Foram encontrados 99 registros para a palavra: Feminino

Em Petrolina-PE, mulheres criam canal no Youtube para falar sobre danças sensuais e estimular empoderamento feminino

Um espaço online para falar sobre danças sensuais e difundir a autoconfiança, o amor próprio e a autoestima, entre as mulheres. É a proposta do canal que acaba de ser lançado no Youtube (link). Um projeto inédito que nasce em Petrolina-PE e visa ultrapassar barreiras e alcançar outras partes do país e do mundo.

A iniciativa surge a partir da parceria entre duas mulheres, Munique Barreto, cineasta e escritora de temas femininos, e Kamilla Alves, dançarina e coreógrafa que já atua há 10 anos com danças femininas e é pioneira do Stiletto (dança com salto) em Petrolina. Para ela, a concretização do projeto é a realização de um sonho antigo, de falar sobre os tabus que existem em torno das danças sensuais...

Juazeiro recebe 'Festival Mulher do Sertão' com palestra sobre o empreendedorismo feminino

O 'Festival Mulher do Sertão' apresentou a palestra "Desafios da Mulher Empreendedora", que reuniu mais de 40 mulheres nesta quarta-feira (20). O evento, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Sertão do São Francisco – BA (AgeLider), em parceria com o Sebrae-BA e a Prefeitura de Juazeiro,  aconteceu na Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).

Durante a palestra, a empreendedora local, Suzaneide Souza, destacou a transformação proporcionada pelo evento, abordando questões cruciais enfrentadas pelas mulheres de negócios. "Aprendi estratégias para superar obstáculos, fortaleci minha determinação e me conectei com outras empreendedoras, criando uma rede de apoio essencial para o meu crescimento profissional e pessoal", compartilhou Suzaneide...

Projeto 'Mais amor por elas', da gestão Suzana Ramos, vai contar com edição especial do 'Social Até Você' para público feminino nesta sexta-feira (8)   

Dentro da programação do projeto 'Mais amor por elas', da gestão Suzana Ramos, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai atuar com o programa 'Social Até Você'.

Serão ofertados serviços de acolhimento à mulher em situação de violência doméstica, workshops e palestras sobre empoderamento feminino, informação sobre direito previdenciário e trabalhista, atendimento do Cadúnico e do CRAS, serviço de beleza como maquiagem e manicure, entre outros. ..

Sepromi celebra o mês das mulheres com ações de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Como parte das celebrações do mês da mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.

A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia. ..

Para comemorar Dia do Empreendedorismo Feminino, Prefeitura oferta café da manhã para empreendedoras de Juazeiro

O mês de novembro é voltado para a valorização do protagonismo das mulheres nos negócios e, por isso, no próximo domingo (19) é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. Para homenagear este público que movimentam a economia local, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), ofertou um café da manhã nesta sexta-feira (17) no Espaço Colaborar.

A iniciativa reuniu empreendedoras de diversos segmentos de Juazeiro, bem como representantes de órgãos do poder público. Além do café da manhã, algumas mulheres dividiram suas experiências. A empresária Neide Ferreira foi uma delas. "Cheguei em Juazeiro há 27 anos, ainda uma menina. Eu e meu ex-marido crescemos muito na área de venda de queijos e vinhos, mas, infelizmente, ele, que cuidava da parte financeira, não soube administrar e fomos à falência. Tive que, sozinha, me reinventar, me reerguer, ver a minha vida financeira mudar. Hoje digo que sou muito mais feliz. Cresci espiritualmente, dou valor às coisas pequenas e agradeço pelo reconhecimento e convite de dividir minha história", emociona-se Neide...

Brasil entrega à CBF e à FIFA Declaração Governamental que oficializa intenção de sediar a Copa de Futebol Feminino de 2027

O Governo Federal entregou à CBF e à FIFA neste sábado, 4 de novembro, Declaração Governamental assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Esporte, André Fufuca, que oficializa a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Acompanham a declaração sete garantias governamentais exigidas pela FIFA para os países que se candidatam a receber o Mundial.

Os documentos foram entregues pelo ministro André Fufuca diretamente aos presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da FIFA, Gianni Infantino, no Rio de Janeiro...

Salvador é candidata à cidade-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Salvador vai ser uma das dez cidades do Brasil com jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, caso o país vença a disputa para sediar o evento. Uma comissão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) participou de reunião, na tarde desta terça-feira (26), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o objetivo de formalizar o convite para que a capital baiana possa ser uma das cidades-sede da competição. 

O secretário-geral da CBF, Alcino Rocha, explicou que as cidades-sede precisam oferecer garantias, como serviços públicos e infra-estrutura para viabilizar a candidatura. "Pra nós, não é difícil, porque temos toda a estrutura da Copa realizada no Brasil. Poderíamos fazer em 15 cidades, mas só podemos indicar dez e Salvador não pode ficar de fora. A candidatura do Brasil é uma candidatura para ganhar", disse, com otimismo. ..

Brasil supera Japão e confirma vaga em Paris 2024 no vôlei feminino

Com muito suor, a seleção brasileira feminina de vôlei superou os obstáculos - dentro e fora de quadra - para bater o Japão, anfitrião do Pré-Olímpico, por 3 sets a 2, em Tóquio, neste domingo (24), e carimbar a vaga na Olimpíada de Paris no ano que vem.

Como esta era a última das sete rodadas do torneio, tudo seria decidido no duelo direto entre Brasil e Japão, que chegaram com campanhas idênticas (cinco vitórias e uma derrota). Quem vencesse levaria a vaga olímpica...

Empreendedorismo feminino será tema de semana nacional em novembro

A partir deste ano, o mês de novembro terá no calendário oficial a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino. Criada pela Lei 14.667 e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5), a data deverá ter campanhas de esclarecimento sobre a importância do segmento para todo o país.

O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os desafios enfrentados por mulheres que lideram empreendimentos, geram empregos, promovem desenvolvimento econômico e transformação social...

Com samba, ritual religioso e caminhada, Mãe Bernadete é homenageada antes de enterro na Bahia

A líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, foi homenageada com samba, ritual candomblecista e caminhada pelas ruas de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã deste sábado (19). O corpo dela foi enterrado em um cemitério na capital baiana.

Mãe Bernadete foi morta a tiros dentro do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na noite de quinta-feira (16). No momento do crime ela estava em casa, assistindo televisão com os três netos. A Polícia Federal investiga o caso e até este sábado, ninguém foi preso...

Protagonismo feminino é tema de concurso de redação promovido pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está promovendo um concurso de redação com o tema: "A força feminina na sociedade", voltado para mulheres estudantes da rede municipal, ou que assim se reconheçam, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

Realizada junto a Superintendência Pedagógica, Diretoria de Juventude e TV Escola Juazeiro da Seduc, a ação busca incentivar o protagonismo feminino, estimulando práticas que desenvolvam o debate sobre o tema proposto no concurso...

Conmebol reitera apoio à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta terça-feira (25) da abertura oficial da Casa da Conmebol em Sydney, na Austrália. E a entidade que controla o futebol sul-americano reiterou o apoio à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.

''O motivo da abertura deste espaço é aproximar o futebol do nosso continente a todos. Exibir a histórica tão rica do nosso futebol feminino e também mostrar que queremos trazer a Copa do Mundo de 2027 ao Brasil. Queremos que o mundo veja a magia do futebol na América do Sul",disse Alejandro Dominguez, mandatário da Conmebol.
Ednaldo Rodrigues demonstrou confiança na escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo...

De clandestino à TV: como futebol feminino conquistou espaço no Brasil

A cobertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino promete ser a maior da história no país. Todos os jogos da Seleção Brasileira serão exibidos na TV aberta. Com as transmissões na TV por assinatura e na internet, será possível acompanhar as 64 partidas da competição. Criada pela FIFA em 1991, a Copa do Mundo de Futebol Feminino chega à sua nona edição. Mas será apenas a terceira vez que haverá partidas televisionadas ao vivo no Brasil.

Por que somente no século XXI, em um esporte que existe há 160 anos, a categoria das mulheres conseguiu alcançar esse patamar de visibilidade? Autora de uma tese de doutorado que buscou entender o apagamento da prática futebolística pelas mulheres ao longo dos anos, a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nathália Pessanha, observa que - durante quase quatro décadas - elas foram legalmente impedidas de praticar o esporte no Brasil...

"É nosso dever cívico torcer pelo futebol feminino", afirma pesquisadora Tays Melo

"É nosso dever cívico torcer pelo futebol feminino", afirma pesquisadora Tays Melo. Confira artigo:

Quantas vezes você vestiu a camisa da seleção para assistir o Mundial Feminino?Aliás, estamos agora vendo a Copa da Austrália e Nova Zelândia 2023. Quando você passou pelo centro de sua cidade, acaso viu o comércio ornamentado em clima de copa? As lojas e suas bancas estão coloridas de verde, amarelo, azul e branco? Vitrines e manequins vestidos com camisas da CBF? Viu lojas, bares, restaurantes e janelas de prédios com bandeiras do Brasil? Seu grupo de internet produziu a camisa tipo oficial com nome e número das jogadoras nas costas? 
Será que os brasileiros estão reclamando caso sua empresa, escola ou repartição pública não dê intervalo ou ponto facultativo para verem os jogos? Quem está em casa, tá acordando cedo para ver os jogos começarem? Você sabe o nome das jogadoras? Provavelmente a resposta para todas estas perguntas é um grande e sonoro "Claro que não". 
Procurei uma camiseta oficial da seleção feminina na internet e não consegui encontrar. Sabe por quê? Porque jogos femininos são vistos como menos interessantes, menos instigantes. Tem menos investimento e publicidade. Homens no futebol são heroicizados mesmo que comentam crimes hediondos. Já com mulheres, comentários misóginos fizeram coro antes mesmo dos jogos femininos começarem. 
 Lugares que são historicamente ocupados por maioria masculina, quando mulheres os ocupam, são vistos com menor valor por causa da presença feminina. Desde a escola, a menina que quer jogar enfrenta o esteriótipo de "machão". Porque para no machismo, a mulher que faz algo que os homens a proibiram no passado, se torna menos mulher.
Desde a escola a menina não encontra time, e se a ela for permitido jogar com os meninos, tem que provar que sabe jogar mais que eles. Um menino pode jogar sendo jogador mediano ou ruim, uma menina não pode. As meninas são direcionadas para o balé, pelos próprios pais. O futsal, o judô, a natação são para garotos. 
Na escola do seu filho ou filha tem time de futsal feminino? 
Não adianta dizer que não tem machismo e misoginia. Não precisa ir longe e fazer grandes análises para ver que mulher tem que dar o dobro para receber a metade. E qual é o motivo? É porque são mulheres...

Seleção Brasileira de Futebol estreia na competição nesta segunda (24), às 8h

A técnica da Seleção Brasileira, a sueca Pia Sundhage, afirmou que o time pode ir longe na Copa do Mundo de futebol feminino. A declaração foi dada um dia antes da estreia da equipe canarinho na competição, que acontece às 8h (horário de Brasília) desta segunda-feira (24). O confronto, que será contra o Panamá, vale pelo Grupo F e será disputado em Adelaide (Austrália).

“Estamos muito felizes com os dois últimos resultados, pois o jogo está na nossa linha de confiança. Podemos olhar para cada uma, é um pouco diferente de um ano atrás. Então, tivemos uma linha de começo similar e acho que o mais importante é achar que está tudo garantido. E, por favor, aproveitar o jogo. Se fizermos isso, teremos uma grande chance de vencer hoje  o Panamá.E, na verdade, nós vamos ganhar muitos jogos se juntarmos um ataque lindo e uma defesa muito sólida”, declarou Pia Sundhage...

Espanha e Suíça estreiam com vitória na Copa do Mundo Feminina

As seleções de Espanha e Suíça saíram na frente na busca por um título inédito na Copa do Mundo feminina de futebol. Na madrugada desta sexta-feira (21), as espanholas aplicaram 3 a 0 na equipe da Costa-Rica, pelo Grupo C, e a Suíça ganhou por 2 a 0 da Finlândia, e passou a liderar a chave A. Fechando a primeira rodada do Grupo B, a Nigéria empatou sem gols com o Canadá, atual campeão olímpico. 

As espanholas sobraram no primeiro tempo contra as costarriquenhas no estádio Dunedin, na Nova Zelândia, e ainda contaram com a sorte do gol contra, aos  21 minutos, de Valeria del Campo. Depois, em apenas seis minutos, a Espanha balançou a rede duas vezes: Aitana Bonmati e Esther González. A vantagem espanhola poderia ser ainda maior, com um pênalti a favor da Espanha aos 30 minutos, mas a goleira Solera evitou a goleada ao defender a cobrança da jogadora Hermoso. ..

 Mundial feminino de Futebol começa dia 20 de julho 

A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, e o Museu do Futebol acertaram uma parceria para promover e dar visibilidade para a Copa do Mundo Feminina de Futebol, que acontece a partir desta quinta-feira (20) na Austrália e na Nova Zelândia.

Por meio da parceria, os conteúdos que serão postados nas redes sociais das duas instituições vão apresentar curiosidades, histórias e informações sobre a Copa do Mundo e as atletas. Essas atualizações podem ser conferidas por meio dos perfis @museudofutebole e @onumulheresbr...

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - confira alguns títulos das estrelas nacionais

Foto: Imagem de creativeart no Freepik

A “Amarelinha” estreia na Copa do Mundo no dia 24 de julho...

Vereador Dr. Salvador homenageia time de Volei Feminino do João Paulo II por conquistas

O vereador Dr. Salvador (PCdoB) apresentou moção de aplausos nesta terça-feira (13), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, manifestando “Aplausos ao time de Vôlei Feminino Super 8, do bairro João Paulo II, pela vitória em primeiro lugar no Campeonato Copa InterBahia de Voleibol”, escreveu.

O vereador ressaltou, no pedido encaminhado à mesa diretora do legislativo, “Que seja oficiado as congratulações nos termos desta moção de aplausos ao time de Vôlei Feminino Super 8, do bairro João Paulo II, pela vitória em primeiro lugar no Campeonato Copa InterBahia de Voleibol”, justificou...

Senado aprova projeto de Teresa Leitão que inscreve mulheres de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (23/05) o projeto da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para inscrever  o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

"Incluir as mulheres de Tejucupapo no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um valioso reconhecimento histórico. A batalha de 1646 foi a primeira no país que teve as mulheres como protagonistas e valorizar aquele momento é muito significativo. É um resgate do lugar das mulheres na história do país, com ênfase no que elas representam de transformação na sociedade e na luta pela liberdade", afirmou a senadora...