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Motoristas devem redobrar a atenção na BR-235/BA durante o carnaval

O fluxo de veículos deve aumentar durante esta época.

O folião que for trafegar pela BR-235/BA, rodovia que corta o norte da Bahia, durante o período do carnaval deve ficar atento às sinalizações e desvios, além de animais na pista. Entre Carira, em Sergipe, e Juazeiro, na Bahia, a estrada dá acesso às cidades baianas Uauá, Canudos, Jeremoabo e Coronel João Sá, e totaliza quase 360 quilômetros (km), dos quais, aproximadamente 280 encontram-se asfaltados. Atualmente são dois trechos em obras: Os Lotes 1 (Divisa da Bahia/Sergipe à Jeremoabo) e o 5 (Distrito de Pinhões até Juazeiro)...

Pontos de ônibus estão sendo instalados na BR-235/BA

Pontos de ônibus estão sendo construídos nas localidades que margeiam o Lote 5 da BR-235/BA, rodovia que corta o norte da Bahia. As construções garantem segurança e conforto para quem necessita pegar ônibus nesses locais, a exemplo do povoado Lagoa do Boi e do distrito de Pinhões, ambos no município de Juazeiro.

A estrutura dos pontos de ônibus foi projetada tanto para o período de chuva quanto para a época de seca - que é mais comum na região. As paradas são fechadas em três dos quatro lados, o que oferece sombra na maior parte do dia...

Carnaval de Juazeiro: BR-235/BA e CSTT realizam campanha de trânsito

Quarta-feira (08), a Gestão Ambiental da BR-235/BA participou da campanha educativa de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) do Município de Juazeiro. A ação foi realizada no centro da cidade, no semáforo da Prefeitura Municipal, e teve o objetivo de alerta sobre o perigo de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

Em parceria, a equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da CSTT realizaram a distribuição de panfleto com informações dos horários do transporte público e pontos de táxi e moto táxi durante o Carnaval de Juazeiro, além de entregar para os motoristas lixeira para automóvel e preservativos...

Serviço de imprimação começa a ser executado no Lote 1 da BR-235/BA

Cerca de dois quilômetros do Lote 1 da BR-235/BA está na fase de imprimação. Este primeiro trecho da rodovia começa na Divisa da Bahia com Sergipe e vai até a cidade baiana de Jeremoabo, totalizando 79,30km. Os 13 primeiros quilômetros já estão asfaltados e a frente de trabalho chega na altura do povoado de Malhada Nova, totalizando 48km de obras.

A imprimação é a capa selante de preparação para o asfalto. Antes desta aplicação, a pista passou pelos processos de base e sub-base, que são camadas de estabilização da via. Ao longo de todo trecho estão sendo realizados cortes, terraplanagem, aterros e implantação de bueiros e acessos alternativos...

Ouvidoria da BR-235/BA volta a atender usuários da rodovia

O atendimento é realizado por meio de telefone, e-mail, chat online e mensagens no Facebook.                                      

A Ouvidoria da BR-235/BA voltou a atender os usuários da rodovia. Entre junho e dezembro de 2016, o cidadão não recebia resposta ao entrar em contato com o serviço. O motivo é por conta das negociações no aditivo de contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela Gestão Ambiental da rodovia e, por isso, encarregada pela execução do atendimento. O objetivo é disponibilizar mais espaço para a população expressar suas dúvidas, sugestões e opiniões acerca do empreendimento...

BR-235/BA começa o ano com obras em dois Lotes da rodovia

O sonho da população do norte da Bahia está cada vez mais próximo de se concretizar. As obras de implantação e pavimentação da BR-235/BA começaram o ano de 2017 a todo vapor em dois Lotes de obra, que juntos somam quase 155 quilômetros de estrada. O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população.           

No Lote 1, o Consórcio EMPA/CCM/CCL concentra seus trabalhos em cerca dos primeiros 50km, sendo que os iniciais 13 quilômetros já estão asfaltados e com sinalização definitiva. Nos trechos em obras, estão sendo realizados as atividades de limpeza, terraplanagem e compactação do solo – serviços primários para a pavimentação de uma estrada – além da implantação de bueiros. Este Lote tem 79,30 quilômetros e começa na divisa dos estados Bahia e Sergipe até a cidade baiana de Jeremoabo...

OUVIDORIA DO DNIT-BA RESPONDE A JUAZEIRENSE SOBRE CONCLUSÃO DA BR-235

No dia 11 de outubro deste ano o Blog postou no Espaço do Leitor mensagem de Romário Nunes de Sena reivindicando do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes a conclusão da BR-235.

Segundo Romário, na última semana chegou a resposta da Ouvidoria do órgão federal. Confira:..

NOVO ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL LEVA COMUNITÁRIO A SOLICITAR SINALIZAÇÃO PARA BR-235 NO BAIRRO ITABERABA

Geraldo,

Mais uma vítima fatal na BR-235 próximo ao shopping, no bairro Itaberaba. Já estivemos em reunião com o responsável do DNIT, eu e o vereador Bené Marques, solicitando redutores de velocidade, mas ele respondeu que não podia, pois era uma BR. E eu perguntei onde ele morava? Ele respondeu: “Em Senhor do Bonfim”. Mais uma vez perguntei se ele conseguiu contar os redutores que tem de lá até Juazeiro porque ali é uma BR também, a 407...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE SOLICITA AO DNIT CONCLUSÃO DA BR-235.

Geraldo,

Mandei essa reclamação para a ouvidoria do Dnit, solicitando urgência na conclusão da BR-235...

MORADORES DE SANTANA DO SOBRADO FAZEM PROTESTO NA BR-235

Moradores do Distrito de Santana do Sobrado, município de Casa Nova, estão realizando manifestação na manhã desta segunda-feira (18), protestando contra a gestão do prefeito Wilson Cota (PMDB) e exigindo a instalação de redutores de velocidade na BR-235, área que dá acesso a sede do referido distrito.

Segundo Antonílio, morador de Santana do Sobrado, que entrou em contato com o Blog “a comunidade está exigindo do prefeito e secretários a instalação de redutores de velocidade, bem como da iluminação, porque com a escuridão, acidentes são registrados no local o tempo todo. Ontem (17), um pai e seus dois filhos numa motocicleta foram colhidos por outro veículo. Pai e um filho apresentaram lesões leves e foram liberados, outro que apresentou pancada na cabeça e outras lesões foi transferido para o Hospital de Traumas em Petrolina” explicou Antonílio...

Zó busca manutenção da BR 235 e da represa de Casa Nova e Remanso

Em reunião na manhã desta quarta-feira (25) na sede do  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Salvador, o deputado estadual Zó (PCdoB) solicitou do superintendente do órgão, Amauri Lima, a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso. Em decorrência das chuvas que caíram na região no início do ano  e do alto volume pluviométrico, as galerias da represa não suportaram e a vazão excessiva formou um rio, rompendo  a pista da BR 235.

De acordo com Zó, ficou alinhado pelo DNIT que será feito a manutenção da represa de Casa Nova e Remanso, porém seu funcionamento será em uma capacidade menor para evitar novos rompimentos. Ainda sobre a BR 235, trecho que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes, indo até a 020 no Piauí, a licitação será aberta no mês de junho e será  dividida em dois lotes, cada um com valor aproximado de 100 milhões. A previsão  é que as obras comecem no primeiro semestre de 2017. Serão aproximadamente 110km de pavimentação...

Obra de ampliação do trecho urbano da BR 235 está em ritmo acelerado

Iniciada há pouco mais de um mês a obra de ampliação do trecho urbano da BR-235 está em ritmo acelerado e deve ser concluída até o final de maio. Cerca de 1,4 Km de extensão da pista, que compreende toda a parte do bairro Itaberaba margeando a rodovia até a rotatória do Mercado do Produtor, está sendo reconstruída e alargada.

De acordo com um dos engenheiros responsável pela obra, João Claudio Cruz, estão sendo executados os serviços de terraplanagem e implantação de sub base na via. "Já fizemos a demolição do antigo bueiro que corta o Riacho Mulungú, executamos um novo, com capacidade ampliada, e já estamos executando a pavimentação", explica o engenheiro...

Semaop realiza demolição de barraca irregular às margens da BR 235

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (Semaop) realizou nesta segunda-feira, 11, a demolição de uma barraca instalada às margens da BR 235. A ação realizada pelos Fiscais de Postura contou antes com a retirada dos objetos do morador e realocação do mesmo em casa de um parente próximo para em seguida ser feita a demolição.  

Ações como esta acontecem todas as semanas e são iniciadas com inspeções da equipe no local (no caso de barracas). Em seguida acontece a notificação ao morador, que recebe um prazo de até 15 dias, dependendo da situação, para se mudar do local. “Após esse prazo os ficais vão até o local e realizam a demolição. Não há necessidade dessas instalações de madeira porque a grande maioria possuem uma casa própria ou têm parentes com residências fixas na cidade. A fiscalização será cada dia mais intensa em nossa cidade”, pontuou o Secretário Agenor Souza...

Reciclagem é uma das estratégias para combater os danos causados ao meio ambiente

Em tempos de sustentabilidade, toda estratégia que vise minimizar os impactos ambientais são necessários. A era da reciclagem está em alta, o que torna esta prática benéfica nosso favor, uma vez que o hábito se transforme em consciência coletiva. A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), traz algumas recomendações acerca da coleta seletiva.

Empresas, pessoas – adultos e crianças, famílias no geral, estão pouco a pouco mais voltadas para as questões ambientais, na tentativa de se adequarem aos novos hábitos. No entanto, surge a necessidade de repensar atitudes com relação ao lixo produzido, uma vez que se não existir uma forma de reutilizar estes montantes de lixo que saem das casas para as lixeiras, não haverá mais onde abrigar estes resíduos, visto que os aterros sanitários já não suprem a demanda...

Programas Ambientais no lote 2 da BR235/BA chegam na reta final

 
Desde a semana passada as atividades de reconformação de jazidas; meio-fio; revegetação da faixa de domínio, além das sinalizações vertical e horizontal estão em ritmo avançado no lote 2 (Jeremoabo à Canché). O serviço é realizado em 68 dos 77,6 quilômetros totais do trecho. Os nove quilômetros restantes ainda estão sem a camada de asfalto.
 
O empreendimento vai muito além do que os usuários conseguem ver. Em meio aos reparos da pista, construções de viadutos, pontes e a concentração de trabalhadores, a obra envolve uma série de outros elementos que os usuários da rodovia nem sempre têm contato. A recuperação das jazidas utilizadas para aterro e pedreiras é um deles.
 
A reconformação de jazidas está na fase de recuperação de áreas degradadas exploradas pelo lote 2. Esse processo envolve algumas etapas, entre elas: preparo do terreno, recomposição das camadas de solo orgânico, irrigação e manutenção dos plantios, além de outras ações. A utilização de solo ou areia para aterro é dos insumos fundamentais na construção da rodovia. Sem a terra, a construção da pista não poderia ser realizada; as cabeceiras de Passagens Inferiores e viadutos seriam de difícil execução e as obras teriam um elevado custo financeiro. 
 
A execução do meio-fio neste trecho está 90% concluída. A função desse dispositivo é proteger os bordos da pista dos efeitos da erosão causada pelo escoamento de águas precipitadas, que tendem a vazar por conta de inclinações. A revegetação da faixa de domínio é o processo de plantio que foi retirado para a implantação da rodovia. Essa etapa é importante para devolver ao solo que foi retirado para devolver o cultivo natural.
 
Já as sinalizações horizontal e vertical seguem, também, para a reta final das atividades. A sinalização horizontal é um sistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas sobre pavimento das vias. Essas marcações têm a função de organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos e complementar os sinais verticais de regulamentação. A sinalização vertical, comunicação através de placas com mensagens de advertência, regulamentação, segurança, indicativas, dentre outros riscos.
 
Apesar de ainda não estar concluído, quem trafega pelo Lote 2, diminuiu o tempo de viagem. Com a estrada de chão levava-se em média 2h30 para transitar de Jeremoabo até Canché. Atualmente, o motorista de carro ou ônibus leva cerca de 1h. Desde 2014, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) realiza a obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA, que corta o norte da Bahia, passando por cidades como Canudos, Uauá até chegar em Juazeiro. O investimento é na ordem de R$ 420 milhões e já beneficia cerca de 600 mil habitantes. 
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Trecho da BR-235 que fica próximo ao Itaberaba ganhará nova pavimentação

O prefeito Isaac carvalho esteve hoje no início das obras de complementação da BR-235, no trecho que compreende toda a parte do bairro Itaberaba, que margeia a rodovia, até a rotatória do Mercado do Produtor, com cerca de 1,4Km de extensão. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza, e o diretor-presidente do Saae, Joaquim Neto, acompanharam o prefeito na visita.

De acordo com o engenheiro supervisor da Obra, Luis Paulo Pacheco, a previsão é que em 45 dias já esteja pronto. “Este trecho  terá uma largura de 13 metros, com acostamento e sinalização. A população vai ser beneficiada com melhores condições de tráfego, melhor escoamento da produção dos comerciantes do Mercado do Produtor e acesso ao shopping”, assegura. Ele também informou que inicialmente será feito o trabalho de drenagem, depois a parte de limpeza e em seguida a pavimentação...

Animal é resgatado na rodovia da BR-235/BA

 
A espécie foi levada para o CEMAFAUNA, em Petrolina. 
 
A equipe do Subprograma de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna, da Gestão Ambiental da BR-235/BA, resgatou um animal da espécie 'Procyon cancrivorus', mais conhecido como Guaxinim ou Mão pelada, atropelado no lote 5 da rodovia, há aproximadamente 34 quilômetros de Juazeiro. O animal foi levado até o CEMAFAUNA (Centro de Conservação e Manejo de Fauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) para ser medicado e receber os devidos cuidados. 
 
Esta espécie geralmente vive sozinha. Noturna e terrestre, esses animais vivem de preferência perto de fontes de água, como banhados, rios, manguezais, praias, baías e lagoas. Também é registrado em habitats não aquáticos em determinadas épocas do ano. Podem utilizar também canaviais, pastos e fragmentos de mata, pois são relativamente tolerantes a perturbações humanas. Estudos realizados com a espécie consideram a população do guaxinim em declínio devido à perda de habitat, mas também incluem nas ameaças à espécie e caça para obtenção de peles, uso para prática de tiro e tráfico de animais.  
 
O Centro concentra suas ações desde 2008 nos estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF).  Por ser referência no assunto e se localizar próximo à BR-235/BA o centro se torna uma alternativa viável para enviar os animais que, porventura, forem encontrados atropelados. 
 
Por esse motivo a equipe de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna Silvestre da BR-235/BA encaminhou o guaxinim para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), unidade que atende o CEMAFAUNA. Nesse local são realizadas ações no ambiente natural – pesquisas -, além de ações que atuam na recuperação de espécies animais debilitadas em suas instalações. 
 
O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA. Através do número de ocorrências é possível subsidiar a implantação de dispositivos de transposição de fauna, além da adoção de medidas de controle. Sendo assim, minimizando os impactos ao meio ambiente da região – objetivo da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
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Animais atropelados serão monitorados em nova campanha na BR-235/BA

Com o objetivo de diminuir o risco de acidentes envolvendo veículos e animais, além de proteger a fauna local, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA, realiza, a partir desta quinta-feira (25), a 21ª Campanha de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna nos Lotes 1, 2, 4 e 5, que totalizam 283, 3 quilômetros.

Somando as campanhas anteriores, foram registrados 648 animais atropelados. Um dos motivos que propiciam a colisão entre os bichos e os veículos é a velocidade do automóvel acima da média. Outro fator que deve ser levado em consideração é o clima, que ocasiona mudanças nas principais atividades diárias dos animais silvestres, alterando horários na busca de alimento e defesa de território, ficando mais vulneráveis à acidentes. O ideal é ficar atento às placas de sinalização, especialmente nos trechos onde não estão pavimentados...

Adolfo Viana discursa na Alba e pede celeridade no reparo BR235

O deputado estadual Adolfo Viana, na tarde desta segunda-feira 15, no plenário da Assembleia legislativa, chamou mais uma vez a atenção do Governo do estado em relação a BR 235 que liga os municípios de Remanso e Casa Nova. "Voltou a chover na região e o paliativo feito pelo governo foi destruído pelo temporal. A região norte da Bahia que já é tão desassistida precisa com urgência que o poder público se sensibilize com a situação e agilize as obras",  disse o parlamentar. ..

TRECHO DA BR-235 ENTRE CASA NOVA E REMANSO VOLTA A FICAR INTERROMPIDO

A população de Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes voltou a ficar isolada do restante da Bahia na tarde deste domingo (14), após as chuvas fortes que voltaram a cair na região.

O desvio construído pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes foi tomado pelas águas e com isso os condutores de veículos evitaram utilizá-lo para chegar ao destino final...