Foram encontrados 3 registros para a palavra: otorrinolaringologista

No Dia de Prevenção e Combate à Surdez, otorrinolaringologista do SESI Saúde alerta sobre hábitos prejudiciais à saúde auditiva

Causada, principalmente, pelo excesso de ruídos, a perda auditiva é extremamente recorrente entre trabalhadores de todos os setores, sobretudo aos que se expõem a um elevado nível de pressão sonora. Para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a audição, é celebrado, no dia 10 de novembro, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. Além de exames periódicos, os especialistas alertam para hábitos prejudiciais à saúde auditiva, como o uso frequente de fones de ouvido, que vem se tornando uma causa muito frequente de perdas auditivas no Brasil e no mundo devido à utilização indevida desses equipamentos.

"A audição que chamamos de 'normal' está em torno 25 decibéis. As perdas auditivas acontecem abaixo de 25 decibéis. Até 50 decibéis, é considerada uma perda auditiva leve. De 51 a 70 seria uma perda auditiva moderada. De 71 em diante é uma perda severa", explica a otorrinolaringologista da Clínica SESI, Lêda Mattos...

Cuidados com Ouvido, Nariz e Garganta da Criança


OUVIDO DA CRIANÇA:

  1. Não  usar  cotonete. (O cotonete empurra a cera no conduto auditivo provocando diminuição da audição temporária). Ou mesmo, ferindo o conduto ocasionando otite externa.
  2. O certo é usar de vez em quando a ponta da toalha para remoção do cerume (O excesso de cera sai espontaneamente pelo conduto).
  3. Observar se seu filho pede para aumentar o volume da TV, sendo que você escuta normalmente, ou você observa que ao diminuir o volume ele não escuta, ou mesmo ao perguntar algo ele sempre pergunta: o que?
  4. Obs.:  Ele pode estar desenvolvendo uma patologia auditiva.
  5. Não se deve colocar aparelhos sonoros em alto volume, como também usar walkman. Eles podem prejudicar sua audição. 
  6. Orientar seu filho a não colocar objetos nos ouvidos. se tiver colocado não manipule, procure o otorrino.
  7. Pode ocorrer após sindrome gripal dor no ouvido, ou mesmo supurar, isto significa otite média aguda, leve ao otorrinolaringologista para fazer diagnóstico.
  8. Ao supurar o ouvido coloque algodão para evitar que a mosca coloque os ovos e piore a infecção.
  9. Quem tem ouvido perfurado, tem que evitar mergulhar. Ocorrendo, a supuração é certa.
  10. Existe pessoas que tem dor no ouvido constantemente, e não tem doença no ouvido, são pessoas que tem ausência de dentes, próteses mal adaptadas etc. Esta dor é provocada devido a disfunção de articulação temporo mandibular que irradia para o ouvido.

CUIDADOS COM O NARIZ:..

CÂNCER DE GARGANTA TEM CURA?

Quando  diagnosticado no início o índice de cura é quase de 100%. O diagnóstico précoce determina a sobrevida do paciente. O médico precisa estar atento as queixas do paciente Ex.: Rouquidão contínua por mais de 15 dias. (Não é episódio de rouquidão que vai e volta. E sim rouquidão contínua há vários meses). Dor de garganta contínua com irradiação da dor para ouvido. Presença de abaulamentos e tumores na garganta e no pescoço etc.

Mais importante que o diagnóstico é a prevenção. É importante a população saber que o cigarro é a principal causa de câncer. Estando associado ao álcool o prognóstico torna-se pior. Não só da garganta como também em todos os orgãos. Em minha causuística todos os pacientes atendidos que tinham câncer de garganta eram fumantes. (Embora se saiba que tem pacientes que não fumam e tem câncer, e alguns destes são fumantes passivo). 100% destes pacientes deixaram de fumar ao saber da doença...