RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1815 registros para a palavra: CASA NOVA

Roberto Carlos entrega trator aos produtores de Angical, em Casa Nova

Cumprindo mais uma promessa de campanha o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) esteve ontem na cidade de Casa Nova, oportunidade em que entregou aos produtores de cebola do Vale do Angical,  um trator equipado com arados e forrageira para servir aos associados da Associação local. O beneficio, segundo o deputado só foi liberado depois de muita luta junto ao Governo do Estado através da CAR e da Sedir. “Não queria voltar a Casa Nova para agradecer a votação que tive aqui sem trazer nada de beneficio. Solicitei  ao governador este equipamento agrícola porque sabia da necessidade que os produtores do Angical tinham para melhorar sua produção. Espero que este trator seja utilizado da melhor forma possível para o beneficio de todos”, disse o parlamentar.

Roberto Carlos lembrou que este era o primeiro passo de muitas ações que ainda pretende realizar em Casa Nova, se comprometendo também com os moradores do Distrito de Santana do Sobrado, através do suplente de vereador Alex da Matriz. Dirigindo – se aos trabalhadores do mercado informal, o deputado lembrou do seu tempo de camelô e disse ser conhecedor do sofrimento de quem vive do trabalho nos mercados e feiras livres prometendo buscar, junto ao governo do Estado, melhorias para esta categoria. Se colocando como “empregado do povo”, Roberto Carlos, após entregar as chaves do trator aos produtores, foi pessoalmente a feira livre de Casa Nova agradecer a votação que teve no município...

Associação de Casa Nova ganha trator

A Associação dos Agricultores do Vale do Angical, do município de Casa Nova, tem mais um motivo para comemorar. É que o deputado Roberto Carlos (PDT), nesta sexta-feira (11), às 10h,  entregará um trator equipado com forrageira, carroceria e arados para beneficiar a agricultura da região.

O novo trator é o resultado do esforço do parlamentar frente ao Governo do Estado. “Solicitei a entrega de um trator para a Associação de Casa Nova, ao amigo Jaques Wagner, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, por entender que os casanovenses precisam de políticas que diminuam os problemas ocasionados pela falta de recursos”, ressaltou Roberto...

APLB Sindicato participa de audiência nesta quinta (10) na Secretaria de Educação de Casa Nova

A APLB Sindicato de Casa Nova participará de audiência nesta quinta-feira (10), às 09 horas na sede da Secretaria de Educação com objetivo de discutir a reestruturação do plano de Cargos, Carreira e Remuneração do magistério, Estatuto do Magistério, Conselhos Municipais de Educação, FUNDEB e Alimentação Escolar; reajuste salarial, remoções, início do ano letivo, entre outras questões de interesse da categoria.

Essa é a segunda audiência do ano, tendo a primeira acontecido no dia 31/01, onde foram discutidos os seguintes pontos: Merenda Escolar, Licenças Prêmio e médica; Transporte Escolar e Reforma das escolas. "Esperamos avançar em nossas negociações, já que a educação do nosso município necessita melhorar bastante, uma vez que os trabalhadores clamam por valorização profisional tanto na formação quanto na remuneração e melhores condições de trabalho ', destaca Maria Rocha dirigente sindical. 
 
No sábado, dia 12/02, haverá uma assembléia geral da categoria para apresentar os resultados das negociações, além de fazer um levantamento da real situação da educação do município, bem como serão discutidos os convênios com a UNIMED, HGU, Odonto Personalité e Bahia Odonto. A assembléia acontecerá às 16h no Colégio Estadual Getúlio Vargas...

Casa Nova empossa secretários de Governo e Agricultura

O prefeito de Casa Nova anunciou na manhã desta terça-feira (08), os nomes de dois novos secretários que vão integrar a gestão municipal. Paulo Sergio de Brito Rocha e José Hermelino dos Santos Filho assumem, respectivamente, as pastas de Governo e Agricultura e Meio Ambiente. Realizada na Secretaria de Agricultura a cerimônia contou com as presenças do secretariado, assessores, vereadores, presidente da Câmara dos Vereadores, João Borges Pinto e de representantes de movimentos sociais.

“Em dois anos de governo muita coisa foi produzida e ainda há projetos a serem executados. Os secretários anteriores, Carlos Castro e Paulo Roberto Passos realizaram um ótimo trabalho. A recomendação é cuidar do que já foi feito e dar andamento ao que é preciso ser posto em prática”, disse o prefeito Orlando Xavier. De acordo com o gestor, essa é uma exigência da cidade. “O nosso maior desafio é priorizar os cuidados a prestados a população casanovense”, falou Orlando Xavier.

Paulo Sergio de Brito Rocha ocupou os cargos de Chefe de Gabinete, Secretário de Urbanismo e Presidente da Defesa Civil Municipal em gestões passadas, volta agora para comandar a pasta de Governo. “Estou chegando à Secretaria para trabalhar com compromisso. Solicito a parceria dos meus colegas secretários para juntos trabalharmos no desenvolvimento da administração, explica Paulo Sérgio. ..

Professores de Casa Nova realizam Jornada Pedagógica 2011

Os professores da rede municipal de ensino de Casa Nova lotaram, na noite de ontem 03/02, a quadra poliesportiva José Vicente de Oliveira, para a abertura oficial da Jornada pedagógica da rede municipal de ensino. O renomado palestrante e professor Edmerson dos Santos, abriu o evento com a palestra tema: “Planos e Metas para melhorar a qualidade da Educação básica”.

Na avaliação da secretária de educação do município, Alda Xavier, o momento marca o inicio do ano letivo. “Este é o momento de reciclagem, onde novos saberes das práticas educacionais são compartilhados com todo o corpo docente. O nosso evento tem como objetivo aproximar e compartilhar conhecimentos que serão transmitidos pelos nossos ilustres palestrantes para que todos possam ser multiplicadores do conhecimento aqui adquirido”, pontua...

Prefeitura de Casa Nova Convoca candidatos aprovados em concurso

Prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier

A Prefeitura de Casa Nova, por determinação do prefeito Orlando Xavier está convocando 69 candidatos aprovados no Concurso Público para o provimento de vagas como Agente Comunitário de Saúde. Os convocados devem comparecer de 04 a 11 de fevereiro de 2011, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizado à quadra A nº. 12 TOPOL, em conformidade com o Edital de processo seletivo nº. 002/2008. O horário de atendimento é das 08:30 às 14:00 horas. A relação dos convocados está afixada na sede da referida secretaria...

PM ERRADICA CINCO MIL PÉS DE MACONHA EM CASA NOVA

Nesta segunda-feira, dia 31/01, por volta das 16 horas, policiais militares pertencentes a 25ª CIPM, após levantamento realizado pela citada unidade operacional erradicaram aproximadamente 5.000 (cinco) mil pés de cannabis sativa (maconha) na localidade de Serra da Pimenta, interior do município Casa Nova.

Os traficantes ao perceberem a presença da Polícia fugiram tomando destino ignorado. Todas as informações foram repassadas à Delegacia de Polícia Civil da citada cidade para as devidas providências. ..

Casa Nova: Vianas rompem com o governo Orlando Xavier

A versão online do jornal A Notícia do Vale publicou que após dois anos fazendo parte da administração Orlando Xavier, a família Viana resolveu romper com o Governo da Vontade do Povo.

Dezenove de janeiro, por voltas das 16 horas, a família Viana representada pelo vice-prefeito Ciro Viana e o deputado eleito Adolfo Neto, resolveu seguir carreira solo. Na sede da Secretaria de Saúde o deputado disse que estava ali para informar que havia a disposição de apoiar a reeleição de Orlando Xavier, mas numa condição. “Queremos autonomia para administrar as duas secretarias que ocupamos no momento”...

Casa Nova: Secretaria de Assistência Social avalia Cadastros para o Programa Minha Casa Minha Vida

A equipe da Secretaria Municipal de Casa Nova realiza visitas domiciliares das famílias cadastradas no Programa “Minha Casa, Minha Vida”. A prioridade do município é para as famílias que moram em áreas de risco, em especial as que residem em regiões de alagamento. Ontem (27) a equipe visitou os moradores do Bairro Beira Lago, onde muitas moradias estão situadas nas margens do Lago de Sobradinho e sofrem com alagamentos. A dona de casa, Edimara Barbosa, diz que quando acontece elevação do  nível do Lago sua casa fica inundada pelas águas e tem que morar de favor com seus quatro filhos e esposo na casa de uma tia por quase três meses. “Seria uma conquista para mim e minha família morar em um lugar decente”, comenta esperançosa de que consiga uma casa do Programa.

A secretária municipal de assistência social, Maria do Carmo Araújo, destaca que famílias que residem em áreas de risco, ou que possuem mulheres chefes de família serão priorizadas na modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que atende a famílias com renda de até 3 salários mínimo...

Casa Nova seleciona atores para encenação da paixão de Cristo 2011

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Esporte, em parceria com o grupo de teatro Espelho da Vida e Pastoral da Juventude do Meio Popular, realiza, no dia 31 de janeiro, seleção dos atores que irão compor o elenco do espetáculo Paixão de Cristo 2011. Ao todo estão disponíveis 60 vagas para atores e figurantes.

Os interessados em participar do teste de seleção de elenco devem comparecer na segunda-feira (31), a partir das 19 horas, no Centro Social São José, localizado na Praça Gilson Viana. Em sua 12ª edição, o espetáculo religioso está previsto para acontecer no dia 23 de abril, sábado de Aleluia.

De acordo com o diretor teatral do espetáculo, Humbervaque Andrade, a composição do elenco não está restrita a atores com experiência e jovens da igreja católica. Iniciantes nas artes cênicas de outras igrejas também terão oportunidade de participar. “Essa é uma oportunidade para todos que gostam ou que tem a vontade de começar a atuar”, ressaltou o diretor...

Festa do Interior dos Ribeirinhos em Casa Nova reúne um grande público

Padre Mota, Constância Braga e a festa de São Sebastião em Pau-a-Pique, Casa Nova 

Em clima de devoção ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião, o Distrito de Pau-a-pique, em Casa Nova, reuniu durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro, cerca de 20 mil pessoas, em comemoração ao padroeiro da localidade. A festa que teve início, 10 de janeiro, com a realização do novenário encerrou na noite de ontem, 20, com a realização da grande prossição, onde crianças, adultos e idosos agradeceram as graças alcançadas e pagaram promessas ao som de cânticos e orações.  ..

POLICIAIS DA BAHIA E PERNAMBUCO ERRADICAM PLANTIO DE MACONHA EM CASA NOVA

 

Membro do efetivo da 2ª seção do 5º BPM e uma viatura da equipe CIPE-Caatinga se deslocaram ontem (15) até a cidade de Casa Nova-BA, onde havia denúncia de que o acusado Salomão Francisco de Araújo, 57 anos, cultivava um plantio de maconha na Fazenda Descoberta. Ao chegarem à residência do imputado foi encontrada uma espingarda marca CBC 651 nº 375100, sendo que logo depois, Salomão conduziu os policiais até o plantio de maconha de sua propriedade.

No plantio os policiais foram recebidos a bala e foi detido Lenibergue da Silva, 35 anos, ferido na perna esquerda durante o confronto sendo socorrido ao hospital Pró-Matre em Juazeiro, o qual ficou sob custódia da PM-BA.  Salomão foi conduzido à delegacia em Casa Nova. Foram erradicados 2.400 pés de maconha e dois outros elementos conseguiram fugir pela caatinga...

Casa Nova, Curaçá e Jaguarari integram seleção de agentes de leitura

 
A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura - MinC, lançou no  dia 10 de dezembro, o edital para formação de agentes de leitura, que atuarão em Salvador e mais 47 municípios baianos. O edital selecionará 572 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.
 
Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.  
 
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório. Da região Norte, fazem parte do projeto: Casa Nova, Curaçá, Capim Grosso, Jaguarari e Paulo Afonso. As inscrições serão gratuitas e se encerram dia 31 deste mês. Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031
..

Casa Nova realiza Festa do Interior dos Ribeirinhos

Começaram os preparativos para a Festa do Interior dos Ribeirinhos, no Distrito de Pau-a-pique, localizado há 134 quilômetros de Casa Nova, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, em comemoração ao padroeiro, São Sebastião. De acordo com o vereador Leonardo Silva, a festa reúne em média mais de 30 mil pessoas, “o tradicional evento reúne os filhos da terra, movimenta o comércio local e estimula o turismo do interior.

As melhores praias de água doce do Vale do São Francisco encontram-se na região de Pau-a-pique, lá estão também as mais belas dunas, na região de Barra da Cruz”, explica Leonardo Silva. A professora aposentada, Constância Braga, diz que a devoção ao santo na localidade começou ha mais de 200 anos quando seu bisavô, ainda menino adquiriu a peste, doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis que matava rapidamente. Sua tataravó, mãe de seu bisavô fez uma promessa ao santo, ao adquirir a graça da cura ela e toda a sua família passaram a celebrar com devoção o dia do santo.

A festa do padroeiro é familiar, mas toda a comunidade de Pau a Pique festeja, paga promessas e confraterniza nesta data. Muitos moram distantes e retornam à terra para reencontrar a família e amigos. Durante as comemorações devotos, moradores e turistas se reuniram em frente à Igreja de São Sebastião para percorrer as ruas de Pau a Pique em homenagem ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Ao som de cânticos e orações crianças, adultos e idosos agradecem as graças alcançadas.

Programação

18/ 01 Banda Sensação.
19/01 Bonde do Maluco e Brega e Vinho.
20/01 Banda Voa Voa e Wanderley do Nordeste
..

PREFEITO DE CASA NOVA ENVIA MENSAGEM AOS MUNÍCIPES

Um novo tempo nasce para cada ser humano.

Neste novo tempo, esperança renasce embalada pelo desejo de realizar cada sonho...

Massacre de Pau-de-colher em Casa Nova será tema de vídeo Documentário

O massacre de Pau-de-colher, ocorrido  entre 1937 e início de 1938, no Povoado de Pau-de-colher,  município de Casa Nova -BA, divisa com Piauí e Pernambuco, é  tema de vídeo documentário, produzido pela Prefeitura de Casa Nova em parceria com a SECULT (Secretaria de Cultura da Bahia), Fundação Pedro Calmom, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Mauá e Associação de Documentários da Bahia (ADB).  As primeiras imagens do vídeo documentário: Massacre de Pau-de-colher “Relatos de uma sobrevivente” começarão a ser gravadas na próxima segunda-feira (13), em Casa Nova. Com o objetivo de divulgar a história, ainda desconhecida pela maioria das pessoas, o vídeo tem a proposta de contar a história do massacre Pau-de-colher a partir da vida uma sobrevivente, Maria da Conceição Andreza, e de suas lembranças, além das experiências de outros sobreviventes.

De acordo com o coordenador municipal de cultura e turismo, Luciano Correia, a produção desse vídeo funciona como uma reescrita da história do Brasil, dando visibilidade aos personagens excluídos. “Através dessa produção, podemos identificar as pessoas que contam e constroem a nossa história, para que ela não se perca, destaca o coordenador, informando que a Paróquia de Casa Nova organiza romaria, na próxima segunda-feira (13), para lembrar o movimento de Pau-de-Colher.
 
O massacre: Uma subversão que resultou na destruição do movimento popular pela terra

O conflito, ocorrido na comunidade Pau- de - Colher, Casa Nova, entre 1937 e 1938, envolvendo sertanejos remanescentes de Caldeirão - Ceará, e também do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, foi palco de luta e resistência de um povo trabalhador, cansado de exploração, miséria e injustiça dos grandes latifundiários. Foram para lá com a certeza e a consciência de dias melhores, sem saber que a classe dominante iria agir sem piedade, usando todas as forças, tentando apagar para sempre o que seria uma sociedade justa. Com o argumento de que eram "fanáticos" e representavam perigo para a ordem pública, acusados de simpatizantes do comunismo, foram chacinados, com ataques das forças do exército e da polícia, cujos meios utilizados para se defenderem eram os cacetes e uma dúzia de espingardas. Centenas de pessoas foram mortas neste episódio, suas filhas foram entregues a prostituição e muitas crianças foram dadas às famílias da região a título de adoção, outras foram levadas para Salvador e confinadas na Escola Profissional para Menores...

Casa Nova tem o maior rebanho de Caprinos do Brasil

O município de Casa Nova, situado no sertão da Bahia, tem o maior rebanho de caprinos do país (270 mil cabeças), de acordo com levantamento realizado pela Pesquisa Pecuária da Bahia (PPM) 2009, divulgada, dia 24 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  O estudo aponta também que Casa Nova é a terceira cidade do país com maior rebanho de ovinos (225 mil cabeças), perdendo apenas para as cidades gaúchas de Santana do Livramento (401 mil) e Alegrete (239).

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Castro comemora os números e diz que está desenvolvendo projetos para aperfeiçoar a qualidade genética dos rebanhos de caprinos e ovinos da região. “Pretendemos intensificar os trabalhos de fomento, através da melhoria do padrão reprodutivo desses animais”, explica o secretário, afirmando que para alcançar o objetivo desse segmento realizará capacitação e profissionalização dos técnicos e produtores rurais, através de cursos e outros métodos participativos, direcionados à melhoria genética do rebanho...

Câmara Municipal de Casa Nova reelege mesa diretora

A Câmara Legislativa de Casa Nova não comportou, na manhã desta quarta-feira (30), a grande quantidade de cidadãos casanovenses que aguardavam apreensivos a eleição para presidência do biênio 2011/2012. Com seis votos a quatro a chapa 1, encabeçada pelo atual presidente, João Borges Pinto (DEM), saiu vitoriosa. 

No seu discurso, o vereador Pinto, falou das parcerias que estabeleceu e estabelece para o progresso do Município. Ele diz que exerce uma gestão democrática para proporcionar o bem da população, agradecendo o apoio da família, e dos que participaram de forma ativa para que fosse possível sua reeleição. “Reconheço o apoio de meus colegas, principalmente àqueles que votaram em mim, ao prefeito Orlando Xavier (PR) que mais uma vez acreditou na minha capacidade”.

“Meu voto é de trabalho, penso no grupo, para que ele continue forte e unido. Não tenho pretensões unilaterais e individualistas, como alguns colegas aqui presente”, anunciou a atual e reeleita vice-presidente, a vereadora Pipiu. “Assim como minha mãe Dagmar, trabalho com competência, compromisso justiça e lealdade”, concluiu...

Para reforçar os trabalhos de combate à dengue, Casa Nova realiza campanha educativa "Dia D"

Com o objetivo de acabar com as ameaças do mosquito da dengue, a Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação participou ativamente, na manhã de hoje (29), no Centro Social, da campanha Educativa: “Dia D de Combate à Dengue” orientando sobre as medidas que têm de ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Através de mensagens educativas, peça teatral e distribuição de folhetos e cartazes a equipe de Vigilância Epidemiológica e Endemias, proporcional para os jovens uma manhã de lazer e orientações. Em todos os discursos, o apelo: nada de água parada nas casas, construções e  terrenos baldios. Nada de lixo que possa oferecer abrigo ao mosquito. Nada de  copos descartáveis, pneus a céu aberto, plantinhas em pratos com água e reservatórios de água sem tampa.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Maria do Livramento Figueiredo, disse que todos os jovens são responsáveis pelo combate a dengue. “Combater a dengue é um dever de todos. Vamos acabar com essa epidemia”, ressalta. Com 31 agentes epidemiológicos, realizando cerca de 9 mil visitas ao mês, Casa Nova, registrou, esse ano, 68 casos de dengue. De acordo com a supervisora de endemias, Maria de Lourdes Santos, os agentes epidemiológicos realizam vistorias de forma rotineira e mutirões com retirada de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito, como cemitérios e borracharias, além de palestras educativas nas escolas do Município.

Durante o evento as crianças tiveram acesso ao material utilizado pelos agentes, para que pudessem perceber de forma mais próxima como funciona o trabalho epidemiológico, e assim colaborar para o seu desenvolvimento. Os alunos também assistiram à peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, do grupo de teatro da Secretaria de Saúde de Juazeiro. As crianças receberam a equipe com muita alegria.  “Já sei como me prevenir contra a dengue, vou tomar todos os cuidados para não ficar doente, vou informar aos meus amigos, irmãos e vizinhos esses cuidados, pois é importante a participação de todos os moradores, que devem servir como aliados”, disse a estudante da do Centro Educacional João Honorato, Elisabeth Maria dos Santos, 11 anos. ..

TCM DETERMINA AUDITORIA NA PREFEITURA DE CASA NOVA

A presidência do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios baixou ato na última sexta-feira (26) que estabelece auditoria na Prefeitura de Casa Nova. Eis o conteúdo na íntegra: ATO Nº 301/10, RESOLVE: promover a realização de Auditoria na Prefeitura Municipal de CASA NOVA, notificando o Sr. ORLANDO NUNES XAVIER – Prefeito, para acompanhá-la pessoalmente ou por prepostos credenciados, ficando designados os servidores CHRISTIAN BENEVIDES DUARTE – Técnico de Inspeção de Obras e ALBERTO FARIAS FIALHO - Agente de Controle Externo para procederem as diligências e verificações quanto ao cumprimento da legislação pertinente, inclusive dos fatos constantes do processo nº 04474/09-TCM. ..