RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 387 registros para a palavra: IF SERTAO

Cerimônia de posse de novos diretores-gerais dos campi acontece na próxima quarta-feira (04) 

Será realizada, na próxima quarta-feira (04), no auditório da Fundação Nilo Coelho, às 16h, a cerimônia de posse dos novos diretores-gerais eleitos para os campi Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. A consulta à comunidade foi regida pelo edital nº 61/2019, homologado em 16/12/19.

Tomarão posse como diretores Rozineuman de Souza Soares Leal (Floresta), Paulo Alvacely Alves Ribeiro Júnior (Ouricuri), Fabiano de Almeida Marinho (Petrolina), Erbs Cintra de Souza Gomes (Petrolina Zona Rural),  Josenildo Forte de Brito (Salgueiro), Humberto Alencar de Sá (Santa Maria da Boa Vista) e Alex de Souza Magalhães (Serra Talhada). É requisitada a confirmação de presença pelo e-mail reitoria@ifsertao-pe.edu.br.
 ..

Parceria  entre IF Sertão-PE e Incra oferece análise de solos a produtores  rurais de assentamentos

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó.

O projeto visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados nestes municípios. O trabalho já teve início e está sendo desenvolvido pelo Incra e pelo Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural...

IF Sertão-PE participará da 28ª edição da Fenagri, em Petrolina que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto

O IF Sertão-PE recebeu representantes da Prefeitura Municipal de Petrolina, da Valexport e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para tratar de parcerias e da participação do Instituto na 28ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que este ano acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, em Petrolina. 

Participaram da reunião, que ocorreu na Pró-Reitoria de Extensão do IF Sertão-PE, a reitora Leopoldina Veras, o pró-reitor de Extensão e Cultura em exercício, Clésio Morgado de Souza, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação,, Luciana Cavalcanti, a coordenadora de Extensão do campus Petrolina, Anne Rose Rodrigues, o professor do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Prates, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, Thiago Brito, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustosa e o sr. Thiago, do Senar. ..

IF Sertão-PE: Campus Santa Maria da Boa Vista lança edital para preenchimento de 27 vagas remanescentes no curso Auxiliar de Agropecuária

O campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou edital para o preenchimento das vagas remanescentes do curso Auxiliar de Agropecuária, ofertado na modalidade Proeja FIC. O curso será oferecido à noite, com a duração de cinco semestres.

As inscrições ocorrerão nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 14h, no próprio campus. Serão preenchidas 27 vagas, por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º e 7º ano, ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos, ou equivalente. ..

IF Sertão-PE oferta 679 vagas em cursos superiores para o SiSU 2020.1

Nesta sexta-feira (17), com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será dada a largada para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) poderem concorrer às 679 vagas disponíveis nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. As inscrições ocorrem, de acordo com o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, entre os dias 21 e 24 de janeiro, por meio do endereço eletrônico http://www.sisu.mec.gov.br/.

No campus Petrolina, são 60 vagas para os cursos de Licenciatura em Física, Computação e Química e 64 para o curso de Tecnologia em Alimentos. O campus Petrolina Zona Rural oferece 60 vagas em Agronomia e 25 para Viticultura e Enologia. Para o campus Floresta, são 25 vagas disponíveis no curso Gestão de Tecnologia da Informação. Em Salgueiro, os candidatos poderão escolher entre Licenciatura em Física, Sistemas para Internet ou Tecnologia em Alimentos, cada um com 60 vagas disponíveis. Em Santa Maria da Boa Vista, são 40 vagas na Licenciatura em Matemática. Já em Serra Talhada serão 70 vagas para o curso de Licenciatura em Física e 35 para Engenharia Civil. ..

IF Sertão-PE inscreve até dia 19 para transferência interna, externa, reingresso de outra Instituição, professor da rede pública e portador de diploma 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de transferência, reingresso de outra Instituição de Ensino Superior (IES), professor da Rede Pública de Ensino e portador de diploma, oferecido pelos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. São 111 vagas disponíveis nos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Física, Música e Computação, Viticultura e Enologia, Agronomia e Sistemas para Internet. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro, através de sistema eletrônico no link: https://spvo.ifsertao-pe.edu.br/. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro e os candidatos classificados deverão efetuar matrícula junto à Secretaria de Controle Acadêmico de cada campus. Dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente para a Comissão do Processo Seletivo, nos seus respectivos campi, através do e-mail selecao@ifsertao-pe.edu.br...

Parceria entre IF Sertão-PE e Incra irá oferecer análise de solos a produtores rurais de assentamentos

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) irá beneficiar, por um prazo de dois anos, cerca de duas mil famílias de assentamentos localizados nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. O projeto visa oferecer, gratuitamente, consultoria e análise de solos a pequenos produtores rurais assentados nestes municípios. O trabalho será desenvolvido pelo Incra e pelo Laboratório de Solos do campus Petrolina Zona Rural.

A reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, assinou o Termo de Execução Descentralizada, recebendo do Incra cerca de R$ 80 mil em recursos para aquisição de materiais necessários para a análise dos solos, bem como criação de bolsas para alunos e professores interessados em participar do projeto. Estiveram presentes no momento o gestor em exercício da Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, César Teixeira; o idealizador do projeto, engenheiro agrônomo do órgão Fábio Gonçalves, e a analista Joedna Gaspar. ..

IF Sertão-PE abre inscrições para transferência interna, externa, reingresso de outra Instituição, professor da rede pública e portador de diploma

Estão abertas até o dia 5 de janeiro as inscrições para ingresso no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio dos critérios de transferência, reingresso de outra Instituição de Ensino Superior (IES), professor da Rede Pública de Ensino e portador de diploma. São 111 vagas disponíveis nos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Física, Música e Computação, Viticultura e Enologia, Agronomia e Sistemas para Internet, ofertados pelos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. 

As inscrições podem ser feitas pelo sistema eletrônico: https://spvo.ifsertao-pe.edu.br/. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 16 de janeiro e os candidatos classificados deverão efetuar matrícula junto à Secretária de Controle Acadêmico de cada campus. Dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente para a Comissão do Processo Seletivo, nos seus respectivos campi, através do e-mail selecao@ifsertao-pe.edu.br...

IF Sertão-PE lança livro sobre saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu nesta terça-feira (10)

Sediado em uma área de abrangência com forte presença de povos indígenas, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) é, no estado de Pernambuco, responsável pelo Núcleo do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. Como fruto das experiências da primeira etapa de ações do Programa, que contemplou o povo indígena Pankararu, será lançado o livro "Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu". O evento de lançamento da obra acontecerá nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, no Terreiro do Poente do Povo Pankararu.

O livro, organizado pelas professoras Edivania Granja e Socorro Tavares, é composto pelas narrativas de professores indígenas e sequências didáticas construídas durante a realização da Ação "Saberes nas Escolas Indígenas Pankararu", com demonstrativos de atividades desenvolvidas por discentes Pankararu. "São narrativas das professoras e professores indígenas participantes, numa perspectiva autobiográfica permeada pelas histórias de vidas e pelas experiências no Programa", afirma a professora Edivania Granja...

IF Sertão-PE abre processo seletivo de mobilidade para estudantes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro e Petrolina

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) já podem se inscrever em disciplinas dos cursos superiores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As inscrições seguem até o dia 13 de dezembro na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem do discente.

Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2019.2 ou 2020.1 em um curso de graduação ofertado pela Uneb, UPE, Univasf ou Facape. Os interessados precisam ter concluído pelo menos 20% da carga horária do seu curso de graduação, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, consecutivas ou alternadas, independente das IES nas quais tenha ocorrido a mobilidade, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no primeiro semestre letivo de 2020 do IF Sertão-PE, e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento de sua IES de origem, devendo ser considerada a matrícula na IES de origem e a pretensão de disciplinas a serem cursadas no Instituto...

IF Sertão-PE disponibiliza cinco lotes de bens inservíveis para doação

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) publicou edital referente à doação de bens móveis inservíveis da Reitoria e campus Petrolina Zona Rural. Os cinco lotes disponíveis incluem veículos, mobiliário em geral e equipamentos eletroeletrônicos. Poderão participar órgãos públicos estaduais ou municipais, suas autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista, instituições filantrópicas, associações ou cooperativas que atendam aos requisitos do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). 
As entidades e organizações interessadas deverão encaminhar suas solicitações, assinadas por seu representante legal, no período de 28 de novembro a 6 de dezembro, em expediente dirigido à Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) do IF Sertão-PE. As solicitações serão entregues exclusivamente no setor de patrimônio da Reitoria, instalada na Rua Aristarco Lopes, 240, centro de Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. 

Será facultada a vistoria dos bens postos para doação, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, mediante agendamento prévio com o setor de Patrimônio do campus Petrolina Zona Rural, pelo telefone (87) 2101-8050, ramal 8107. Havendo mais de um órgão ou entidade interessados nos bens, o atendimento terá como critério o sorteio, a ser efetivado em sessão pública às 10h do dia 16 de dezembro, na sala de reuniões do pavilhão do auditório da Reitoria do IF Sertão-PE. A publicação provisória da lista de inscritos está prevista para 10 de dezembro...

IF Sertão-PE prorroga inscrições para Curso de Espanhol Básico Nível III

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE prorrogou as inscrições, até o dia 29 de novembro, para o curso de Espanhol Básico I, Nível III, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso tem 30 vagas disponíveis divididas em duas turmas, sendo 11 vagas para alunos que cursaram e foram aprovados no curso de Espanhol Básico Nível II (2019.2) e 19 vagas para alunos que serão selecionados por teste de nivelamento, que será realizado no dia 2 de dezembro. 

Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. As aulas terão início no dia 10 de fevereiro de 2020 e serão ministradas no Centro de Línguas, nas segundas-feiras, das 13h às 17h (Turma 1) e nas terças-feiras, das 8h às 12h (Turma 2). No ato da inscrição o candidato escolherá para qual turma deseja se inscrever...

Novembro da Diversidade aborda importância histórica dos povos e comunidades tradicionais no IF Sertão-PE

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, na próxima segunda-feira (25), o Novembro da Diversidade. O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância histórica dos Povos e Comunidades Tradicionais e suas contribuições na formação da população brasileira. A programação tem início às 8h, com a exposição de fotos "Eu sou a diversidade". Às 9h, será realizado o desfile temático "Povos e Comunidades Tradicionais: Nossa História".

Encerrando o evento, o tema "Identidade e diversidade dos povos e comunidades tradicionais no Semiárido" será debatido em uma roda de conversa, com as presenças dos professores  Edivania Granja (IF Sertão-PE), Eliana Monteiro (Univasf) e Nilton Almeida (Univasf). Todas as atividades serão realizadas Salão Azul...

Inscrições do processo seletivo 2020 no IF Sertão-PE se encerram nesta segunda-feira (25)

Comunicado do IF Sertão, Pernambuco, informa que as inscrições para o processo seletivo 2020 se encerram na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro. Interessados podem se inscrever gratuitamente no site da instituição concorrendo a 2.225 vagas nos cursos técnicos presenciais e a distância, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). 

As vagas são distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A novidade da seleção é que não haverá prova. A seleção se dará por meio da análise das notas do estudante, constantes em seu histórico escolar (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio). No momento da inscrição, o candidato deverá cadastrar suas notas no sistema, bem como anexar o histórico escolar (ou documento equivalente) digitalizado para conferência...

Cursos Técnicos de Ensino Médio integrado do Campus Floresta do IF Sertão-PE terão 03 anos de duração a partir de 2020

O processo seletivo 2020 para ingresso nos cursos técnicos do IF Sertão-PE campus Floresta está cheio de novidades. Uma delas é que os jovens que forem aprovados para os cursos de Ensino Médio Integrado ao técnico em informática e agropecuária farão parte das primeiras turmas com 03 anos de duração. Até o último processo seletivo os cursos tinham 04 anos.

Os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico são voltados para os alunos que estão concluindo o nono ano e desejam cursar o Ensino Médio junto a um curso técnico, e assim concluir o ensino básico com uma profissão. Nesta modalidade são oferecidas 100 vagas, sendo 30 para Informática, 35 para Agropecuária (turma 1), e outras 35 para Agropecuária (turma 2). Em 2020 todas as turmas serão matutinas com início das aulas no primeiro semestre...

Cadastramento de instrutores para ministrar cursos de capacitação do IF Sertão-PE pode ser feito até quarta-feira (6)

Estão abertas as inscrições de instrutores para ministrar cursos de capacitação do Plano de Capacitação dos Servidores (PAC) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Para participar do cadastro, o candidato necessita possuir formação mínima de nível superior e ter experiência na área dos cursos/módulos a serem ministrados, além de ter disponibilidade de horário para planejar, acompanhar e avaliar as aulas e atividades dos cursos de capacitação.

As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail capacita@ifsertao-pe.edu.br até as 23 horas desta quarta-feira (6 de novembro), com os seguintes documentos digitalizados em arquivo único no formato PDF: Anexo I - formulário de identificação e barema (com respectiva documentação comprobatória); Anexo II - plano de curso; e Anexo III - declaração de disponibilidade (somente se o candidato for servidor público federal). Os candidatos selecionados poderão ser convidados a atuar como instrutores nos cursos de capacitação de acordo com as necessidades do IF Sertão-PE, durante o PAC vigente...

Inscrições abertas para curso “Libras para Surdos”, no campus Floresta do IF Sertão-PE

São oferecidas 10 vagas para surdos adultos com faixa etárias entre 18 e 40 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 07 de novembro por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/iFYFRUvAg7LJUywH8

No dia 11 de abril será publicada a lista contendo o nome de todos os candidatos inscritos, e no dia 14 será a divulgação do resultado final. Os candidatos selecionados deverão matricular-se presencialmente na Secretaria de Controle Acadêmico do Campus Floresta, no dia 19 de novembro, das  8h às 20h. Os documentos necessários para a matrícula encontram-se listados no edital...

IF Sertão-PE participa, entre os dias 27 e 29 de novembro da 16ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O campus Floresta do IF Sertão-PE participa, entre os dias 27 e 29 de novembro, da 16ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e será inspirada no tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". Neste ano o evento do campus Floresta será aberto para que o público em geral, Estudantes, pesquisadores, professores de qualquer instituição de ensino, possa apresentar trabalhos ou ministrar alguma das atividades como palestras e cursos.

A Chamada para submissão de proposta de atividades já está aberta e segue até o dia 25 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line. As atividades podem ser submetidas nas seguintes modalidades: Palestra, Oficina, Workshop, Minicurso, Apresentação Cultural, Dinâmica, Jogos, Gincana e Outras. Cada pessoa pode submeter quantas atividades quiser e no momento da submissão deverá fornecer algumas informações como breve descrição, tipo da atividade, número de vagas, pré-requisitos para os participantes e material que será necessário que o campus providencie. No dia 8 de novembro será realizada a divulgação das atividades que foram aceitas para o evento...

IF Sertão-PE abre inscrições do Processo Seletivo 2020 para cursos técnicos

Estão abertas até o dia 18 de novembro as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e a distância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Este ano, a seleção oferta 2.225 vagas, todas gratuitas, distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista.

Na modalidade Integrado ao Médio, para concluintes do 9º ano, há vagas para Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Logística. Para o Técnico Subsequente, destinado a quem concluiu o Ensino Médio, as vagas são para Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Zootecnia. Já para Proeja e Proeja FIC, a quem concluiu ou está concluindo o 9º ano ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem no mínimo 18 anos, há vagas para Administração, Edificações, Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico de Agropecuária...

IF Sertão-PE realiza IV Workshop de Aquicultura e Pesca

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, nos dias 3 e 4 de outubro, o IV Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco. O evento tem como objetivo debater temáticas relacionadas ao rio São Francisco, com ênfase no potencial pesqueiro e piscícola da região. Para isso, contará com uma programação rica em palestras, que abordarão temas como o potencial produtivo dos peixes nativos do rio São Francisco, a produção do surubim no Vale do São Francisco, a tecnologia de pescados para produtos artesanais, dentre outros.

No segundo dia do Workshop, o destaque será a inauguração da Sala da Coleção Ictiológica e da Unidade Experimental de Aquaponia e do Reuso de Água na Produção de Mudas da Caatinga. A programação contará ainda com a exposição fotográfica “Velho Chico: Opará, Rio Mar”, além da oferta de três minicursos: “Análise sanguínea de intermediários em peixe”;  “Qualidade da água na Piscicultura” e “Produtos de Pescado”.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Elizângela Sousa, serão trabalhadas questões voltadas principalmente à produção de peixes nativos do rio e a potencialidade do setor para a região, contando com a presença de instituições que são responsáveis pela produção e monitoramento de peixes no Vale do São Francisco, como Cemafauna, Embrapa e Codevasf. “Faremos uma homenagem especial ao rio São Francisco, que é aniversariante no dia 4 de outubro. Será um momento bastante enriquecedor e espero contar com a presença de todos”, afirmou.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas através do site IF Eventos. Qualquer pessoa interessada pode participar...