RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 153487 registros para a palavra:

Codevasf participa de encontro na Argélia

Até o final deste mês de julho técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estarão recebendo do governo da Argélia propostas para elaboração de projeto visando à efetivação de um Acordo de Cooperação Técnica. Os contatos iniciais foram feitos durante um encontro realizado no mês passado na cidade de Argel, capital da Argélia, no continente africano.

O evento foi promovido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e teve como principal objetivo a troca de conhecimentos para estudos e elaboração de propostas de projetos de cooperação técnica nas áreas de estruturação da cadeia produtiva de cítricos e de combate à desertificação naquele país. Dentro da programação do encontro foram realizadas reuniões e entrevistas com autoridades, produtores rurais e equipes técnicas de instituições públicas argelinas, além de visitas de campo em localidades do interior do país, como Blida e Djelfa.
A delegação brasileira foi acompanhada pelo representante do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da Argélia (INRRA), Hocine Irekti...

POR RECEIO DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL PEDRO ALCÂNTARA NÃO SOBE NO PALANQUE DE ISAAC

 

“Como candidato que respeita a legislação não posso participar dos atos oficiais do governo, minha vontade era estar ao lado do prefeito, da vice-prefeita, mas não posso”, justificou o deputado estadual Pedro Alcântara (PR) quando questionado pelo blog se ele tinha rompido com o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), pelo fato de não estar no palanque das autoridades.

“Não é na minha décima candidatura que vou praticar crime eleitoral. Tem gente cometendo esses desatinos, acho que até por desespero, mas não posso e nem devo seguir esses exemplos”, prosseguiu Alcântara...

Casa Nova Implanta sistema GPS de rastreamento no transporte escolar do municipio

Para garantir segurança e qualidade ao transporte dos 3.960 estudantes transportados diariamente, a Prefeitura Municipal de Casa Nova juntamente com a Alfa Brasil, responsável pela gestão do transporte escolar no município e os transportadores, decidiram, em reunião, dar continuidade ao sistema de rastreamento via GPS - que fornece a localização e outras informações de rota via satélite - da frota de transporte escolar do município.

De acordo com o presidente da Alfa Brasil, Luiz Roque Oliveira, em 2009 o município implantou o sistema de GPS para fazer medições dos pontos para beneficiar os alunos em suas localidades, agora com a implantação do sistema de rastreamento será acompanhada também a frequência dos transportadores nos respectivos pontos de parada para a captação dos alunos.

O secretário municipal de governo, Paulo Passos, explica que com a implantação desse sistema, serão acompanhados a frequência, o roteiro e a velocidade dos veículos garantindo assim segurança para os estudantes. “ Nosso objetivo é aprimorar ainda mais o sistema de rastreamento, com a implantação de uma nova tecnologia, além de analisar a prestação do serviço de transporte escolar no município”, diz o secretario, afirmando que esse serviço auxilia na transparência com que está sendo gasto o dinheiro escolar em Casa Nova...

CPRN entrega motocicletas às Unidades Operacionais da Região Norte

 

O Coronel Everaldo Mendes, estará realizando nesta sexta-feira, dia 16, às 10 horas, em frente ao SAAE de Juazeiro, solenidade para entrega de 24 (vinte e quatro) motocicletas às Unidades Operacionais subordinadas ao Comando de Policiamento Regional Norte. Destas, oito motocicletas serão empregadas no policiamento ostensivo na cidade de Juazeiro. Além de Juazeiro, os seguintes municípios serão contemplados: Paulo Afonso (04 motos); Senhor do Bonfim (04 motos); Jacobina (02 motos); Curaçá (02 motos); Casa Nova (02 motos), Campo Formoso (02 motos).

Esta é mais uma ação do Governo do Estado, voltada para a Segurança pública, sob a coordenação do Comando Geral da Polícia Militar e que visa a redução dos índices de ocorrências policiais e o aumento da segurança da população...

JUAZEIRO minha princesa...

JUAZEIRO minha princesa...

132 anos de história – e cada vez mais eu amo você... ..

Curso de apicultura capacita agricultores familiares em Casa Nova

A apicultura é praticada há muito tempo no município de Casa Nova. Para atualizar conhecimentos e enquadrar a apicultura no modo de produção economicamente viável, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) realiza, desde janeiro deste ano, o curso para agricultores familiares. Mais de 100 famílias já participaram do curso de capacitação com vertentes teórica e prática, e com visitas a explorações de apicultura.

Realizado nos distritos do município, o curso, com carga horária de 24 horas/ aula, aborda os temas considerados mais relevantes para conhecimento e criação das abelhas. Durante as aulas, o aluno acompanha as lições através de apostila, esplanadas inicialmente de forma teórica e depois, já no próprio apiário, as lições são esplanadas também de forma prática, onde todos são convidados a fazer a experiência...

TSE alerta para cassações após eleição

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, admitiu ontem que, com a Lei da Ficha Limpa, deve aumentar a quantidade de políticos cassados após eleitos. Com o número de ações de impugnação de candidaturas turbinado pelas novas normas de inelegibilidade, em vigor desde o mês passado, a Justiça deve ter dificuldade para apreciar todos os casos até o anúncio dos resultados. Além de derrubar os eleitos em disputas majoritárias (presidente, governadores e senadores), as pendências podem alterar a composição de chapas vitoriosas para cargos proporcionais (deputados estaduais e federais), cujos votos teriam de ser recalculados. (Blog do Noblat)

..

Primeira cisterna-calçadão construída na região de Juazeiro torna-se modelo de produção familiar

A cisterna-calçadão localizada ao lado da casa de seu Ginaldo Alves e dona Sandra Gomes, foi a primeira deste tipo construída na região de Juazeiro. A propriedade do casal fica em Gangorra, a 25 quilômetros de Juazeiro (BA) e está se tornando em um modelo de produção familiar. Na época, em julho de 2008, quando o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) começava a ser implantado na região. Seu Ginaldo, mais conhecido por Dadá, lembra que ofereceu a sua propriedade para realizar o primeiro curso de pedreiros e ao mesmo tempo construir a cisterna.

Naquela época, em entrevista a um programa de rádio da região, Dadá e dona Sandra falavam da expectativa em ver a cisterna cheia de água e ajudando a família a produzir de forma natural, muitas frutas e verduras na comunidade, porque na região, as pessoas tinham o hábito de produzir alimentos de modo convencional usando venenos e agrotóxicos. Aliás, na região banhada pelo rio Salitre, os cultivos de cebola, melão e outras culturas ainda são produzidos à base de muitos insumos químicos.

Dois anos depois, tanto seu Dadá como dona Sandra, e a jovem Bruna, filha caçula do casal, se orgulham com os resultados da primeira cisterna-calçadão construída na região. Em volta de toda cisterna, a família já colhe uma diversidade de frutas e verduras como: coentro, alface, cebola, pimentão, maxixe, manga, melão e principalmente maracujá, a fruta que predomina em toda a área plantada. Seu Dadá conta que as safras do maracujá ocorrem a cada três meses, e as colheitas são feitas semanalmente, quando ele leva para uma das maiores feiras de produtos agrícolas do Nordeste, A Feira do Mercado do Produtor, uma média de dez sacos vendidos a dez reais cada. O preço do produto varia muito, mas a família já assegura com estas vendas uma média de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês. A família lembra que embora o maracujá seja o produto mais vendido atualmente, a safra da pimenta, que ainda é pequena, também gera uma renda para família, que só comercializa a produção depois de garantir o abastecimento da casa.

Os bons resultados obtidos pela família a partir da diversidade de produção de verdura e frutas também se deve à forma de cultivo adotado pela família. Nas plantações, eles não usam nenhum tipo veneno ou insumo químico, e sim, o esterco de cabras e os restos de culturas, que servem para fabricar o composto orgânico que aduba o solo e melhora a plantação. A família e os consumidores percebem a qualidade dos produtos que além de saudáveis têm um sabor muito mais agradável do que os cultivados à base de veneno.  ..

Lula se desculpa, mas volta a exaltar Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está levando a sério a história de fazer campanha para a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Mesmo pedindo desculpas, voltou a citar os feitos de sua pupila, dessa vez na frente do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. E justificou a frase pela “obrigação moral” de reconhecer o trabalho de Dilma como ex-ministra. “Não tenho por hábito desafiar nem o mais humilde dos brasileiros, quanto mais uma legislação que nós mesmos criamos no Congresso”, disse Lula(1), durante a 4ª Cúpula Brasil e União Europeia, arrancando um sorriso sem graça de Lewandowski. Mas reconheceu a escorregada: “Cometi um erro político e peço desculpas, mas a intenção era apenas fazer o reconhecimento histórico de quem trabalhou para concluir uma coisa”, afirmou, em referência ao papel que sua ex-ministra teve no projeto do trem-bala que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. (Correio Braziliense) ..

JUAZEIRO: FESTA E HISTÓRIA.

Resplandece juazeiro em teus brindares...

Datas florão!..

Ministério das Cidades coleta dados para Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades está coletando, até o dia 20 de agosto, dados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, e , pela primeira vez, inclui na mesma pesquisa  informações de resíduos sólidos. Dados relativos ao ano de 2009 vão compor o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente.

A partir deste exercício, todos os prestadores de serviços, governos de estado e prefeituras devem prestar informações, como requisito indipensável para o acesso a recursos do Ministério das Cidades. Até o ano passado a coleta para o SNIS ocorria por amostragem,  sendo que os dados eram fornecidos de forma voluntária.

As informações devem ser enviadas em dois aplicativos informatizados, via internet: uma para abastecimento de água e esgotamento sanitário, e outro para resíduos sólidos urbanos. Os aplicativos estão disponíveis para download no site www.snis.gov.br.
  ..

Estudantes de Massaroca aprendem com a Secretaria de Saúde a se defender da dengue

Dando continuidade ao Plano Operativo contra a Dengue, criado pela Prefeitura de Juazeiro, desde o ano passado (2009), foram promovidas nesta quarta-feira (14), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e os profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), atividades de conscientização para o combate à dengue no distrito de Massaroca. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, aconteceu durante todo o dia na escola municipal Atanilha Luz Araújo. Segundo o coordenador de educação em saúde, Francisco de Assis, a situação do distrito está preocupante.  

“Dos mosquitos que voam no local, 94,9% é Aedes Egipty. Os agentes de endemias continuam fortalecendo as ações para reduzir o índice destes mosquitos, por esse motivo estamos vivendo uma realidade tranquila no município, mas muito ainda é preciso ser feito. A comunidade também tem que entender suas obrigações e ficar atenta aos devidos cuidados para prevenir a doença”, ressaltou.

Pela manhã, crianças de 3 a 10 anos assistiram à peça teatral “Chapeuzinho Vermelho e o Mosquito da Dengue” e através da apresentação cantaram e dançaram para espantar a dengue. “É uma forma de atrair a turminha e desta maneira facilitar o aprendizado. Com certeza os alunos chegarão em casa ensinando aos adultos muitas coisas”, destacou Assis. Para a aluna Samara Raquel da Silva, 8 anos, o espetáculo foi divertido. “Muito legal. Minha vovó já teve dengue e ficou com muita dor no corpo e no olho. Vou falar para minha mãe ter mais atenção e não deixar água parada e nem lixo na casa”, disse...

GOVERNADOR JAQUES WAGNER PARTICIPA DE ENCONTRO POLÍTICO EM JUAZEIRO

O governador Jaques Wagner (PT), candidato a reeleição, acompanhado de todos os membros da chapa majoritária Otto Alencar (Vice-Governador) e Lídice da Mata e Walter Pinheiro, candidatos ao Senado, participou hoje à tarde no São Francisco Country Clube de um encontro com prefeitos, vereadores e populares de cinqüenta e dois municípios da região norte e nordeste do Estado.

Numa rápida coletiva concedida a imprensa regional Wagner disse que este era um encontro político porque como governador já tinha despachado no período matinal no Palácio de Ondina em Salvador...

SERVIDORES MUNICIPAIS REALIZAM MANIFESTO CONTRA O GOVERNO ISAAC CARVALHO

 

Mobilizados pelo Sintrab (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde), Simserp (Sindicado dos Servidores Municipais), Associação da Guarda Municipal e Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, funcionários da Prefeitura de Juazeiro vestiram preto e realizaram manifesto pelas ruas da cidade na manhã desta quinta-feira (15).

Eles protestaram contra a administração Isaac Carvalho (PCdoB) que ao equiparar o salário do funcionalismo com o piso nacional, não acatou a proposta de pagar com retroativo ao mês de janeiro deste ano...

UNIDADE PRODUTIVA É REABERTA EM SOBRADINHO

Foi reaberta na manhã desta quinta-feira, dia (15), em Sobradinho, a Unidade Produtiva e Beneficiamento de Pescado. O evento aconteceu, na Quadra N10, no bairro São Joaquim. Na ocasião, houve a entrega de mil quilos de peixes, da linhagem Tilápia, criados em cativeiro no Largo de Sobradinho.
  ..

NUMEROSO PÚBLICO ACOMPANHA APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DE CÂMARA OPUS 68

 

A orquestra de câmara “Opus 68” formada por alunos do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Instituto com Reitoria na cidade Petrolina e com mais quatro Campus em Salgueiro, Ouricuri e Floresta e Petrolina Zona Rural, ofereceu noite passada, na orla da cidade( espaço do antigo Vaporzinho,) um grande presente a Juazeiro que nesta quinta-feira comemora 132 de elevação à categoria de cidade.

A grandiosa apresentação conseguiu atrair um público constituído de crianças, jovens, adultos e idosos que se deleitou com os músicos da região...

Bairros violentos terão programa habitacional exclusivo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem (14) parecer do senador César Borges (PR-BA) favorável à criação do Programa de Melhoria Habitacional em Áreas Urbanas de Risco, com duas mudanças no projeto original do senador Marcelo Crivella (PPB-RJ). De acordo com o relator, o projeto 541/2007 que cria o programa habitacional permite ao poder público ocupar os bairros de maior criminalidade para valorizar a cidadania dos moradores, sempre pressionados pelo crime. Para corrigir a inconstitucionalidade do projeto, César Borges apresentou duas emendas, dando ao presidente da República autonomia de indicar o órgão responsável pela implementação do programa.

Disposto em cinco artigos, o projeto autoriza o Executivo a criar o citado programa, que terá por objetivo a “execução de obras de recuperação, adequação, conclusão, reforço estrutural e melhoria de habitações individuais e coletivas” e incluirá ações de qualificação e utilização de mão-de-obra local. De acordo com a proposta, são consideradas regiões de risco “as favelas localizadas nas áreas urbanas com índices de criminalidade superiores à média local”. O financiamento do programa será feito pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e por outras dotações orçamentárias. A proposta ainda precisa de aprovação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. ..

Juazeiro de Tantas Sombras (Rapsódia para um Canto de Amor)

O Município de Juazeiro sempre vive intensamente o seu aniversário; mas é o seu povo o grande festeiro da data, espalhando alegria e as sementes positivas de melhores dias. Não se marca uma data somente com obras entregues à população da sede e interior, dando nova qualificação à estrutura urbana e dinamizando as ações sócio-culturais, que passam a contar com referências às tradições esquecidas da terra ribeirinha, mas também com as nossas conquistas enquanto filhos dessa terra. Juazeiro está caminhando como uma menina, retomando o seu crescimento; está mais consciente e madura como mãe-pátria das barrancas do São Francisco, suas lendas e histórias inesquecíveis.

O mês de julho é cantado através de suas manifestações e suas retóricas, e sempre nasce uma nova cidade nesse período de congraçamento entre povo e poder. A retomada dessa grandeza, em forma de cenas & versos, a cidade pode ver na data maior do seu aniversário, 15 de Julho. Poderíamos ver artistas locais, comunidade estudantil, grupos folclóricos, fanfarras, coral de crianças e o povo em geral, celebrando com galhardia, o município, que trabalha e vence por amor, pois assim está escrito no brasão que identifica toda a cidade, pela sua história, civilidade, e decência: “AMOR LABORE OMNIA VINCIT” - O Amor e o Trabalho Tudo Vencem!..

Água para Todos transforma a vida nos assentamentos

O programa Água para Todos está transformando a realidade social de assentamentos rurais às margens do Rio São Francisco em Pernambuco. “Depois da terra, a água tratada é a maior conquista para a família dos assentados”, destacou o superintendente da Codevasf no Estado, Luís Frota, numa visita que fez ao Assentamento Santa Marta, no município de Lagoa Grande.

Os sistemas de abastecimento de água, em construção pela Companhia, vão contemplar 5,5 mil assentados entre os municípios de Petrolina e Belém do São Francisco. Das 85 comunidades ribeirinhas atendidas nas duas etapas do programa, 18 são assentamentos rurais.

As adutoras nas áreas reservadas à reforma agrária atingirão assentamentos importantes como Alegre, em Orocó, Alto da Areia, Bom Jesus e Mansueto de Lavor, em Petrolina...

INAUGURAÇÃO É O PRIMEIRO GRANDE EVENTO DE SOUTO


 

Com o lançamento da candidatura ofuscada pela convenção nacional do PSDB, que oficializou o nome de José Serra como candidato à Presidência da República, o primeiro grande evento político do postulante ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, foi realizado na noite desta quarta-feira (14). A inauguração do seu comitê político, localizado na avenida que leva o nome do seu padrinho político Antônio Carlos Magalhães, talvez uma homenagem ao senador que o projetou na vida pública, contou com presença de candidatos e militantes da capital e do interior. Uma grande estrutura foi montada no quartel general democrata com a instalação de refletores e canhões de luz que iluminaram toda a área externa e chamou a atenção de quem passou em frente ao local. Os quatro nomes que compõe a chapa majoritária intitulada "A Bahia merece mais" chegaram juntos e foram recebidos por baianas em trajes típicos, ao som da charanga. No QG eleitoral dos soutistas funcionará os departamentos financeiro, administrativo e de mobilização da campanha.

(David Mendes)..