RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 166 registros para a palavra: NOVA SEMENTE

Presidente do FNDE vem a Petrolina conhecer o Nova Semente

Após participar, na semana passada, de reunião com o coordenador-geral de Infraestrutura Educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prefeito de Petrolina, Julio Losiso, participou de mais uma audiência no órgão, desta vez  com o presidente da entidade, Gastão Dias Vieira.  

Gastão e Lossio se debruçaram, nesta segunda-feira (25), sobre discussões acerca da educação infantil, tendo como base o programa de creches Nova Semente, projeto idealizado e implementado pelo prefeito Julio Lossio na sua gestão e que tem conquistado aprovação e reconhecimento em esfera nacional.               

De acordo com gestor municipal, o presidente do FNDE agendou uma visita à Petrolina para conhecer in loco os benefícios que o Nova Semente tem proporcionado para as crianças...

Petrolina: SAMU ministra curso de primeiros socorros para gestoras do Nova Semente

Sexta-feira (15), o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Nilton Leite, ministrou curso de primeiros socorros voltado para as 126 gestoras do Programa Nova Semente.

A atividade tem como objetivo orientar as profissionais para socorrer as principais causas de acidentes com crianças. "O fato de estar em contato direto com muitas crianças no dia a dia faz com que essas gestoras precisem lidar com engasgos, febres, quedas e outras situações que exigem um mínimo de conhecimento sobre primeiros socorros. Nesse curso elas aprendem como agir nessas situações", explica Nilton Leite...

Julio Lossio participa de homenagem ao gestor do Nova Semente

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, compôs a mesa de honra da solenidade de outorga do mérito legislativo Dom Malan ao atual gestor do programa Nova Semente, Josaias Santana dos Santos. A comenda é oferecida, por membros da Câmara Municipal de Vereadores, a personalidades com notórios e relevantes serviços prestados à Petrolina.

O baiano, da cidade de Juazeiro, foi agraciado na sexta-feira (8) com a medalha Dom Malan, através de proposição do vereador Elismar Gonçalves e do ex-vereador Alvorlande Cruz. Em uma noite de celebração e discursos emocionados, familiares, amigos, ex-alunos, colegas de trabalho e admiradores de Josaias Santana estiveram na Casa Plínio Amorim. Além de vereadores da Casa, representantes das Instituições de ensino UNIVASF e FACAPE, entidades que Josaias faz parte como professor, também estiveram presentes. Os proponentes da comenda justificaram em seus discursos que a homenagem faz jus ao trabalho que Josaias já desenvolveu e ainda desenvolve a frente de pastas estratégicas na gestão pública, como educador e como responsável pela administração do programa Nova Semente, que atende 8 mil crianças no município.

O prefeito Julio Lossio destacou o papel fundamental que o homenageado cumpriu frente ao processo de transferência do Hospital de Traumas para a UNIVASF e resgatou ainda o desempenho de Josaias junto a Secretaria de Administração, Controladoria Geral do Município e da responsabilidade e competência que tem diante da administração do maior e mais importante programa do governo municipal, o Nova Semente. Emocionado, Josaias agradeceu a homenagem e as palavras dedicadas a ele durante a solenidade. Santana dedicou a conquista e o reconhecimento ao seu trabalho a sua família...

Elismar e Alvorlande homenageiam gestor do Nova Semente com Medalha Dom Malan

O vereador Elismar Gonçalves (PMDB) e o ex-vereador Alvorlande Cruz foram autores do projeto que concedeu nesta sexta-feira, 8, a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan a Josaias Santana, gestor do programa Nova Semente que comanda a educação na primeira infância em Petrolina. A medalha é a principal comenda do poder legislativo petrolinense. 

A sessão solene realizada na Câmara Municipal foi concorrida com a presença de familiares, colegas de trabalho e pessoas amigas do homenageado, além de vereadores que foram prestigiar os colegas autores da homenagem. O prefeito Julio Lóssio fez questão de prestigiar o integrante de sua equipe de governo e frisou a justa homenagem feita por Elismar e Alvorlande a Josaias. ..

Petrolina: Gestor do Nova Semente, Josaias Santana, é homenageado com Medalha Dom Malan

Na próxima sexta-feira (08/04) o Gestor do Programa Nova Semente da Prefeitura de Petrolina, Josaias Santana, vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan. A homenagem foi concedida pela Câmara de Vereadores, através dos edis Alvorlande Cruz e Elismar Gonçalves. A solenidade será as 19:30 horas, no Plenário da Câmara de Petrolina.

Josaias Santana é Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004), possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015). É Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008). ..

Nova Semente Benedito Barbosa dos Santos foi entregue a comunidade do Maria Tereza

A 140° creche do Nova Semente foi inaugurada nessa segunda-feira (07) no Projeto Maria Tereza com a presença do prefeito Julio Lossio, dos secretários municipais e da comunidade que prestigiou em peso mais essa entrega, a creche Benedito Barbosa dos Santos, que vai atender 55 crianças, que iniciam uma nova rotina. 

A gestora Maria Heleni expôs em seu discurso e apresentação a alegria de estar à frente do Nova Semente e se comprometeu com o trabalho iniciado pelo prefeito Julio Lossio. “Quero dizer a todos os pais que se tranquilizem, pois estamos capacitadas para cuidar das 55 crianças matriculadas nessa Nova Semente. E agradecer ao prefeito pela confiança. Podemos afirmar que faremos o melhor por nossas crianças”, destacou. 

O sobrinho do homenageado, Edson Ramos falou em nome da família. “Fico feliz em saber que pais e mães vão poder trabalhar em paz, pois vão deixar seus pequenos nas mãos de pessoas competentes. Quero também agradecer a homenagem ao meu tio, que foi um homem e batalhador e que trabalhou para conquistar melhorias para a nossa comunidade. Ele merece essa lembrança. Obrigado”, desabafou. 

O prefeito Julio Lossio agradeceu a comunidade por continuar acreditando no projeto Nova Semente que só é um sucesso, segundo o chefe do executivo, porque é feito em parceira com a comunidade. “Para mim é uma emoção enorme inaugurar a 140° creche em Petrolina, os números impressionam, atendemos mais de 7.700 crianças, oferecemos 38.500 refeições por dia, 2.350 funcionárias. E continuamos motivados para inaugurar ainda mais creches por todo o município. O que me incentiva é saber que a mãe pode ir tranquila para o trabalho, pois sua criança entra as 6h e sai as 18h recebendo carinho, alimento, cuidados e conhecimento. Que o Nova Semente seja uma extensão da casa de vocês”, finalizou.  ..

Mais uma creche do Nova Semente será inaugurada na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (15), no Projeto Nilo coelho – N10, será inaugurada a creche Espaço Bringel, que seguindo o padrão das demais, atenderá 110 crianças, das 6h às 18h. A gestora da creche, Patriana Pereira Bringel da Silva, assume um compromisso com a comunidade do Núcleo, e inicia os trabalhos com total dedicação às sementinhas.

A creche proporcionará atendimentos pedagógicos e nutricionais para as crianças, e geração de empregos para 32 funcionárias. A inauguração está prevista para as 18:30h, na Rua L, no 57 – PSNC N-10...

Petrolina: Sede da Nova Semente invadida no final de semana

 
A Prefeitura de Petrolina registrou outra invasão em prédio público. A ocorrência foi durante o final de semana. Desta vez a sede da Nova Semente foi invadida e segundo a secretária da Primeira Infância, Mônica Couto, os bandidos levaram cinco tablets, dois notebooks, além de cortar os fios da internet. Os ladrões cortaram a cerca elétrica e entraram pelos fundos do prédio. O Boletim de Ocorrência já foi feito e as investigações policiais seguirão seu rumo.
..

Julio Lóssio articula viagem para apresentar Nova Semente nos EUA

O programa Nova Semente, instituído em Petrolina na gestão do prefeito Julio Lossio, vai ganhar o mundo. Isto porque o gestor municipal viaja para os Estado Unidos, em março, para apresentar o programa em um congresso internacional de Educação Infantil, realizado naquele país. "O Nova Semente atende mais de 7 mil crianças de 06 meses a 5 anos de idade, oferecendo educação e alimentação em tempo integral. É sem dúvida um case de sucesso, na área da educação infantil, que precisa ser apresentado para outras culturas", destaca o chefe do executivo.

Para discutir mais profundamente a viagem e debater outros temas, Lossio se reuniu com o cônsul dos EUA no Brasil, Richar Riter, nesta terça-feira (19), na sede do consulado americano,  em Recife.  Ainda durante o encontro, o prefeito recebeu de Riter o convite para visitar a região da Califórnia, que é comumente comparada a Petrolina pelo seu potencial em áreas irrigadas e desenvolvimento de projetos destinados a energia renováveis, como a solar e éolica...

Nova Semente agora é lei. Sindsemp debate proposições com vereadora para garantir os direitos dos servidores

Nova Semente agora é Lei. Programa abre precedente para concursos. O projeto do executivo, com essa proposição, foi aprovado na última sessão ordinária do ano na Casa Plínio Amorim, terça-feira (30). A partir de agora, qualquer que seja o chefe do executivo terá que dá continuidade ao programa. Está previsto um orçamento de R$ 45 milhões para o ano que vem, sendo que há também recurso do Governo Federal, através do Fundeb, para a execução do Programa no município.

Em consonância com a Lei Municipal de Educação, agora como Lei, o programa abre o precedente para que seja feito concurso público para preenchimento das vagas do Nova Semente em Petrolina. A preocupação agora é fazer valer os direitos trabalhistas, propostos por emendas rejeitas pelos vereadores da vereadora Cristina Costa (PT). De acordo com ela, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Petrolina, dos 100% dos recursos, 60% são retirados para pagar o magistério, ou seja, os professores que atuam no ensino regular e as sementeiras são pagas com os 40% do Fundeb. “Acrescentei uma outra emenda dizendo que a coordenadoria de Educação, que o prefeito pede para que sejam cedidos do setor ou de outras secretarias, que esses servidores que vão atuar dentro da política do Nova Semente não tenham prejuízo financeiro nenhum. Só amarrei que esses servidores que forem cedidos eles não receberão os vencimentos em cima dos 60%, tem que ser em cima dos 40% como é hoje em dia para não comprometer o Plano Municipal de Educação, não comprometer o EPCM do município, o Plano de Cargos e Carreira”, explica a vereadora.

De acordo com ela, o servidor que atua no ensino regular tem o piso salarial nacional que as sementeiras não têm porque os vereadores rejeitaram. “Mas o Legislativo deverá acompanhar o andamento do programa para evitar que o gestor não comprometa o recurso e posteriormente alegue que não tem recursos para repassar o reajuste do piso nacional de educação para os professores porque a folha está comprometida. O prefeito terá autonomia para a escolha da coordenadoria da educação de ensino infantil”, acrescenta. Cristina frisa que a intenção é dar condições para que o Executivo Municipal melhore cada vez mais o Programa, de suma importância para o município. “O Nova Semente veio para ficar, é muito aceito pela população que não pode retroagir e sim avançar”.

A vereadora também pontua que as emendas eram relativas a política municipal da educação na primeira infância quando o executivo cria a coordenadoria educacional da primeira infância, responsável pela política municipal da faixa etária. “Com a emenda constitucional 59, é obrigatória que toda a criança a partir dos 4 anos esteja na creche de pró-infância, se que a família não precise contribuir com taxa para a manutenção da instituição. Coloquei que a lei municipal deveria estar em harmonia com a Lei Federal nº 2713/2005. A Lei do Plano Municipal de Educação, instituída em junho deste ano, tem todas as metas que o município terá que cumprir. Os vereadores me surpreenderam”, disse.

Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) debateram as proposições com a vereadora Cristina Costa. Estiveram reunidos no dia 23 deste mês, a vereadora, a diretora de assuntos extraordinários do Sindsemp Helena Alves e o diretor jurídico também do Sindsemp Carlos César Nonato.

Nove vereadores, dos 10 vereadores, rejeitaram as emendas da vereadora Cristina Costa (PT). Elismar Gonçalves (PMDB), Alvorlande Cruz (PRTB), Ronaldo Silva (PSDB), Edilson Leitão (PSL), Ailton Guimarães (PMDB), Manoel da Acosap (PHS), Pérsio Antunes (PMDB, Elias Jardim (PP), Pedro Filipe (PLS), Paraíba (PDT) votaram contra as duas emendas propostas pela petista e o vereador Ibamar Fernandes (PSB) se retirou estrategicamente da votação. “Estrategicamente um se retirou da mesa para não dá empate porque senão quem tinha que decidir era o presidente da Casa. ..

Nota de Esclarecimento sobre a invasão da creche Nova Semente em Petrolina

Sobre o caso da Creche Dr. Cícero Luz, no Jardim Amazonas, a gestora da unidade, Jonelma Rocha, esclarece o seguinte: 

Primeiro, é verdade a informação que um homem, não identificado, portanto uma arma branca (faca), entrou na creche, aproveitando que a cerca elétrica estava desligada (em manutenção), no entanto, nenhuma pedagoga, ou sementeira foi ferida ou agredida; O invasor fugiu do local após os gritos das funcionárias, não concretizando nenhum dano pessoal ou material.

Segundo, a unidade está em recesso desde o último dia 17, portanto não havia crianças no prédio, somente funcionárias para encerramento do ano letivo;

Por fim e para conhecimento de todos a cerca elétrica já foi consertada e todas as providências cabíveis foram tomadas para evitar novos transtornos. ..

Formatura do Nova Semente no Iate Clube de Petrolina

Alegria, esperança no futuro e gratidão. Foram esses os sentimentos que envolveram a formatura dos alunos do Nova Semente, onde 915 pequenos receberam o certificado de conclusão da alfabetização, primeira etapa de suas vidas, no que se refere ao aprendizado educacional. A cerimonia foi realizada no Iate Clube com a presença do prefeito Julio Lossio, da equipe do programa, dos alunos e familiares.

Quando o assunto é o Nova Semente, referência dentro e fora do Brasil, o prefeito Julio Lossio não mede esforços e deixa bem claro sua satisfação de ser o mentor desse programa, que tem mudado a vida de muitas famílias. Durante seu discurso o prefeito fez questão de agradecer as gestoras e as sementeiras, reafirmando que, sem elas o Nova Semente não existiria. “O Nova Semente, como todos sabem e não me canso de dizer, foi um sonho meu concretizado por vocês que fazem e vivem o programa todos os dias. As sementeiras concretizaram esse sonho e hoje podemos ver os frutos. Podemos ver como deu e continuará dando certo. Basta ver esses meninos e meninas de apenas seis anos lendo e prontos para entrar numa nova fase na Educação”, pontuou...

Gestor do Programa Nova Semente é homenageado com Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan

O Gestor do Programa Nova Semente Josaias Santana, será homenageado com a Medalha de honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, a proposição foi de autoria do vereador Alvorlande Cruz, e foi aprovada por unanimidade dos presentes na sessão da última quinta-feira, dia 10 de dezembro.

A medalha é um reconhecimento pelos relevantes serviços públicos que presta ao município de Petrolina desde 2009, quando aceitou o convite do prefeito Julio Lossio para compor a equipe da Gestão Municipal, passando por várias pastas, entre eles a Administração, Controladoria Geral do Município e atualmente o Programa Nova Semente...

Petrolina: Prefeito Julio Lossio participa de reunião com gestoras do Nova Semente

O prefeito Julio Losiso participou na manhã desta quinta-feira (05/11) de uma reunião com as gestoras do Nova Semente no auditório da Facape. Durante a reunião muitos assuntos foram tratados. Inicialmente o chefe do executivo parabenizou o trabalho realizado nas 135 unidades e reafirmou seu compromisso com o social.

Outra atuação importante do prefeito foi com relação a boatos sem fundamentos difundidos nas comunidades. “Precisamos reforçar nossa vigilância com relação ao programa Nova Semente, tem pessoas falando que crianças, maiores de idade entre 04 e 06 anos, não serão aceitas, por exemplo. Isso não é verdade, o programa continua com o perfil de sempre. Serão matriculadas crianças de 06 meses a 06 anos. Nada mudou”, afirmou Julio Lossio...

Vereador petrolinense sai em defesa do programa Nova Semente

Da tribuna da Câmara de Petrolina, durante sessão da última terça, dia 20, o vereador Alvorlande Cruz, PRTB, saiu em defesa do programa Nova Semente que conta com mais de 7 mil crianças de 0 a 5 anos atendidas em mais de 100 unidades implantadas no município. O assunto foi destacado pelo parlamentar diante de notícias de que o prefeito Julio Lóssio, PMDB, teria que prestar declarações à respeito de custos do programa para os cofres públicos. O Nova Semente é uma ação da Prefeitura com a entidade Petrape e a própria sociedade petrolinense.

"São 35 mil refeições por dia servidas no Nova Semente. Cada refeição tem custo de R$ 1,39. São mais duas mil mães de família que estão lá, trabalhando", contabilizou o vereador. O discurso de Alvorlande foi uma resposta da bancada do governo na Câmara Municipal a ação que foi dada entrada no Ministério Público para que se levante irregularidades em repasses para o programa...

PETROLINA: Nova Semente da Vila Aparecida faz a festa para as crianças

Nova Semente da Vila Aparecida faz a festa para as criançasMais de 50 crianças da 62ª Unidade do Nova Semente , na Vila Aparecida, receberam a equipe da Secretaria de Cidadania (SEDESC) ,para uma tarde de surpresas, alegria ,distribuição de brinquedos e muita festa! 

A Nova Semente da Vila Aparecida ,foi batizada com o nome da Professora Célia Regina Carvalho, na época secretaria de Educação e hoje secretária de Cidadania. A comunidade existe há mais de 20 anos ,e na sua maioria é composta por trabalhadores rurais, e possui uma grande concentração de crianças. Antes as trabalhadoras muitas vezes levavam os filhos para o trabalho, por não ter onde deixar as crianças ou ainda por falta de condições de pagar por um serviço especializado. Essa história foi vivida por muitas delas que anteriormente contratavam o serviço de uma pessoa para cuidar de seus filhos. Com a vinda do programa Nova Semente tudo mudou, já que elas tem um lugar onde seus filhos serão bem cuidados com toda segurança para que possam trabalhar tranquilas. 

E na tarde da última sexta-feira (16), a alegria invadiu a creche com a chegada da equipe da SEDESC, que adotou a unidade para fazer um dia das crianças diferente,com bolo, refrigerante salgadinhos e muitos brinquedos que foram doados pelos funcionários da Secretaria. Cada funcionário adotou uma criança para dar seu presente e trazer a alegria para cada menino (a) da Nova Semente Célia Regina Carvalho na Vila Aparecida. 

"Nesta data em que o Programa Nova Semente comemora 5 anos, poder comemorar junto a equipe SEDESC foi uma emoção dupla; primeiro pelo sucesso do programa o qual tive a honra de participar junto ao prefeito Julio Lossio, desde a primeira semente...tendo sido agraciada por uma unidade batizada com meu nome.Depois, estar junto aos colegas de trabalho - equipe SEDESC- nessa ação em prol de trazer o Abraço e alegria para estas crianças nos fortalece como colegas e,mais ainda como amigos. Portanto, agradeço ao prefeito Julio e meus amigos SEDESQUIANOS, parabenizando as crianças, as sementeiras e a gestora SELMA, da Unidade Célia Regina!", disse a professora Célia Regina Carvalho.  ..

EPTTC comemora 22 anos de fundação na Unidade Nova Semente

Um dos objetivos da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo é levar informação para crianças e adolescentes. Por este motivo dentro das comemorações dos 22 anos de fundação da EPTTC, foi realizado hoje pela manha distribuição de brinquedos na Unidade de Acolhimento a criança "Nova Semente" Estrela Maior, no bairro das Palhinhas.

De acordo com o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a empresa atua com o respeito ao cidadão; prioridade na educação de trânsito; compromisso com a qualidade da prestação do serviço; inclusão social e Responsabilidade social. "Priorizamos neste caso conversar com crianças. Elas aprendendo a respeitar as leis do trânsito teremos um um futuro melhor", disse Paulo.

Com relação ao aniversário da EPTTC, que completará 22 anos no próximo domingo 18, Paulo Valgueiro destaca que são mais de duas décadas de bons serviços prestados. "A frota de carro aumenta a cada dia e isto exige cada vez dedicação na busca de um trânsito que promova segurança e paz", avalia Paulo. Na EPTTC a  função do agente da autoridade de trânsito é efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho na mobilidade de uma cidade.

Em Petrolina atuam 57 agentes de trânsito, todos concursados. Além da fiscalização Paulo Valgueiro, aponta o trabalho de educação de trânsito desenvolvido pelos agentes como de grande importância, pois têm a missão de oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população. “O prefeito Julio Lossio sempre tem renovado o apoio e o compromisso de valorização do trabalho da EPTTC, numa ação conjunta e de interação com a sociedade",  finalizou Paulo. ..

Nova Semente do N-4 é beneficiada com ação da Secretaria Municipal de Saúde

Vacinação, orientação nutricional e avaliação bucal foram alguns dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, na última sexta-feira (9), na unidade do Programa Nova Semente, no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4. A ação, que está sendo realizada em 32 creches, celebra os 5 anos do Programa.

A atividade contou com a participação de técnicos de enfermagem, enfermeira, dentista e nutricionista. Durante o evento, os profissionais avaliaram o peso e altura das crianças, atualizaram o cartão de vacina, orientaram sobre a alimentação saudável, fizeram a administração de vitamina A e a avaliação bucal, além da distribuição de brindes...

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em 32 creches do Programa Nova Semente

Em comemoração aos 5 anos do Programa Nova Semente, a Secretaria de Saúde de Petrolina está realizando ações de promoção à saúde em 32 creches. A programação teve início nesta quinta-feira (8), nas unidades São Gonçalo, João de Deus e Serrote Urubu, e segue até a próxima semana.

Durante o evento os profissionais realizam ginástica laboral, avaliam o peso e altura, atualizam o cartão de vacina, orientam sobre a alimentação saudável, além das consultas médicas. "Preparamos com muito carinho lembranças para entregar a todas as crianças, além do sorteio de brindes. O 'Nova Semente' é um programa de sucesso, assim como o projeto AME, e um dos nossos objetivos prioritários é reduzir a mortalidade infantil, portanto cuidar da saúde de nossas crianças é prioridade da gestão", pontuou a secretária de Saúde, Lucia Giesta. ..

Nova Semente comemora êxito do NutriSUS

A Unidade “Criança Esperança”, do Jardim São Paulo participou do Projeto Saúde na Escola e celebrou o êxito do programa Nutrisus, que tem por finalidade o reforço alimentar das crianças, pré-selecionadas. A sua utilização visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.

Segundo a gestora Vanessa Suenia essa foi uma manhã diferente para as crianças da creche do Nova Semente,onde as enfermeiras Larissa e Vanécia, a nutricionista Geanne e a supervisora Rose Dantas participaram junto com os pais e alunos de apresentações, através de várias profissionais do Nova Semente com a colaboração da Secretaria de Saúde, tais como: Dentistas, Enfermeiras, Nutricionistas, Médica, Agente de Saúde e Músicos. “A dentista Caroline, por exemplo, ministrou uma palestra sobre a importância da escovação, e, enquanto isso, a dentista Ana Paula estava na unidade móvel fazendo atendimento odontológico com as crianças”, expôs a gestora...