da Bahia pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que faleceu aos 82 anos. 

"Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações, que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno!", lamentou...

Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro chefe da Casa Civil

O governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste sábado (17) que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios. As inforamações são do portal g1.

Atualmente, no governo Jair Bolsonaro, o Executivo está dividido em 23 pastas...

Presidente da ALBA diz que Rui Costa será "correria e muita competência no governo Lula"

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, elogiou, hoje (09) a escolha do presidente Lula em nomear para a Casa Civil o governador Rui Costa. "O presidente Lula marca um gol de placa. Está levando para o Planalto a correria e a competência do melhor governador da Bahia de todos os tempos. Tenho absoluta certeza de que Rui será uma espécie de primeiro-ministro, coordenando os ministérios e tocando as obras estruturantes mais importantes em todo o país. Rui é um homem nascido no bairro pobre da Liberdade, em Salvador, que tem um compromisso genuíno de cuidar de gente. E isso será imprescindível para o novo governo", ressaltou Menezes. 

O presidente da ALBA também elogiou as escolhas de Fernando Haddad (PT) para a Fazenda; José Múcio Monteiro para a Defesa; Flávio Dino (PSB) para a Justiça; e o embaixador Mauro Vieira nas Relações Exteriores. "São homens sérios, testados e aprovados na vida pública, com capacidade de gestão política e, principalmente, de pacificar e levar o país a voltar a ser respeitado no mundo", elogia o chefe do Legislativo estadual baiano.
 ..

Lula anuncia primeiros nomes para equipe ministerial de seu governo. Rui Costa confirmado na Casa Civil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), os primeiros nomes que vão compor sua equipe ministerial no governo federal a partir de janeiro de 2023.

Em uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, em Brasília, Lula confirmou cinco futuros ministros. Como a Rede GN antecipou mais cedo (Veja aqui) o governador da Bahia Rui Costa foi confirmado na Casa Civil:..

Governador Rui Costa, da Bahia, pode ser anunciado Ministro da Casa Civil, nesta manhã (9)

 

 

Governador Rui Costa em entrevista à Rádio Juazeiro e redeGN
..

Lula deve anunciar primeiros ministros nesta sexta-feira, diz Gleisi; veja cotados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve antecipar o anúncio de sua equipe ministerial e tornar públicos nesta sexta-feira (9) os primeiros nomes do futuro primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, de acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. As informações são da CNN.

Entre os nomes, está o atual governador da Bahia, Rui Costa, cotado para o Ministério da Casa Civil...