RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 74 registros para a palavra: Em carta

Bispo emérito de Petrolina em carta se diz 'profundamente amargurado' com construção de shopping popular; Confira na íntegra:

Dom Paulo Cardoso ao completar 75 anos, em 2011, renunciou ao cargo administrativo, onde exerceu desde 1985 cargo de Bispo Diocesano de Petrolina. No final de semana o Bispo voltou à cena. Ele escreveu uma carta onde afirma ser "radicalmente contrário e profundamente amargurado e entrestecido com a notícia de que vão construir um shopping popular nas adjacências do Palácio Diocesano, no centro de Petrolina".

Leia aqui na integra a Carta de Dom Paulo:..

PROFESSORA MUNICIPAL EM CARTA PÚBLICA CRITICA GESTÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO. SEDUC DIZ QUE ESTÁ APURANDO OS FATOS

A professora municipal Quércia de Oliveira Cruz, lotada na comunidade de Angico, zona rural, enviou correspondência ao blog Geraldo José criticando fortemente a gestão da educação em Juazeiro, que de maneira desrespeitosa não atende os seus direitos. Confira:

Carta Pública à Sra. Secretária de Educação do Município de Juazeiro-BA..

Em carta aberta, José Mayer admite assédio e pede desculpas: "Errei"

Acusado de assédio pela figurinista da Globo Su Tonani, e outras funcionárias da emissora, José Mayer veio a público admitindo que errou e cometeu os atos citados pela colega de trabalho.

O galã vem sofrendo fortes represálias da classe artística e foi afastado das novelas, por decisão da Globo. Nesta terça (4), um grupo de funcionários, colaboradores e executivos da TV Globo se manifestou contra o assédio sexual, usando camisetas com as inscrições “Mexeu com uma mexeu com todas”, acompanhada da hashtag #chegadeassédio...

Espetáculo Sentimentos Gis entra em cartaz no Teatro Dona Amélia

Focado em quebrar qualquer forma de enquadramento e discutir questões relacionadas a gênero, o espetáculo “Sentimentos Gis”, do bailarino Cleybson Lima, aporta no palco do Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina. Dirigida por Thom Galiano, a montagem pode ser conferida de sexta-feira (3) até o domingo (5), de 10 a 12, e de 16 a 19 deste mês. A apresentação tem início sempre às 19h e o acesso é gratuito. Os ingressos são limitados à lotação do espaço.

“É mais um espaço para discussão de questões urgentes na sociedade, um diálogo através da dança”, defende o supervisor de cultura da unidade, Jailson Lima. Memórias, teorias, ícones e estigmas que remetem à discussão de gênero são lançados para reflexão. “Daremos voz aos sentimentos espalhados por Gis, transexual que se tornou principal inspiração da pesquisa poética, sem falar da vida dela”, explica o bailarino Cleybson Lima. Com duração de 45 minutos e dramaturgia de Lennon Raoni e trilha sonora de Luisa Magaly, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, em 2015.  ..

Em carta aberta, Marcelo Nilo retira candidatura à presidência da Assembleia Legislativa

Conforme o Blog Geraldo José divulgou na noite desta terça-feira (veja aqui) o deputado Marcelo Nilo (PSL) retirou sua candidatura ao pleito para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, colocando fim a um reinado de dez anos como chefe da Casa. A informação foi confirmada pelo próprio deputado através de carta aberta. O desmanche na disputa começou com a renúncia do também candidato Luiz Augusto, do PP, em favor do deputado Ângelo Coronel (PSD), que agora concorre sozinho à presidência.

Apesar de não declarar na carta, a perda de apoio nas últimas 24 horas foi decisiva. Os deputados Manassés, Alan Castro e Paulo Câmara, todos do PSL, partido presidido por Nilo na Bahia, confirmaram à imprensa apoio a Ângelo Coronel. A insatisfação política com o longo tempo de permanência do deputado fez, inclusive, com que os outros dois candidatos ao cargo firmassem um pacto para evitar a reeleição de Nilo. No acordo, quem reunisse o maior número de alianças ganharia a vaga e o apoio público do outro...

Facção ameça governo em carta; leia trecho

Uma carta assinada pela facção Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte e endereçada a Caio Bezerra, secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, ameaça causar caos no estado. O texto lista "medidas" que serão tomadas pelos detentos, caso "vinherem mexer com algum de nossos prédios (sic)". A morte de polícias e ataques a órgãos públicos são algumas das promessas.

"Não estamos aqui para medir forças com o governo do Estado, mas também nois não iremos aceitar perde pra os vermes do PCCU nem um prédio nosso(sic)", diz trecho da carta, entregue nesta quarta-feira (18), segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O texto foi concluído com um "atenciosamente conselho do SDCRN"...

PROCONS manifestam preocupação com a cobrança de preços diferenciados para pagamento em cartão e em dinheiro

O governo federal publicou nesta terça feira, 27, a Medida Provisória 764/16 que permite a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. A medida, de acordo com Carlos Túlio Cruz, dirigente do Procon de Juazeiro, poderá ser um retrocesso, pois o consumidor poderá acabar sendo duplamente penalizado, o que viola o art. 39, inciso V, da Lei n. 8.078/90 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Na prática, a composição dos preços dos produtos e serviços já leva em consideração as taxas que as empresas pagam para as administradoras de cartões ou quaisquer outros custos que importem no não recebimento do pagamento em dinheiro e imediatamente. Com a possibilidade de diferenciação, poderá haver um sobrepreço cobrado daqueles que desejam pagar com cartão ou cheque pré datado, por exemplo, ao invés de descontos...

Em carta a Temer, governadores do Norte e Nordeste cobram medidas emergenciais

Governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste desembarcaram, nesta terça-feira (16), em Brasília, com a missão de pedir que seus estados também recebam o apoio federal dado a estados do Sul e Sudeste, detentores de orçamentos mais volumosos em termos de verba. A dificuldade financeira é geral no país e quem tem menos recurso sofre ainda mais, argumentam os chefes do Executivo nos estados. 

Eles apresentaram o pleito ao presidente do Senado, Renan Calheiros, em reunião ao lado de senadores. O término desse encontro foi marcado por um convite do presidente interino da República, Michel Temer, para recebê-los. O chamado de Temer permitiu que os governadores e os senadores do Norte e Nordeste entregassem a ele uma carta com três demandas essenciais. ..

Espetáculo teatral Amanda e Daniel volta em cartaz na cidade de Petrolina

Quem nunca teve problemas com o namorado(a) por causa das redes sociais? Esse é um dos vários temas abordados no Espetáculo Teatral ‘Amanda e Daniel - Um namoro em desespero’.

Com o grande sucesso de público no início do ano de 2015 na região do Vale do São Francisco, a peça teatral volta em cartaz no mês de setembro. Fernando Alves, ator e autor do espetáculo, contou a nossa equipe que está muito feliz em trazer novamente para a população ribeirinha o espetáculo que motivou e ajudou diversos cidadãos no que se refere aos meios virtuais e a melhor forma de viver uma boa relação amorosa. “O espetáculo trás uma linguagem dinâmica e personagens próximos da realidade, você conseguir abordar todos esses assuntos em forma de comédia é um desafio e ao mesmo tempo uma diversão em cena...

Espetáculo "O 3° Sinal" continua em cartaz até o próximo domingo

O espetáculo O 3° Sinal continua em cartaz, em Petrolina, até o próximo final de semana (16 e 17), às 20h, no Teatro Dona Amélia. Se você perdeu a estreia, ainda dá tempo conferir essa história de Cláudia Barral, que narra os bastidores do teatro e as desventuras de um jovem diretor e quatro atores veteranos, nos momentos de expectativa que antecedem a entrada em cena. A direção é de Thom Galiano e o elenco reúne Benigna Areias, Marcos Velasch, Elisabet Moreira, Justino Filho e Joedson Silva.

No final de semana de estreia, O 3° Sinal arrancou risos, gargalhadas e aplausos da plateia. "A peça é surpreendente! É um trabalho primoroso. Eles construíram um texto divertido e impactante para trazer uma reflexão sobre o teatro e o trabalho do ator", disse a professora Vera Cézar. "Há tempos eu não via um espetáculo com tanta qualidade", avaliou o agricultor Benevides Góes...

Terceira idade é tema da exposição "Uma nova fase, um novo olhar" em cartaz a partir de amanhã na Univasf

Fotografias que abordam a beleza da terceira idade de forma poética, sorrisos e poses que revelam trajetórias de vida de pessoas que carregam consigo histórias, vivências e experiências, são registros feitos pelo fotógrafo Jason Ribeiro que compõem a exposição "Uma nova fase, um novo olhar", produzidos a partir das atividades de um projeto de pesquisa do programa da Faculdade Aberta e Terceira Idade (FAT), da Universidade de Pernambuco(UPE). Em cartaz a partir de hoje (28), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina (PE), a mostra é aberta ao público e ficará em cartaz até 06 de julho, das 8h às 18h.

Resultado do projeto de pesquisa da estudante de Pedagogia e prattcioner em Programação Neurolingusitica (PNL) Tatiana Campos em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró- Reitoria de Extensão da Univasf, a exposição traz fotografias que demostram a trajetória de cada participante no decorrer do projeto. São mais de 30 imagens, em tamanho 40cm x 60cm, que apresentam as mulheres nos momentos das aulas e das saídas ao parque e ao zoológico. 

Segundo Tatiana, a proposta do projeto era trabalhar a partir da PNL a auto estima de cada participante de maneira que elas se olhassem de uma forma diferente e se sentissem melhores e mais úteis. "O foco era trabalhar e desenvolver a auto estima delas enquanto idosas. Por que nota-se por que as pessoas vão envelhecendo e perdendo estímulo por viverem numa sociedade onde se valoriza mais o novo. Assim, ao envelhecer vão perdendo o espaço na sociedade", afirmou. As atividades se deram por meio de palestras, dinâmicas, passeios no Zoólogico e no Parque Municipal, onde Tatiana procurou criar momentos de lazer e descontração. 

A ideia da exposição, segundo Tatiana, é mostrar para cada uma das participantes as mudanças que o projeto proporcionou e como elas se sentem ao ver as fotografias produzidas durante as quatro etapas do projeto. "Pra viver bem é necessário que tenhamos a auto estima elevada, principalmente quando se está na terceira idade. A ideia de fechar o projeto com a exposição fotográfica é justamente para mostrar as pessoas que participaram do projeto como elas são bonitas”, concluiu. 

A exposição é uma parceria do Projeto FAT da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da UPE, com o Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf .  ..

Em carta à OMS, cientistas pedem adiamento da Olimpíada por causa do vírus Zika

Pesquisadores de pelo menos 15 países assinaram uma carta aberta para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) na qual pedem o adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou a troca de local do evento em nome “da saúde pública” devido à presença do vírus Zika na cidade. Segundo o documento, é desnecessário que cerca de 500 mil pessoas do mundo todo se exponham a um vírus e ainda corram o risco de levar a seus países de origem, aumentando as chances de tornar a doença endêmica em outras regiões. No Brasil, especialistas sugerem que o vírus Zika chegou em situação de alta circulação de turistas, no período da Copa do Mundo. A descoberta de que, quando o Zika infecta gestantes, pode ocasionar problemas neurológicos nos bebês e de que o vírus está relacionado ao desencadeamento da Síndrome de Guillain-Barré são motivos citados no documento para que a Olimpíada seja adiada ou disputada em outra sede. De acordo com a Agência Brasil, os cientistas ressaltam que os Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e de 1944 foram cancelados por causa de doenças. A pesquisadora Débora Diniz, da Universidade de Brasília, é a única signatária brasileira da carta. Em resposta à carta, o Ministério da Saúde divulgou nota dizendo que o Zika está presente em 60 países e que a população brasileira representa 15% das pessoas expostas ao vírus. “Vale destacar que o período em que serão realizadas as Olimpíadas no Brasil é considerado não endêmico para transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Zika, dengue e chikungunya”, destaca a nota. O ministério ressalta ainda o fato de a OMS não ter feito nenhuma recomendação para restrição de viagens, exceto às grávidas. Segundo a pasta, a diretora geral da OMS, Margaret Chan, confirmou que virá aos Jogos Olímpicos, “o que deve ser interpretado como um simbolismo da segurança deste período de baixa a transmissão do vírus Zika”. Por meio da assessoria de imprensa, o COI disse que o evento ocorrerá no cronograma estabelecido e com total segurança para todas as pessoas envolvidas. De acordo com o comitê, o zika é assunto que tem sido discutido frequentemente. ..

Em carta aberta, Lula critica divulgação de informações, mas diz confiar na Justiça

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou carta aberta na noite desta quinta-feira (17) na qual mostra confiança na Justiça, apesar de criticar a divulgação de escutas telefônicas, que ele classfica como "ilegais". No texto, Lula afirma que ele e a família têm sido "violentados" pelo vazamento de informações pessoais."Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito", relata.

Interceptações telefônicas realizadas pela Polícia Federal, com autorização do juiz Sérgio Moro, foram divulgadas na última quarta-feira (16). Lula foi gravado em conversas com a presidente Dilma Rousseff, Jaques Wagner, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras pessoas. Apesar das reclamações, o ex-presidente declarou confiança nas instituições de Justiça, destacando que acredita na "isenção e firmeza" dos magistrados. "Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte", conclui o texto...

Exposição “#QueriaEstarMorta” está em cartaz na Univasf

Imagens para refletir sobre a diversidade, discutir questões de gênero, combater a opressão, dar visibilidade a uma causa e questionar modelos impostos socialmente. É o que propõe a exposição “#QueriaEstarMorta - Sobre melancolia a estágios depressivos em comum ligados à condição de um gênero feminino”, da fotógrafa e socióloga Tainã Aynoã Barros. A abertura aconteceu ontem (21), às 18h, no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). 

Com classificação indicativa para maiores de 14 anos, a mostra é aberta a toda a comunidade gratuitamente. A exposição é composta por 21 fotografias em preto e branco, feitas em estúdio e ambientes externos e permanecerá no Hall da Reitoria até 13 de agosto. #QueriaEstarMorta é uma realização da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

O título da exposição vem acompanhado de hashtag (#) porque, segundo Tainã, esse é um bordão muito utilizado na internet por pessoas dentro da condição de identidades de gênero feminino. Quando se encontram padecendo de algum estágio depressivo/melancólico em decorrência das opressões cotidianas, usam a expressão #QueriaEstarMorta. 

“A expressão é o peso de uma espécie de ressaca existencial figurativamente falando, que muitas de nós, mulheres cis, trans, homens trans, e andróginos frequentemente carregamos por nos impormos, nos lançarmos no mundo e nos fazermos vistos”, afirmou. A artista explica que a escolha do tema ocorre devido a algumas de suas experiências de vida. 

Egressa da primeira turma do curso de Ciências Sociais da Univasf, a petrolinense Tainã Aynoã dos Santos Barros atualmente mora no Recife, onde cursa mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estuda gênero, poder e feminismo. Sua identificação e criação artística por meio da fotografia começaram com um projeto fotográfico independente no Instagram, chamado “Velma viu a vida - Narrativas imagéticas fortemente influenciadas por um olhar antropológico, feita por um eu melancólico, feminino e inquieto", que trata de um personagem feminino fazendo registros do seu cotidiano.  ..

Governadores nordestinos fazem carta contra impeachment de Dilma

Rui Costa (Bahia) e Paulo Câmara (Pernambuco).

Um manifesto feito pelos nove governadores do Nordeste rejeitou pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A “Carta de Teresina” foi escrita durante encontro dos gestores nesta sexta-feira (17) na capital piauiense. Na missiva oficial, os governadores também pediram recursos do governo federal para as áreas de segurança pública, previdência, ciência e tecnologia. "Definitivamente, não será pela via tortuosa da judicialização da política, da politização da justiça ou da parlamentarização forçada que faremos avançar e consolidar o processo democrático", diz a carta. Segundo a Folha, Dilma e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), também receberam apoio de governadores da oposição. Governadores do PSB, como Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco) e o governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas, também assinaram o manifesto...

Em carta a Joaquim Levy, Osvaldo Coelho cobra renegociação de crédito

O ex-deputado Osvaldo Coelho enviou carta ao então ministro da Fazenda, Joaquim Levy reivindicando a renegociação de operações de créditos contratadas ao Amparo de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamentos do Centro-Oeste (FCO), Nordeste(FNE) e Norte(FNO).

Osvaldo Coelho fala sobre a injusta taxa de juros de 8,7% que  é cobrada aos nativos para a renegociação de suas dívidas junto ao banco BNB em comparação aos juros de 2% que o BNB cobrou da FIAT ( uma empresa multinacional) que se instalou em Pernambuco e após realização do contato elaborou maiores juros para os nativos...

Exposição “Riso a Cavalo e Galope do Sonho” está em cartaz na Univasf

Festas religiosas e folclóricas, manifestações culturais e paisagens da nossa região estão retratadas na exposição “Riso a Cavalo e Galope do Sonho”, que começou hoje (4) no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Dedicada ao escritor Ariano Suassuna, que faleceu em julho deste ano, a exposição comemora os quatro anos do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, projeto coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia de Computação Marcus Ramos. 

A mostra é composta por 36 fotografias realizadas durante as saídas fotográficas do grupo. Entre as imagens estão registradas a Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte (PE); a produção de cerâmica na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI); a Festa do Tamarindo, no povoado Caboclo, em Afrânio (PE); e a Festa de Santo Antônio da Ilha do Massangano, em Petrolina (PE). Há ainda fotos das cidades de Canudos (BA), Juazeiro do Norte (CE), Floresta (PE) e Santa Maria da Boa Vista (PE). “Riso a Cavalo e Galope do Sonho” fica em cartaz até 4 de outubro. A exposição, que conta com o apoio cultural da Univasf e do Serviço Social do Comércio (Sesc), é gratuita e aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.  ..

EM CARTA ABERTA SALITREIROS COBRAM: CADÊ O “ÁGUA PARA TODOS”?

No dia 22 de março deste ano o governador Jaques Wagner, o prefeito Isaac Carvalho, e tantas outras autoridades políticas e representantes de órgãos da região estiveram na comunidade de Campo dos Cavalos, no Vale do Salitre, para inaugurar sistema de Abastecimento através do Programa “Água para Todos”. Porém, até hoje, 22 de julho (04 meses depois), nosso povo não tem água nas torneiras, a população espera pelo precioso líquido que chega a cada quinze dias, geralmente na sexta à tarde e à noite já não tem mais.

Os canos que levariam a água do Rio São Francisco até a comunidade de Juá (nesta primeira etapa) estão estourando e há vagas informações de que uma empresa está fazendo a revisão da encanação. Quanto descaso! Como inaugurar uma obra inacabada, sem nenhuma garantia de seu funcionamento mínimo? É o dinheiro público, pago por nossos impostos, indo pelo ralo...

O CÉU MUDOU DE COR: A CURA GAY CHEGOU! EM CARTAZ NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

Nesta quarta-feira, dia 17, estará em cartaz no Centro de Cultura João Gilberto a peça O CÉU MUDOU DE COR: A Cura gay chegou! O espetáculo é uma crítica sarcástica ao falso moralismo, a intolerância religiosa e a discriminação contra LGBTT.

Com humor ácido a peça abre uma discussão sobre o Projeto da Cura Gay que recentemente foi arquivado. Durante o espetáculo o público é levado a refletir sobre a concepção defendida pelo Projeto que defende a homossexualidade como uma doença, colocando em xeque o ponto de vista da platéia...

O 20º BPM ESTÁ EM CARTAZ

Na última quarta-feira, dia 19, o grupo de teatro do 20º BPM, conhecido com “TPM”, acompanhado pelo Sr. TC PM Josemar Pereira Pinto, Comandante da Unidade, esteve no 14º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Santo Antônio de Jesus, a convite do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Braga Castro para apresentar o espetáculo intitulado “Femininus Operacionalis”.

A peça “Femininus Operacionalis”, satiriza o perfil do (a) policial militar que trabalha em viatura, mostrando as diferenças de gênero, os exageros e forma legal de realizar as abordagens, com o objetivo de sanar dúvidas e possíveis problemas em relação a essa realidade que já está sendo vivida pela Unidade, melhorando inclusive o relacionamento interpessoal entre policiais militares (homens e mulheres). A peça foi escrita pela Ten PM Joelma de Miranda Vasques e tem como integrantes, a própria Tenente, a Sgt PM Cristine, os soldados Katiuscia, Angelita, Izabel, Aroldo, Mário e Almério...