Foram encontrados 85 registros para a palavra: Cisternas

Diretor do SAAE visita obras do Programa Água Doce no interior de Juazeiro

Possibilitar ao homem do campo condições para que ele continue vivendo nas suas terras é o objetivo do Programa Água Doce, com a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, e água de qualidade para o consumo humano. Executado pelo Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), com a operacionalização da Prefeitura de Juazeiro via SAAE, o programa ofertará água potável, além da criação de peixes nos tanques de rejeitos. 

Neste 6 de abril, o diretor do SAAE, Joaquim Neto, visitou as obras nas localidades de Rodeador e Sítio Monte Alegre, região de Itamotinga. Bastante avançadas, às obras estão compostas de três reservatórios, painel elétrico, dessalinizador e tanque de contenção, possibilitando ainda a irrigação de pequenas plantações.  ..

Constesf capacita famílias para receberem cisternas em Uauá

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, no último sábado (02) e domingo (03), a capacitação de famílias que irão receber cisternas para consumo humano em Uauá.  A ação teve o objetivo de discutir a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido, além de preparar os beneficiários para o uso correto da tecnologia.

Cerca de 50 famílias participaram do curso de gerenciamento de recursos hídricos, onde receberam orientações sobre o funcionamento das cisternas e como devem agir para manter a qualidade da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca. ..

Cisternas garantem armazenamento de água para os agricultores familiares da Bahia

“Melhorou muito a nossa vida com a chegada da cisterna e do barreiro, pois, há alguns anos, temos a água necessária para o nosso consumo e para as frutas e hortaliças que produzimos”. Declarou o agricultor familiar, Manoel Guardiano, da Comunidade Rural Várzea do Morro, localizada no município de Ponto Novo, Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Para o agricultor Manoel, que tem uma família composta por sete pessoas, era muito difícil quando não havia a cisterna, nem o barreiro, obras executadas pelos governos estadual e federal. “Uns dez anos atrás eu precisava andar quilômetros com a lata de água na cabeça para buscar água”, afirmou, manifestando a alegria em ver que, depois da chuva, a cisterna e o barreiro estão cheios de água, garantindo o consumo humano e da produção de hortaliças e frutas, que ele irá vender na feira do município...

Produção da agricultura familiar da Bahia ganha reforço com Programa de Cisternas

Com a chegada da chuva, que começa molhar as terras baianas, a produção agrícola do estado ganha reforço com a meta de construção de 6.933 cisternas calçadão e 4.828 barreiros trincheiras, que vão atender a 11.761 famílias, de 161 municípios do semiárido baiano, com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para produção de dessedentação animal.
 
A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa Estadual Água para Todos, através o convênio 027/2013.
 
De acordo com o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, a previsão é que, até dezembro de 2016, o convênio já tenha sido totalmente executado. "Já entregamos, cerca de, três mil aguadas e, até o fim do ano, vamos executar as demais".   

Segundo a coordenadora de produção do Água para Todos, Kamilla Santos, a cisterna calçadão é uma tecnologia de captação de água da chuva com a capacidade de armazenar 52 mil litros de água. "Ela possui um calçadão de 200 m² onde a água da chuva cai e escorre para a cisterna"...

Projeto Cisternas é concluído em Curaçá

Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá estão comemorando uma melhor qualidade de vida graças às cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que entregou no município de Curaçá 327 tecnologias sociais de capitação e armazenamento de água de chuva.

Curaçá foi o primeiro município do Território do São Francisco que teve a sua meta concluída, as famílias receberam também mudas para incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem e ampliarem suas áreas cultivadas. O Projeto atendará ainda diversas famílias dos outros nove municípios que compõem o Território, universalizando a água para uma melhor convivência com o semiárido. Os municípios de Casa Nova, Remanso e Sobradinho também estão com o Projeto em andamento e algumas famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água...