RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 856 registros para a palavra: PANDEMIA

Lagoa do Alegre reabre festejos pós pandemia em Casa Nova

Lagoa do Alegre, a quase 100 quilômetros da sede de Casa Nova, reabriu em grande estilo os festejos de padroeiros, comuns em todos os distritos e comunidades do interior deste município no Norte da Bahia.  

A festa dedicada a Nossa Senhora de Fátima, com encerramento da novena e missa festiva no dia 12 e festa no largo 12 e 13, é uma das mais antigas do município, reunindo moradores de toda a região e é sempre a oportunidade de voltar à terra natal para milhares de alegrenses que buscaram melhorias fora. ..

Artigo - Pós-pandemia: investir em Governança Corporativa e tecnologia garantirá diferencial competitivo às empresas

Assim como a nossa sociedade está em constante evolução, não poderia ser diferente com o modo com que cuidamos e tratamos de nossas empresas. Tudo evoluiu e se transformou, e nossas relações pessoais e profissionais também seguiram esse rumo.

Com os reflexos da pandemia, observamos um salto tecnológico gigantesco sobre a nossa cultura, o que já era esperado. E vou te mostrar o porquê...

Artigo - Mundo do trabalho pós-pandemia: MP traz novas regras para empresas e trabalhadores

O "novo normal" ocasionado pela pandemia trouxe mudanças que vieram para ficar no mundo corporativo. Expressões como teletrabalho, home-office e trabalho remoto passaram a fazer parte da vida das pessoas no início da pandemia, quando as empresas tiveram que mandar seus trabalhadores para atuar de casa. E agora, com a entrada em vigor de uma Medida Provisória que trata sobre o teletrabalho, o que muda na relação entre empresa e funcionário?

De acordo com o advogado Antonio Munhoz da Rocha, do escritório Filla e Munhoz da Rocha Advogados Associados, o trabalho remoto era tratado de forma insuficiente e com pouca clareza pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). ..

Boletim Covid-19: apesar de cenário favorável, a pandemia ainda não acabou

A  nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada semana passada, aponta para a manutenção da tendência de queda dos principais indicadores – casos, internações e óbitos – da pandemia, devido aos avanços na vacinação.

Porém, ressalta as desigualdades na vacinação ainda existentes em diferentes estados e municípios brasileiros e recomenda a combinação de medidas protetivas nas regiões com menor cobertura vacinal, como o uso de máscaras em locais fechados, assim como o "passaporte vacinal" em prédios públicos, transportes públicos e espaços de trabalho. O Boletim também sustenta que a transição para as próximas fases da pandemia deve vir acompanhada de planos e planejamento de curto, médio e longo prazos e traz algumas recomendações nesse sentido.  ..

MP aciona planos de saúde por reajustes abusivos durante a pandemia de Covid-19

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou os planos de saúde Bradesco Saúde, Amil Assistência Medica Internacional, Promédica - Proteção Médica a Empresas, Hapvida Assitência Médica, Unimed Norte Nordeste e Central Nacional Unimed por reajustes abusivos durante a pandemia de Covid-19, sob a justificativa de “custos adicionais”.

Ajuizadas pela promotora de Justiça Joseane Suzart, as ações pedem que a Justiça determine às empresas a devolução aos consumidores dos valores pagos, a título de reajustes com base nos custos operacionais, que ultrapassem o percentual autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o período pandêmico...

Mudanças climáticas podem desencadear a próxima pandemia, diz estudo

O agravamento do efeito estufa, o desmatamento e outras formas de depredação ambiental que contribuem para o aumento anormal da temperatura da Terra podem resultar em um cenário caótico na saúde global: as mudanças climáticas podem desencadear a próxima pandemia.

Isso porque as mudanças nas estações, o aquecimento dos desertos e dos pólos sul e norte, e o desmatamento florestal obrigarão que os animais pertencentes a esses habitats se movimentem para locais com grandes populações humanas, e poderão causar a transmissão de novos vírus, como o novo coronavírus que causou a pandemia da covid-19 a partir de dezembro de 2019, na China...

Diagnóstico de depressão cresce 40% durante a pandemia

O percentual de pessoas diagnosticadas com depressão no Brasil aumentou mais de 40% durante a pandemia de covid-19, passando de 9,6% no período anterior à crise sanitária, para 13,5% no primeiro trimestre deste ano.

Os dados divulgados hoje (27) são do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a organização não governamental Vital Strategies...

Com plataforma digital, Divórcios em Cartórios de Notas aumentam mais de 90% em Juazeiro em meio à pandemia

Acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar em Juazeiro.

Em meio à crise sanitária causada pela Covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), os Cartórios de Notas de Juazeiro registraram em 2021 o aumento de divórcios -- 88 -- comparado ao ano pandêmico em 2020...

Lições da pandemia: Fiocruz lança e-book com estudos comparativos de nove países

Uma crise multidimensional, cujas consequências para a saúde das populações a médio e longo prazos são potencializadas pelas desigualdades e pelas situações de alta vulnerabilidade social.

É dessa forma que três pesquisadores da Fiocruz, organizadores do e-book Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições, classificam uma pandemia, com foco especial na emergência da Covid-19. ..

Divórcios em Cartórios de Notas aumentam mais de 90% em Juazeiro em meio à pandemia, após plataforma digital

Os Cartórios de Notas da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, em meio à crise sanitária causada pela Covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, registraram, em 2021, um aumento no número de divórcios, comparado ao ano pandêmico em 2020. Isso mostra, portanto, que o acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar. 

O número registrado no ano de 2021 - 88 no total - é 91% maior que o verificado em 2020, primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus, quando foram lavradas 46 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas. Já na Bahia, em 2021, o aumento de divórcios chegou a 16%, contabilizando 2.513 atos praticados, segundo o Colégio Notarial do Brasil Seção Bahia (CNB-BA)...

Mesmo sendo responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias, agricultura familiar não é prioridade de governos na pandemia

Sete de cada dez alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos pela agricultura familiar. Ainda assim, durante a pandemia, o setor não foi considerado prioridade nos mercados institucionais geridos pelo poder público.

Sofrendo quedas gradativas no orçamento, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), extinto em 2021, executou via Conab, em 2020, apenas na região Nordeste, R$ 99 milhões...

Queiroga deve anunciar fim da emergência sanitária da Covid-19 no domingo, diz jornal

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga deve fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, no Domingo de Páscoa (17) para anunciar o fim da emergência sanitária nacional de Covid-19. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Com o anúncio, a partir da próxima segunda-feira (18) começam a ser relaxados um conjunto de medidas de segurança sanitária contra a doença, instituído no início da pandemia,  como, por exemplo, o uso de máscaras, o teletrabalho e a regulamentação da telemedicina...

Comitê de Emergências da OMS decide manter covid-19 como pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, nesta quarta-feira (13/4), que ainda não rebaixará a classificação da covid-19 e que ainda estamos vivendo uma pandemia. Decisão vai na contramão do defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem defendido rebaixar a covid-19 para endemia.

Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o mundo está enfrentando o menor número de mortes em dois anos. No entanto, devido ao comportamento imprevisível da covid-19, os países devem continuar em alerta. "Longe de ser o momento de baixar a guarda, este é o momento de trabalhar ainda mais para salvar vidas", afirmou. ..

Pós Pandemia: abertura Campeonato Casanovense de Futebol lota estádio 

O primeiro campeonato de futebol da cidade de Casa Nova, com o torneio início dia 09 de abril, sábado, reuniu centenas de torcedores dos 14 times que irão disputar a Copa Casa Nova 2022. 

As arquibancadas foram totalmente tomadas pelo público que prestigiou a abertura do campeonato 2022, depois de dois anos de pandemia.  ..

Em 2 anos de pandemia, supermercado subiu 31%, conta de luz 33% e gasolina, 44%

Desde março de 2020, primeiro mês completo da pandemia de coronavírus no país, até fevereiro deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 16,3%, de acordo com levantamento feito pelo CNN Brasil Business.

Dados de março foram divulgados na sexta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Embutidos no aumento de dois dígitos estão centenas de produtos e serviços que deixaram a vida muito mais cara, e em um intervalo de tempo bem curto...

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, Bahia não registra novos casos de Covid-19 em 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, não foram registrados novos casos confirmados de Covid-19. Essa é a primeira vez que não há novos registros da doença em um dia, desde a confirmação do primeiro caso no Estado, em 6 de março de 2020. Trinta e cinco casos são considerados recuperados (+0,002%) e mais 5 óbitos foram registrados.

Desde o início da pandemia, dos 1.534.051 casos confirmados, 1.503.032 já são considerados recuperados, 1.288 encontram-se ativos e 29.731 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.817.063 casos descartados e 327.880 em investigação...

Mourão contradiz Bolsonaro sobre rebaixar pandemia no país

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse, na manhã desta segunda-feira (4/4), que acredita ainda não ser a hora de rebaixar a pandemia de Covid-19 para o status de endemia no Brasil.

“O que estamos vendo é que, com o avanço da vacinação, o número de casos e, consequentemente, o número de óbitos vêm baixando significativamente. Mas eu acho que ainda não atingiu aquele ponto em que a pandemia virará uma gripe que ocorre todos os anos”, declarou Mourão em entrevista à Gazeta do Sul...

'Invisíveis da Pandemia': exposição retrata o cotidiano de moradores em situação de rua

Desenvolvido pela fotógrafa e produtora cultural, Laíse Sousa, a exposição 'Invisíveis da Pandemia', que  retrata o cotidiano dos moradores em situação de rua e seus desafios em tempos da Covid-19, pode ser visitada a partir de 30 de março.

O projeto foi explorado nas ruas e praças da grande Recife com visitas cotidianas a moradores de rua dessa região - pessoas desempregadas, muitas vezes sem escolaridade ou que por motivos familiares, envolvimento com drogas, agressões, abandono- e é composto por  um conjuto de 80 fotografias em preto e branco...

MPPE permanece com 70% de trabalho presencial até 5 de abril

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu permanecer com as regras atuais para trabalho presencial e teletrabalho, assim como atendimento presencial ao público, até o dia 5 de abril de 2022. A retomada foi estabelecida pela Portaria Conjunta PGJ-CGMP nº 006/2022. Dessa maneira, é mantido o trabalho presencial no patamar de 70% dos integrantes de cada setor.    

Segundo as discussões dos participantes na reunião do Grupo de Trabalho que analisa o cenário da pandemia de Covid-19, as informações das autoridades sanitárias apontam para uma situação de declínio dos casos e internações. Entretanto, achou-se prudente esperar mais alguns dias para que o cenário se consolide. A decisão sobre o funcionamento do MPPE equipara-se à do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que também manteve o seu esquema de trabalho da mesma forma.   ..

Pesquisa: 31% dos brasileiros acham que a dengue acabou na pandemia

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e pela biofarmacêutica Takeda revelou que 31% dos brasileiros acreditam que a dengue deixou de existir durante a pandemia de Covid-19).

Essa percepção, no entanto, contrasta com os dados do Ministério da Saúde, que apontou crescimento de 43,5% no número de casos de dengue, considerando-se as seis primeiras semanas deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado...