RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 166 registros para a palavra: NOVA SEMENTE

Peça teatral celebra Semana da Páscoa com crianças do Nova Semente

Crianças felizes com uma atividade em comemoração a Páscoa foi o que se viu com a apresentação da peça teatral ‘O Rapto do Coelho da Páscoa’, para as crianças do Programa Nova Semente, da unidade Lar São Tiago, no bairro Gercino Coelho em Petrolina. A apresentação aconteceu ontem (18), no pátio de eventos da Associação Amigos do Petrape, onde também as crianças receberam a Irmã Provincial Salesiana do Nordeste, Julia Oliveira. 

O grupo teatral pertencente ao Projovem Adolescente do bairro Palhinhas teve a inciativa de encenar a peça nas unidades do Nova Semente. A peça teatral também será apresentada em mais três unidades Programa. Hoje (19), a apresentação ocorreu na Unidade Maria Antônia, no bairro Jardim Amazonas, e logo depois, na Unidade Maria Cícera da Silva, no bairro Pedro Raimundo, e amanhã (20), na Unidade Dom Helder Câmara, às 09h, no bairro Palhinhas. ..

Prefeito de Petrolina inaugura Nova Semente e leva ações para os moradores do bairro Pedro Raimundo

O Prefeito Julio Lossio entregará, nesta terça-feira (05), às 19h, aos moradores do Bairro Pedro Raimundo a 18ª unidade do Programa Nova Semente, localizada na Rua 21, Nº 398. A unidade receberá o nome de 'Cícera Maria da Silva'. O Nova Semente é um programa, realizado através de parceria entre comunidade, prefeitura, comunidades e Petrape, que tem transformado a realidade das crianças do município de Petrolina, através de ações no combate à desnutrição infantil e ao analfabetismo com crianças de 0 a 6 anos. Além disso, oferece alimentação, atendimento médico, atividades esportivas e pedagógicas, garantindo segurança e toda a assistência para as crianças atendidas pelo programa.

Além de levar uma creche do Nova Semente, outras ações serão realizadas no bairro Pedro Raimundo, como a obra de infraestrutura do canal, reivindicação antiga dos moradores. O projeto de engenharia será entregue na próxima sexta-feira (08), e tem previsão para iniciar no mês de junho. Segundo a coordenadora do Programa, Mônica Couto, o trabalho desenvolvido pelo Nova Semente tem ganhado destaque nacional, sendo modelo para outras prefeituras. ..

Prefeito de Petrolina inaugura hoje a 17ª Unidade do Nova Semente no Projeto Senador Nilo Coelho

Dando continuidade a seu compromisso de entregar uma creche por semana, o prefeito Julio Lossio irá inaugurar hoje (30), logo mais às 19h, a 17ª unidade do Programa Nova Semente, que irá beneficiar a comunidade do Núcleo 6 do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, localizado na rua C, N. 39.  

A Nova Semente do Núcleo 6 será nomeada de Joana Antônia da Silva, uma homenagem da comunidade a uma das primeiras moradoras do local. A Unidade atenderá 60 crianças, entre 0 e 6 anos, da Vila Nova e Vila Velha do N-6. Cada unidade do Nova Semente funciona 12h diárias, oferecendo para as crianças cinco refeições por dia, alfabetização com livros didáticos do Instituto Alfa e Beto, além de assistência médica, social e realização de práticas esportivas.

Segundo a gestora da unidade, Ana Paula Evangelista, a comunidade do N-6 é formada por mais de três mil moradores, e a grande maioria das famílias trabalha na agricultura. Fruto da união entre a Prefeitura e as pessoas do povoado, a unidade Joana Antônia da Silva conta na sua estrutura com berçário, três salas de aula, sala de vídeo, sala de recreação, três banheiros, cozinha, despensa, além de espaços extras, oferecendo conforto para as crianças. ..

Tudo pronto para a inauguração da Unidade Nova Semente no bairro Alto do Cocar

A 16ª Unidade do Programa Nova Semente localizada no bairro Alto do Cocar, já está quase pronta para a inauguração que acontecerá nesta sexta-feira (25) às 19h, na rua 17, nº 714, em Petrolina. O prefeito Julio Lossio fará a inauguração da unidade Nova Semente do Alto do Cocar que receberá o nome de Unidade São Vicente de Paulo e será formada por uma equipe de 17 funcionários, contratados de forma direta, oferecendo atendimento a 60 crianças, no horário das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira.

'Concretização de um sonho' foi o termo utilizado por Adailda Souza, gestora responsável pela unidade, quando se referiu ao Programa. “É uma ação desafiadora, tanto para a comunidade quanto para a prefeitura, criar um lugar que ofereça qualidade e conforto para as crianças. Agradecemos ao prefeito Julio Lossio por essa grande iniciativa, que está realizando um sonho da comunidade”, declarou.

As instalações da unidade do bairro Alto do Cocar possuem área de recreação, três salas de aula, berçário, banheiro e sala de vídeo. Todos os brinquedos, acessórios e itens de decoração da unidade foram confeccionados pelas mulheres do bairro, através de parceria com a Associação de Moradores do local. O material didático do Instituto Alfa e Beto, será usado para o ensino e alfabetização das crianças e já foi entregue pela prefeitura, assim como a alimentação e os fardamentos. Os funcionários da unidade também já foram capacitados. ..

Julio Lossio entrega 15ª Unidade do Nova Semente a comunidade do Rio Jordão

Na última sexta-feira (18)  prefeito de Petrolina Julio Lossio inaugurou  no bairro Rio Jordão a 15ª unidade do programa Nova Semente.  A inauguração contou com a presença  do vice-prefeito, Domingos Sávio; a primeira-dama, Andrea Lossio; o Presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, Rinaldo Remígio; a vereadora Raimunda Sol Posto; o empresário Vilmar Capellaro, lideranças comunitárias, secretariado municipal e população do bairro.  

Feliz e emocionada por vê seu sonho realizado, a gestora da unidade de acolhimento que se chama 'Ronaldo Silva',  a comunitária Francisca Coelho, ressaltou a importância da creche para as crianças dos bairros Rio Jordão e Fernando Idalino. “A comunidade abraçou a causa e hoje temos um lugar seguro e com educação de qualidade para deixar nossas crianças”, revelou. ..

Prefeito Julio Lossio inaugura 14ª unidade do Programa Nova Semente no bairro Jardim Amazonas

A comunidade do bairro Jardim Amazonas foi contemplada sexta-feira (11) com a 14ª Unidade de Acolhimento do Programa Nova Semente. A unidade que tem o nome "Maria Antônia", conta com um ambiente aconchegante para receber as crianças de 0 a 6 anos. O Prefeito Julio Lossio inaugurou a unidade e emocionado discursou sobre a satisfação em implantar uma Nova Semente nos bairros de Petrolina.

“Essa idéia nasceu quando vi uma mãe perder um filho afogado em um balde com água, porque deixou uma criança cuidando da outra. Por isso, a cada dia fico mais convencido da necessidade de ampliarmos o número de creches. Esse programa foi criado com muito carinho. Continuaremos com a nossa meta de inaugurar 100 unidades até 2012”, destacou o Prefeito. Em cada Nova Semente são acolhidas 60 crianças que permanecem das 06 às 18h, de segunda a sexta-feira nas unidades, onde recebem cinco refeições diárias e são acompanhadas por pedagogas, nutricionistas, recebendo também assistência médica...

Prefeito Julio Lossio realiza entrega de livros didáticos para as unidades do Nova Semente

Na manhã deste sábado (12), o prefeito Julio Lossio, acompanhado dos representantes do Instituto Alfa e Beto – IAB e do PETRAPE, entregou mais de 600 livros didáticos para os alunos em idade pré-escolar, aos gestores e professores das 14 unidades do Programa Nova Semente. O evento aconteceu no Serviço Social do Comércio – SESC e contou com a presença de pais e alunos beneficiados pelo Programa, e das comunidades onde estão sediadas cada unidade do Nova Semente. 

“Os livros despertam a curiosidade pela leitura nas crianças”, explicou a coordenadora do programa Nova Semente, Mônica Couto, que destacou ainda a importância dos livros como uma das formas de incentivo ao processo de alfabetização das crianças. 

Alfa e Beto..

Petrolina: Trabalho de Saúde Bucal é desenvolvido nas crianças do Nova Semente

As crianças da Unidade do Nova Semente Isabel Mariano, localizada no bairro Alto da Boa Vista, receberam semana passada a visita da cirurgiã dentista Lúcia Pires, que está realizando o trabalho de saúde bucal nos menores. Durante a visita também estavam presentes a coordenadora de saúde bucal do município, Fabyanna Diniz e a técnica de enfermagem Helena Souza, que faz o acompanhamento dos pequenos. 

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com as crianças dos Centros Educacionais, consiste na distribuição de escovas dentais e na escovação supervisionada com flúor, para a faixa etária de 4 a 6 anos. Nas demais crianças é feita apenas a escovação e para os que ainda não estão com a dentição completa a orientação é de usar uma gaze ou uma fralda úmida, passando nos dentes e/ou em toda a gengiva, após cada alimentação...

Profissionais do Nova Semente serão capacitados na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (28), profissionais que estarão trabalhando nas próximas unidade Novas unidade do Nova Semente, serão capacitados. O curso acontecerá na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE e iniciará às 8h. Serão capacitadas cerca de 200 profissionais, entre professores-pedagogas e cuidadoras que atuarão nas próximas 10 novas creches.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Adeilda Barbosa, essa capacitação será direcionada apenas aos profissionais que atuam com crianças dos 6 meses aos 3 anos. “A formação beneficiará as crianças, que se estudarão até o maternal. Para os alunos de 4 a 6 anos, a capacitação acontecerá posteriormente, pois os métodos utilizados  serão baseados no programa Alfa e Beto, pois eles estão em fase de pré-alfabetização”, afirmou.

O objetivo do curso, é uma continuação do trabalho que vinha sendo desenvolvido desde a inauguração da primeira unidade do Nova Semente, trabalhando as atividades pedagógicas com as crianças, visando estimular o desenvolvimento do aluno.
A Secretária de Educação de Petrolina, Célia Regina afirma que as capacitações acontecerão periodicamente, com o intuito de dar continuidade ao trabalho importante, que o programa vem  desenvolvendo para as futuras gerações de Petrolina. “Estamos trabalhando na capacitação desses profissionais, para que os pais possam ter ainda mais confiança no trabalho realizado por essas profissionais, e os filhos possam se sentir em casa. A expectativa de voltar com os trabalhos é bastante positiva. É muito gratificante fazer parte de um programa que é um orgulho para a população do município”, declarou, emocionada. ..

Prefeito Julio Lossio inaugura Unidade do Nova Semente em Izacolândia nesta quinta-feira

Nesta quinta feira (24), às 19h, o prefeito Julio Lossio inaugura mais uma unidade do Programa Nova Semente, localizada no Assentamento José Ramos, na Avenida São Francisco, rua 03, nº 28, na comunidade de Izacolândia, e que receberá o nome de Unidade Fábio Nogueira. Durante o evento o prefeito Julio Lossio, vai realizar a entrega de kit contendo vários livros enviados pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), para estimular o interesse pela leitura nos pequenos.

O Programa Nova Semente atende a 60 crianças, com idade entre 0 e 6 anos, que recebem cinco refeições diárias, alfabetização, atividades pedagógicas e esportivas. Existem unidades do Nova Semente nos bairros Alto da Boa Vista, Vale do Grande Rio, Henrique Leite, Gercino Coelho, Rio Corrente e Vila Eduardo, e em núcleos do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho. No total já serão 13 Unidades em funcionamento, beneficiando 780 famílias.

Na ocasião, Julio Lossio assinará também a Ordem de Serviço de expansão da iluminação pública dos Assentamentos José Ramos e Alto da Areia. O investimento para a iluminação pública no Assentamento José Ramos foi superior a R$ R$ 32 mil, e no Assentamento Alto da Areia, superior a R$ 35 mil com investimentos próprios do município. ..

Julio Lossio inaugura a 12ª unidade Nova Semente

Foi com muita alegria que a população do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 7 recebeu a 12ª unidade do Programa Nova Semente, inaugurada sexta-feira (18) pelo Pefeito Julio Lossio.Estiveram presentes na inauguração, a primeira dama Andrea Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio, os vereadores Major Enfermeiro e Osório Siqueira, lideranças comunitárias, além da população local.

A Unidade de Acolhimento "Mundo encantado", nasceu de uma parceria entre a comunidade local, Petrape e a Prefeitura Municipal de Petrolina. Segundo a gestora do Nova Semente, a população do Núcleo 7, ficou muito feliz com a iniciativa da prefeitura, uma vez que muitas mães estavam impossibilitadas de trabalhar, porque não existia local seguro para deixar os filhos, e agora terão a garantia de  que  os pequenos  receberão educação em tempo integral e todos os cuidados necessários para um bom desenvolvimento.“Estamos muito contentes por que toda a comunidade interagiu com o programa, o Prefeito está de parabéns. Nosso núcleo possui muitas crianças que não tinham acesso a creche, agora a realidade será bem diferente para todos,revelou. ..

Prefeito Julio Lossio inaugura a décima segunda unidade do Nova Semente

Nesta sexta-feira (18), às 19h o Prefeito Julio Lossio irá inaugurar a 12ª unidade do Programa Nova Semente no Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo – 7 (N-7), localizado na rua A, número 29,. A nova unidade receberá o nome de Unidade de Acolhimento à Criança Mundo Encantado. O Programa Nova Semente, criado pelo Prefeito Julio Lossio, desde outubro de 2010, tem o objetivo de contribuir para o processo de alfabetização no município, diminuindo o déficit da educação em Petrolina. Alguns bairros do município já possuem o Programa, como: Alto da Boa Vista, Vale do Grande Rio, Henrique Leite, Gercino Coelho, Rio Corrente e Vila Eduardo, entre outros. 

De acordo com a coordenadora do programa, Mônica Couto, o Nova Semente auxilia as mães que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos. “Esta unidade de acolhimento do Projeto Senador Nilo Coelho – N-7, beneficiará as mães que trabalham no projeto e saem cedo para trabalhar e não tem onde deixar as crianças. A creche é um local seguro, onde elas vão aprender, brincar, fazer refeições, dormir, ter assistência médica e bucal”, declarou. O programa Nova Semente acolhe 60 crianças por dia, entre 0 e 6 anos, que recebem cinco refeições, atendimento médico, alfabetização, atividades pedagógicas e esportivas...

Unidades do programa Nova Semente funcionarão durante recesso escolar

Para as mães que tem seus filhos matriculados nas Unidades de Acolhimento do Nova Semente e precisam trabalhar no período das férias, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação informa que as unidades de educação infantil que fazem parte do programa irão funcionar normalmente, mesmo no recesso escolar.

De acordo com o prefeito Julio Lossio, o programa foi criado com o intuito de possibilitar que as crianças do município tenham acesso à educação infantil. O Gestor enfatiza que o ‘Nova Semente’ é uma alternativa às creches convencionais, desenvolvido através da parceria entre o poder público municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil. “Em Petrolina, a cada 100 crianças de até seis anos, apenas 15 tinham acesso a creche, com o Nova Semente, estamos mudando essa realidade”, ressaltou.

A primeira Unidade de Acolhimento foi inaugurada em outubro deste ano no bairro Henrique Leite. Até o momento, 11 creches do Programa já foram inauguradas, atendendo a 660 crianças. O projeto ‘Nova Semente’ acolhe em cada unidade 60 crianças, com até seis anos de idade, com assistência 12h por dia, oferecendo cinco refeições diárias, além de acompanhamento médico.

As mães que estão amamentando e são cadastradas no programa ‘Nova Semente’ recebem mensalmente uma cesta básica no valor de 100 reais, e assumem o compromisso de continuar amamentando seus filhos e levá-los à unidade do projeto para serem examinados.

Entre as novidades apresentadas pelo programa, está o acompanhamento do desenvolvimento das crianças que será realizado mensalmente por um agente de saúde. Outra inovação é o acompanhamento do pré-natal das mulheres que moram próximo as unidades. “A Secretaria da Mulher vai dar assistência a 60 famílias, através de uma unidade móvel pré-natal”, informou o prefeito. ..

Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho recebe com alegria 11ª Unidade do Nova Semente

Ontem, 21, os moradores da comunidade do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 3, receberam o prefeito Julio Lossio e sua equipe para a  abertura da 11ª Unidade do programa Nova Semente, que leva o nome de ‘Tia Geni’ em homenagem à atual gestora. A ocasião contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, o secretariado Municipal e da população do núcleo.

Sem palavras para explicitar sua grande alegria, a gestora da Unidade de Acolhimento, Geni de Melo vê o sonho das mães do projeto, realizado. “A partir de agora carregamos novos sonhos. Nós que conhecemos a realidade dessas mulheres que precisam trabalhar e que muitas vezes deixam seus filhos com outras pessoas, sabemos que essa creche é uma porta que foi aberta para ajudá-las a construir um futuro melhor para suas crianças”, declarou.

Animado com o resultado do programa, o prefeito Julio Lossio afirmou que pretende colocar todas as crianças do município em instituições de ensino. “Em 100 anos Petrolina conseguiu colocar 3mil crianças na creche, nós em dois meses já colocamos 660 e vamos continuar nesse ritmo por que eu quero vê todas as crianças dentro das unidades do Nova Semente”, ressaltou. ..

Parceria entre comunidade e prefeitura de Petrolina inaugura mais uma unidade do Nova Semente

A comunidade do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho Núcleo 3 (N-3) recebe antecipadamente o presente de natal. Nesta terça-feira (21) o prefeito Julio Lossio inaugura a 11ª unidade do programa de acolhimento à criança ‘Nova Semente’, beneficiando 60 crianças de 0 a 6 anos e empregando diretamente 21 pessoas da comunidade.

Até o momento, a parceria entre o poder público e a comunidade já atende mais de 600 crianças do município e a meta é continuar com uma inauguração por semana. Na unidade que funciona de 6h às 18h, os pequenos tem acompanhamento nutricional, pedagógico e médico, além de atividades de lazer e esporte.

A inauguração da Nova Semente do N-3 será realizada às 18h na rua B, nº 99. O programa conta com unidades nos bairros Alto da Boa Vista, Vale do Grande Rio, Henrique Leite, Gercino Coelho (PETRAPE), Rio Corrente e Vila Eduardo; na localidade de Ponta da Serra e nos projetos N-8, N-10 e N-11.


  ..

Inaugurada a 10ª unidade do Programa Nova Semente em Petrolina

Com muito entusiasmo, a comunidade do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo 11,  recebeu a 10ª creche do programa Nova Semente. A unidade de acolhimento Lar criança Feliz é fruto da parceria entre a prefeitura municipal e comunidade do N-11.  Na ocasião estavam presentes o ex-prefeito do município Guilherme Coelho, o presidente da Câmara Municipal Osório Siqueira, A primeira-dama Andréa Lossio, o secretariado municipal, a gestora da unidade Luzinete Evangelista, moradores e lideranças locais.

Encantada com as instalações do educandário, a moradora Evânia Filgueira disse esta mais tranquila em saber que a partir de agora, seus filhos terão um local seguro para ficarem durante o dia. “Sempre tive dificuldade para trabalhar por que não tinha com quem deixar meus pequenos, às vezes eles ficavam com os primos que são um pouco maiores, mas agora sei que posso trabalhar sossegada por que meus filhos estarão sob o cuidado de pessoas capacitadas”, declarou. Durante a inauguração, o prefeito Julio Lossio anunciou que a partir de janeiro a secretaria de saúde disponibilizará agentes de saúde para acompanhar o desenvolvimento das crianças. Os profissionais  visitarão ascr eches todos os dias. “A educação infantil está sendo uma das nossas prioridades, também teremos um cuidado especial com a saúde das nossas crianças”, revelou.

O programa atende a crianças de 0 a 6 anos de idade, oferecendo cinco refeições diárias e uma assistência de 12 horas. Os pequenos recebem acompanhamento médico, pedagógico e nutricional. Segundo a nutricionista responsável, Thiane Luci Lima, as unidades recebem um cardápio elaborado,com refeições diversificadas, seguindo as recomendações e restrições especificas para cada idade e conforme aceitação de cada  criança. “As orientações são feitas com base nas Recomendações nutricionais para população sadia (RDA) e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria. Além dessas recomendações seguimos aos padrões do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, informou. ..

Rio Corrente em Petrolina, recebe com muita alegria a nona unidade do Nova Semente

O prefeito Julio Lossio entregou ontem (02) a comunidade do bairro Rio Corrente, a nona creche do programa Nova Semente. Realizada em parceria com a população do bairro, a Unidade de Acolhimento à Criança, Mariana Vitória recebeu este nome em homenagem a filha dos moradores Maria do Socorro Pereira e José Edmilson da Silva que faleceu ainda criança por causa de problemas do coração. Moradores e lideranças compareceram ao local para conhecer as instalações da unidade. Participaram também a primeira-dama do município, Andréa Lossio, o secretariado municipal e a vereadora Raimunda Sol Posto (DEM). Com entusiasmo devido o resultado do programa, o prefeito Julio Lossio falou da sua alegria em estar cumprindo o seu compromisso de inaugurar uma creche por semana. “Hoje é mais um dia importante para a nossa gestão. Isso está virando uma marca não só em Petrolina, mas em todos os lugares por onde passo, até em Brasília as pessoas já comentam sobre o Nova Semente”, ressaltou. ..

Emoção marca a entrega da 7ª unidade Nova Semente

Com uma grande homenagem feita a menina Jéssica Kelly, (morta por tiro acidental no ano de 2007), foi inaugurada na última sexta-feira (19) a 7ª unidade do programa Nova Semente, no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 10. Moradores e lideranças locais, compareceram ao evento para conferir a estrutura da unidade que recebeu o nome da menina. Muito emocionado o prefeito Julio Lossio lembrou o ato de amor e solidariedade dos pais de Jessica Kelli, que permitiram a doação de alguns órgãos da garota.

O prefeito ainda falou sobre os resultados que o Nova Semente irá trazer nos próximos anos. “Acreditamos que essas crianças alfabetizadas aqui aos seis anos, no futuro terão uma base para passar no vestibular e ocupar os bancos das universidades que hoje são ocupados, na sua maioria , por estudantes de outras regiões” revelou. Julio Lossio reafirmou sua dedicação ao programa e pediu aos servidores que irão trabalhar na unidade, o mesmo empenho no desenvolvimento das tarefas com as crianças. “Eu quero pedir a vocês que se dediquem com a mesma vontade e com a mesma força que nós temos nos dedicado a esse programa”, enfatizou...

Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho- N10 receberá sétima unidade do programa Nova Semente

Cumprindo seu compromisso de inaugurar uma creche por semana, o prefeito Julio Lossio entregará nesta sexta-feira (19) às 19h, a sétima Unidade de Acolhimento a Criança do programa Nova Semente. A unidade especializada em educação infantil vai beneficiar a população do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 10.

O projeto, idealizado pelo Gestor do município, atende, em cada unidade, 60 crianças de 0 a 6 anos, oferecendo 12 horas de assistência a criança, com cinco refeições diárias, atendimento educacional, assistência médica, e é desenvolvido através da parceria entre o poder público municipal com instituições privadas, sociais e religiosas.

Cada unidade possui sala para administração, berçário com capacidade para cinco berços, duas salas de convivência com capacidade para 20 crianças, salas de aula, área para recreação, lazer e atividades sociais, além de cozinha equipada, quatro sanitários, quatro banheiros coletivos adaptados, banheiro para funcionários e um almoxarifado.  ..

Júlio Lóssio anuncia novidades para o programa Nova Semente

Agradecimentos, animação e novidades marcaram a inauguração da 6ª unidade do programa Nova Semente realizada nesta quinta-feira (11), pelo prefeito Julio Lóssio. Participaram o vice-prefeito Domingos Sávio, a vereadora Raimunda
Sol Posto, o representante da instituição parceira Emerson Prado, o secretariado municipal e a comunidade local.

A unidade de acolhimento Marcelo Brito nasceu de uma parceria entre a Igreja Adventista de Petrolina e a prefeitura Municipal. De acordo com a gestora, Lucia Brito devido ao grande número de crianças residentes no bairro sem acesso a educação infantil, a igreja resolveu se mobilizar junto com a prefeitura para levar uma creche para a comunidade. “Nós percebemos que o bairro necessitava de uma creche para as crianças, tanto que foi uma das nossas reivindicações durante a plenária do Prefeitura Participativa, e quando o prefeito lançou o projeto decidimos nos mobilizar para trazer uma unidade para o bairro Vila Eduardo”, relatou.

Para a trabalhadora rural Balbina Guimarães, o Nova Semente trouxe mais tranqüilidade e a certeza de um local seguro para sua filha. ”Eu comecei a trabalhar e já estava angustiada porque não tinha onde deixar minha filha, agora posso trabalhar mais tranquila por que sei que ela estará sendo bem cuidada”, declarou.

Durante a ocasião, o prefeito Julio Lossio revelou que o Nova semente terá novidades como acompanhamento do pré-natal e biblioteca nas unidades. “A Secretaria da Mulher vai dar assistência a 60 famílias, através de uma unidade móvel pré-natal que estamos fazendo. Pelo menos 10 mulheres na região serão acompanhadas. Além disso, a Dra. Lucia Giesta já assumiu o compromisso de identificar dois técnicos de enfermagem que serão agentes de saúde do Nova Semente e irão acompanhar a saúde das crianças. Outra novidade é que o Banco Itaú vai doar uma biblioteca com livros infantis para cada unidade de acolhimento a criança”, informou.

O prefeito ainda revelou que cada inauguração é a reafirmação de um sonho. “Imaginamos como desenhar um programa em que a gente pudesse ter as pessoas, como nossos parceiros, pois sabíamos que este é um programa que só daria
certo se houvesse a participação da comunidade. Muita gente não acreditou, mas o Nova semente é o reencontro do nosso governo com a população e quem não sonha não chega a lugar nenhum. Portanto toda a semana eu reafirmo um sonho, o de ter num futuro próximo todas as crianças do nosso município, sobretudo as mais pobres, dentro de unidades de educação”, desabafou.
  ..