RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 166 registros para a palavra: NOVA SEMENTE

Miguel Coelho acompanha início das atividades do Nova Semente

As atividades pedagógicas nas unidades do Nova Semente iniciaram nesta segunda-feira (20). A abertura das aulas foi acompanhada de perto pelo prefeito de Petrolina Miguel Coelho, que visitou a Nova Semente da comunidade do N-10. Na oportunidade, o gestor vistoriou as salas e conversou com os profissionais que atendem as crianças. 

Ao todo, a Prefeitura disponibilizará neste ano cerca de 17 mil vagas para a primeira infância, juntando o programa Nova Semente e os Centros de Educação Infantil (CMEI). Segundo o prefeito, apesar da criação de 4 mil novas vagas neste ano, o acesso à educação infantil de Petrolina precisa ser ampliado. "Vamos trabalhar para melhorar o atendimento e os indicadores. Ainda existem cerca de 15 mil crianças fora da rede na primeira infância. Estamos trabalhando para melhorar essa situação nos próximos anos já a partir de nossa luta para destravar o início das obras de 12 novos CMEI", adianta o prefeito, que deve visitar no próximo mês o ministro da Educação, Mendonça Filho.  ..

Miguel Coelho vistoria unidades do CMEI e Nova Semente

O prefeito Miguel Coelho e a secretária de Educação, Maeve Melo, iniciaram na manhã desta terça-feira (07) uma série de visitas a unidades do Nova Semente e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). A vistoria ocorreu nos bairros Jardim São Paulo e Quati e tem por objetivo analisar as condições estruturais dos equipamentos para as atividades pedagógicas que iniciam no dia 20 de fevereiro. 

A primeira unidade visitada foi a Nova Semente Casa da Esperança, em Jardim São Paulo. O prefeito ainda vistoriou uma unidade do Nova Semente no Quati. Parte das crianças que eram atendidas nos dois locais será redirecionada para o CMEI Irmã Dourado, também visitado por Miguel Coelho. O Centro, que tem condições para abrigar mais de 300 crianças, recebia menos de 50% da capacidade.  ..

Miguel Coelho apresenta reformulação do Nova Semente

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho concedeu entrevista coletiva a imprensa da região na tarde desta quinta-feira (26). O gestor explicou sobre as ações de reformulação do programa Nova Semente. Entre as novidades está a gratuidade do programa. Segundo o prefeito, serão mantidas 91 unidades do Nova Semente. No entanto, a redução de sementeiras, trabalhadoras que cuidam das crianças nas cresces, entrará na reformulação do projeto.

“O Nova Semente vai receber R$ 24 milhões do FUNDEB e vai receber o restante da prefeitura. Não estamos reduzindo a participação da prefeitura. A prefeitura volta a ter um papel decisivo e responsabilidade de poder atender todas as crianças cadastradas. Para esse ano estava previsto 10.100 crianças e nós vamos garantir o acesso de todas as crianças. Vai ser necessário fazer demissões até porque não tínhamos como custear o programa”, frisou...

Secretaria de Educação de Petrolina faz diagnóstico para aprimorar unidades do programa Nova Semente

Foi pela unidade 'Cantinho da Felicidade', instalada no bairro Antônio Cassimiro, zona norte de Petrolina, que a secretária da Educação, Maéve Melo, começou a visitar os espaços educacionais do programa Nova Semente. Em companhia da secretária executiva da pasta, Sônia Passos, e da nova gestora do programa, Leticia Leda, Maéve iniciou as visitas com o objetivo de fazer um diagnóstico das unidades antes do início do ano letivo.

De acordo com a titular da pasta, a preocupação está em conhecer as reais condições das unidades nas quais as crianças vão desenvolver suas atividades. "Vamos fazer esse levantamento detalhado, de unidade em unidade, para redesenhar o programa e oferecer, sempre, uma melhor qualidade para a população de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho designou que tivéssemos uma atenção especial. As visitas estão acontecendo para que a nossa equipe possa compreender a dinâmica e imprimir essa nova visão de administração. Todos podem ficar despreocupados que o programa vai continuar, mas, com certeza, de forma mais aprimorada", garante Maéve...

Com inauguração nesta quarta-feira,  Petrolina contabiliza 180 unidades do programa Nova Semente 

Durante a tarde desta quarta-feira (28) o prefeito Julio Lossio entregou a comunidade de Petrolina mais quatro unidades do programa Nova Semente. Ao todo, a cidade conta com 180 unidades em funcionamento na sede e interior, beneficiando 10.425 crianças de 6 meses a seis anos.

A inauguração aconteceu no bairro Idalino Bezerra, onde foi entregue a primeira unidade modular do programa Nova Semente. As demais unidades que seguem o padrão das demais já em funcionamento no município foram inauguradas ao mesmo tempo e beneficiarão a população dos bairros Alto do Cocar, São Gonçalo e a ampliação da unidade do Núcleo 11 no Projeto Senador Nilo Coelho. ..

Pesquisa indica que alimentação do Nova Semente é balanceada e saudável

A equipe de nutricionistas, que atua no programa Nova Semente, realizou no período de setembro a novembro de 2016 uma pesquisa nutricional com 2.100 crianças de ambos os sexos, entre 4 a 6 anos, para avaliar peso, altura, perímetro cefálico e IMC (Índice de Massa Corporal) dos assistidos pelo programa.

O resultado da pesquisa indicou que a alimentação oferecida pelo Programa Nova Semente, além de ser balanceada e saudável, atende as necessidades nutricionais dessas crianças já que 75% delas estão com peso adequado para sua idade e 70% estão com peso adequado para sua altura, consequentemente um total de 79% de crianças evoluíram positivamente seu estado nutricional apresentando seu IMC para idade adequado. Constatou-se também que as crianças que aderiram ao programa mais precocemente tiveram seu ganho em peso e altura menos afetados por uma alimentação inadequada. Além disso se observou a mudança dos hábitos alimentares dessas crianças pelo fato de realizarem 5 refeições diárias na unidades escolar elas levam para seu convívio domiciliar este hábito saudável que por sua vez contagia toda a família.  ..

Julio Lossio reúne profissionais do Nova Semente para encerramento do ano letivo

Com a proximidade do fim de ano, a gestão do Nova Semente reuniu os profissionais que atuam no programa para uma confraternização e avaliação das atividades desempenhadas ao longo de 2016. O evento aconteceu no auditório da Facape e contou com a presença do prefeito Julio Lossio, o gestor Josaias Santana e a coordenadora de educação da primeira infância Monica Couto.

O momento foi de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelos profissionais junto as mais de 10 mil crianças assistidas pelo Nova Semente. Estiveram presentes sementeiras, cuidadoras, professoras, dentistas, nutricionistas e todos os cargos que atuam nas 176 unidades espalhadas pelo município. ..

Lossio apresenta Nova Semente e AME para prefeito eleito de Tupanatinga

Os programas implantados em Petrolina, durante a gestão do prefeito Julio Lossio, se tornaram cases de sucesso e devem ser reproduzidos em outros municípios. Petrolina se tornou referência em saúde e educação e mais um novo gestor municipal esteve na cidade, nesta segunda-feira (14), para conhecer  ações como o Nova Semente e as AMEs.

Julio Lossio recebeu o prefeito eleito de Tupanatinga-PE, Silvio Roque, que esteve acompanhado de nomes que comporão sua gestão a partir de Janeiro de 2017. O objetivo da visita foi buscar informações sobre o modelo de gestão de dois dos maiores programas de Petrolina. Para Dr. Julio as constantes visitas de gestores interessados em ações executadas na cidade mostram que Petrolina está no caminho certo. "É gratificante saber que modelos desenvolvidos por nós vão transpor as barreiras da nossa cidade e beneficiar tantas outras pessoas", avalia Lossio...

Nova Semente contribui para melhorar a Saúde Bucal na primeira infância 

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. No entanto, estudos comprovam que o brasileiro tem o péssimo habito de procurar o especialista apenas quando percebem algum problema. 

Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que no Brasil bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60% a 90% das crianças em fase escolar, mesmo com todas políticas públicas voltadas para a saúde bucal e tratamentos gratuitos oferecidos por todo país, via universidades e Sistema Único de Saúde...

Nova Semente Maria de Jesus Lopes é inaugurada no Vale do Grande Rio

Esta é uma semana de muita alegria para a comunidade do Vale do Grande Rio que encerrou a noite desta terça-feira (28) com a inauguração de mais uma creche do Nova Semente, a Maria de Jesus Lopes, que passa a acolher 55 crianças, além de oferecer oportunidade de trabalho a 18 sementeiras, sob a liderança de Joana D'Arc, que se comprometeu com as famílias do bairro em cuidar dos pequenos, enquanto, seus pais trabalham sossegados, com a certeza que seus filhos serão sempre bem cuidados.

A Gestora Joana D'Arc agradeceu a todos que se envolveram para garantir o funcionamento da creche que leva o nome de sua mãe, Maria de Jesus Lopes e garantiu que os alunos receberam todo o auxílio e cuidados necessários para o seu desenvolvimento. "Agradeço primeiro a Deus por ter vencido essa batalha, agradeço também ao prefeito Julio Lossio que nos deu a oportunidade de inaugurar essa Nova Semente. E reafirmo nosso compromisso com os pais que sempre nos ajudaram e acreditaram na nossa equipe. Muito obrigada", concluiu...

Recurso do programa Nova Semente melhora a vida de educadores

O Programa 0 a 4 na Palma da Mão, faz parte do programa Nova Semente e reúne numa única plataforma digital toda a experiência pedagógica do IAB em Educação Infantil. Segundo a coordenadora-geral da Primeira Infância, Mônica Couto, o objetivo do programara é facilitar a vida do educador, através de um sistema que organiza e acessibiliza documentos e planos de estudo: currículos, fichas, temas, brincadeiras; "tudo o que requereria tempo e esforço pode ser encontrado em um único clique", explicou.

O Palma da Mão reúne mais de 2 mil atividades. Entre elas, há um espaço onde o professor pode inserir as atividades criadas por ele e compartilhar com o seu grupo. Ainda de acordo com Mônica o programa orienta como fazer e explorar melhor cada recurso além de ter um sistema completo de registros das atividades do educador e do progresso de cada criança. "Os educadores, coordenadores e gestores da creche e da Gestão acompanham todo o processo e resultados. Com 'Zero a Quatro', o educador gasta menos tempo procurando e registrando informações e mais tempo promovendo oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, tendo mais tempo de interagir de maneira eficaz com as crianças".

Outra ação importante do programa é que ele traz também um suporte para a supervisão. "Todas as vezes que o educador sincroniza via internet seu planejamento, a coordenação recebe todas as informações do que está sendo realizado em cada turma", enfatizou Mônica lembrando que a orientação do prefeito Julio Lossio é fazer o melhor por crianças atendida no Nova Semente. "A gestão municipal não tem medido esforço no sentido de agregar tecnologias educacionais para proporcionar uma educação de melhor qualidade na primeira infância, especialmente no Programa Nova Semente", enfatizou o prefeito. ..

Gestoras do Nova Semente participaram de capacitação

 

As gestoras do Programa Nova Semente participaram de capacitação promovida pelo Instituto Alfa e Beto – IAB com a Coordenadora Lidiane Soares, psicóloga e coach sobre gestão de instituição de educação infantil. ..

Petrolina: Nova Semente recebe doação de empresários do Vale

O ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Petrolina, Newton Matsumoto está reunindo empresários de todo o Vale do São Francisco com o objetivo de realizar doação de móveis e equipamentos para as creches do Nova Semente. 

De acordo com Matsumoto a ação já é tradição entre os empresários e que mais uma vez foram escolhidas as unidades do Programa o Nova Semente que atende atualmente a 8.211 crianças de 06 meses ao final da pré-escola, em 144 creches espalhadas na sede e interior.

O Programa Nova Semente, é uma ação do poder público municipal realizado em parceria com a sociedade civil e tem sua execução por meio de uma organização não-governamental que recebe e aplica os recursos oriundos do município e demais colaboradores.

Cabe ao Poder Público, através da Prefeitura Municipal de Petrolina, financiar os custos de salários de todos os funcionários o consumo de água, luz e telefone de todas as Unidades, as refeições diárias por criança em todas as unidade do Nova Semente, como também todos o material  didático, pedagógico, de higiene pessoal e limpeza, etc.
..

Nova Semente chega ao KM 20 do projeto Maria Tereza

Da terra que semeia e colhe uva e manga agora também germina a educação. Através do programa Nova Semente, crianças que residem no KM 20 do Projeto Maria Tereza, localizado na área irrigada de Petrolina, poderão ter suas vidas modificadas por meio do conhecimento. 

A creche da comunidade foi inaugurada nesta quarta-feira (8) e é a 144ª unidade aberta pela gestão do prefeito Julio Lossio ao longo de 6 anos. Recebendo o nome de um dos responsáveis por erguê-la, a Nova Semente Jurandir Silva Moura vai acolher 55 crianças, que serão atendidas em tempo integral por 16 sementeiras. ..

Documentário "O Começo da Vida" é apresentado para funcionários do Nova Semente

Baseado em avanços da neurociência, o documentário "O Começo da Vida" mostra a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança. O filme convida a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.

O documentário "O Começo da Vida" foi exibido no último final de semana no Cinema Orient, em Petrolina, para as mais de duas mil sementeiras, gestoras, e convidados com a presença da equipe que gerencia o programa Nova Semente, e do prefeito Julio Lossio, que também assistiu ao filme pela primeira vez e se emocionou. "A fundação Maria Cecília Souto Vidigal, promoveu um filme extraordinário, O Começo da Vida. Todas as pessoas deviam assistir esse documentário, independente der serem pais ou não. O documentário foi disponibilizado para as sementeiras e demais funcionários do programa. Vi o filme inteiro hoje, e fiquei muito emocionado, porque ele mostra a importância dos cuidados com as crianças, estou muito feliz de ter participado dessa experiência", comentou, acrescentando que a ideia é levar o documentário para as comunidades próximas as creches do Nova Semente...

O Programa Nova Semente ampara as crianças autistas

O Programa Nova Semente idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, soma a quantidade de 143 unidades em funcionamento na sede do município e distritos, beneficiando 8.156 crianças, dentre elas seis autistas.

As crianças autistas têm um desenvolvimento cognitivo mais lento, por isso demoram mais a falar, sendo assim a comunicação é diferente e isso exige que o profissional saiba lidar com as situações onde ela quer tomar água ou ir ao banheiro. Durante o dia, é feito o treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais e cotidianas...

Julio Lossio repercute sucesso do Nova Semente em São Paulo

A experiência do Nova Semente tem ganhado visibilidade no país e no mundo. O programa de creches de Petrolina, instituído no município durante gestão do prefeito Julio Lossio, já foi apresentado em conferências sobre educação em vários locais do Brasil e também nos Estados Unidos. 

Hoje (2) foi a vez da comunidade de Paraisópolis, na cidade de São Paulo, conhecer um pouco mais sobre a dinâmica do projeto que atende cerca de 8 mil crianças no município pernambucano. O porta-voz do Nova Semente foi o prefeito de Petrolina Julio Lossio, convidado pelo Fórum Multientidades de Paraisópolis para apresentar e dialogar sobre a educação infantil . O formato do Nova Semente se torna atrativo pelo seu caráter inovador de reunir, em um espaço acolhedor e seguro, o atendimento educacional, pedagógico, médico e nutricional para crianças em sua primeira infância.

Entusiasmado por apresentar a vivência de uma das ações mais exitosas de sua gestão, Lossio discorreu sobre os impactos positivos que o programa tem junto a criança atendida e sua família. "O Nova Semente é um dos programas mais importantes de nossa gestão. O cuidado com as crianças nesse período, de 0 a 6, é primordial para garantir que ela tenha uma vida adulta saudável e produtiva", avalia o gestor municipal, acrescentando que existe toda uma rede que é beneficiada pelo projeto, desde as mães, que podem exercer suas funções profissionais tranquilamente, até os colaboradores contratados para atuar em umas das 143 unidades. 

O Fórum Multientidades de Paraisópolis reúne organizações que atuam na comunidade e busca discutir os problemas e propor soluções para melhorar a qualidade de vida da população. ..

Segunda unidade do Programa Nova Semente é inaugurada no bairro Antônio Cassimiro

Na noite desta terça-feira (30) o prefeito Julio Lossio entregou aos cuidados da comunidade do Antônio Cassimiro a unidade Novo Horizonte, segunda no bairro, do Programa Municipal Nova Semente, contando com 16 sementeiras, profissionais que irão atender mais 55 crianças da localidade. 

Para a gestora da unidade, Maria do Socorro Timóteo da Silva, o atendimento vai contribuir para suprir a demanda do bairro, com um local agradável e preparado para cuidar das crianças. "Desde que conheci o programa, me apaixonei pelo lindo projeto do Prefeito Julio Lossio que tem beneficiado tantas pessoas. As mães vão estar tranquilas ao saber que seus filhos estão confiados a nós que vamos cuidar com carinho de todos eles", afirmou...

Programa Nova Semente contribui para a meta do plano nacional de educação em Petrolina

O Plano Nacional de Educação/PNE estabeleceu como meta para o ano de 2016 a universalização da Educação Infantil na pré-escola para as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e ofertar na Educação Infantil em Creches, o mínimo, 50% das crianças na faixa etária de até 0 a 3 anos até o ano de 2024, ano em que finda a vigência do PNE.

Segundo a gestão do Nova Semente o Município de Petrolina, por sua vez, além de cumprir a meta da pré-escola, deve antecipar em 8 anos a meta de creches, atingindo uma cobertura de 50% para as crianças na idade da creche. “Razão disso, é que além dos avanços na rede municipal convencional, a Prefeitura Municipal de Petrolina, instituiu o Programa Nova Semente, idealizado pelo prefeito Julio Lossio, que já atende aproximadamente oito mil e cem crianças, na creche e na pré-escola”, expôs Josaias Santana, gestor.

Desde o ano de 2015, Petrolina já tinha o maior número de atendimento do interior do estado de Pernambuco, tanto na creche como na pré-escola na rede pública ou conveniada com o município, segundo dados INEP.

Petrolina tem uma população de 331.951 segundo estimativa do IBGE 2015, está situada no semiárido do Nordeste Brasileiro, região carente da atenção estatal em diversos aspectos, quer sejam de natureza econômica ou social, mas graças ao empenho do poder público municipal e a parceria com a sociedade, será uma das primeiras cidades do Brasil a atingir tal cobertura. 

De acordo com o prefeito Julio Lossio “Parte do sucesso do programa Nova Semente, credita-se ao empenho da comunidade local que é parceira de primeira hora do programa e abraçou a iniciativa da Prefeitura”, declarou. ..

Sementoteca estimula leitura no programa Nova Semente

Qual o momento certo pra iniciar a leitura com os pequenos? Essa pergunta ainda traz muitas dúvidas entre os pais e até mesmo entre alguns professores. Especialistas afirmam que quanto mais cedo a criança recebe o incentivo à leitura, mais ela vai se interessar por livros na vida adulta, ou seja: estimular a leitura desde a primeira infância pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.

Essa realidade foi despertada em Petrolina no Programa Nova Semente, idealizado pelo gestor municipal, Julio Lossio com o auxílio do IAB – Instituto Alfa e Beto. Hoje um dos principais objetivos do Projeto, implantado em 2010, é estimular o hábito da leitura, através da Sementoteca, a biblioteca móvel do Nova Semente produzida em altura adaptada para criança, confeccionada em madeira, possuindo divisórias e rodinhas que permitem a organização dos livros e sua locomoção dentro das salas de aula. "Nossas crianças têm recebido o estímulo necessário e no futuro essa sementinha dará bons frutos, na educação e na vida", declarou o prefeito com entusiasmo. 

A Sementoteca de acordo com a Gestão da Programa tem como função primordial expor obras da Literatura Infantil com o objetivo de proporcionar o acesso ao universo dos livros, promovendo o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita. Colaborando para o enriquecendo do vocabulário, estimulando a memória e o raciocínio, bem como a imaginação e a criatividade. Hoje estão implantadas ou em implantação, Sementotecas em todas as 142 Unidades de acolhimento do Programa, cada uma contendo um kit de até 300 livros, divididos por faixa etária. "Precisamos despertar desde cedo a paixão pelos livros nos pequenos e uso da Sementoteca transforma a vida das crianças do Nova Semente, pois apresenta um universo ainda não conhecido de cenários, personagens, cores, formas, números e letras"...