Foram encontrados 6323 registros para a palavra: 5%

SEDESC abre 150 vagas para cursos de qualificação

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania e Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, abre inscrições  150 vagas para os cursos de qualificação profissional em Petrolina. Os candidatos interessados devem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (01 /02). Os cursos oferecidos são: Confecção de Boneca Negra, Peças em Madeira, Peças íntimas, Festas Infantis, Confecção de Peças em Couro e Fabricação de Ovos de Páscoa.

"A meta é qualificar o máximo de pessoas, para que possam a partir desses cursos, estarem gerando outra fonte de renda para suas famílias. O prefeito Julio Lossio tem nos orientado em levar a Qualificação Profissional para as diversas pessoas,em todos os cantos da cidade", disse Robson Rocha, secretário executivo de Juventude Qualificação Profissional.

Para o prefeito Julio Lossio,  a importância de qualificar as pessoas ,faz com que o desejo de buscar cursos seja ainda maior  na sua gestão. “Estamos a cada dia testemunhando o crescimento das pessoas na nossa cidade. Recebo sempre pedidos de cursos, e esses pedidos não de outras pessoas, senão, daquelas que tem vontade de aprender. Entendo que é super importante ver nosso povo sendo qualificado, é justamente daí que nasce o meu desejo de buscar cada vez mais melhoras para o nosso povo” disse o prefeito.

Locais de inscrições:

Boneca Negra - Ilha do Massangano-25 vagas;
Peças em Madeira - Cras do João de Deus- 20 vagas;
Confecção de Peças intimas - Cras do Rio Corrente localizado no CEU- 15 vagas;
Festas Infantis - Cras do N-7-25 vagas;
Confecção de Peças em Couro - Central de Cursos na Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação- 15 vagas;
Fabricação de Ovos de Páscoa - Escola de Alimentos na Cohab Massangano- 50 vagas.

Os documentos para inscrição são: Originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, duas fotos 3×4.Os detalhes de cada curso, serão repassados nos locais de inscrição. ..

ARTIGO: EUCLIDES 150

No dia 20 de janeiro deste ano, o jornal o Estado de São Paulo publicou, em caderno especial, longa reportagem sobre os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha. Trata-se, sem dúvida, da primeira de uma série de outras tantas publicações que, em 2016, haverão de homenagear o escritor nascido em Cantagalo, antiga província do Rio, em 20 de janeiro de 1866.

E não é para menos. Engenheiro, poeta, escritor, jornalista, Euclides da Cunha é um dos mais legítimos representantes da inteligência brasileira. Intelectual de escol, foi ele responsável pela descoberta de um Brasil que até então era desconhecido: o Brasil do interior. Para ele, a construção da identidade nacional brasileira teria de buscar seus fundamentos na profundidade do Brasil interiorano, pois era lá que estava “o cerne da nacionalidade”...

DNIT JÁ TRABALHA PARA RECUPERAR BR-235 ENTRE CASA NOVA E REMANSO

Atendendo pedido do Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) o representante do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Engenheiro Gilson Menezes esteve na tarde desta sexta-feira (29), acompanhado do engenheiro Alisson da Empresa Jurema, na BR-235, exatamente no trecho que rompeu com as águas das últimas chuvas entre as cidades de Casa Nova e Remanso, na Bahia.

 Segundo o Deputado Zó que também acompanhou a comitiva a Empresa Jurema vai fazer a obra do desvio e de reconstrução da pista. Os trabalhos já começam neste sábado (30). O desvio deve ficar pronto até quarta-feira, dia 03 de fevereiro...

Trechos da BR 235 recebem serviços de Tapa Buraco

Através de solicitação do prefeito Isaac Carvalho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou esta semana serviços de tapa buracos com massa asfáltica em vários pontos da BR 235, corrigindo os danos causados pelas chuvas que caem na região desde o início de janeiro.  Os trabalhos beneficiam o trecho do Assai Atacadista as proximidades do Verdão, contemplando mais de 2 km de extensão. 

Outros pontos da cidade também serão atendidos, assim que o período chuvoso cessar. “Recebemos um grande volume de chuvas esse mês e como conseqüência problemas comuns já conhecidos de todos. Quero dizer que toda equipe de governo está na rua, nos bairros, no interior buscando recuperar esses estragos para garantir a segurança e o conforto da população. Contamos com o apoio do DNIT neste momento na recuperação desses trechos e já informamos que temos uma empresa contratada para fazer a recuperação da massa asfáltica nos trechos danificados. Assim que as chuvas cessarem daremos inicio”,  comunicou Isaac Carvalho...

Adolfo Viana pede urgência no reparo da BR 235 e da BA 210

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) enviou ofício ao secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Benício Foltz Cavalcanti, solicitando auxílio para os municípios de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso que estão isolados devido ao rompimento da BR-235. O mesmo pedido foi enviado também ao secretário, exigindo atenção para a BA-210, na região de Sento-Sé.

As fortes chuvas que assolaram a região no último dia 28, causaram o rompimento da BR 235 no trecho que liga as cidades de Casa Nova/Remanso próximo à localidade de Antas, impossibilitando a ligação entre os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Remanso e Pilão Arcado com os municípios de Casa Nova e Juazeiro. "A população está isolada, o trecho interrompido é a única via de acesso. Os danos causados pela chuva tem que ser reparado o mais rápido possível", completou o parlamentar tucano...

5° BPM PRENDE DOIS FORAGIDOS DO PIAUÍ APÓS ASSALTO A MÃO ARMADA EM PETROLINA

Ontem, 27, por volta das 11h00min, Policiais Militares da ROCAM/5ºBPM quando patrulhavam na Avenida Honorato Viana, foram abordados pela vítima Ronaldo Barbosa Araújo, 50 anos que informou que estava seguindo um veículo com dois indivíduos que acabara de roubar o seu estabelecimento comercial no bairro Alto da Boa Vista. A guarnição conseguiu visualizar o referido veículo, HB20 sedan (roubado em Feira de Santana), que não obedeceu a ordem de parada, fugindo e foi acompanhado pela guarnição onde em determinado local da via efetuaram um disparo de arma de fogo contra a guarnição que reagiu atingindo um dos pneus do veículo na tentativa de que parassem o carro. Chegando próximo ao terminal Rodoviário de Petrolina pararam o carro com o veículo sem condições de andar, desembarcaram do carro e continuaram a fuga a pé, momento esse que um deles jogou 01 (um) revólver, maca Taurus, calibre 38, com 5 (cinco) munições sendo 01 (uma) deflagrada.

Logo após foram capturados sendo encontrado ainda uma quantia de R$ 226,00 (duzentos e vinte e seis) reais, 02 (dois) celulares de marca Sansung, que foram roubados da vítima. Conforme levantamento em conjunto do Núcleo de Inteligência (NIS-4/5°BPM) e MALHAS DA LEI constataram que os imputados João Nício Moreira, 33 anos, residente no povoado Bom Jardim (distrito de Petrolina) e Rodrigo de abreu Pereira, 20 anos, natural do Piauí fugaram no dia 16/01/16 da Penitenciária regional de Teresina –PI. Diante dos fatos os envolvidos juntamente com o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Plantão, onde os imputados foram autuados em Flagrante Delito...

Bahia é estado com mais pessoas resgatadas de trabalho escravo em 2015

Hoje, 28 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Na Bahia, a data ganha um significado especial, já que foi o estado brasileiro que mais regatou trabalhadores do trabalho escravo no ano de 2015. Em todo o País foram aproximadamente 1000 trabalhadores resgatados da escravidão contemporânea, em 2015, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que realiza em âmbito nacional a campanha De olho Aberto para Não Virar Escravo. Os estados que lideraram o ranking dos 104 casos de trabalho escravo identificados em 2015 pela CPT, foram: Minas Gerais (17), Maranhão (10), Rio de Janeiro (10) e Pará (9). A Bahia ocupa a décima posição junto com Ceará, Amazonas e Roraima, cada um com quatro casos. Apesar dos poucos casos identificados no Estado, a Bahia foi o estado que resgatou o maior número de trabalhadores do trabalho escravo, 140 no total.

As principais atividades que se beneficiaram da prática do trabalho escravo nacionalmente, em 2015, foram: a construção civil (243 resgatados), a pecuária (133) e o extrativismo vegetal (114, sendo 52 no PI e 37 no CE). Na prática do trabalho escravo em geral, as atividades econômicas ligadas ao campo predominaram sobre as atividades urbanas, por pouco. O peso importante da escravidão em atividades não rurais se verifica na participação elevada da grande região Sudeste no total dos resgates: 39%...

Caravana da Saúde registra mais de 500 atendimentos no bairro Jardim Vitória/Penha

Em sua 4ª edição, o programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro atendeu cerca de 500 pacientes na manhã desta quarta-feira, 27, na Unidade de Saúde do Jardim Vitória/Penha. A diarista Elza Santos, de 28 anos, buscou ajuda na unidade de saúde para investigar uma forte dor no joelho e aproveitou para ser atendida por outros profissionais. “Fiquei muito feliz com a Caravana. Passei pelo ortopedista, o clinico e a ginecologista. Resolvi meus problemas em apenas uma manhã. Excelente estrutura e profissionais. Agradecemos ao prefeito Isaac por cuidar da nossa saúde”, disse Santos.

Entre as especialidades disponíveis à população durante a ação estão os serviços de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais e de verminoses. O Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, afirmou que a Caravana é considerada um projeto resolutivo nas demandas da Atenção Básica. "Isto é um feito essencial aos serviços de saúde. O objetivo é proporcionar um atendimento seguro à população e mostrar que a Caravana reestrutura os serviços de saúde da região”...

EU PENSO ASSIM ... JUAZEIRO SOCIAL CLUBE FUNDADO EM 16 DE AGOSTO DE 1995

O conselho Deliberativo do Juazeiro Social Clube está convocando seus Conselheiros, através de edital, para eleição da sua Direção Executiva para o biênio 2016/2017.

Eis o teor:..

5°BPM PRENDE HOMICIDA COM MOTO ROUBADA EM AFRÂNIO

No dia (24/01), por volta das 20h30min, Policiais Militares do 5ºBPM foram informados por populares que o suspeito de cometer um crime de homicídio contra a vítima conhecida como Evinha que foi morta a pauladas, estava transitando em uma moto Bros, cor Vermelha, placa PSA-0166, pelo município de Afrânio. Saíram à procura do indivíduo, sendo encontrado no outro dia pela manhã no bairro Izabel Gomes e que ao perceber a viatura abandonou a moto e correu a pé pelas ruas. De pronto fizeram um cerco e conseguiram prendê-lo. Ao chegar no destacamento da Polícia Militar para confeccionar o BO, o mesmo confessou que foi o autor do crime de homicídio e que a moto teria sido furtada na cidade de Pastos Bons - MA.

Através de informações do INFOSEG conseguiram localizar o nome do proprietário da referida moto, que confirmou que ela foi roubada no dia 31/12/15. Acrescento que tinha em desfavor a Maurílio Santana Rodrigues, 19 anos, residente no Município de Afrânio um mandado de prisão. Diante dos fatos o imputado foi conduzido até a Delegacia de Plantão de Afrânio...

JUAZEIRO FOI VICE-CAMPEÃ DE DESEMPREGO NA BAHIA EM DEZEMBRO, MAS FINALIZOU 2015 COM DADOS POSITIVOS SEGUNDO CAGED

Planilha dezembro 2015...

5° BPM PRENDE MORADOR DE RUA ENTERRANDO MACONHA EM PETROLINA

Nesta terça-feira (26/01), por volta das 10h, Policiais Militares do 5ºBPM foram acionados pela Central de Operações para verificar na praça velha do bairro José e Maria um indivíduo que foi flagrado pelo vídeo monitoramento possivelmente embalando e enterrando algo. Após uma ação rápida, o efetivo foi até o local onde se encontrava Eduardo dos Santos, 22 anos, morador de rua. Foi feita uma busca pessoal e uma varredura no local encontrando uma quantia de R$ 112,00 (cento e doze) reais e enterrados 12 (doze) gramas de maconha. Diante do fato o imputado e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Plantão. ..

Mercado de trabalho em Juazeiro fecha 2015 com cenário positivo, diz Caged

Contrariando a crise que ceifou milhares de empregos (1,5 milhão no Brasil), Juazeiro fechou 2015 com mais contratações que demissões, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada no último dia 21, aponta saldo de 595 empregos, entre dezembro e janeiro. Mais da metade das cidades brasileiras (54%) encerrou o ano no vermelho, ou seja, com mais desligamentos que admissões.

“Num cenário econômico tão adverso como o atual, criar novas vagas com carteira assinada já é tarefa e mantê-las também. O saldo positivo de 2015 comprova que temos uma economia forte e consolidada”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, ao comentar as estatísticas do Cadastro...

Convocados da última chamada do concurso público da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro tomaram posse nesta segunda (25)

Quarenta e cinco candidatos tomaram posse nesta segunda-feira (25), na oitava e última chamada do concurso público da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) de Juazeiro, realizado em 2011. A apresentação foi dividida em dois turnos: pela manhã compareceram os 25 novos Professores de Educação Infantil Series Iniciais; a tarde foi a vez dos 06 Professores de Series Finais, 01 Brailista, 02 Articuladores de Educação Tecnológica e 11 Secretários Escolares. Os novos servidores foram recebidos pela Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, Mary Adriana Evangelista.

Lorene Rose Ribeiro dos Santos, que leciona no Município como contratada desde 2008, tomou posse como Professora de Series Finais e disse que estava realizando um sonho: “Pra minha felicidade, agora sou efetiva. Estou muito feliz. Era um sonho que eu já almejava há muito tempo”.

Élder James Ribeiro foi empossado em um dos novos cargos criados pelo concurso, Articulador de Educação Tecnológica. “Eu já estudava e me especializava nessa área. Quando surgiu o concurso, aproveitei a oportunidade. E na última chamada, aos 45 minutos do Segundo Tempo, fui contemplado. Estou muito feliz”, afirmou Élder.  ..

25 de janeiro - dia do Carteiro


Aplausos!

Aplausos para os mais de 60 mil homens e mulheres que em todos os municípios brasileiros, com muito esforço e poucas condições, entregam mais de 40 milhões de objetos diariamente.
Feliz Dia do Carteiro!
 
Rômulo Gomes de Sousa
Supervisor CORREIOS/FNDE Juazeiro
..

ProUni divulga nesta segunda (25) lista de pré-selecionados na primeira chamada

Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão conferir hoje (25) a lista dos pré-selecionados na primeira chamada. O resultado estará na página do programa na internet. De hoje até o dia 1° de fevereiro os pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Nesta primeira edição de 2016, o programa ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

É responsabilidade do estudante verificar nas unidades de educação superior os horários e o local onde deve comparecer para a comprovação de informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultarão na reprovação do candidato. Entre as informações exigidas estão documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio...

GATI/5°BPM PRENDE DOIS HOMENS POR ROUBO EM PETROLINA

Na sexta-feira, dia 22, por volta das 20h50min, policiais militares do GATI/5° ao realizarem rondas com abordagens na Avenida 07 de Setembro nas proximidades do bairro Vila Eulália, foram informados que havia dois indivíduos praticando assalto. Ao fazer incursões encontraram dois homens que estavam em atitudes suspeitas numa motocicleta YBR, cor vermelha, placa KJG 6500. Ao realizar uma busca pessoal em ambos foi encontrado 01 (um) celular da marca Motorola, modelo Moto E, indagou-se sobre o referido celular e confessaram que foi proveniente de um roubo. Os envolvidos Nick Weslley Figueira da Silva, 27 anos, residente no bairro Dom Avelar e Wellis Araújo Neves, 23 anos, residente no bairro Dom Avelar foram conduzidos juntamente com o material apreendido até a Delegacia de Plantão onde foram autuados em Flagrante Delito. Os policiais ligaram o celular e entraram em contato com a vítima, onde a mesma foi a Delegacia de Plantão para confirmar o fato. ..

ARTIGO 175 – UMA HISTÓRIA “LAMBUZADA”

Manifestante joga torta na cara de Genoíno, então Presidente do PT, em 2003, em Porto Alegre

A política brasileira praticada nos últimos 70 anos, cuja trajetória começou ao final da ditadura de Getúlio Vargas ou Estado Novo, em 1945, reservou um lugar especial na história do Brasil pelo extenso volume de variáveis que passou a oferecer a quantos se habilitaram a participar ou a entender o processo político nacional. O conceito preliminar que inspira a constituição de um Partido, tem como pressupostos fundamentais a existência de um Programa definido e a observância das tendências políticas dos cidadãos que se filiam à nova legenda, além, obviamente, de se subordinar ao comando de uma liderança política...

Bahia perde 75,2 mil empregos formais em 2015; RMS registrou perda de 49,3 mil

O estado da Bahia perdeu 75.286 mil postos de empregos formais em 2015, o que representa descréscimo anual de 4,11%. Só no mês de dezembro a queda foi de 1,07% ou -18.968 postos (saiba mais). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A retração anual é decorrente da queda de emprego nos setores da Construção Civil (-34.249 postos), Serviços (-19.566 postos), Comércio (-9.566 postos), da Indústria de Transformação (-8.133 postos) e da Agropecuária (-3.110 postos). A Região Metropolitana de Salvador (RMS) - formada pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas das Margaridas, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz - registrou perda de 49.316 postos de trabalho celetistas em 2015. A capital baiana é a cidade cuja diferença entre admissões e desligamentos foi maior: -5.780. Em seguida vêm Juazeiro (-1.882), Feira de Santana (-1111), Camaçari (-930) e Jequié (-845). Na ponta oposta configuram os municípios que mais contrataram do que demitiram no ano passado. Porto Seguro lidera a lista, com saldo de 583 admissões, seguido de Dias D'Ávila (457), Mata de São João (428), Vera Cruz (72) e Entrerios (35). Camamu, Cruz das Almas e Pilão Arcado não tiveram variação. ..

Campanha de água tem maior número de pontos registrados na BR-235/BA

Período chuvoso contribuiu para o aumento

A sétima campanha de Monitoramento da Qualidade da Água teve o maior número de pontos coletados. Este mês foram 36 pontos, dos 46 pontos previamente demarcados ao longo da BR-235/BA. Na última ação, em outubro, foram 26 pontos coletados, e em janeiro do ano passado, 25 pontos...