RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1783 registros para a palavra: CASA NOVA

Misael tem apoio do vereador de Casa Nova Carlos Gomes (PP)

Misael foi recebido em Casa Nova pelo vereador Carlos Gomes (PP) na tarde do último sábado (14). O edil declarou apoio ao candidato a deputado estadual Misael Aguilar (PMDB) porque, segundo ele, é um homem de ideias fortes, inteligente e trará muitas benfeitorias para a região. “Misael é um homem de muitos projetos e conhecedor da importância de ser um homem público e de servir ao coletivo”, afirmou o vereador mais votado no município na última eleição...

Instituto de Prevenção Ivete Sangalo atende mulheres de Casa Nova

Desenvolver um trabalho de prevenção do câncer de mama é uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova, para isso firmou parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo que realiza mutirões de atendimento no município. A meta da secretaria é atingir cerca de 7 mil mulheres a partir dos 40 anos até os 69. O Distrito de Santana do Sobrado, distante 26 quilômetros da sede foi o primeiro a receber a equipe que irá também para os Distritos de Pau a Pique, Bem Bom e sede do município.

De acordo com o coordenador do projeto Lincoln Rocha Ferreira, a melhor arma contra o câncer é a prevenção. “Encontrar alguma alteração pode causar medo, mas na maioria dos casos essas alterações são benignas. Quanto mais cedo for o diagnóstico de câncer, maior a possibilidade de cura. As ações para detectar a doença em sua fase clínica precoce consistem no exame clínico de mama por um profissional de saúde treinado”, explica.

“Nosso objetivo é chamar atenção das mulheres para o trabalho de prevenção da doença. É importante destacar que no Brasil, morre quase 2 mulheres/hora de câncer de mama. É preciso que as mulheres se previnam”, destaca o secretário municipal de saúde, Solon Xavier, convocando as mulheres para que elas procurem o agente comunitário para agendar o atendimento. ..

Interior de Casa Nova deve receber telefonia móvel até o final do ano

A prefeitura municipal de Casa Nova firma parceria com a empresa de telefonia celular Claro S/A, para instalação de uma Torre E.R.B. na região do Morro do Cruzeiro. De acordo com o consultor da Claro, Francisco Nascimento, num prazo de 90 dias,  as regiões de Pau a Pique, Bem Bom e Santana do Sobrado passarão a utilizar o serviço de telefonia celular.

“A implantação da telefonia celular é uma conquista muito importante para os beneficiários, pois a comunicação é um fator fundamental para promover o desenvolvimento. Falar ao telefone de qualquer lugar, a qualquer momento, receber e enviar mensagens, músicas e imagens são algumas vantagens que a telefonia celular colocará à disposição dos moradores dessas localidades”, explica o secretário municipal de governo, Paulo Roberto Passos. ..

Secretaria de Assistência Social de Casa Nova realiza ação cidadania no interior do município

 

A população do interior de Casa Nova recebeu durante toda esta semana, a visita da Secretaria de Assistência Social, para a ação cidadania “Certidão de Nascimento um Direito de Todos!". O evento realizado em parceria com o articulador do selo Unicef edição 2009/2012, Cartório da cidade e Justiça Eleitoral, promoveu a retirada da certidão de nascimento de crianças, entrega de título de eleitores e cadastramento no Programa Bolsa Família.

A secretária da pasta, Maria do Carmo Ferreira, disse que durante visita às famílias residentes no interior de Casa Nova, foi identificado que muitas crianças não possuiam certidão de nascimento e não participavam de programas sociais. Para o articulador do articulador do selo Unicef edição 2009/2012, Cosme Coelho, a certidão de nascimento é o documento essencial para o exercício da cidadania...

Ministério do Trabalho media crise na educação de Casa Nova e professores voltam à sala de aula segunda (16)

Representantes da APLB Sindicato de Casa Nova participaram ontem na delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego de audiência com a Gerente da Delegacia do Trabalho, Dr.ª Edésia de Almeida Barros e a administração municipal de Casa Nova.

O grupo da APLB foi representado pela Diretora da Delegacia Sindical das Esmeraldas, Maria do Carmo da Rocha Braga, a Secretária de Imprensa Sílvia Castro Silva, o Diretor Regional da Executiva Estadual Ailton Ribeiro Rodrigues e o Assessor Jurídico da entidade sindical, Rafael Ribeiro de Amorim. O encontro teve o objetivo de levar a pauta de reivindicações, estabelecida em Assembléia e que consiste no motivo da paralisação iniciada no último dia 02.

Já pela Prefeitura estiveram presentes: O Prefeito Orlando Nunes Xavier, a Secretária de Educação, Alda Nunes Xavier, O Secretário de Finanças, Nilton César Meira, a assessora da Secretária de Educação, Gorete dos Anjos e o Chefe de Setor Pessoal, Clébio Ronei Passos...

CIPE–CAATINGA EFETUA PRISÃO DE TRAFICANTE E APREENDE DROGAS EM BOCA DE FUMO EM CASA NOVA

 

Ontem, dia 12, por volta das 11 horas, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado - CAATINGA  em operação conjunta com uma guarnição da 25ª CIPM de Casa Nova-BA, prenderam  AUGUSTO VIANA DA CRUZ NETO. Em sua residência, os policiais localizaram 47 trouxinhas de maconha. O preso e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Casa Nova ao delegado Rogério Sá Medrado. ..

TCM pune gestores de Casa Nova e Sento-Sé por autopromoção

Nesta quarta-feira (11/08), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente dois termos de ocorrência: um contra o prefeito de Casa Nova, Orlando Nunes Xavier, e outro contra o  presidente da Câmara de Sento Sé, José Carlos Damasceno da Silva; por despesas com publicidade caracterizadas como autopromoção, referentes ao exercício financeiro de 2009.

Para o prefeito de Casa Nova, Orlando Nunes Xavier, a relatoria aplicou multa no valor de R$ 4 mil, ressarcimento de R$ 30.125 aos cofres públicos, e formulação de representação ao Ministério Público...

LÍDER DOS SEM TETOS EM CASA NOVA APELA AO JUDICIÁRIO PARA AGILIZAR PROCESSO QUE CONTEMPLARÁ 1.400 FAMÍLIAS

 

João Evangelista Reis de Brito presidente da Associação do Movimento dos Sem Tetos em Casa Nova esteve em Juazeiro esta semana para fazer um apelo ao judiciário no sentido de agilizar o processo que pode beneficiar 1.400 famílias.

Ele alega que a área ocupada pelas famílias conhecida como Vila São Francisco, funcionava como ponto de desova e hoje, depois da limpeza efetuada pela prefeitura, pode contemplar milhares de pessoas que estão cansadas de brigar na justiça. “Nós queremos apenas a área para construir nossas residências. Por isso, faço um apelo ao promotor e ao juiz que acelerem o processo, nos ajude, pois trabalho como pedreiro para pagar os honorários advocatícios sem ter nenhuma condição”, concluiu Evangelista...

PROFESSORES DE CASA NOVA CONTINUAM EM GREVE

A paralisação da Rede de Ensino de Casa Nova continua e a cada dia mais fortalecida, informa Maria Rocha diretora da APLB Sindicato. “Estamos visitando as escolas com o objetivo de sensibilizar os pais, os alunos e os trabalhadores em educação que ainda não aderiram ao movimento. A cada dia que passa aumenta o número de adesões. Estamos conseguindo fazer com os alunos não venham para a escola e isso faz com que os professores sintam a necessidade de participar”, explicou a dirigente sindical.

“Um dos motivos da nossa paralisação é o bloqueio da verba da merenda escolar por conta do vencimento do conselho. Até o momento a prefeitura não encaminhou ofício às entidades para indicar os nomes para o novo Conselho de Alimentação Escolar”, prosseguiu Maria Rocha.

“Em Casa Nova também, está vencido o Conselho do FUNDEB o que pode acarretar no bloqueio das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Temos escolas em péssimas condições de funcionamento, professores excedentes, funcionários de apoio que estão com férias vencidas. Lutamos também por reajuste salarial e material didático”, acrescentou a diretora da APLB Sindicato que já comunicou a situação à Delegacia do Trabalho e aguarda uma participação na negociação. Ela também encaminhou ofício ao Prefeito Municipal Orlando Xavier solicitando audiência, no sentido de reabrir as negociações...

Casa Nova é beneficiada pelo projeto de desenvolvimento no entorno da barragem de Sobradinho

Está em fase de execução, no município de Casa Nova, o projeto “Desenvolvimento de ações para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, desenvolvido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em parceria com a prefeitura municpal e Embrapa Semi-Árido, o programa contempla o município de Casa Nova e os demais municípios do entorno da barragem (Remanso, Pilão Arcado, Sobradinho e Sento Sé). São mais de 15 planos de ação, que serão desenvolvidos num período de 5 anos, beneficiando cerca de 10 mil agricultores familiares.

Estudos das cadeias produtivas de três atividades agrícolas relevantes na região como apicultura, criação caprina, ovina e piscicultura serão financiados pelo projeto, além do programa de transferência de tecnologias agroecológicas para as áreas dependentes de chuva e aquelas situadas ás margens do lago formado pela barragem.

O coordenador do programa em Casa Nova, Clébio Santos, fala que já foi implantado na região do Leite e Entroncamento, o banco de sementes de manivas de mandioca para melhoramento da mandioca. “A partir desse banco de sementes serão produzidas manivas de mandioca nas áreas de sequeiro, onde as comunidades produtoras serão beneficiadas também com uma mini fábrica para extração da fécula da mandioca e extração da farinha”, explica...

AMEAÇAS NÃO IMPEDEM PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES DE CASA NOVA

Os professores e demais trabalhadores em educação de Casa Nova paralisaram suas atividades ontem, 02 de agosto, mesmo diante das ameaças da Secretária de Educação Alda Nunes Xavier, irmã do prefeito Orlando Nunes Xavier (PR), que vem se negando a negociar com a categoria.  Durante o ano de 2010, a Secretária se reuniu com o sindicato em três oportunidades e pouca coisa foi resolvida depois da paralisação que ocorreu no primeiro semestre deste ano.

Segundo a dirigente sindical Maria Rocha “Até o momento ainda há escolas sem funcionar por falta de professores ou devido às perseguições quando a mesma transferiu professores e funcionários de algumas escolas e os mesmos se recusaram a aceitar a lotação proposta. Isso é uma das formas de perseguir àqueles que não concordam com a forma do governo administrar o município, sobretudo a educação. A Secretária vem utilizando o método espúrio de ameaçar as pessoas que participam de paralisações, alegando que as mesmas poderão ter reduzidas a carga horária ou poderão perder o direito à concessão de Licença-Prêmio por assiduidade. Lutamos por reajuste salarial de 15%, pagamento dos meses de janeiro e fevereiro de 2009, daqueles que tiveram a carga horária reduzida, merenda escolar em quantidade e qualidade suficientes, bem como transporte escolar”.

Maria Rocha ainda tranqüilizou aos pais e alunos quanto ao período sem aulas durante a paralisação. Ela alega que posteriormente será definida uma programação de reposição. Nesta quarta-feira, dia 04, às 15 horas haverá nova assembléia na Colônia de Pescadores, para avaliar o movimento paredista...

Prefeitura de Casa Nova identifica moradores remanescentes de quilombos

Ao som da sanfona e violão, na tradicional apresentação da dança de São Gonçalo a comunidade de Alagoinha em Casa Nova, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social semana passada, que também esteve na comunidade de Mucambo e hoje (02) no Riacho Grande, como parte do programa Ação Social, Direitos Conquistados, desenvolvido pela secretaria de Assistência Social que visa identificar os remanescentes de quilombolas no município.

A titular da pasta, Maria do Carmo Araújo, destaca que através desse trabalho, os remanescentes de quilombos serão devidamente identificados pelo município e também cadastrados no programa do governo federal, CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

A moradora de Alagoinha, Ana Rita dos Santos, diz que tem orgulho de ser descendente de quilombo, no entanto ela destaca que precisam ser reconhecidos e recompensados pelos maus tratos que seus antepassados sofreram. ..

Professores de Casa Nova decretam paralisação por tempo indeterminado

Após diversas tentativas de negociação com o Executivo Municipal sem sucesso, os professores e demais trabalhadores em educação de Casa Nova decidiram cruzar os braços a partir dessa segunda-feira, dia 02 de agosto de 2010.

As  principais reivindicações da categoria são: Reajuste salarial de 15%; melhores condições de trabalho; Funcionamento das escolas que ainda não iniciaram o ano letivo; Falta de merenda escolar; Férias dos funcionários de apoio; Licença - Prêmio; Contra as remoções e contratações indevidas; Pagamento dos meses de janeiro e fevereiro de 2009 aos professores que tiveram a carga horária reduzida.

O prefeito Orlando Xavier que esteve em Juazeiro na sexta-feira 9300 disse ao blog que está aberto para negociar com a categoria...

Souto defende atenção especial a pequeno produtor em Casa Nova

O candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, defendeu a necessidade de atenção especial aos pequenos produtores em municípios com extensa zona rural, a exemplo de Casa Nova. “O governo atual abandonou o programa Cabra Forte, que oferecia ao homem do campo a infraestrutura necessária para que ele pudesse produzir”, disse Souto, na última sexta-feira, em Casa Nova, durante encontro com lideranças políticas.

A ex-prefeita de Casa Nova, Dagmar Nogueira, ressaltou as obras realizadas pelo ex-governador Paulo Souto para melhorar a vida do produtor rural no município. Dagmar Nogueira também denunciou o aumento da criminalidade no município. “Essa terra, que em outros tempos era pacífica, sofre agora com o desmando e a violência. A população se sente abandonada pelos governantes”.

“A violência não combina com a Bahia. Os baianos querem voltar à época do trabalho e das realizações. É por isso que venho percorrendo a Bahia de ponta a ponta para dizer a todos vocês que mantenham vivas as suas esperanças. Vou trabalhar incansavelmente para que este estado tenha dias melhores”, afirmou Paulo Souto, que esteve acompanhado do candidato a vice-governador, Nilo Coelho, dos postulantes ao Senado, José Carlos Aleluia e José Ronaldo, do deputado federal, Jorge Khoury, do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, e do candidato a deputado federal Luiz de Deus. ..

Khoury participou da Inauguração do Comitê de Paulo Souto em Casa Nova

O deputado Jorge Khoury participou quinta-feira (29), em Casa Nova, da inauguração do comitê de Paulo Souto, candidato a governador da Bahia. Faziam parte da comitiva os candidatos ao senado José Ronaldo e Aleluia, o candidato a vice-governador Nilo Coelho e o prefeito de Paulo Afonso Amilton Bastos.

Representantes de vários municípios estiveram presentes ao evento, como Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Itiúba, Curaçá entre outros. Lá o deputado encontrou vários amigos, como o vereador Leonardo, e foram ciceroneados pela ex-prefeita Dagmar Nogueira e a vereadora Pipiu...

Caravana do Lazer capacita novos agentes em Casa Nova

Agentes de saúde, assistentes sociais, professores e estudantes participam até sábado (31), no município de Casa Nova, da capacitação ministrada pelo Projeto Caravana do Lazer, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A iniciativa reúne cerca de 80 participantes e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com a coordenadora do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), Suyla Andreia Santos, a capacitação é uma forma de estimular a inclusão social. “Trabalho com jovens e adultos e vejo que posso ajudá-los, ainda mais relacionando a prática do lazer como uma forma de incluí-los na sociedade”.

O encontro foi aberto ontem às 9h, com uma dinâmica que mostra a importância do trabalho coletivo. “Esta formação desperta uma visão mais ampla da sociedade, sobre a importância de ajudar ao próximo e ter a certeza de que você não está sozinho. É um conteúdo que permanece e podemos multiplicar em nossa comunidade”, salientou o capacitando, Joaquim Maurício.

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância do resgate lúdico do lazer nas comunidades. Para a professora Regiane Santos, a capacitação vai trazer mais habilidades e conhecimentos para desenvolver seu trabalho social com 30 crianças na igreja em que atua. ..

Prefeitura de Casa Nova Inaugura quadra poliesportiva no Ouricuri

A prefeitura municipal de Casa Nova, através da Secretaria de Esportes Cultura e Lazer, inaugurou terça-feira (27), a quadra poliesportiva do distrito de Ouricuri, localizado há 90 quilômetros da sede. Construída com recursos próprios, a quadra é dotada de alambrado, iluminação e muro de proteção e irá beneficiar cerca de mil jovens do Ouricuri e região com a prática do esporte e a busca de melhor qualidade de vida.

O ato solene de inauguração contou com a presença do prefeito, Orlando Xavier, do vice, Ciro Castro, dos secretários: Paulo Roberto Passos (Governo), Maria do Carmo Araújo (assistência social), Vanderlin Carvalho (Saneamento e Obras), do presidente da Câmara de Vereadores, João Borges Pinto, dos vereadores, Jossival Rodrigues (Vadinho), da chefe de gabinete, Michele Passos, do assessor Manoel Rodrigues e lideranças locais. ..

Professores das Redes Estadual e Municipal de Casa Nova paralisam atividades terça-feira (27)

Os prrofessores e demais trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Casa Nova paralisam suas atividades terça-feira, dia 27 de julho, uma vez que até o momento a prefeitura municipal não sinalizou audiência para discutir as questões da educação como: Reajuste Salarial, Merenda Escolar, Material Didático, Funcionamento das escolas, contratação irregular de professores e funcionários de apoio entre outros pontos.

A Rede Estadual de Ensino, paralisará seguindo orientação da APLB Sindicato de Salvador que fará manifestação em frente ao Fórum Rui Barbosa pelo julgamento da URV. A APLB-Sindicato de Casa Nova orienta aos pais a não mandarem seus filhos à escola nessa data, pois não haverá aula. Dia 27 de julho, às 9:30, acontecerá uma assembléia geral para discutir os rumos da paralisação. ..

Ação Cidadania promove retirada de certidão de nascimento no interior do município de Casa Nova

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Casa Nova realizará no interior do município, a partir do dia 8 de agosto, a ação cidadania “Certidão de Nascimento um Direito de Todos!” o evento será realizado em parceria com o articulador do selo Unicef edição 2009/2010, Cosme Coelho e irá promover a retirada da certidão de nascimento de crianças que ainda não possuem o documento.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Ferreira, a certidão de nascimento é o documento originário para o exercício da cidadania.  “A certidão é fundamental para a matrícula escolar, cadastro em programas sociais e para a obtenção de outros documentos ao longo da vida, a exemplo da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho dentre outros”.

Maria do Carmo afirma que durante visita às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, foi identificado que muitas crianças não estavam inclusas no programa porque não possuem certidão de nascimento...

Prefeito de Casa Nova discute revitalização das Dunas do Velho Chico

O prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, juntamente, com o coordenador da Ride - Região Integrada de Desenvolvimento Econômico, Omar Torres; o coordenador da Câmara de Turismo do Vale do São Francisco, Paulo Angelim; representante do SEBRAE, Luciano Correia; o coordenador de Turismo e Cultura da Secretaria de Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Luciano Correia; e empresários locais, estiveram reunidos dia (21), em Casa Nova, para discutir e planejar o desenvolvimento do turismo regional do município através da apresentação de um diagnóstico da infraestrutura das Dunas do Velho Chico.

As dunas estão localizadas a oeste do Lago de Sobradinho, distante 50 quilômetros do centro do município. Segundo Luciano Correia a indústria do turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico em Casa Nova, ele afirma que o município só tem a ganhar com a implementação do Balneário Dunas do Velho Chico, porque oportuniza o setor econômico, social e cultural na geração de emprego e renda além de movimentar os segmentos de hotelaria, bares e restaurantes...