Foram encontrados 141 registros para a palavra: Jornalismo

Estudantes do Colégio Pedro Rego apresentam na segunda-feira (14) Podcast produzido com alunos de jornalismo da Uneb

Na segunda-feira feira, dia 14 de julho, às 15 horas, no Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego, será apresentado o podcast produzido pelos/as estudantes do 4º semestre do curso de Jornalismo em Multi Meios da UNEB e estudantes do colégio Pedro Raymundo que integram o projeto de Rádio Escola.

A atividade faz parte do processo de curricularização da UNEB, que prevê atividades da universidade junto com a sociedade civil. O tema do podcast escolhido foi desinformação e fake News, questões atuais e que exigem cuidados especiais na produção e veiculação de notícias...

Opinião: A geração do desleixo: quando a facilidade de hoje compromete o amanhã

Confira texto de João Santos-estudante do Curso de Jornalismo Uneb-Juazeiro Bahia.

Nunca foi tão fácil responder a uma simples atividade escolar. Em questão de segundos, a internet entrega, na palma da mão, resumos prontos, redações e até mesmo trabalhos completos. E é exatamente por essa facilidade de acesso que vai se formando uma geração de estudantes acomodada e convencida de que não precisa mais aprender de verdade...

UNEB lança episódio sobre a história do curso de Jornalismo em Juazeiro e revista comemorativa dos 20 anos da graduação

No dia 7 de julho, às 16h, no Auditório Paulo Freire, a UNEB – Campus Juazeiro realiza o lançamento do quarto episódio da websérie "40 anos DCH III: Raiz de poesia, sementes de saberes", que resgata a criação e consolidação do curso de Jornalismo em Multimeios. Na ocasião, será lançada também a edição especial da revista Cobaias, produzida em comemoração aos 20 anos do curso.

Implantado em 2004, o curso surgiu a partir da demanda por formação em Comunicação Social na região do Vale do São Francisco...

Jornalistas têm até segunda (30) para se inscrever no II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário

Jornalistas que atuam na cobertura do Judiciário têm até a próxima segunda-feira, 30 de junho, para inscrever trabalhos no II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Direitos Humanos e Tecnologia.

Os conteúdos de destaque sobre a Justiça brasileira, publicados entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, receberão prêmios no valor de R$ 5 mil. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 10 de setembro.  ..

Maristela Crispim assume presidência da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental

Editora-chefe da Eco Nordeste, a jornalista lidera agora a mais importante articulação do jornalismo socioambiental do País. Confira reportagem de  Isabelli Fernandes.

O colaborador da REDEGN, é um dos jornalistas membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental...

WebTV Caatinga seleciona estudantes de Jornalismo para estágio

A WebTV Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo com uma vaga para estagiário de Jornalismo.

Podem participar da seleção estudantes que estejam cursando a partir do 4º período do curso em Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC)...

Empreendedorismo em pauta: Prêmio Sebrae de Jornalismo abre inscrições

Oportunidade à vista para profissionais de imprensa e estudantes de comunicação: o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas de hoje (7) até 9 de junho. São quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Há também, pelo segundo ano consecutivo, a categoria especial Jornalismo Universitário. 

Criado pelo Sebrae, o PSJ está na 12ª edição e se consolidou como uma vitrine para as produções de profissionais de imprensa e universitários, de todo o Brasil, que abordam o universo do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios.  ..

Morre Wanda Chase, ícone do jornalismo baiano

Segundo informações do Bahia Notícias, parceiro da Rede GN, a jornalista Wanda Chase, um dos principais nomes do jornalismo da Bahia, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em Salvador, aos 74 anos.

Nascida no Amazonas, tinha título de cidadã soteropolitana, e se tornou referência como apresentadora, militante do movimento negro e defensora da cultura do estado...

Jornalismo baiano de luto: Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba

Faleceu na noite deste sábado (29), a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, Kardé Mourão, aos 65 anos. Nossa brava companheira nos deixou após meses de luta contra o câncer.

Nos últimos dias, apresentou um quadro severo de reações ao tratamento medicamentoso ao qual vinha se submetendo, após as cirurgias realizadas no final de 2024, quando retirou parte do intestino, bexiga e o útero...

Professor Luiz Custódio morre após 45 anos de dedicação ao ensino do jornalismo

Morreu na manhã desta quinta-feira (6) o professor Luiz Custódio da Silva, de 74 anos, que dedicou 45 deles à docência. Trabalhou por 24 anos na Universidade Federal da Paraíba, entre 1979 e 2003, e 21 anos na Universidade Estadual da Paraíba, de 2004 aos dias atuais.

A morte foi confirmada em Campina Grande, cidade onde ele morava atualmente, por volta das 6h. Ele vinha apresentando problemas renais nos últimos tempos, estava internado desde janeiro e o caso se agravou nas últimas horas. O velório acontece no cemitério Parque Santo e o enterro está marcado para às 16h...

O crime se torna entretenimento: como o true crime transformou assassinos em estrelas

Nos últimos anos, o gênero true crime, que em tradução literal significa “crime real”, tem dominado plataformas de streaming, redes sociais e até mesmo debates culturais. Séries como Dahmer: Um Canibal Americano (2022) e Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019) conquistaram milhões de espectadores e geraram discussões acaloradas. Contudo, o crescimento desse conteúdo levanta uma questão preocupante: estamos transformandotragédias reais em entretenimento lucrativo? Esse consumo desenfreado não apenas explora ador alheia, mas também corre o risco de inverter valores morais, glorificando criminosos enquanto ignora ou desvaloriza as vítimas.

O estudo publicado pela Civic Science, em 2019, revela que o público majoritário desses conteúdos são mulheres. Os dados divulgados pelo Spotify corroboram essa tese ao mostrar que 70% do público que consome podcasts de true crime são do gênero feminino. Enquanto em plataformas como TikTok e YouTube, vídeos do tema acumulam bilhões de visualizações, liderados por criadores de conteúdo e canais especializados no assunto, serviços de streaming como Netflix, Max e Globoplay continuam investindo pesado no gênero, dada sua comprovada capacidade de atrair audiência massiva...

Estação UNEB: Estudantes de Jornalismo Levam Rádio ao Vivo para o Bairro Angari

Na próxima quinta-feira (12), a partir das 15h, acontecerá a Rádio ao Vivo Estação UNEB, no Bar do Gão, localizado no bairro Angari, em Juazeiro. A atividade será realizada pelos estudantes do 3º período do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB, que apresentarão produtos desenvolvidos em parceria com a comunidade local.

Confira a programação da Rádio:
Exibição de cordéis;
Exposição fotográfica;
Apresentação de notícias locais;
Entrevista com moradores e participantes do evento...

Estudantes de Jornalismo da UNEB promovem oficinas criativas gratuitas na comunidade do Angari, em Juazeiro

Entre os dias 26 e 28 de novembro e 03 de dezembro, a comunidade do Angari, em Juazeiro, será transformada em um espaço de criatividade e aprendizado com oficinas gratuitas realizadas pelos estudantes do 3º período de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


As atividades fazem parte da última etapa da curricularização da extensão das disciplinas Teorias da Imagem e Rádio I, promovendo a integração entre o ensino acadêmico e a comunidade local...

Jornalistas e estudantes são premiados no 4º Prêmio Abapa de Jornalismo por abordarem mudanças climáticas

Os efeitos das mudanças climáticas na produção do algodão na Bahia foi pauta de alguns dos jornalistas e estudantes de comunicação premiados, nesta terça-feira (12), pelo 4º Prêmio Abapa de Jornalismo, na Casa do Comércio, em Salvador.

O segundo maior estado produtor de algodão do Brasil contou com a colaboração do trabalho apurado de João Souza e Malu Vieira, vencedores da modalidade Internet, na disputa profissional, e de Maju Moreira, estudante da UniFTC e estagiária da Secom-BA, vencedora na categoria Jovem Talento, com um produto audiovisual.  ..

Jornalismo, Morte e Imaginário: Desafios na Cobertura de Temas Sensíveis na Era Digital

O ser humano é produto de uma complexa cadeia de elementos que o formam, constituído não apenas por carbono, mas também por hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros componentes que moldam nossa biologia. Contudo, é essencial reconhecer que não somos apenas matéria física; somos movidos pelo social, pelo cultural e pelo imponderável, imersos em teias de significados que dão sentido à nossa existência, desde a origem até a finitude.

Nos tempos atuais, em que as tecnologias digitais ganham cada vez mais destaque e a exposição às telas parece exigir de todos nós mais evidência e rapidez em tudo que fazemos, a discussão sobre a morte surge de forma necessária e substancial. Historicamente, o Código de Ética do Jornalismo recomendava cautela ao noticiar casos de assassinato, suicídio e estupro, por serem considerados temas sensíveis, cuja divulgação, segundo a sociologia, poderia estimular novos casos. Esse discurso estava atrelado a um contexto sociocultural e histórico em que as tecnologias digitais e a exposição às telas ainda não tinham a relevância atual e não faziam parte do cotidiano como fazem hoje, quando carregamos o mundo digital na palma das mãos...

Um planeta em chamas: a emergência do jornalismo ambiental é tema de palestra

Um planeta em chamas: a emergência do jornalismo ambiental. É o tema da palestra de Maristela Crispim e Raquel Kariri. A palestra faz parte da programação da Semana do Jornalismo que acontece na Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Ceará, a partir das 19hs. O colaborador da REDEGN, jornalista Ney Vital, membro da Rede de Jornalismo Ambiental, participa do evento.

Além de palestras, acontece oficinas, minicursos e rodas de conversa que fazem parte da VIII Semana de Jornalismo do Cariri. A programação foi distribuída ao longo de toda a semana do evento, que vai acontece de 21 a 25 de outubro, e contará com certificação. ..

Bioma Caatinga é tema da VIII Semana de Jornalismo

A VIII Semana de Jornalismo do Cariri da Universidade Federal do Cariri (UFCA). localizado em Juazeiro Ceará, será realizada de 21 a 25 de outubro de 2024. O tema da edição é "De Pauta em Pauta: A Reinvenção Crítica do Jornalismo". .

O curso de Jornalismo da UFCA convida a comunidade acadêmica a participar da construção do evento. Ex-alunos da UFCA puderam enviar trabalhos até 27 de agosto de 2024. A comissão organizadora selecionou cinco produções para apresentação durante o evento. ..

Morre Cid Moreira, a voz do telejornalismo brasileiro, aos 97 anos

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes...

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental enfatiza importância das mídias sociais e meio ambiente

Realizado em um contexto de crise ecossistêmica sem precedentes no Brasil, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental -cBJA trouxe à tona questões cruciais da crise climática. O encontro, que se destacou como um espaço essencial para debater o futuro da cobertura jornalística, enfatizou a importância de uma abordagem contínua e comprometida com a realidade dos biomas brasileiros

Um dos tópicos mais marcantes do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) foi a devastação de ecossistemas como o Pantanal, que sofreu perdas significativas em sua vegetação nos últimos anos. O congresso teve início na quinta-feira, 19, prosseguiu até sábado, 21, no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), com a marca de ser o primeiro no Nordeste...

Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco lança o Prêmio FIEPE de Jornalismo 2024

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza o Prêmio FIEPE de Jornalismo 2024. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho da Imprensa pernambucana em temas que evidenciam o setor industrial. Ao todo, serão concedidos R$ 20 mil em premiações distribuídas em quatro categorias: impresso, internet, radiojornalismo/podcast e videojornalismo. O regulamento está disponível no site do prêmio, www.premiofiepedejornalismo.com.br , onde também será possível realizar as inscrições de 14 de outubro a 31 de outubro de 2024, por meio de um formulário que será disponibilizado.

Poderão ser submetidos à premiação trabalhos jornalísticos veiculados entre 1º de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024 e que abordem as seguintes temáticas: política industrial; comércio exterior; ambiente de negócios; infraestrutura; inovação e tecnologia; meio ambiente e sustentabilidade; formação profissional; saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador da indústria; associativismo; e competitividade...