RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1869 registros para a palavra: CASA NOVA

Conferência apresenta propostas para mais investimentos em cultura em Casa Nova

Construir um processo de sensibilização, mobilização e articulação com autoridades, agentes públicos, indivíduos e grupos, visando desenvolver uma percepção da cultura como elemento de afirmação e cidadania, inclusão social e fator de desenvolvimento econômico, este foi o objetivo da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no último final de semana em Casa Nova, promovida pela prefeitura municipál, através da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte. Com o tema “Planejar é preciso: diretrizes para consolidação dos Sistemas de Cultura”, o evento promoveu o encontro entre cidadãos e os representantes do Governo Municipal para que pudessem construir propostas de políticas públicas de cultura.

Esta Conferência teve como base as propostas extraídas na I Conferência Municipal de Cultura em 2009, agora com encaminhamento das propostas priorizadas pela Plenária em forma de Projetos. De acordo com o coordenador de cultura, Luciano Correia, a Conferência é o clímax do processo democrático de consultas, construção de conteúdos e deliberação das diretrizes que nortearão a política cultural da cidade e contribui para a formatação da política cultural no plano nacional...

Resultado da prova oral do Conselho Tutelar de Casa Nova

Dezesseis candidatos passaram para a terceira etapa do processo seletivo para eleição de conselheiros tutelares em Casa Nova. O objetivo é preencher cinco vagas de titulares e cinco de suplentes. Dos 29 candidatos inscritos, 18 superaram a prova escrita, no dia 14 de agosto. Na entrevista (prova oral) realizada na manhã do ontem (28), no Salão do Fórum, 16 candidatos tiveram nota superior a 5 e seguem para a próxima etapa, no dia 23 de setembro. 

Realizado pela Prefeitura Municipal de Casa Nova, através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Processo Seletivo para Conselheiros Tutelares se dá em três etapas, são elas: a 1ª etapa, uma prova escrita, a 2ª etapa, prova oral; e a 3ª e última etapa é a Eleição daqueles que foram aprovados nas etapas anteriores e que estão aptos a concorrer a uma das cinco vagas disponíveis no município. O processo tem sido acompanhado pelo Ministério Público e coordenado pela comissão formada pelos membros do CMDDCA...

Casa Nova realiza a II Conferência Municipal de Cultura

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, promove, neste domingo (28), a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema: Planejar é preciso, o evento tem como objetivo, incentivar e apoiar o desenvolvimento sustentável do Turismo e a Cultura do Município. 

O evento vai reunir comunidade, pensadores, agentes e produtores culturais, para discutir e pensar os rumos da cultura sócio-cultural feita hoje na cidade, seus impasses e peculiaridades, em toda a sua diversidade de experiências. 

A 2ª Conferência vem afirmar as realizações e conquistas culturais de Casa Nova. “Vem também debater a gestão pública em andamento no setor, que potencializou as muitas vocações desta cidade, reconhecida como centro produtor do turismo e irradiador de cultura. Será um dia de palestras, apresentações culturais e debates”, disse o secretário municipal de Turismo, Itamar Rocha...

Casa Nova realiza Show Gospel em 7 de setembro

A música sempre esteve atrelada aos grandes movimentos sociais, sendo utilizada como bandeira de diversas gerações. Ela representa emoção e atrai multidão de pessoas, que se misturam independente de seu credo, classe social ou nível cultural. Dessa forma, a prefeitura de Casa Nova, trará para a consciência dos jovens à importância do engajamento da sociedade nas questões sociais e culturais por meio do evento Gospel, no dia 7 de setembro. 

O projeto envolve um mega show com os principais nomes da música gospel. Será uma noite de muita festa, louvor e adoração onde passarão pelo palco, Kleber Lucas e Armando Filho. Durante o evento, que irá trazer algo diferente para os casanovenses, serão montados stands das igrejas evangélicas do município. O prefeito, Orlando Xavier diz que o Show Gospel é “uma opção musical diferenciada, que traz como pano de fundo a paz, o amor, a disponibilidade de todas as denominações estarem unidas em oração em prol da cidade”. A primeira edição do evento acontecerá no Pátio de eventos da cidade, a partir das 19 horas...

Atletas de Casa Nova são campeões no Campeonato Baiano de Taekwondo

No último domingo (21) foi realizado o Campeonato Baiano de Taekwondo,pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (FEBT), na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Piatã na capital baiana. Casa Nova foi representada por uma equipe de três atletas, composta pelos alunos da Academia Wanderlei Taekwondo Clube. Os atletas casanovenses, Alonso Carvalho, 18, Erik Douglas Silva, 15 e Márcio Roberto Magalhães, 13, conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata.

O evento reuniu mais de mil atletas. Diante desse resultado, o técnico da equipe, Wanderlei Santos, diz que os atletas estão empolgados e continuam treinando para outros campeonatos. “Nosso objetivo agora é buscar títulos internacionais", destaca, informando, ainda, que todos fazem parte do Programa Esporte Lazer e Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Casa Nova ,através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer."Hoje atendemos, gratuitamente, 300 alunos", diz o treinador...

ELEIÇÕES 2012 EM CASA NOVA: BURBURINHOS DE BASTIDORES E INDEFINIÇÕES

O clima eleitoral em Casa Nova não é diferente em nada do vivenciado por outras cidades do seu porte. É sempre acirrado e já começa muito antes do ano eleitoral. Na Câmara Municipal, nas rodadas de conversas e nos bastidores o clima eleitoral já está bastante acalorado como um termômetro do que será a eleição de 2012.

Na ala governista, embora Orlando Xavier esteja apto a disputar a reeleição, fala-se a “boca miúda” na possibilidade de um retorno de Dagmar, caso desponte nas pesquisas. Enquanto a situação aguarda o momento do anúncio oficial da candidatura, Wilson Cota, PMDB, já trabalha na busca de alianças e partidos para integrar seu grupo...

Prefeitura de Casa Nova inaugura Consultório Odontológico no Distrito de Pau a Pique

A população do Distrito de Pau-a-Pique, situado há 118 quilômetros de Casa Nova, comemora a aquisição do Consultório Odontológico. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (12). “Agora fica mais fácil cuidar da saúde da família. Não via a hora do posto inaugurar”. Essas foram as palavras do estudante Pablo Gabriel da Costa, que compareceu à inauguração do consultório Odontológico. O prefeito, Orlando Xavier, fez questão de visitar as instalações e falou sobre o novo consultório do posto. “Este posto é para a população, é deles, e nossa meta é atender toda população de Pau-a-Pique, Barra da Cruz e região”.  

ATENDIMENTO..

Campanha contra as drogas movimenta o distrito de Pau a Pique em Casa Nova

Um movimento intenso marcou a sexta-feira (12), no Distrito de Pau - a - Pique, situado a 118 quilômetros de Casa Nova, que reuniu estudantes, pais, educadores, trabalhadores da área da saúde, e sociedade civil, na campanha: “Pau-a-Pique contra às Drogas”, realizada pela prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento promoveu campanhas educativas de prevenção, realização de palestras, pesquisas e estudos, para subsidiar as ações voltadas para as políticas públicas e programas de atendimento a usuários de álcool e outras drogas no âmbito municipal. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial (CAPS), Luzinete Andrade, o objetivo da campanha é cadastrar, apoiar, orientar e auxiliar as famílias e entidades que, no âmbito do município, desenvolvem atividades relacionadas à temática da drogadição, como por exemplo, os centros de recuperação. Para o secretário de Municipal de Saúde, Solon Xavier, a preocupação é discutir a temática das drogas junto aos técnicos da saúde, educação, assistência social, família e sociedade em geral. “É uma discussão para que possamos avançar na política e em metodologias para atender, no âmbito do governo, ao usuário de álcool e outras drogas”, diz Solon. ..

Casa Nova participa do 2º Desafio dos Sertões

Casa Nova participa nos dias 13 e 14 de agosto, no Lago de Sobradinho, do evento esportivo, que mescla atividades esportivas em cenários naturais, “Desafio dos Sertões”. Em sua segunda edição, o evento faz parte do calendário da Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) e é validado pelo Circuito Nordestino e Ranking Brasileiro. A corrida traz um conceito inovador, com embarcações livres e divisão em várias categorias formalizadas pela Federação, em um percurso desafiador e de extrema beleza. 

De acordo com o secretário de Esportes de Casa Nova, Itamar Rocha, esta ação incentiva a prática de esporte diferenciado, que contempla os ribeirinhos do entorno do Lago de Sobradinho, com respeito ao meio ambiente. “O principal objetivo da competição é divulgar o potencial do turismo de aventura e ecológico da região, apresentando a cultura da caatinga”, destaca. ..

Prefeitura de Casa Nova entrega ponte aos moradores de Riacho Grande

A prefeitura de Casa Nova inaugurou no último domingo, 07, a ponte sobre o Rio Grande, Dom José Rodrigues. A inauguração presenciada por centenas de populares contou com a participação de vereadores, representantes do executivo municipal e da sociedade civil organizada. Com investimento 1,5 milhão a obra teve início em 2009 e beneficia as comunidades de Caçambas, Santarém, Chique-Chique, Lagoinha, Lagoado, Ladeira Grande e região, além da construção da ponte, também foram construídas estradas de acesso e uma barragem.    

Todo o serviço foi acompanhado de perto pelo secretário de Obras, Vanderlim Carvalho. “Os trabalhos desta Administração, consiste em fazer o melhor para cada casanovense. Essa ponte beneficiará as comunidades da região de Riacho Grande, dando acesso direto para a sede do município, além de atender muito bem a comunidade escolar, bem como produtores da região, e hoje posso dizer que é mais uma realização em prol desta querida comunidade de Casa Nova, me sinto muito feliz e tenho certeza que a comunidade também” ressaltou o secretário. ..

Conferência de Casa Nova quer reafirmar diretrizes do SUS

A Secretaria de Saúde de Casa Nova promoveu a 2ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 05 e 06 de agosto, na Escola Municipal Alano Viana de Araújo. Com o tema “Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social política pública patrimônio do povo brasileiro”, o evento visou impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde.

“Este é um momento especial, em que usuários, gestores, prestadores de serviços e trabalhadores estão apontando o que é preciso para qualificar o Sistema Único de Saúde, que é um patrimônio de todos”, afirma o secretário municipal de Saúde de Casa Nova, Solon Xavier. “Por isso, chamamos a sociedade para participar das decisões, para que tenhamos uma saúde de melhor qualidade, com alcance e acesso para todos, com boa receptividade e humanizada. As propostas debatidas pela sociedade na Conferência Municipal serão temas de debates na Conferência Estadual, no período de 12 a 15 de setembro, e, à medida que forem deliberadas, vão fazer parte do Plano Estadual de Saúde.”..

APLB COSTATA FALTA DE MERENDA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM CASA NOVA

Representantes da delegacia da APLB Sindicato em Casa Nova, visitaram, na manhã desta segunda-feira (08) diversas escolas da rede municipal de ensino. A ação de fiscalização, prevista nas atribuições sindicais, acabou por constatar diversos problemas que atrapalham ou impedem o funcionamento das unidades. Alguns dos mais visíveis foram a falta de merenda escolar, material de higiene e limpeza, falta de material didático e sucateamento da estrutura física das escolas e creches que continuam na mesma situação de antes da greve.

Segundo a diretora da APLB, Maria do Carmo da Rocha Braga, o acordo com o Ministério Público e com a Gerência Regional do Ministério do Trabalho estabelecia que as pequenas reformas já deveriam estar acontecendo, com previsão de término em 90 dias. "No entanto, percebemos que somente a reforma da Escola Senhora Santana foi feita, mas está claro que foi devido à festa do padroeiro que aconteceu no mês de julho naquela localidade e o coquetel das autoridades ocorre na referida escola" declarou a sindicalista.

A visita foi feita nas escolas: Pingo de Gente, Solon Xavier, Creche Tia Cotinha e Escola Odete Viana, uma vez que, reunidos em assembléia na semana passada, fomos informados de que as reformas não estariam acontecendo e que continuava a falta de merenda escolar. No caso da Solón Xavier o grupo de inspeção foi impedido, pela diretora, de ter acesso às dependências da escola...

Casa Nova realiza II Conferência Municipal de Saúde

Com o objetivo de promover ampla discussão sobre a saúde do Município, a prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realiza nos dias 5 e 6 de agosto a II Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: Todos usam o SUS, a abertura do evento acontece nesta sexta-feira (5), às 18 h, na Escola Alano Viana de Araújo. No sábado (6), o evento acontece a partir das 8 h. 

O secretário de Saúde, Solon Neto, convida os usuários e população em geral para participar do evento, destacando que a partir da Conferência, com a participação popular as ações da saúde no município serão avaliadas e planejadas. “Com ação direta dos Conselhos de Saúde e das deliberações advindas das Conferências de Saúde, a sociedade conquista e consolida a participação na gestão do sistema”, explica.  ..

Casa Nova recebe SAC Móvel

A unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai ao município de Casa Nova no período de 3 a 5 de agosto. Nestes dias serão emitidos os principais documentos necessários para o exercício da cidadania, como a Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento (para crianças de até 11 anos), além de  recadastramento de pensionistas do Estado, retirada de antecedentes criminais e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado. O SAC Móvel funcionará das 8h às 18h, na Praça da Igreja, com oferta de 250 senhas diárias para a emissão do documento de identidade. ..

Prefeitura de Casa Nova entrega mais um PSF à população de Santana do Sobrado

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde do Município, entregou à população do Distrito de Santana do Sobrado mais uma unidade de saúde, o Posto de Saúde da Família (PSF), Euclides José Rodrigues. A inauguração foi realizada sexta-feira (29), pelo prefeito Orlando Xavier, juntamente com o secretário de Saúde do Município, Solon Xavier. Com essa nova unidade, que contou com o investimento de R$ 117 mil, o Distrito passou a ter 3 PSF’s. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o posto beneficiará mais de dez mil moradores da localidade.

O prefeito, em seu discurso, disse que está muito satisfeito com a entrega da obra, justamente num momento crucial como este que a saúde do país se encontra, por isso a administração desenvolve um trabalho com muita dedicação na área da saúde do município. “Assim como os demais PSF’s, este também contará com programas específicos. Por exemplo, hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase, pré-natal, planejamento familiar e puericultura. Esta é a sexta equipe do programa implantado por esta administração”, comemorou...

Educação de Casa Nova é discutida em reunião do Deputado Adolfo Viana e Vice-Prefeito Ciro Viana com o Secretário de Educação da Bahia

 
O Deputado Estadual Adolfo Viana (PSDB) acompanhado do Vice-Prefeito de Casa Nova , Ciro Viana (PSDB) estiveram em reunião na última quarta-feira (27) com o Secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, na qual, trataram sobre a indicação do deputado, em que solicita a construção de escola que atenderá os distritos do município de Casa Nova, além de requerer o Programa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Pacto pela Educação, dentre outros assuntos.
 
Em notícia publicada nos veículos de comunicação na data de 04 de maio, o Deputado Adolfo Viana ressalta que protocolou na Assembleia Legislativa indicação, solicitando ao Governo da Bahia construção de escola no distrito de Casa Nova. De acordo com a indicação apresentada pelo deputado, a prefeitura de Casa Nova, na gestão da ex-prefeita Dagmar Nogueira, sancionou no dia 24 de dezembro de 2008 a Lei Municipal 119/2008, doando terreno de 4.740 m² para construção de escola, com o objetivo de atender aproximadamente, 15 mil pessoas, residentes dos povoados de São Luís, Riacho do Sobrado, Papagaio, Riacho dos Algodões e Santa Rita, pertencentes, ao distrito de Santana do Sobrado. Entretanto, até a presente data, as obras não foram iniciadas.
 
Durante a reunião, o Secretário de Educação se comprometeu em enviar ao Ministério da Educação, o projeto de construção da escola do distrito de Santana do Sobrado, e também, em envidar esforços para o município de Casa Nova participar do Programa Pacto pela Educação, que visa melhorar as escolas públicas do Estado da Bahia e alfabetizar as crianças de 6 a 8 anos de idade, para assim, contribuir com o seu desenvolvimento.
..

Casa Nova é o primeiro município da Bahia a liberar Pasep

Os servidores municipais de Casa Nova foram os primeiros a receber os rendimentos do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no Estado da Bahia, de acordo com informações da Agência do Banco do Brasil. O valor do abono do Pasep é de R$ 545. A primeira etapa foi liberada 19 de julho e a segunda etapa na última quarta- feira (27).

Têm direito ao abono do Pasep os funcionários públicos cadastrados no programa há, pelo menos, cinco anos, que tenham trabalhado, no mínimo, por 30 dias no ano passado, e recebido uma média salarial mensal de até dois salários mínimos neste período. Quem ingressou no Pasep até 1988 e tinha saldo na conta do benefício em 30 de junho do ano passado, mas não reúne as condições para ganhar o abono, leva os rendimentos do benefício. ..

Prefeito de Casa Nova participa da 22º Fenagri

O prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, acompanhado de secretários municipais, participou da abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que aconteceu na noite de ontem (27), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco –Univasf / Juazeiro-BA. De acordo com o prefeito, a feira é um evento da fruticultura de todo o Vale do São Francisco e do Brasil. “Produtores de todas as regiões do País estão participando da Fenagri, esta edição é uma das maiores e melhores de toda a história deste evento”,disse. Orlando Xavier. 

Na ocasião, o prefeito foi agraciado, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner que atendendo pedido da comunidade de Poço da Pedra, solicitou ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a construção do canal, de aproximadamente 4 quilômetros, que levará água da Barragem de Sobradinho para o povoado. “Fico satisfeito pela atenção do governador e do ministro por minha querida Casa Nova”, comemora Orlando Xavier. ..

Casa Nova realizou 1ª Conferência Municipal de Assistência Social

Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorizar seus trabalhadores, este foi o tema da 1ª Conferência Municipal de Assistência Social de Casa Nova, realizada anteontem (26) e ontem (27), no Auditório da Escola Alano Viana de Araújo, que foi marcada por debates, eleição de Delegados e votação de propostas que serão apresentadas na 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador. 

No evento, foram levantados quatro eixos temáticos que nortearam as discussões: Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços sociassistenciais; Fortalecimento da participação do controle social; A centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Para o prefeito Orlando Xavier, a Conferência promove a participação da população no na execução das ações realizadas pela gestão. “O município se desenvolve com a participação popular”, declarou. ..

Servidores municipais de Casa Nova recebem 2ª Etapa do Pasep direto em suas contas

Os servidores municipais de Casa Nova que tiverem direito ao abono ou aos rendimentos do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), já podem receber a 2ª segunda etapa, a partir hoje (27), nas suas contas que recebem o salário, no Banco do Brasil. A primeira etapa foi liberada 19 de julho.

O valor do abono do Pasep é de R$ 545. Têm direito ao abono do Pasep os funcionários públicos cadastrados no programa há, pelo menos, cinco anos, que tenham trabalhado, no mínimo, por 30 dias no ano passado, e recebido uma média salarial mensal de até dois salários mínimos neste período. Quem ingressou no Pasep até 1988 e tinha saldo na conta do benefício em 30 de junho do ano passado, mas não reúne as condições para ganhar o abono, leva os rendimentos do benefício. ..