RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 995 registros para a palavra: Nordeste

Rose Garziera parabeniza Gonzaga Patriota por sua eleição como líder da bancada do Nordeste na Câmara

A prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera (PMDB), parabenizou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que ontem (27) tomou posse como líder da bancada do Nordeste na Câmara Federal. “A região ganha com essa escolha. Gonzaga é um político correto e comprometido com o desenvolvimento do Nordeste como um todo. Ele sempre apóia as boas ações independente de partido. O Vale do São Francisco e o Sertão pernambucano só têm a ganhar”, disse Rose. No último sábado (23), a prefeita e o deputado Gonzaga Patriota (PSB) estiveram juntos visitando comunidades do interior de Lagoa Grande, como São Mateus e Salinas, na região de Jutaí. Gonzaga fez elogios a força da mulher na política e citou Rose Garziera como um desses destaques, primeira mulher a comandar os destinos de Lagoa Grande. 

“As mulheres estão lutando pela conquista do seu espaço na política. Já temos bons exemplos como o a presidente da República, Dilma Rouseff e a prefeita Rose Garziera aqui em Lagoa Grande”, discursou. O deputado federal Gonzaga Patriota garantiu à prefeita apoio na articulação de recursos para a terceira etapa da reconstrução da Praça Hermes Amorim, principal área de lazer do município que terá obras iniciadas nos próximos dias e elogiou a atitude de Rose em mudar o local da feira livre do município para a Avenida da Uva e do Vinho. ..

Gonzaga Patriota toma posse na Bancada do Nordeste nesta quarta-feira

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), toma posse da Bancada do Nordeste da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27). A solenidade está marcada para as 9h da manhã, quando todos os deputados do grupo se reúnem após longo período sem atividades.

A bancada foi liderada nos últimos quatro anos pelo deputado Zezeu Ribeiro (PT-BA), que deixou o cargo para atuar com o governador da Bahia, Jaques Vagner. A disputa pelo comando da Bancada do Nordeste ficou dividida entre Gonzaga Patriota e José Guimarães (PT-CE)...

Pega Leve completa 10 anos e promete agitar a temporada de São João em todo Nordeste.

Uma das bandas mais solicitadas para os festejos Juninos, Forró Pega Leve, está com a corda toda. A banda vem emplacando uma música atrás da outra. O grupo ganhou um respeito enorme do público por conservar a essência e identidade que os levaram ao merecido espaço no mercado, trazendo na bagagem a batida gostosa da zabumba, unido aos instrumentos que fazem do nosso forró, um patrimônio da nossa música popular.

Fiquem ligados nos canais do Pega Leve na internet que a assessoria da banda vai está divulgando algumas promoções como: Tarde de autógrafos, Você no camarim do Pega Leve  e muitas outras. Veja como ficar por dentro da banda:..

Sobradinho é destaque no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu região Nordeste

Foi realizado nos dia 9 e 10 de abril no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto em Feira de Santana o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Região Nordeste. O evento contou com a participação de atletas dos Estados Unidos e de diversos estados brasileiros, dentre eles, a cidade de Sobradinho que enviou uma delegação composta de 10 atletas.

Sobradinho foi a única representante da região norte a participar do evento. Durante o campeonato tiveram destaques os lutadores: José Ivaldo Rodrigues da Silva levando o titulo de campeão na Categoria Peso Leve (adulto Máster) e Dayvison de Jesus que conquistou o bronze na categoria pena - faixa azul...

Amauri Teixeira (PT-BA) coleta assinaturas para Frente Parlamentar em defesa das universidades públicas no Norte e Nordeste

O Deputado Amauri Teixeira (PT-BA), acredita numa sociedade cujo maior e principal capital é o conhecimento e que as duas regiões mais pobres do País são o Norte e o Nordeste, baseado nesta afirmação o parlamentar baiano lançou a coleta das assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em defesa, fortalecimento e criação de novas universidades públicas no Norte e Nordeste, e pede a adesão de todos os deputados.

O parlamentar afirma ainda que o desenvolvimento dessas regiões, que são as mais pobres, passa necessariamente pela existência de centros de conhecimento e centros de produção e tecnologia a elas adequados. “O Norte e o Nordeste têm de ter investimento diferenciado, têm de ter investimento em maior monta, para que possamos reduzir cada vez mais as diferenças regionais, para que possamos cumprir o art. 3º da Constituição, que diz que um dos objetivos da República Federativa do Brasil é reduzir as desigualdades sociais e regionais”, disse. ..

Contratação ilegal de serviços advocatícios terceirizados no Banco do Nordeste impede convocação de concursados aprovados para essa função

Olá Geraldo José,

Fui aprovado no Concurso para Advogado do Quadro de Pessoal do Banco do Nordeste para Petrolina em abril de 2010. Ocorre que nossa Administração Pública está Lotada de serviços terceirizados, principalmente no Banco do Nordeste que em vez de convocar os advogados aprovados no seu concurso, prefere firmar contratos com escritórios advocatícios, terceirizando um serviço que deveria ser prestados por advogados do quadro do Banco...

Carlos Brasileiro participa de Fórum dos Governadores do Nordeste acompanhando Jaques Wagner

O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, esteve em Sergipe, participando, junto ao governador da Bahia Jaques Wagner, do XII Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro aconteceu, durante todo o dia de hoje, 21, em Barra dos Coqueiros, onde os representantes se reuniram para discutir os problemas e apontar alternativas para a região. 

No evento, dois temas foram destaques: “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste” - em que a presidenta colocou seus planos de continuidade do desenvolvimento para a região - e “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”, apresentado pelos governadores de Sergipe e Ceará. Figuraram entre as principais pautas do Fórum a erradicação da pobreza, a empregabilidade e educação para os mais pobres e a criação de um sistema de vigilância da pobreza...

Prefeito de Petrolina se reúne com representantes do Banco do Nordeste para discutir parceria

Nesta quarta-feira (16), o prefeito Julio Lossio esteve reunido com representantes do Banco do Nordeste para discutir a possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a instituição, através dos programas Crediamigo e Agroamigo. De acordo com o Assessor do Agroamigo, Evandro Melo, o objetivo desses programas é que os pequenos agricultores e microempresários tenham a oportunidade de ter acesso ao crédito orientado oferecido pelo banco.

O Coordenador de Finanças do Crediamigo, Alexandro dos Santos, esclareceu que ambos os programas oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva no mercado. “Nós vamos até a comunidade, apresentamos uma palestra, elaboramos a proposta simples de crédito e depois acompanhamos o progresso do tipo de investimento escolhido por cada agricultor. No Crediamigo funciona da mesma forma”, explicou.

O prefeito Julio Lossio informou que em 2010 mais de 3 mil pessoas foram capacitadas através dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com os Governos Federal e Estadual. “No ano passado investimos mais de R$ 4 milhões em qualificação profissional, também criamos o banco do empreendedor e o fundo municipal do empreendedor com o intuito de oferecer microcréditos para que as pessoas finalizem os cursos e tenham condições de comprar o material de trabalho necessário para exercer a nova profissão”, ressaltou. Julio Lossio também foi presenteado com um Kit do Crediamigo. ..

O maior evento de futsal do interior do nordeste vai começar!

 

Quase tudo pronto para a festa de abertura da XV Copa TV Grande Rio de Futsal. Será neste sábado (19/02/2011), a partir das 16h no SESC Petrolina. Os atuais campeões já entram em quadra para disputar o título, no masculino a Seleção Boavistana enfrenta a Seleção de Curaçá e no femino, o campeão Petrolinense, Clube Petrolina joga com a Seleção de Lagoa Grande. Além desses dois grandes jogos, apresentações culturais também farão parte da festa de abertura. Leve a sua torcida e prestigie esse belíssimo show de futsal.

A entrada é gratuita...

Tucanos exigem explicações e cobram providências do governo sobre apagão no Nordeste

O deputado Antonio Imbassahy (BA) afirmou que o PSDB entrará com uma série de ações cobrando providências e explicações do governo federal pelo apagão que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. “O governo está reagindo de maneira desrespeitosa, com descaso perante a população do Nordeste. Queremos saber o que está acontecendo. A presidente Dilma está falhando com o Brasil e, especialmente, com aquela região”, frisou Imbassahy.

No âmbito do Congresso Nacional, o tucano anunciou que entrará com requerimento de informações endereçado ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, exigindo esclarecimentos sobre o apagão. Além disso, pedirá a criação de uma subcomissão na Comissão de Minas e Energia para acompanhamento das consequências do ocorrido e das providências que serão tomadas pelo governo para que episódios similares não aconteçam mais. Imbassahy quer, também, a criação de uma comissão externa para verificação in loco dos problemas ocorridos principalmente em Recife, Maceió e no Pólo Industrial de Camaçari...

Liderança baiana no Nordeste está ameaçada, alerta Aleluia

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) alerta que a liderança baiana no Nordeste está ameaçada. “No comparativo com Pernambuco e Ceará, a Bahia não apareceu bem na foto da 1ª Análise Ceplan de 2011, divulgada ontem (26/01), no Recife. Empresa de consultoria econômica e planejamento da respeitada economista pernambucana Tânia Bacelar, a Ceplan revelou no estudo um desempenho econômico superior de Pernambuco e Ceará frente à Bahia no ano passado”, informa.

Em relação ao PIB estadual, de acordo com a pesquisa da Ceplan, Pernambuco e Ceará cresceram 9,4% e 8,7%, respectivamente, enquanto a Bahia teve um aumento de 7%, no comparativo de janeiro a setembro de 2010 com o mesmo período de 2009. “Esse desempenho baiano ficou abaixo até mesmo da média nacional de 8,4%”, comenta Aleluia.

Na produção industrial, a Bahia também teve um desempenho inferior, conforme a Ceplan. Enquanto a produção industrial pernambucana cresceu 11,2% e a do Ceará 10,8%, a baiana variou 9%, performance abaixo da média nordestina que foi de 9,6% no período de janeiro a novembro de 2010.

“Contra números não há argumentos. Mas, além do estudo da Ceplan se basear em dados oficiais do IBGE, a responsável pela coordenação é Tânia Bacelar, economista que goza de grande prestígio entre petistas baianos.”, observa Aleluia. Para o deputado democrata, se a economia da Bahia já ficou menor do que a de Santa Catarina no primeiro mandato de Jaques Wagner, o estado está cada vez mais ameaçado de perder a hegemonia no Nordeste. Na opinião dele, a razão disso é o discurso de inclusão social do governador, que limita apenas a tomar carona nos programas assistenciais do governo federal, desprezando completamente a integração produtiva dos menos favorecidos.

 “Bahia que continua líder no Nordeste é o Esporte Clube Bahia, detentor inquestionável da maior torcida regional e dono de dois títulos de campeão brasileiro, além de ser o primeiro time da região a disputar uma final da Taça São Paulo de Futebol Júnior”, ironiza Aleluia. ..

Bahia acumula 121 mil empregos em 2010 e lidera saldo da região Nordeste

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, nesta quinta-feira (20), os resultados anuais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para os estados. Após a incorporação das declarações entregues fora do prazo e os acertos de declarações de janeiro a novembro, o saldo de empregos na Bahia atingiu 121.856. Segundo análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, o resultado do ano ficou bem acima do previsto e configura o maior saldo já registrado na série histórica do Caged para o estado, mesmo com a redução de 17.303 postos no mês de dezembro.

No ano, o saldo de 121.856 vagas foi consequência das 829.889 admissões e dos 708.033 desligamentos, resultando no maior saldo da região Nordeste. “Destaque-se que os resultados para o ano de 2010 diferenciam-se, do ponto de vista metodológico, dos resultados até então divulgados pelo Ministério do Trabalho, já que, pela primeira vez, são computadas as declarações das empresas entregues fora do prazo”, explica a diretora de Pesquisas da SEI, Thaiz Braga.

O saldo anual decorreu principalmente da expansão nos setores de Serviços (44.668 postos), da Construção Civil (27.845 postos), do Comércio (23.890 postos) e da Indústria de Transformação (16.314 postos). O setor de Administração pública juntamente com o de Serviços industriais de utilidade pública foram os que contabilizaram os saldos menos expressivos, com a criação de 461 e 850 postos de trabalho celetistas, respectivamente...

PT do Nordeste quer cargos no segundo escalão do governo Dilma

Parlamentares e governadores do PT do Nordeste estiveram reunidos hoje (12), em Brasília, com o presidente do partido, José Eduardo Dutra. Na pauta, a reivindicação de cargos do segundo escalão em empresas estatais instaladas na região. Para o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), os petistas da região colaboraram para a eleição de Dilma Rousseff e agora consideram justo receber os cargos. “Como o PT do Nordeste está tendo uma subrepresentação nos ministérios, achamos que tem que ter uma compensação. É justo pelo papel que a região teve no desempenho eleitoral.” Além de Ferro, participaram da reunião os governadores de Sergipe, Marcelo Deda, e da Bahia, Jaques Wagner. O futuro líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), o senador José Pimentel (PT-CE) e o deputado João Paulo (PT-PE) também estiveram no encontro. Eles levaram para Dutra uma lista com o levantamento dos principais órgãos e empresas estatais localizados na região, nos quais há interesse por cargos. Entre eles, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a BR Distribuidora, o Banco do Nordeste, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), além de secretarias. “Não há ministérios com porteira fechada. Achamos que podemos dividir as responsabilidades”, disse Ferro, referindo-se a órgãos de ministérios entregues a outros partidos. (Agência Brasil)

..

Juazeiro sedia Copa Nordeste de Futebol de Base

Em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da gerência de esportes da SECETLA, a "Sérgio Negreiros Produções Esportivas" (SNEPE) realizará pela primeira vez na cidade uma edição da Copa Nordeste de Futebol de Base. O evento reúne 44 equipes dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraiba, Piauí, Sergipe e Maranhão. Ao todo serão mais de 600 atletas dos 12 aos 18 anos competindo por seu times em três categorias: mirim, infantil e juvenil.

Juazeiro será representada pelas equipes do Juazeiro Social Clube (nas três categorias), Centenário (infantil e juvenil), Jardim Primavera (infantil) e SCAF (infantil e juvenil). Na fase classificatória as equipes estão divididas em quatro grupos para as categorias infantil e juvenil e em três grupos para o mirim. Classificam-se 02 times de cada grupo para a fase eliminatória no sistema de mata-mata.

Para o organizador da Copa, Sérgio Negreiros, a escolha de Juazeiro deve-se ao fato de o município ter forte tradição no esporte. O gerente de esportes Gilberto Pacheco vê a realização da Copa como uma oportunidade de integração social entre as crianças e adolescentes das cidades envolvidas.

A 11ª edição da Copa Nordeste de Futebol de Base terá abertura neste sábado (08), a partir das 14 horas no estádio Adauto Moraes, com a apresentação das delegações e execução do Hino Nacional Brasileiro. Além do Adauto Moraes, haverá jogos nos campos do SESI, do Ginásio de Esportes Aloísio Viana e do Curtume Campelo. A competição se estenderá durante toda a semana com jogos pela manhã e tarde e será encerrada no domingo (16) com as finais no estádio.
..

Em almoço, Wagner afirma que PT ainda não se deu conta da importância do Nordeste

Em almoço realizado hoje com jornalistas, na governadoria, o governador Jaques Wagner (PT) abordou, entre outras questões, a indicação de baianos para o governo Dilma, a formação do secretariado de seu segundo mandato, e disparou críticas contra o seu ex-aliado e adversário na disputa eleitoral deste ano, o deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB). Em relação à participação baiana no governo, Wagner afirmou que ficou maior do que estava sendo apontada, mas ressalvou de que nenhum ministério “resolve” a sua vida. “Ter um ministro é bom, a gente se sente representado, mas nenhum ministro resolve a minha vida”, declarou.

Ao ser questionado sobre as críticas ao “paulistério”, ou seja, à grande participação de paulistas no futuro Governo Federal, o governador baiano declarou que é uma crítica que ele faz, internamente, ao PT que, segundo ele, ainda não enxerga o “conjunto da floresta”. “Não é má fé. A gente (o PT) nasceu em São Paulo. Poderia ter uma presença nordestina petista maior. O PMDB indicou três ministros do Nordeste. O PSB vai indicar dois”, disse...

NO NORDESTE 18,7% COM MAIS DE 15 ANOS NÃO SABEM LER

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira (9), mostra que o Brasil tinha no ano passado mais de 14 milhões de analfabetos acima dos 15 anos, o equivalente a 9,7% da população nesta faixa etária. Entretanto, na região Nordeste, esse índice é quase o dobro: 18,7%. Em 2004, o número de brasileiros que não sabia ler e escrever era de pouco mais de 15 milhões. Ou seja, em cinco anos, a redução no número de analfabetos foi de 7%. A maioria dos iletrados com 15 anos ou mais está concentrada nas regiões Nordeste e Norte, este com 10,6%. Para se ter uma ideia das diferenças regionais, enquanto a média nordestina é o dobro do índice nacional, a taxa da Região Sul se aproxima da metade: 5,5%. Assim, o analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos ou mais no Nordeste é cerca de 3,4 vezes maior que no Sul.

 
..

Governador defende avanço das políticas regionais para o Nordeste

Uma agenda para o Nordeste, com políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos projetos regionais de inclusão social, erradicação da pobreza e desenvolvimento da infraestrutura, priorizando aumentar a importância da região no cenário nacional, foram algumas das posições defendidas, nesta quarta-feira (8), pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. Tal explanação aconteceu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, durante reunião realizada com a bancada de deputados federais da região, representantes da CNI e do Banco do Nordeste e a presença do governador de Sergipe, Marcelo Deda. Segundo Wagner, é essencial a bancada nordestina estabelecer uma maior articulação política direcionada à aprovação da reforma tributária com caminhos que levem ao fim da guerra fiscal. Ele defendeu também o fortalecimento da bancada e do Fórum de Governadores do Nordeste, que voltará a se reunir em fevereiro, quando deve examinar temas discutidos no encontro desta quarta.

O governador destacou ainda a importância da região nas últimas eleições presidenciais e as afinidades com o projeto de governo da presidente eleita Dilma Rousseff. “Este é o momento propício para a defesa dos interesses regionais e do resgate da economia nordestina”. Para ele, o Nordeste está vivendo uma nova era com o atual ritmo de crescimento econômico, mas precisa ampliar sua participação no PIB nacional e erradicar a pobreza. O governador pediu ainda empenho dos deputados pela aprovação da PEC 507/2010, em votação na Câmara dos Deputados, que prorroga do Fundo Nacional de Combate e Erradicação da Pobreza. A PEC é responsável por 25% dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e ampara constitucionalmente a criação dos fundos da pobreza em vários estados, principalmente, na Bahia. “Vamos somar forças por um Nordeste mais incluído e mais desenvolvido”, concluiu.

Também nesta quarta-feira(8), o governador da Bahia, Jaques Wagner, compareceu à solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que substitui o ministro Ubiratan Aguiar. O presidente Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff, governadores, parlamentares e integrantes do Judiciário também estiveram presentes na solenidade...

Bancada do Nordeste defende nome de Zézeu para Integração

Deu no Poder Online do iG: “Se depender de boa parte da bancada nordestina, o ministro da Integração Nacional será o deputado Zezéu Ribeiro (PT). Foi o nome mais citado na reunião de deputados da região. Arquiteto, Zezéu também se encaixaria na pasta de Cidades onde dez em cada dez municípios do Nordeste reclamam de ter um projetinho parado por lá. Mas como tudo depende da presidenta eleita Dilma Rousseff, pode ser que…sabe-se lá”. ..

FECOMÉRCIO AGRADECE DIVULGAÇÃO DA MISSÃO EMPRESARIAL NORDESTE DO BRASIL À CHINA

Caro amigo Geraldo: 

Aproveito o ensejo para agradecer ao prezado jornalista a inestimável contribuição prestada ao Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE no seu blog, durante todo o transcorrer deste ano, especialmente com a divulgação da Missão Empresarial Nordeste do Brasil à China, realizada no período de 8 a 24 de outubro, nas cidades de Xangai, Cantão e Pequim. ..

Bancada do Nordeste tem renovação de 44% na Câmara Federal

A Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados teve renovação de 44%, com 67 novos deputados. Dos que tentavam a reeleição, 84 voltarão no ano que vem para suas cadeiras. Partido da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceram, com destaque para o PTB (33%). Partidos de oposição diminuíram, principalmente o DEM (34,78%).

A bancada estadual que mais sofreu renovação foi a de Sergipe, de 75%, com seis novos deputados nas oito cadeiras que o Estado ocupa na Câmara. Não vão voltar para o Congresso Nacional os deputados Albano Franco (PSDB) e José Carlos Machado (DEM), que perderam eleição para o Senado; Jackson Barreto (PMDB), que foi eleito vice-governador, e Pedro Valadares (DEM), que perdeu disputa para a Assembléia Legislativa...