Foram encontrados 48 registros para a palavra: Alfabetização

Jornada Pedagógica 2024 de Curaçá tem palestra com Flávio Leandro: Versos e Melodias que alimentam a alma

Na tarde da última quarta-feira (7), o Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na Escola Municipal Tereza Cristina Gomes de Miranda, a Jornada Pedagógica 2024 que teve como tema: Caminhos para Alfabetizar e Avaliar numa perspectiva integral e inclusiva.

O evento contou com a participação de professores, coordenadores, gestores, auxiliares de ensino, secretários e assistentes administrativos. Durante a abertura da jornada houve a apresentação cultural de alunos de escolas indígenas do município. Em seguida, foi a vez das falas institucionais, na oportunidade, o srº Carlos Cointeiro, Gerente Regional do Sebrae Bahia, destacou a importância da educação empreendedora no estado e em Curaçá...

Prefeitura de Juazeiro entrega certificados para alunos de curso de Alfabetização e Letramento Digital 

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), de Educação e Juventude (Seduc), a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), promoveu nessa quinta-feira (16), a cerimônia da entrega de 70 certificados para alunos do curso de Alfabetização e Letramento Digital. A cerimônia aconteceu no Cine Teatro da Praça CEU Alan Cleber de Souza Dantas, no bairro Tabuleiro e contou com o apoio do Grupo Gestor.  

  O espaço ficou tomado de famílias, que vieram prestigiar os novos concluintes da turma do curso tecnológico oferecido pelo município à comunidade. A dona de casa, Maria Do Carmo, destacou a importância do curso para sua filha. "Ana Gabriela possui um grau de deficiência física e cognitiva. Antes de ela frequentar o curso, ela era uma menina muito tímida e agitada. Matriculei Ana no curso e, graças ao curso e ao contato com os colegas, hoje ela é uma menina feliz. Agradeço à prefeita Suzana Ramos por ter proporcionado essa alegria a minha filha e desejo boa sorte a todos os concluintes", pontuou.   ..

Prefeitura de Sento-Sé inova e abre matrículas para Programa de Alfabetização voltado para adultos

Em mais uma ação com foco na oferta de uma educação de excelência na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação instituiu o Programa de Alfabetização voltado só para adultos e anuncia que as matrículas já estão abertas.

Para realizar a matrícula os interessados devem procurar, na sede, as escolas da rede municipal de ensino que atendem os anos iniciais, são elas: Escola Professora Aurélia, Grupo Escolar Professora América Sento-Sé Valverde, Nova Canaã, Grupo Escolar Antônio Balbino, Cícero Borges e Revelação da Criança; e no interior todas as escolas estão realizando as matrículas, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 25 de julho, munidos de original e cópia da seguinte documentação: Certidão de nascimento ou RG, CPF, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência e Cartão SUS...

 Em comemoração aos 145 anos de Juazeiro prefeitura lança curso gratuito de Alfabetização e Letramento Digital

Em mais uma agenda comemorativa aos 145 anos de Juazeiro, celebrado no dia 15 de julho, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), lançou na noite desta quinta-feira (13), o Curso de Alfabetização e Letramento Digital voltado para crianças e adolescentes e adultos. A solenidade de lançamento aconteceu na Praça Alan Cleber Souza Dantas, conhecida como Praça CEU, localizada na Rua Paraíso, bairro Tabuleiro.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, o curso que tem como objetivo promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, é também a realização de um sonho da comunidade do Tabuleiro. "Queremos proporcionar às pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades no mundo digital. A alfabetização e o letramento digital são fundamentais nos dias de hoje. Estamos felizes em poder entregar essa iniciativa que atenderá mais de oitenta jovens e adolescentes, e com a possibilidade de estender o programa para os idosos", afirmou o secretário...

Prefeitura de Juazeiro lança Curso de Alfabetização e Letramento Digital na Praça CEU Tabuleiro nesta quinta-feira

Será lançado nesta quinta-feira (13) o Curso de Alfabetização e Letramento Digital voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social do bairro Tabuleiro, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). O lançamento acontece a partir das 17h na Praça CEU Alan Cleber Souza Dantas com apresentação cultural do tenor Plínio Soares.

A inauguração integra a programação do aniversário de 145 anos de Juazeiro e visa promover a acessibilidade digital deste público em situação de vulnerabilidade social no município. Foram formadas turmas nos três turnos, sendo duas pela manhã, três no período da tarde e duas à noite. "Inicialmente o curso de letramento digital seria voltado apenas para crianças e adolescentes, mas decidimos expandir também para adultos que queiram essa formação. É uma forma de contribuir com a qualificação profissional desse público", explicou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes...

Lula diz que Estado falhou miseravelmente na alfabetização de crianças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (12) que o Estado brasileiro “falhou miseravelmente” ao longo dos últimos anos quando o assunto é a alfabetização. Durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lula lembrou que, em 2021, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever. “Mais de 1 milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização”.

“O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas de ensino fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal. Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade. Falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação, preferiu o negacionismo e o discurso do ódio. O resultado não poderia ser outro”, disse o presidente...

Início do curso de alfabetização e letramento digital realizado pela Prefeitura de Juazeiro é adiado

Foi adiado para o mês de julho o início do curso de alfabetização e letramento digital voltado a crianças e adolescentes, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

O curso, que ainda está com as inscrições abertas devido ao não preenchimento de todas as vagas, será realizado na Praça Alan Cleber Souza Dantas (Praça CEU), que fica na Rua Paraíso, bairro Tabuleiro...

MEC diz 56,4% dos alunos do 2º ano não estão alfabetizados

Os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, apresentados nesta quarta-feira (31), em Brasília, mostram que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

No Saeb de 2019, antes da pandemia de covid-19, o percentual de não alfabetizados era menor: 39,7%. Os alfabetizados somavam 60,3%. ..

Camilo Santana assume o Ministério da Educação e promete ampliar nacionalmente as escolas em tempo integral

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou, nesta segunda-feira (02.01), da transmissão de cargo, em solenidade realizada no Ministério da Educação e prestigiada por diversas autoridades, entre eles governadores e ministros.

Em seu discurso, Camilo Santana adiantou algumas ações que considera serem urgentes, como a retomada de todas as obras de creches, escolas e outros equipamentos paralisados por todo o país por falta de repasses de recursos federais; a recuperação da qualidade da merenda escolar das escolas públicas de todo o Brasil; a recuperação da credibilidade do Enem; um plano de retomada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni); o fortalecimento da autonomia das universidades e a garantia de mais investimento em ciência e tecnologia...

Iniciativas autorais da Prefeitura de Juazeiro, programas educacionais "Fique Esperto" e "Tempo Recorde" promovem a alfabetização e reduzem distorções no ensino

Reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 na educação é uma das metas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Pensando nisso, foram desenvolvidos pela Seduc os programas autorais de correção de fluxo "Fique Esperto" e "Tempo Recorde", que visam promover a alfabetização de alunos do Ensino Fundamental que apresentam distorção idade/ano, bem como sua aceleração, além de otimizar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A iniciativa é desenvolvida com, no mínimo, 15 alunos por escola, e funciona da seguinte forma: na primeira etapa é realizado o programa "Fique Esperto", no qual alunos que não estão alfabetizados e apresentam distorção de idade/ano serão alfabetizados. A segunda etapa é o desenvolvimento do "Tempo Recorde", onde os alunos que já foram alfabetizados no "Fique Esperto", mas que ainda estão em distorção, juntamente com os que apresentam atraso escolar são acelerados por meio de estratégias educacionais específicas.

Já foram aplicados mais de 1.000 testes diagnósticos para identificação dos alunos que precisam passar pelos programas de correção de fluxo. Do total, 415 alunos são atendidos em 19 turmas distribuídas em 8 escolas da rede municipal. Todo material didático utilizado também é produzido pela equipe de profissionais da Seduc.
 
"A alfabetização é o nosso maior avanço, muitos alunos já foram alfabetizados. Temos turmas de um projeto que começou em maio e com todos os alunos da sala sem alfabetizar, e hoje só dois não estão alfabetizados", destacou Jesarella Vieira, coordenadora dos programas de correção de fluxo da Seduc, que também ressaltou o  impacto positivo na redução do uso de recursos financeiros com a utilização de iniciativas próprias e contextualizadas com a realidade da educação de Juazeiro.
 
A expectativa para 2023 é ampliar o atendimento nas escolas e a previsão é que os projetos Fique Esperto e Tempo Recorde também integrem a programação escolar...

No Dia Mundial da Alfabetização, Prefeitura de Petrolina celebra grandes avanços na educação básica

Transformar os primeiros passos em grandes vôos e fazer do aprendizado das primeiras letras, um universo de palavras e descobertas. Essa é a grande missão da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para alfabetizar os estudantes matriculados nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. E nesta quinta-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, o Governo Municipal celebra uma série de ações e investimentos, que visam garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e para que tenham um futuro de mais oportunidades.

Para a secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto, o Dia Mundial da Alfabetização, deve ser celebrado com orgulho por todos os profissionais que integram a rede municipal de ensino de Petrolina. "Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas temos a convicção que já avançamos muito na qualidade educacional, através de várias ações implantadas na educação municipal. Uma delas, são os projetos estruturantes Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve+, que estimulam as habilidades de pensamento, de abstração, de raciocínio, de memória, de linguagem, de capacidade de resolução de problemas e até mesmo de criatividade. Soma-se a isso, o grande comprometimento dos educadores que têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional, além da formação continuada a eles oferecidas pela Educação", disse Isva...

Encerram nesta sexta-feira as inscrições para seleção de assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), informa que encerram nesta sexta-feira (22), as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para assistentes voluntários de alfabetização, que atuarão no Programa Tempo de Aprender.

Os interessados devem se inscrever através da Internet...

Abertas inscrições para seleção de assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender em Juazeiro

Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para assistentes voluntários de alfabetização, que atuarão no Programa Tempo de Aprender, em Juazeiro. Os interessados devem se inscrever através da Internet, de forma gratuita, até o dia 22 de abril.

De acordo com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), estão sendo disponibilizadas 72 vagas para assistentes de alfabetização, sendo 44 para zona urbana e 28 para zona rural, nas modalidades "Unidades de Ensino Vulneráveis" e "Não Vulneráveis". Entre os critérios para participação na seleção estão: ser graduado em Pedagogia ou estar cursando; ter cursado o Magistério; possuir experiência comprovada em docência; e ter conhecimento e habilidade em alfabetização. ..

Juazeiro abrirá seleção de assistentes de alfabetização do programa Tempo de Aprender na próxima segunda-feira (18)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), publicou o Edital Nº01/2022 do Processo Seletivo Simplificado para assistentes voluntários de alfabetização, que atuarão no Programa Tempo de Aprender, nas escolas municipais. As inscrições começam na próxima segunda-feira (18), são gratuitas e podem ser realizadas através da internet até o dia 22 de abril.

Serão disponibilizadas 72 vagas para assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender, sendo 44 para zona urbana e 28 para zona rural, nas modalidades “Unidades de Ensino Vulneráveis” e “Não Vulneráveis”...

Edital para seleção de Assistentes de Alfabetização está aberta em Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina abriu o edital nº 19/2022 para seleção de 88 Assistentes de Alfabetização voluntários, a fim de atuarem no Programa Tempo de Aprender, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC). O certame será realizado por meio da avaliação de títulos, levando em conta a formação acadêmica e experiência profissional.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de março, no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, localizada no 2º piso do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no horário das 8h30 às 13h...

Miguel Coelho inaugura escola que será primeiro Centro de Referência em Alfabetização de Petrolina

O Projeto Maria Tereza, na área irrigada de Petrolina, será a primeira região da cidade sertaneja a receber um Centro de Referência em Alfabetização.

A nova unidade especializada funcionará na Escola Municipal João Nunes, que foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho, na noite desta quinta-feira (30)...

Pandemia causa impactos na alfabetização de crianças

No Brasil, 11 milhões de pessoas são analfabetas. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. 

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece o que deve ser feito para melhorar a educação no país até 2024, desde o ensino infantil até a pós-graduação, o Brasil deve zerar a taxa de analfabetismo até 2024. ..

Alfabetização foi a etapa do ensino mais afetada no Brasil durante a pandemia, segundo Unicef

Um dos maiores desafios das aulas à distância é ensinar crianças a ler e a escrever. Um olhar sempre atento, curioso, inquieto por conhecimento.

“Eu toda hora olho para todos os ônibus. Quando alguma coisa passa, eu pergunto a minha mãe o que é”, conta João Vitor dos Santos, de 8 anos.

Só à noite, João Vitor encontra com a mãe. Liziane passa o dia fora, trabalhando...

MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças

Ajudar o processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade, de forma lúdica, é o objetivo do Graphogame. Lançado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (27), em Brasília, o jogo para celulares, tablets ou computadores, desenvolvido por pesquisadores finlandeses, já é utilizado por 30 países e foi traduzido para 25 línguas.

No Brasil, o projeto foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Na prática, o aplicativo usa uma metodologia que estimula o desenvolvimento da consciência dos sons da língua oral e sua relação com figuras, em um processo chamado de instrução fônica...

Governo de Pernambuco premia escolas e municípios com os melhores resultados na alfabetização

O governador Paulo Câmara premiou, nesta quarta-feira (30), as escolas e os municípios que apresentaram os melhores resultados de alfabetização no primeiro ano do Programa Criança Alfabetizada, lançado em junho do ano passado.

A cerimônia aconteceu na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro, no Recife. O programa incentiva os 184 municípios pernambucanos a garantirem que todas as crianças inscritas na rede pública de ensino aprendam a ler e a escrever no tempo certo, ou seja, até os sete anos de idade...