RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 290 registros para a palavra: norte da Bahia

PM: Operação Verão se estende por vários municípios do Norte da Bahia

As cidades de Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Pindobaçu, sob responsabilidade da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar, área do Comando de Policiamento Regional Norte – CPRN, foram contempladas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia com a “Operação Verão”, que teve início no dia 07de janeiro e término previsto para o dia 26 de fevereiro, onde a principal missão é a preservação da ordem pública através do policiamento ostensivo, assegurando a incolumidade física das pessoas e do patrimônio, empregada em locais de veraneio, como balneários, grutas, cachoeiras, rios com grande concentração de banhistas e pontos turísticos localizados nos perímetros urbanos bem como na zona rural dessas cidades. ..

POLÍCIA MILITAR NO NORTE DA BAHIA GANHA 42 NOVOS SARGENTOS

Bonita solenidade na manhã desta sexta-feira (16), no 3º BPM marcou a formatura de 42 novos Sargentos Policiais Militares. O evento contou com a presença do representante do Comando Geral da PMBA, Coronel Joalde Barros Costa, auditor Chefe da PM, do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, do Tenente Coronel João Pedro, comandante do CPRN, Tenente Coronel Neves, comandante do 3° BPM e várias outras autoridades municipais e regionais, além de familiares dos formandos.

O cerimonial se desenvolveu com o compromisso dos formandos, entrega de prêmio aos três primeiros destaques do curso e desfile em continência ao Pavilhão Nacional...

Governador Wagner entrega estradas e casas neste sábado no norte da Bahia

O governador Jaques Wagner inaugura neste sábado (29), às 9h, em Remanso, o trecho de 72,6 quilômetros da BR-235 que liga o município às localidades de Barragem do Caminho e Lagedo, ambas em Casa Nova. Em seguida, Wagner vai para Juazeiro, onde entrega, às 11h, mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e a recuperação de trecho da BA-210.

Para recuperar a BR-235 foram investidos R$ 41 milhões, recursos de um convênio com o governo federal. A intervenção, além de melhorar as condições de tráfego, favorece o escoamento da produção de pecuária e grãos, contribuindo para o desenvolvimento da região. Cerca de 240 mil moradores dos municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro serão beneficiados com a obra...

CHAVES DEFENDE ESTUDOS PARA IDENTICAÇÃO DE AQUÍFEROS NO NORTE DA BAHIA

Em razão da polêmica criada pelo Engenheiro Civil José Gomes Filho e o Agrônomo Malan Calazans sobre o aproveitamento de águas subterrâneas para atender o pólo cafeeiro irrigado na micro região de Senhor do Bonfim, o Engenheiro Agrônomo e ex-vice prefeito de Juazeiro, Antonio Carlos Chaves, idealizador do Projeto, acha que estudos devem ser realizados porque havendo grandes aqüíferos se evitaria altos investimentos em infra-estrutura de canais, estações de bombeamento e desapropriações.

Chaves diz não ter dúvidas que será encontrada água de qualidade no subsolo da região, mas não o suficiente para atender a demanda. “O Banco do Nordeste fez recentemente um zoneamento agrícola selecionando 16 (dezesseis) municípios na micro região de Senhor do Bonfim que poderão receber financiamento para cultura do café irrigado”, informou...

I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia lança projeto de cuidados para os profissionais

A Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com a UNEB promoveu no último sábado (17), a I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia, onde profissionais de saúde do SUS, SUAS e dos hospitais se reuniram para discutir sobre as Políticas de Cuidado aos usuários de drogas. O evento aconteceu no auditório da Univasf, em Juazeiro, e teve como objetivo apresentar ao público o projeto do Centro Regional de Referência (CRR) para Educação Permanente e formação dos profissionais de saúde das microrregiões de Juazeiro e Paulo Afonso.   

O projeto de formação dos profissionais visa qualificar as equipes no trato contra as complicações químicas das drogas e a reinserção social dos usuários. Para a coordenadora do CRR no enfrentamento do crack, Ana Carolina Moreira, as drogas são um problema de saúde pública e por essa razão merece uma atenção especial.  ..

Produção de mel gera renda para agricultores familiares em Juazeiro e Norte da Bahia

Com a crescente valorização dos produtos apícolas no país, agricultores familiares do território do Sertão do São Francisco, um dos expoentes na produção de mel na Bahia, intensificaram suas atividades agrícolas para a apicultura com ênfase na produção de mel. Somente esse ano, de janeiro ao final de julho, agricultores do território produziram 483,1 mil quilos de mel, com destaque para os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Remanso e Pilão Arcado, que contribuíram com os bons resultados, atingindo, respectivamente, as marcas de 155, 64, e 63 toneladas de mel.
 
Ainda completa a produção de mel no território os municípios de Canudos com 61 toneladas, Casa Nova (62 toneladas), Juazeiro (22 toneladas), Uauá (26 toneladas), Curaçá (17 toneladas), Sobradinho (11 toneladas), e Sento-Sé (858 kg). A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), presta assistência técnica e extensão rural, através de capacitações e dias-de-campo, realizados junto aos produtores do território e potencializou em 89% a produção de mel, em 2011.
 
De acordo com o técnico da EBDA, Carlos Roberto Ribeiro, a empresa capacitou este ano 283 famílias de agricultores, por meio de 15 treinamentos nas principais regiões produtoras de mel. “Nossa meta é realizar mais 42 cursos, totalizando até o final do ano 57 treinamentos, capacitando cerca de 970 famílias”, lembrou o técnico. Compõe o treinamento: práticas de povoamento, alimentação artificial para os enxames e manejo apropriado para a produção.
 
Um exemplo de sucesso da apicultura dentro do território está na comunidade de Riacho Grande, em Casa Nova, a 570km de Salvador. Ali, o agricultor familiar José Carlos Azevedo (44), através de um dia-de-campo realizado pela EBDA, ficou estimulado a produzir mel. Atualmente, já conseguiu obter excelentes resultados e tornou-se um multiplicador de conhecimentos em sua comunidade. “Após o treinamento da EBDA, procurei o banco e financiei 60 caixas de colmeias, que me geraram, no primeiro ano, 1.200 kg de mel. Hoje, mais qualificado, já consigo produzir o dobro de mel com as mesmas 60 colmeias. Para mim e minha família, a apicultura tornou-se a principal atividade de geração de renda”, diz Azevedo. (Foto Ilustrativa Google)
..

PREFEITOS DO NORTE DA BAHIA PRESTIGIAM VISITA DA PRESIDENTA DILMA A JUAZEIRO

Diversos prefeitos da região norte da Bahia deixaram seus municípios na tarde desta sexta-feira (05) para prestigiar a visita da presidenta Dilma Rousseff a Juazeiro. O evento que marcou a entrega de 1.500 casas do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, ocorreu no Condomínio Residencial São Francisco, às margens da BA-210, bairro Antonio Conselheiro.

Entre os prefeitos presentes: Orlando Xavier (Casa Nova), Antonio Nascimento (Jaguarari), Jorge Lobo (Uauá), Delísio Oliveira (Abaré), Argileu Silva (Andorinha), Arsênio Gonçalves (Canudos), Alessandro Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), Claudinei Xavier (Capela), Hugo Régis prefeito em exercício de Remanso, Emanoel Ferreira (Rodelas) e Genilson Silva (Sobradinho)...

POLÍCIA FEDERAL ERRADICA OITENTA E CINCO MIL PÉS DE MACONHA NO NORTE DA BAHIA EM CINCO DIAS

Em apenas cinco dias da Operação Caruá IV, a Polícia Federal em Juazeiro erradicou mais de 85.000 pés de maconha no norte da Bahia. Esse total representa 33% a mais de droga destruída em relação à operação passada, a Caruá III, que, em dez dias de operações erradicou 65,8 mil pés de maconha.

As ações da PF nas áreas de Caatinga da Bahia e Pernambuco percorreram, até o momento, as cidades de Juazeiro/BA, Petrolina/PE, Dormentes/PE, Curaçá/BA e Campo Formoso/BA, deslocando um efetivo policial de sessenta e cinco homens...

SAC MÓVEL ATENDE MUNICÍPIOS DO NORTE DA BAHIA

De 28/07 a 19/08/11 a carreta do SAC MÓVEL estará prestando atendimento em vários municípios do Norte do Estado, prestando os seguintes serviços: Carteira de Identidade, 1a. via de CPF, Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas do Estado e Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado - OGE. Os municípios contemplados com os citados serviços, são:

JAGUARARI - 28 a 30/07/11 – PÇA. ALFREDO VIANA
SENTO SÉ - 31/07 A 02/08/11 – PÇA. DR. JUVÊNCIO ALVES
CASA NOVA - 03 A 06/08/11 – PÇA. LEONEL OLIVEIRA
PILÃO ARCADO - 07 A 10/08/11 – PÇA. FLORIANO PEIXOTO
CAMPO ALEGRE DE LOURDES - 11 A 13/08/11 – PÇA. MARCELINO RIBEIRO
REMANSO - 14 A 16/08/11 - PÇA. MANOEL FIRMO RIBEIRO
SOBRADINHO - 17 A 19/08/11 - AV. JOSÉ BALBINO DE SOUZA.
..

PREFEITOS, EX-PREFEITOS E DIRIGENTES DE CÂMARAS MUNICIPAIS DO NORTE DA BAHIA NA MIRA DO TCM

Depois dos festejos juninos, a fogueira vai queimar para uma série de prefeitos, ex-prefeitos e ex-presidentes de Câmaras Municipais na Bahia. O Pleno do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios programou para a próxima terça-feira (28), sessão ordinária em que serão avaliados processos que envolvem prefeitos do Norte do Estado, entre eles: Isaac Carvalho de Juazeiro, Orlando Xavier de Casa Nova, José Filho de Remanso, Gilberto de Souza ex-prefeito de Sobradinho e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Crisóstomo Lima. Confira:

Relator - Cons. FERNANDO VITA..

LEANE ALINE E MÁRIO FILHO DEVEM CONTINUAR NO COMANDO DO SINTERP NORTE DA BAHIA

Prossegue hoje (15), em Juazeiro a eleição para escolha dos dirigentes que comandarão nos próximos três anos, o Sindicato dos Radialistas do Estado da Bahia. A única chapa inscrita, Compromisso com Honestidade, tem como candidatos para região Norte, os profissionais Leane Aline e Mário Filho, que já estão interinamente à frente do sindicato há seis meses. A urna itinerante está percorrendo os veículos de comunicação da região desde as 08 da manhã. ..

Território do Sertão do São Francisco consolida espaço no Norte da Bahia

As necessidades dos municípios do Sertão do São Francisco foram o alvo das medidas decisivas tomadas em recente encontro para colocar os membros da sociedade civil organizada, ONGs, Associações e federações, que fazem parte do “Território do São Francisco” em contato constante com as secretarias Estaduais e assim tornar a sociedade civil participante ativa das políticas implementadas pelo governo do Estado.

  Os objetivos dos membros que compõem o “Território do Sertão do São Francisco” é que as demandas e necessidades locais determinem as leis e políticas estaduais e federais. O comitê reunido deliberou estabelecer um canal com a Secretaria de Planejamento do Estado a Bahia comandada por Zezeu Ribeiro para coordenar as ações.   O território irá estabelecer parceria com a Secretaria de Educação para viabilizar equipamentos para vários colégios do Território que carecem de pias, vasos sanitários entre outros itens básicos, fiscalizar e aperfeiçoar a aplicação dos recursos para a merenda escolar, que nas escolas da rede municipal é de péssima qualidade...

Codevasf incentiva produção orgânica no Perímetro Irrigado Pedra Branca, Norte da Bahia

A procura por alimentos orgânicos é uma demanda crescente no Brasil e no mundo, ainda assim, a escala de produção orgânica é insuficiente para atender a necessidade do público consumidor. Dentro desta janela de mercado, os produtores podem vislumbrar mais uma alternativa que pode associar qualidade de vida, alimentação saudável e preservação dos recursos naturais.

No Perímetro Irrigado Pedra Branca, integrante do Sistema Itaparica, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, região Norte da Bahia, produtores levam a sério este tema e produzem goiaba, mamão, amendoim e uma variedade de hortaliças adotando práticas orgânicas. “Desde 2008, intensificamos o trabalho de conversão para a agricultura orgânica no Perímetro Irrigado Pedra Branca, com acompanhamento e orientações da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural”, explica a superintendente regional, Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro (BA)...

PETISTAS SE REÚNEM EM JUAZEIRO E APROVAM INDICATIVO DE CANDIDATURA PRÓPRIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO NORTE DA BAHIA

Com o tema central: “PENSANDO A REGIÃO”, membros do Partido dos Trabalhadores  de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Uauá, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes estiveram reunidos no auditório da Câmara Municipal neste domingo (15).

Dirigentes, membros e simpatizantes da legenda votaram e aprovaram indicativo a ser levado para encontro estadual no próximo dia 21, em Salvador, de que o PT deve ter candidatura própria no próximo ano em todos esses municípios...

PETISTAS DO NORTE DA BAHIA SE REÚNEM EM JUAZEIRO DOMINGO (15)

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores começa neste mês de maio a discutir o processo sucessório em Juazeiro e região. Domingo, dia 15, durante toda manhã no auditório da Câmara de Vereadores em Juazeiro, membros e simpatizantes da legenda petistas começam os debates sobre as eleições de 2012 conforme antecipou mês passado ao blog a sua presidente Josimeire Pinheiro (Merinha). O encontro vai reunir os petistas de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé, Curaçá, Uauá, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. ..

GOVERNADOR WAGNER INAUGURA ROTA DO VINHO, DIA 30, NO NORTE DA BAHIA

O ex-deputado estadual Pedro Alcântara, atual subsecretário de Relações Institucionais da Bahia concedeu longa entrevista ao blog no final de semana quando falou sobre visita do Governador Jaques Wagner à região Norte, sobre política, sucessão municipal e comando do PSD em Juazeiro.

ROTA DO VINHO..

Prefeituras da região Norte da Bahia reúnem-se com Superintendência da Caixa

A convite da União dos Municípios da Bahia (UPB), a gerência regional da Caixa Econômica Federal, vinculada à Superintendência do banco estatal sediada em Feira de Santana, esteve ontem (08) em Juazeiro para uma reunião de contextualização com todas as prefeituras da Região Norte da Bahia com o objetivo de dirimir dúvidas referentes aos contratos/convênios vigentes, emendas parlamentares, dentre outros assuntos. 

O gerente regional norte da Caixa, Edmilson Assis de Oliveira, apresentou um breve diagnóstico sobre a situação dos contratos, ressaltando a necessidade de capacitar os gestores para que haja uma maior efetividade na aplicação dos recursos geridos pela instituição. O gerente ainda lembrou da dificuldade de concretizar os convênios devido às mudanças de gestões nas prefeituras, dando como exemplo Juazeiro. “Cada mudança de gestor é um problema. Recentemente o prefeito Isaac, junto com a sua equipe, teve que se mobilizar para conseguir os recursos de obras já conveniadas por outras gestões”, disse. ..

VICE-GOVERNADOR CONFIRMA PEDRO ALCÂNTARA COMO RESPONSÁVEL PELO PDB NO NORTE DA BAHIA

O vice-governador e Secretário de Infra-estrutura da Bahia Otto Alencar, concedeu entrevista a Rádio Juazeiro e ao blog na manhã desta terça-feira (15) quando confirmou que domingo, dia 20, estará se reunindo no Fiesta, com o prefeito de São Paulo Kassab, prefeitos e deputados baianos com vistas a discutir a fundação do PDB – Partido da Democracia Brasileira.

“Nós vamos cumprir todos os trâmites exigidos pela legislação eleitoral e vamos disputar o processo eleitoral em 2012, sem nenhum problema”, garantiu Otto...

PREFEITOS DO NORTE DA BAHIA PRESTIGIAM HOMENAGEM A FERNANDO BEZERRA COELHO EM JUAZEIRO

Inúmeros prefeitos da região Norte da Bahia prestigiaram a homenagem de Juazeiro ao Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, no auditório da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (07).

Além do prefeito anfitrião Isaac Carvalho, participaram do evento o prefeito de Uauá Jorge Lôbo, presidente da Associação dos Prefeitos do Norte da Bahia; Zé Filho de Remanso, Joãozinho Porfírio de Pilão Arcado, Paulo Machado de Senhor do Bonfim, Salvador Lopes de Curaçá, Genilson Silva de Sobradinho e Orlando Xavier de Casa Nova...

Abastecimento de água no norte da Bahia

Comunidades situadas no interior do município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, serão beneficiadas com sistemas de abastecimento de água tratada em 2011 através do programa Água para Todos, do governo federal, executado pelo Ministério da Integração Nacional através da Codevasf. O programa, criado no final de 2009, tem a finalidade de levar água de qualidade para o consumo humano e uso na agropecuária em comunidades que estejam situadas até 15 quilômetros de distância das margens do Rio São Francisco, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a população.

Segundo o responsável pelo apoio à fiscalização de obras, Antônio Virgulino Júnior, da Gerência Regional de Infraestrutura (GRI) da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA), “o sistema simplificado de abastecimento de água abrange a construção de uma estação de captação de água, adutoras de água bruta e tratada, estação de tratamento, implantação de redes de distribuição, reservatórios e ligações domiciliares”...