Foram encontrados 12 registros para a palavra: Professor da Univasf

Docente da Univasf é empossado no cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Anderson da Costa Armstrong, do Colegiado de Medicina do Campus Sede, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE) para o biênio 2024-2025.

Primeiro representante do interior do Estado à frente da entidade, o docente foi empossado na semana passada juntamente com a nova diretoria, na Associação Médica de Pernambuco, no Recife...

Médico cardiologista e professor da Univasf, Anderson Armstrong, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Petrolina

O médico cardiologista e professor do colegiado de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Anderson Armstrong, receberá a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, por suas contribuições nas áreas de saúde e educação em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A entrega da honraria será realizada na Casa Plínio Amorim, nesta sexta-feira (25), às 19h. 

A homenagem foi proposta pelo vereador Zenildo do Alto do Cocar - MDB e aprovada em sessão no plenário da câmara legislativa. Nas redes sociais, Armstrong agradeceu aos vereadores pela homenagem e destacou que essa honraria é mais um incentivo para continuar se dedicando à sociedade petrolinense...

Professor da Univasf vence Prêmio Mentes da Inovação da Bayer

Costa com o OPTOFruit,  aparelho que identifica o amadurecimento de uvas.

O professor Daniel dos Santos Costa, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mentes da Inovação – Categoria Agricultura, promovido pela Bayer e pelo LifeHub São Paulo, com o OPTOFruit, um dispositivo portátil com um sistema optoeletrônico que identifica o estágio de amadurecimento e os atributos de qualidade de uvas viníferas...

Professor da Univasf é nomeado membro efetivo da Academia Pernambucana de Ciências

A Academia Pernambucana de Ciências (APC) é uma instituição que congrega personalidades de destaque nas mais diversas áreas da Ciência, visando contribuir com o desenvolvimento do estado de Pernambuco e do país por meio do conhecimento científico.

A entidade possui 100 cadeiras para membros efetivos, ocupadas por docentes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do estado. Entre elas, está agora a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que se destaca como a primeira universidade com sede no interior de Pernambuco a possuir um representante na Academia...

Professor da Univasf assumirá cadeira na Academia Pernambucana de Ciências

O professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Ciências.

Será a primeira vez que alguém do interior de Pernambuco vai ocupar uma das 100 cadeiras. Helinando ocupará a cadeira de número 19, em substituição a professor que faleceu em decorrência da covid-19...

Professor da Univasf lança livro “História do Suicídio”

Os percursos traçados pelo suicídio através dos tempos serão tratados na trilogia “História do Suicídio”, de autoria do professor do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Alexandre Reis.

O primeiro livro da série, intitulado “Variações Antigas e o Domínio do Cristianismo”, será lançado nesta segunda-feira (9), num bate-papo com o autor, que acontecerá por meio de uma live no Instagram da editora, a partir das 19h...

Professor da Univasf publica e-book com instruções de viola nordestina afinada em realejo

Um convite à prática e ao entendimento da viola de dez cordas e da afinação em realejo, além de uma iniciativa para a difusão de um instrumento pensado em território piauiense.

Assim é possível definir o e-book “Caderno de uma viola em realejo”, elaborado pelo professor do Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), Rainer Brito, em colaboração com a equipe do projeto de extensão “VÁRIA - Artes e Violas na Caatinga”, que coordena...

Professor da Univasf recebe duas premiações em congresso nacional

O professor do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Kliver Lamarthine, recebeu, durante o V Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT), o prêmio de melhor trabalho e também menção honrosa na categoria de Contabilidade Financeira e Governança Corporativa por dois estudos que apresentou sobre avaliação de títulos de renda fixa.

Os trabalhos submetidos pelo docente da Univasf obtiveram destaque entre um total de 16 artigos apresentados na modalidade por cientistas de todo o país. As obras estão publicadas nos anais do congresso, que foi promovido online pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 27 e 29 de agosto...

Professor da Univasf será homenageado com Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan nesta sexta (21)

O trabalho e a dedicação à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) levaram a Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Vereador Plínio Amorim a aprovar a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao professor do Colegiado de Engenharia Civil Telio Nobre Leite, ex-vice-reitor da Univasf.

A sessão solene de concessão da medalha de honra será realizada nesta sexta-feira (21), na presidência da Câmara Municipal, em Petrolina (PE), a partir das 11h, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.  ..

Professor da Univasf é homenageado com Prêmio Otto Gottlieb

O professor do Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Jackson Guedes foi homenageado, dia 13, com o Prêmio Otto Gottlieb 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A premiação aconteceu durante a 7ª Conferência Brasileira de Produtos Naturais, realizada no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de novembro. Guedes, que também é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, recebeu a Medalha Professor Otto Richard Gottlieb na categoria Jovem Talento, concedida a pesquisadores com até 40 anos de idade.

O prêmio tem como objetivo reconhecer pesquisadores brasileiros que se destacam pelas pesquisas realizadas na área de produtos naturais, cujos resultados de seus trabalhos tenham impactado positivamente o desenvolvimento da área e, consequentemente, a Química do Brasil. O prêmio Otto R. Gottlieb é concedido a cada dois anos nas categorias Sênior e Jovem Talento. Guedes já havia sido indicado para receber a homenagem em 2017...

Dicas do que fazer com as crianças nas férias escolares segundo professor da Univasf

As férias das crianças é um momento muito esperado, principalmente por elas. Porém, nessa época, muitas vezes, os pais não estão preparados para ficarem com os pequenos em casa, por não terem disponibilidade de ficar com os filhos ou por não saberem o que fazer para entretê-los. Mas, é possível distraí-los e fazer das férias um momento prazeroso e inesquecível com atividades práticas e criativas. O professor do Colegiado de Psicologia, Marcelo Ribeiro, destaca algumas atividades que podem ser realizadas nesse período visando estimular as crianças a sair da rotina. 

Por não saberem como lidar com as crianças durante as férias, muitos pais acabam colocando os filhos em atividades escolares como aulas de reforço, seja porque a criança não foi bem na escola no ano anterior ou para que a mesma mantenha a mente ocupada. “Preencher as férias dos filhos com atividades escolares é algo preocupante. As férias são uma oportunidade de uma melhor convivência entre a família e não de mais distanciamento e cobranças”, enfatiza Ribeiro. 

Segundo o professor, os pais podem aproveitar esse momento para ter um contato maior com os filhos, compartilhando atividades como um jogo, cozinhar juntos e desfrutar do que a cidade pode oferecer. Saber o que as crianças gostam é importante para propor brincadeiras que as divirtam, sempre negociando e vendo as possibilidades da família em relação a tempo e dinheiro. 

Ir ao teatro, passar uma tarde em uma praça, assistir um filme são momentos em que as crianças e os pais podem ficar mais juntos. Nos espaços domésticos, as crianças podem se divertir com as outras crianças da vizinhança, através de noites do pijama, por exemplo, sempre com a supervisão dos pais ou responsáveis. Ribeiro também indica brincadeiras como roda de conversa, contação de história e jogos eletrônicos, com negociação da família. 

Férias é também um período de viagem. Além das crianças se divertirem, ocasiona um distanciamento da rotina vivida pela família. “O fundamental na escolha de atividades é elevar a qualidade da relação dos pais com os filhos e saber que é possível estarem mais juntos”, diz Ribeiro. 

Além de propor atividades recreativas para as crianças, é importante que elas tenham um momento de descanso. “Em nossa sociedade estamos o tempo todo ocupados, não ficamos sem fazer nada, nem nas férias. Então, devemos levar em conta até que ponto estimular as crianças nesse período é prazeroso. Ter um momento de descanso, sem realizar atividades também é importante”, ressalta o professor. 

Nas férias, as crianças tendem a dormir tarde e acordar tarde. Ter um período de readaptação para o inicio das aulas é fundamental para que elas voltem para a rotina com mais energia. “Propor para a criança dormir e acordar cedo no mínimo uma semana antes das aulas vai evitar que elas comecem o período letivo cansadas e desmotivadas”, finaliza Ribeiro.  ..

Professor da Univasf orienta como iniciar atividades físicas de forma saudável

No inicio de ano, geralmente, as pessoas propõem metas para suas vidas. As resoluções de Ano Novo tem objetivo de tornar melhor o período que se inicia. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de manter e cumprir tais promessas. Começar a praticar alguma atividade física está entre as principais metas para 2017. Para ajudar a permanecer nesse propósito, e de forma saudável, o professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Sérgio Rodrigues Moreira, ensina como iniciar exercícios físicos corretamente. 

Segundo Moreira, se livrar do sedentarismo é importante, pois traz benefícios cardiovasculares, neuromusculares, metabólicos e cognitivos, aumentando a resistência do praticante e diminuindo as taxas de colesterol, além de melhorar o humor. Saber do seu atual estado físico para suportar a demanda da atividade a ser realizada é o primeiro passo para começar a se exercitar com saúde. “Para isso, uma avaliação específica com um profissional da área de educação física se faz necessário", observa o professor. 

Caso seja sedentário, uma avaliação médica prévia também é recomendada, para averiguar se não apresenta nenhuma contra indicação para se iniciar um programa de exercícios físicos. De acordo com Moreira, devem ser levadas em conta as necessidades de cada um. “As necessidades, anseios e vontades, mas, sobretudo, o atual estado físico e emocional para aquele tipo de exercício são fatores importantes a serem considerados”, ressalta. 

As atividades mais recomendadas para iniciantes são aeróbicas, como caminhar, andar de bicicleta e correr, e anaeróbias, como natação e hidroginástica, bem como atividades de flexibilidade. A escolha das roupas, calçados e acessórios, que serão utilizados no exercício, é importante e depende do esporte e/ou atividade que irá realizar. Exemplos: um tênis, calção que seja apropriado para corrida, uma luva apropriada para musculação, uma calça apropriada para uma luta, etc. 

Muitas pessoas iniciam um exercício e com o tempo acabam desistindo. Por isso, é necessário escolher uma modalidade que dê prazer ao praticante. Além disso, conscientizar da importância do exercício físico, enquanto promotor da saúde geral, é fundamental para manter o ritmo e continuar se exercitando por muito tempo. “A cada minuto gasto com atividade física, são muitos reais que não serão gastos com doença, bem como aumento na expectativa de vida saudável”, finaliza Moreira.  ..