RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 166 registros para a palavra: NOVA SEMENTE

Unidades do Nova Semente recebem ações do Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina iniciou, ontem (11), uma série de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que serão realizadas em unidades do Programa Nova Semente. A primeira unidade a receber a ação foi a Casa Esperança, no bairro Jardim São Paulo. Durante a atividade, as crianças realizaram atendimento médico e odontológico, verificação do peso e da altura, e participaram de palestras sobre saúde bucal e alimentação saudável. “O foco da ação de hoje foi alimentação saudável. Por isso, buscamos verificar a situação nutricional das crianças e, de maneira lúdica, orientamos sobre a boa alimentação”, contou a coordenadora do PSE, Vanécia Nogueira, ressaltando o compromisso da gestão em alcançar todas as crianças.

Para a gestora da unidade, Vanessa Suênia Oliveira de Souza, a ação é essencial, pois garante que as crianças terão um acompanhamento médico. “Muitas dessas crianças não tinham acesso aos serviços de saúde, pois os pais trabalham o dia todo. Aqui a gente já desenvolve algumas ações, mas quando acontece uma atividade desse porte, o efeito é maior”. Ao todo, dez unidades do Programa Nova Semente já estão com ações do PSE agendadas. A próxima atividade será realizada no dia 18 de setembro, na unidade Dom Helder, bairro Palhinhas...

Petrolina: Nova Semente participa do Programa Saúde na Escola

O Nova Semente Casa Esperança, no bairro Jardim Amazonas terá uma manhã diferente nesta sexta-feira (11). As crianças, pais e sementeiras vão participar do Programa Saúde na Escola e celebrar o sucesso do NutriSUS, implantado há aproximadamente 3 meses na unidade.

De acordo com a supervisora do Nova Semente, Rose Dantas, o Saúde na Escola é de suma importância especialmente por terem aderido ao NutriSUS, "que possibilita uma alimentação saudável para nossas crianças. Depois que inserimos o sache na alimentação de um numero seleto de pequenos percebemos no dia-a-dia seu melhor desempenho. Podemos através desse trabalho proporcionar o bem-estar de nossas crianças", declarou a supervisora...

Nova Semente chama a atenção de outras cidades pernambucanas

Na tarde desta quarta-feira (02) a prefeita da cidade de Arcoverde, Madalena Brito e sua equipe: Secretário de Educação Kerley Lafayette, Secretária de Saúde Adriana e o Secretário de Finanças Luciano Pacheco visitou a creche Estrela Maior, localizada no Bairro Palhinhas.

A prefeita visitou a nova Semente acompanhada pelas coordenadoras Marilene Montarroyo, (Regional de Pernambuco do IAB), Adeilda Barbosa, (Educação infantil da Secretaria de Educação de Petrolina) e Rose Dantas (Programa Nova Semente) a prefeita expressou sua satisfação e surpresa ao conhecer o Programa. “Fiquei surpresa com a forma calorosa com que fomos recebidos e principalmente com a qualidade do atendimento ofertado as crianças. O Programa Nova Semente prova que é possível disponibilizar educação de qualidade para a Primeira Infância a partir da parceria com a comunidade.”..

Nova Semente: Gestão Municipal melhora condições de trabalho das sementeiras

O tão esperado anúncio para melhorar as condições de trabalho das sementeiras foi feito pelo prefeito Julio Lossio está semana. “Após analisar a solicitação das sementeiras e achar justa a demanda, solicitei da equipe da secretária de finanças uma solução que me foi dada esta semana. Portanto, a partir de agora todas as sementeiras passam a trabalhar 6 horas diárias e passam a receber cada uma um salário-mínimo”, decretou.

De acordo com Josaias Santana, Gestor do Programa, antes as sementeiras tinham carga horaria distinta e por esse motivo também salários diferentes. “Estávamos trabalhando há algum tempo, na solicitação das sementeiras, mas agora chegamos a uma solução anunciada pelo prefeito. As sementeiras que trabalhavam 8 horas e recebiam um salário passam a trabalhar 6 h e recebem o mesmo salário, e aquelas que trabalhavam 4 horas e recebiam meio salário, vão trabalhar 6 h e começam a receber um salário-mínimo. O que torna a distribuição mais justa”, declarou...

Prefeito de Petrolina apresenta avanços do Nova Semente e fala sobre o G20 a Ministro Mangabeira

Julio Lossio está em Brasília cumprindo agenda oficial. Entre as reuniões agendadas o prefeito esteve com o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unguer para tratar sobre educação infantil, mais precisamente sobre os avanços do Nova Semente e para falar sobre o G20, que terá a primeira reunião em agosto.

Durante o encontro o prefeito Julio Lossio mostrou os números do programa Nova Semente, que mudou a vida de aproximadamente 8 mil famílias em Petrolina. “O projeto é um sucesso. Além de garantir tranquilidade a mãe de família, que pode sair de casa para ir trabalhar sabendo que seu filho está bem tratado. Ele ainda oferece vários serviços ao aluno, que já sai da creche semialfabetizado. Ver uma criança de cinco anos sabendo ler me faz acreditar que estamos no caminho certo”, assegura...

Secretaria de saúde orienta gestoras do Nova Semente sobre kit de sachê nutricional

Terça-feira (26) profissionais gestores das unidades do Nova Semente em Petrolina, passaram por mais uma capacitação para melhorar e qualificar o atendimento e acolhida as crianças de Petrolina. A coordenadora e apoiadora da Atenção Básica, Vanecia Nogueira, trouxe para as equipes os novos suprimentos a serem aplicados as refeições diárias das crianças do Nova Semente, o Nutrisus é um importante sachê com nutrientes em pó solúvel nas alimentações e que serve de reforço alimentar as crianças. A sua utilização visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.

A gestora do Nova Semente do Rio Corrente, Neuma Mota, conta que a iniciativa vai melhorar a qualidade alimentar das crianças e possibilitar a manipulação adequada do saldo nutricional de cada um. “Com a aplicação dos sachês podemos avaliar o índice nutricional dos menores, e assim analisar onde devemos melhorar, percebendo o balanço alimentar das crianças" explicou...

ESPAÇO DO LEITOR: NOVA SEMENTE – SEMEANDO PARA O FUTURO...

"Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos.”

Sei que existe uma Nova Semente voltada para evangelizar e sua proposta é a fé... Aqui em nossa região existe a NOVA SEMENTE que não é uma proposta, mas uma atenção básica de Governo. Eu que sempre faço as mais variadas observações, escolhi esse texto após encontrar um grupo de crianças lá na calçada do Fórum de Petrolina, manhã de quinta-feira, dia 07 de Maio de 2015, todas verdinhas, bem conduzidas por uma “cuidadora” com jeito de professora, e no final da fila uma das crianças bem simpática me dirigiu um educadíssimo bom dia...!!!..

Julio Lossio conhece Nova Semente da Vila Marcela

O prefeito Julio Lossio dedicou parte de sua manhã desta quarta-feira (06) para ver de perto a adaptação dos pequenos na unidade do programa Nova Semente no bairro Vila Marcela. O gestor ficou satisfeito ao ver a dedicação das cuidadoras com as crianças. "Os primeiros dias são difíceis. Os pequenos ainda estão se adaptando, alguns nunca saíram de perto dos pais, mas a família tem consciência que aqui eles são bem tratados e recebem atenção especial de pessoas qualificadas", esclareceu o prefeito.

O Programa iniciado no ano de 2010, numa ação integrada que envolve as secretarias municipais de Educação, Saúde e, Desenvolvimento Social, hoje atende mais de 7.800 crianças com educação de qualidade, por 12 horas e ainda oferece 05 (cinco) refeições ao dia, além de alfabetização, cuidados médicos e odontológicos. O Nova Semente recebe crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo como prioridade os pequenos de 0 a 3 anos e possui 132 unidades padrão, nas diversas regiões do município, com investimento estimado em 36 milhões para o ano de 2015...

Julio Lossio visita Nova Semente do Jardim São Paulo

O prefeito Julio Lossio esteve visitando na manhã desta quarta-feira (06) as instalações da Nova Semente do bairro Jardim São Paulo. Funcionando a quase um mês a creche atende a 110 crianças, com idades até seis anos. Durante a visita a unidade Jardim da Infância o prefeito, que se encantou com o garoto Rafael, de apenas seis anos, que escreveu o nome Julio, em um pedaço de papel e ainda leu algumas palavras do livro didático, demonstrando total segurança na atividade exercida. "São essas demonstrações que provam que estamos no caminho certo", declarou entusiasmado o prefeito.

Ainda na creche, Julio Lossio entregou um tablete, a gestora Carmem Lúcia, a mais nova ferramenta de trabalho do programa, que leva tecnologia as unidades. O programa Nova Semente foi criado em outubro de 2009 pela gestão atual e tem a parceria do Petrape, do Instituto Alfa e Beto (IAB) e da comunidade local. ..

Creche do Nova Semente será inaugurada no Vila Marcela

O bairro Vila Marcela, em Petrolina, irá receber nessa quarta-feira (15) uma unidade do Programa Nova Semente.  A creche Ana Mendes de Lima, seguindo o padrão das demais, atenderá 55 crianças, das 6h às 18h, com atendimentos pedagógicos e nutricionais. A inauguração está prevista para as 18:30h, na rua 08, n° 140, da Vila Marcela. ..

Petrolina: Jardim São Paulo agora conta com uma Nova Semente

A creche Nova Semente do Jardim São Paulo foi entregue sexta-feira (10) a comunidade, que esteve em peso, prestigiando a inauguração da unidade Jardim da Infância, cuja gestora, Carmem Lúcia Ferreira Mendes, se comprometeu com os pais em proporcionar conforto às crianças atendidas enquanto seus genitores trabalham tranqüilos.

 A creche proporcionará atendimentos pedagógicos e nutricionais para 110 crianças e geração de emprego para 32 funcionárias, as sementeiras.  O prefeito Julio Lossio não pode comparecer a inauguração como de costume, por estar cumprindo agenda oficial em Brasília, mas deixou uma bela mensagem de ânimo as sementeiras e garantiu mais uma vez “Enquanto tiver crianças fora da creche vamos inaugurar unidades do Nova Semente em Petrolina”...

Petrolina: Jardim São Paulo será o próximo bairro a ser contemplado pelo Programa Nova Semente

A partir desta sexta-feira (10), a comunidade do Jardim São Paulo, em Petrolina, contará com as instalações da unidade de acolhimento do Programa Nova Semente. A creche, intitulada de Jardim da Infância, proporcionará atendimentos pedagógicos, esportivos e nutricionais para 55 crianças e geração de emprego para 16 funcionárias. 

O programa Nova Semente foi criado em outubro de 2009 pela gestão atual e tem a parceria do Petrape, do Instituto Alfa e Beto (IAB) e da comunidade local. A ação atende em cada unidade 110 crianças de 0 a 6 anos com cinco refeições diárias, atendimento pedagógico, nutricional, acompanhamento odontológico e aulas de capoeira e música. A inauguração da unidade está prevista para acontecer às 18h30, na Rua 09, Nº 562...

Prefeitura beneficia bairro José e Maria com unidade do Nova Semente

A Prefeitura de Petrolina realizou sexta-feira (20) mais uma entrega de unidade do programa Nova Semente, desta vez a comunidade beneficiada foi a do bairro José e Maria, que terá 60 crianças atendidas pela creche Santa Luisa de Marilac. Do total de alunos acolhidos, 35 faziam parte da Casa da Criança, entidade que teve suas atividades encerradas. A unidade será coordenada pelas Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, tendo como gestora a Irmã Maria Expedita.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Bispo Diocesano de Petrolina, Dom Manoel, além de secretários e vereadores municipais, pais de alunos, sementeiras e comunidade em geral. O secretário de Educação da cidade, Heitor Leite, representou o prefeito, Julio Lossio, que enviou um comunicado justificando sua ausência e reiterando o compromisso que tem com o programa.  Em sua fala, Leite destacou a dedicação do prefeito para com o Nova Semente. “É uma honra estar representando o prefeito nesta solenidade pois sei da atenção e prioridade que ele dedica a este projeto”, discursou o secretário...

Agrovila Sitio São João recebe Nova Semente em festa

A noite de sexta-feira (13) foi bem animada na Agrovila Sitio São João. A comunidade se reuniu para receber das mãos do prefeito Julio Lossio a  creche Santa Terezinha, que na próxima segunda começa a atender as crianças da Agrovila. Os moradores participaram da inauguração da unidade do Nova Semente que segue o padrão das demais e atenderá 55 crianças, das 6h às 18h.

A gestora da unidade, Luana Martins dos Santos, foi a primeira a falar e agradeceu a todos que se esforçaram para essa unidade iniciar os trabalhou, ao mesmo tempo em que convocou as sementeiras a arregaçar as mangas para cuidar das crianças da Agrovila. “a partir desta segunda seus filhos também, serão nossos e prometemos cuidar deles com todo carinho e dedicação”, expôs, emocionando os pais presentes.

Os vereadores Ronaldo Silva e Betão, incentivadores do Nova Semente, também falaram da alegria de poder participar deste sonho idealizado pelo prefeito Julio Lossio, que hoje atende mais de sete mil crianças...

PETROLINA: Próxima inauguração do Nova Semente será na Agrovila Sitio São João

Nessa sexta-feira (13), na Agrovila Sitio São João, será inaugurada a segunda creche do Nova Semente de 2015. A unidade Santa Terezinha, segue o padrão das demais e atenderá 55 crianças, sempre das 6h às 18h. A gestora da unidade, Luana Martins dos Santos, afirmou que inicio dos trabalhos está sendo muito esperado pela comunidade, que passa a contar com a segurança do programa no cuidado dos seus filhos.

O Nova Semente, foi idealizado pelo prefeito Julio Lossio, e começou a funcionar em outubro de 2010, hoje atende mais de sete mil crianças que recebem diariamente cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional, além do apoio pedagógico do Instituto Alfa E Beto (IAB). “Enquanto houver crianças precisando de creches vamos continuar inaugurando novas unidades”, expôs o prefeito Julio Lossio. A inauguração está prevista para ser inaugurada às 18:30, desta sexta-feira (13), na Estrada da Tapera - KM 25...

Unidade do Programa Nova Semente é ampliado no Santa Luzia

Nessa sexta-feira (06), no bairro Santa Luzia, será ampliada a creche Recanto Feliz. O espaço conta com um ambiente agradável, materiais didáticos e pedagógicos adequados, a unidade atenderá 55 crianças, das 6h às 18h A coordenadora da unidade, Maria Elenilma de Souza Batista Ramos está bastante satisfeita, pois a unidade que coordena vai poder atender mais crianças da comunidade.

O Nova Semente foi idealizado pelo gestor municipal Julio Lossio e funciona desde outubro de 2010. Hoje o programa atende mais de sete mil crianças, que recebem diariamente cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O ensino oferecido nas unidades seguem o programa pedagógico do Instituto Alfa e Beto. Segundo o gestor Josaias Santana essa é apenas a primeira unidade do ano que será entregue as familias petrolinenses “A orientação do prefeito é transformar a vida das pessoas e por isso nossa luta é inserir cada vez mais crianças na educação infantil”, expôs Josaias...

Petrolina: Contemplados do MCMV são presenteados com Unidade do Nova Semente

As famílias dos residenciais ‘Nova Petrolina e Monsenhor Bernardino’ têm muito que comemorar, além de concretizar o sonho da casa própria, vão ganhar, cada um, do município uma unidade do programa Nova Semente, que tem previsão de inicio no primeiro semestre de 2015, segundo o gestor Josaias Santana.

O projeto, idealizado pelo prefeito Julio Lossio, objetiva atender crianças de 06 meses a 4 anos, oferecendo refeições diárias, atendimento educacional e assistência médica. Cada unidade possui sala para administração, berçário, salas de convivência, salas de aula, área para recreação, lazer e atividades sociais, além de cozinha equipada e sanitários...

Petrolina: Prefeito Julio Lossio recebe visita do Cônsul Geral dos EUA

Atraído pelo potencial econômico e cultural de Petrolina o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, fez sua primeira visita oficial ao município, onde foi recebido pelo prefeito Julio Lossio e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto. Richard Reiter explicou que tem o interesse de conhecer toda área geográfica que o consulado detém no Nordeste. Petrolina foi à primeira cidade do interior a ser visitada, para satisfação do prefeito Julio Lossio, que fez questão de apresentar as maravilhas que a cidade oferece.

As margens do São Francisco, os dois conversaram sobre os projetos da gestão, entre eles o programa Nova Semente. "O cônsul Richard Reiter  veio conhecer Petrolina e estreitar os laços para num futuro próximo ampliar e alcançar a cidade com ações do consulado. Falamos na importância do intercambio para o aprendizado da língua inglesa, entre outros assuntos de curiosidade do cônsul", relatou,..

Escola municipal e unidade do programa Nova Semente no bairro São Gonçalo recebem atividades do Programa Sala Verde

Palestras, oficinas, exibição de vídeos e muita criatividade: esses são os principais ‘ingredientes’ do programa Sala Verde, desenvolvido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A idéia é propagar, junto a um público diversificado, conceitos da preservação e conservação do Meio Ambiente. Nestas quinta (28) e sexta (29), o programa vai até o bairro São Gonçalo, onde a equipe de Educação Ambiental da AMMA vai trabalhar a questão do desenvolvimento sustentável com alunos da escola municipal Paulo Freire e da unidade do programa Nova Semente, Mãe Maria. Nos dois dias, as atividades programadas começarão a partir das 8h30.

Na quinta, a ação acontece na escola Paulo Freire, para alunos do 1º ao 6º ano, compreendendo uma média de 260 estudantes. Mostra de vídeo, exposição de livros enviados pelo Ministério do Meio Ambiente, Varal Cultural e oficinas serão realizadas com o público infantil. Assuntos como reciclagem, resíduos sólidos, como combater o desperdício de água, dentre outros, serão abordados de maneira lúdica. O principal objetivo do projeto é fazer com que a criança possa se tornar um agente propagador na proteção e conservação do meio ambiente.

"Será uma boa oportunidade para levarmos até essas unidades educacionais, os livros e vídeos que recebemos do Ministério do Meio Ambiente e que compõem o projeto Sala Verde”, frisa a integrante do setor de Educação Ambiental da AMMA, Naedja Ferraz...

Petrolina: Pedagogas do Nova Semente recebem capacitação na Facape

 
Foi realizado nesta última sexta-feira (04) mais um encontro pedagógico dentro do programa "Universidade da Primeira Infância". O projeto é fruto de uma Parceria da Prefeitura de Petrolina e a Facape. Dessa vez o público-alvo foram as pedagogas do Programa Nova Semente. Segundo a supervisora pedagógica, Edneuza Sobral, a capacitação girou em torno do novo método implantado na educação infantil, a alfabetização fônica, “primeiro ensina os sons de cada letra e então constrói a mistura destes sons em conjunto para alcançar a pronúncia completa da palavra, facilitando o processo de alfabetização”, explicou.
 
Ainda de acordo com a supervisora pedagógica o encontro foi direcionado para as pedagogas, que estiveram presente em massa, “porque são elas que trabalham diretamente com as crianças, mas vale ressaltar que o êxito do programa depende do envolvimento de todos que fazem parte da comunidade”, ressaltou.
 
Esta é mais uma prova de que a administração municipal está cumprindo com suas atribuições e garantindo Educação Básica com equidade e foco no sucesso do aluno, encaminhando o mesmo semialfabetizado para a escola. O Programa Nova Semente é realizado em parceria do Município com o Petrape e o Instituto Alfa e Beto e já beneficia quase 7.000 crianças em Petrolina.
..