Foram encontrados 5 registros para a palavra: Leitura e Literatura

5º CLISERTÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO é adiado

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, OMS, do Governo do Estado de Pernambucoe da Prefeitura de Petrolina,a Comissão Organizadora comunica que o 5º CLISERTÃO-CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA NO SERTÃO-, evento organizado pela Universidade de Pernambuco, por meiodo Colegiado de Letras, será realizado em maio de 2021e não no período de 4 a 9 de maio de 2020 como estava programado.

Essa decisão foi motivada pela postura ética (de respeito ao outro, portanto)da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina-Colegiado de Letras.Com certeza, o CLISERTÃO, o maior evento da área do livro do Sertão de Pernambuco e da UPE será realizado em 2021 mais forte do que aquele que aconteceria agora em maio...

Poeta Antonio Francisco participará do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no sertão 2020

Os poetas Antônio Francisco (Mossoró – RN), Chico Pedrosa (Recife) e Geraldo do Norte; a autora Luna Vitrolira (Recife); o escritor e jornalista Enzo Mangueira (Argentina), Mónica García (Chile) e Amado Ortiz (Paraguai), além de Sírio Possenti e João Wanderley Gerald, ambos pesquisadores renomados da Unicamp.

Estas são apenas algumas das atrações confirmadas para a 5ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que a Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, vai realizar no município de 4 a 9 de maio próximo...

Com participação de toda rede municipal, 'Dia do Livro, Leitura e Literatura' é comemorado em Petrolina

Cerca de 300 ações simultâneas; 600 profissionais e mais de 50 mil estudantes participaram intensamente das atividades do 'Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura', comemorado na quinta-feira (5), em Petrolina. A data superou todas as expectativas da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ultrapassando os muros das unidades de ensino e alcançando também a população. As ações incentivaram a pratica da leitura em toda rede municipal e na sociedade civil.

Salas de aula e pátios das unidades de ensino se transformaram em tendas, palcos e até picadeiros de circo onde foram realizadas contações de histórias, apresentações culturais, teatrais, rodas de conversa, pintura, saraus, jogos, entre tantas outras atividades. Ao longo de todo o dia, os educadores da rede municipal estiveram mobilizados para não deixar nenhum aluno de fora da programação...

Escolas de Petrolina se preparam para o Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura

Desde o ano de 2017, a cidade de Petrolina conta com um dia no calendário municipal dedicado à prática da leitura. Comemorado em 5 de setembro, o "Dia do Livro,  Leitura e Literatura" foi instituído pela Lei Municipal de número 2948 de 13 de setembro de 2017, com a proposta de estimular a pratica da leitura em toda rede municipal com diversas atividades literárias. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou os preparativos para as comemorações da data. 

As unidades de ensino têm até esta quinta-feira (29), para enviar os dados das atividades literárias que serão apresentadas. Após envio de todos os trabalhos, a Secretaria irá organizar uma grade de programação de eventos literários a serem realizados no dia 5 de setembro. Trazendo como tema: "Petrolina: cidade de livros, leitura e literaturas", o evento desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco/ Colegiado de Letras, é um marco para a próxima edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (Flisertão), que será realizado em 2020. ..

Câmara de Vereadores vota projeto de lei que institui o Dia Municipal da Leitura e Literatura de Petrolina

A Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plínio Amorim vai votar nesta quinta-feira (31), às 9h30, a lei que institui a data de 5 de setembro como o Dia Municipal do Livro, da Leitura e Literatura de Petrolina. A iniciativa de promulgação dessa lei é do Colegiado de Letras da UPE – Universidade de Pernambuco em homenagem ao escritor petrolinense Antonio de Santana Padilha, autor de, entre outras obras, do romance épico ‘Pedro e Lina’ e a cronologia histórica e cultural ‘Petrolina no tempo, no espaço, na vez’. 

A ideia da criação da data, segundo o professor Genivaldo Nascimento, surgiu durante a realização do Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, realizado em Petrolina no período de 9 a 12 de maio último. “Convidamos a todos, especialmente escritores, professores, estudantes e gestores culturais para a votação desse importante projeto. Mais uma ação em defesa da leitura e da formação do pensamento crítico das nossas novas gerações”, concluiu o escritor lembrando ainda que foi no dia 5 de setembro de 1904 que nascia em Petrolina Antonio Padilha...