Foram encontrados 195 registros para a palavra: sangue

Hemoba Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim faz campanha em busca de doadores de sangue para o mês do carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou uma campanha neste mês para aumentar o estoque de sangue, que está em estado crítico. A iniciativa é uma preparação para o período do carnaval, que traz uma grande quantidade de turistas para a Salvador e outras cidades do estado que são atendidas pelo Fundação. De acordo com a Hemoba, a baixa no estoque é maior entre os tipos sanguíneos de Rh negativo.

Os interessados em doar devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto...

Hemoba e Hemope convocam doadores para reforçar estoque de sangue para o Carnaval

Durante a folia momesca, o número de doações de sangue tem uma queda de 30%. Apesar disso, enquanto são necessárias 250 doações diárias no carnaval para atender toda a demanda, o número normalmente fica abaixo de 150.

A Fundação Hemope lançou uma campanha de doação de sangue para o Carnaval 2019. Com o tema "Viva o Carnaval e acerte na solidariedade", o objetivo é reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. A expectativa é de que, com a campanha, haja um aumento de cerca de 20% de doadores. ..

Familiares pedem doação de sangue para o professor Heber Pontes

Nas redes sociais familiares do professor Heber Pontes, bastante conceituado e conhecido em Juazeiro e região, informa que ele está internado no hospital Ana Nery, em Salvador, e precisa de sangue para fazer uma cirurgia cardíaca de urgência.

Os familiares solicitam à população que tenha amigos ou parentes em Salvador, que divulgue essa campanha e peça que eles se dirijam ao Hemoba da capital baiana e informem que a doação é para o paciente Heber Pontes, que está no Hospital Ana Nery...

UPAE/IMIP de Petrolina lembra importância da doação de sangue

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, a data de 25 de novembro ficou instituída como Dia do Doador Voluntário de Sangue. E, neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção da população para esse gesto de amor, que pode salvar muitas vidas.

O sangue não pode ser substituído por nenhum outro líquido ou substância industrial, e as pessoas que precisam dele só podem contar com as doações. Por esse motivo as campanhas são tão importantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em que os hemocentros operam com menos do mínimo necessário...

Doação de sangue marca início das comemorações ao Dia do Guarda Civil Municipal em Petrolina

Os guardas civis de Petrolina estão em festa esta semana. No dia 10 de outubro será comemorado o Dia do Guarda Civil Municipal e por isso, uma programação repleta de ações sociais foi montada para marcar a data. Nesta segunda-feira (8), sete guardas civis mostraram que realmente estão dispostos a dar sangue em prol da população petrolinense. Eles compareceram ao Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope) e registraram suas doações em uma ação de solidariedade.

A programação segue até a próxima sexta-feira (12) com outras ações importantes realizadas na sede da corporação. Nesta terça-feira (9), os guardas vão ganhar serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas. Na quarta-feira (10), um café da manhã vai celebrar a data dedicada aos guardas e será inaugurado o Memorial Azul Marinho, espaço dedicado à história da Guarda Civil Municipal em Petrolina...

EMBAIXADA DO BAHÊA EM JUAZEIRO PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

O futebol não é só paixão, é também solidariedade. Torcedores do Bahia que compõem a Embaixada do BAHÊA em Juazeiro iniciaram no último dia 23, uma campanha de doação de sangue na sede do Hemoba na cidade, que vai se estender até o dia 03 de agosto.

Nas redes sociais, a embaixada que é constituída pelo Presidente: Joró; vice-presidente: Joca; Marketing: Lilian; Thiaguinho: Tesoureiro; Dudu e Vinícius: zap; Lucas Clik: Instagram; e Conselheiros: Joaquim, Joaci, Lucas tem mobilizado demais torcedores no sentido de que possam aderir à campanha “Meu sangue é tricolor”...

Para repor estoques de sangue, Hemóvel percorre sertão baiano até sábado (21)

Os moradores de Feira de Santana interessados em doar sangue contam com mais um reforço da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O Hemóvel, unidade móvel da Hemoba, estará estacionado no Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires), na Avenida Eduardo Fróes da Mota, até quarta-feira (17), às 12h. Depois partirá para Barrocas (dias 18 e 19) e Serrinha (20 e 21).

Em Barrocas, atenderá à população das 8h às 16h, na Praça São João, em frente à Igreja Matriz, no Centro. Os moradores de Serrinha que desejarem fazer doações deverão comparecer à Praça Luiz Nogueira, também das 8h às 16h, onde o Hemóvel estará estacionado...

Mesmo com Copa do Mundo e Crise de abastecimento, Campanha do Junho Vermelho garantiu doações de sangue

Mesmo sendo um mês de junho atípico, com jogos da da Copa do Mundo e os efeitos da Crise de Abastecimento, a Campanha Junho Vermelho, organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue, conseguiu incentivar as doações de sangue em todo o País, alcançado, inclusive, bons números em diversos Estados. Por exemplo, no Piauí o Centro de Hematologia e Hemoterapia – HEMOPI informou um aumento de 20%; já no Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul - HEMOSUL houve um aumento de 12%; em Santa Catarina, o Centro de Hematologia e Hemoterapia relatou um crescimento de 8,58%; e em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue teve um aumento de 3%. O levantamento considera as doações de sangue realizadas no mês de junho de 2018, em comparação com o mesmo mês de 2017.

Para Debi Aronis, idealizadora do Movimento Eu Dou Sangue, junho é o marco da campanha, justamente por ser o mês em que os estoques mais caem, mas as pessoas precisam se conscientizar de que essa é uma ação para o ano todo. "Doar sangue precisa se tornar um hábito do brasileiro. E continuar falando sobre isso, seja nos círculos familiares ou entre os amigos, estimula a doação nos demais meses, não só em junho, pois, mesmo com todo nosso esforço, nem sempre conseguimos alcançar a todos", explica.

Exemplo disso ocorreu no Espírito Santo e Paraná, que mesmo tendo aderido a Campanha do Junho Vermelho, não conseguiram aumentar seus estoques. Segundo o Hemocentro do Estado do Espírito Santo – Hemoes, a queda nas doações foi de 17,87%; já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemopar relatou uma queda de 1,46% respectivamente. Diana Berezin, também idealizadora do Movimento Eu Dou Sangue, comenta que as doações feitas durante a campanha não garantem o nivelamento de estoque dos hemocentros. "Procuramos sempre conscientizar e destacar a importância da doação de sangue. Curitiba, por exemplo, aderiu ao Movimento Eu Dou Sangue e iluminou prédios públicos de vermelho, mas não foi suficiente para levantar os estoques do Estado", destaca. "Doar precisa ser, sempre, um ato de cidadania, de preferência o ano todo."..

“É um orgulho que está no sangue do povo da Bahia”, diz governador sobre desfile do 2 de Julho

A caminhada do 2 de Julho, que teve o horário antecipado pela organização neste ano, contou com a presença de organizações, manifestações culturais, gestores e representantes do Governo do Estado. Todos os anos, milhares de pessoas se concentram no Largo da Lapinha para celebrar a Independência da Bahia. De lá sai o tradicional cortejo em direção à Praça da Sé, no Pelourinho e, em seguida, até o Campo Grande, rememorando as lutas em busca da separação do Brasil do domínio português, que começaram em 1822 e alcançaram seu objetivo no ano seguinte.  

Presente nas festividades, o governador Rui Costa comentou a importância da data para a história do povo baiano e brasileiro. “Aqui se materializou a independência do Brasil, e essa paixão carrega os baianos. Num dia em que temos jogo do Brasil na Copa do Mundo, as ruas já estão lotadas desde cedo, com o povo querendo participar do cortejo. É um orgulho que está no sangue do povo da Bahia”, afirmou o governador Rui Costa...

Hemoba reforça o pedido de doação de sangue após o São João

Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) reforça o pedido para a doação de sangue após o São João, já que neste período, a cultura dos fogos de artifícios e a movimentação nas rodovias, faz crescer o número de registros de queimados e acidentes automobilísticos, reforçando a necessidade de transfusões sanguíneas.

Para doar, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, ele deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Quem se vacinou contra a gripe só poderá doar 48 horas após a vacina...

CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE PARA RAIMUNDO ROBÉRIO

A família do senhor Raimundo Robério Granja, 59 anos, residente no bairro Cohab Massangano, está fazendo uma campanha que visa conseguir doadores de sangue dos tipos sanguíneos A- e O- para o mesmo, que se encontra internado já há uns 15 dias, no Hospital Regional, na cidade de Juazeiro-BA.

A família se compromete em ir buscar e deixar o doador em casa. Por tanto, quem puder doar ou conhecer quem possa fazer essa doação, é só entrar em contato com o sobrinho do senhor Raimundo, no número 87-8872-7504, falar com Wellington. ..

UNINASSAU incentiva doação de sangue em Petrolina, duurante o mês de junho há queda no número de doações

Durante o período junino há uma queda no número de doações de sangue em todo país, pensando nisso um grupo de alunos e professores da UNINASSAU Petrolina realizou, na última sexta-feira (15), doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

De acordo com a professora e coordenadora de cursos de Gestão, Cândida Lima, "a ação visa ampliar o estoque de sangue da unidade e incentivar a população a doar, principalmente nessa época do ano que a demanda aumenta e as doações caem", pontuou. A estudante do curso de Segurança do Trabalho, Eduarda Valesca, conta que doou pela primeira vez. "Sempre tive vontade de doar sangue, mas tinha receio. A iniciativa da faculdade foi minha motivação"...

UPAE e Hospital Dom Malan incentivam doações de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho e a data tem como objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar vidas.

Cientes da sua responsabilidade social e de promover saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, apoiam a causa e incentivam, inclusive, seus próprios funcionários, colaboradores e usuários através de folders de campanhas e folhetos educativos...

Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea para Laila Vale sensibiliza região do Vale do São Francisco

Os amigos e familiares de Laila Vale Kazahaya estão realizando uma Campanha de Doação de Sangue e de Medula Ossea. A campanha circula nas redes sociais. Quem puder doar deve ir ao Hemoba, em Juazeiro (BA), nos horários de 08h às 11h30 e 14h às 16h30 ou no Hemope, em Petrolina (PE) no horário entre 8h às 12h. É necessário informar o nome completo da paciente. O gesto de doar sangue pode salvar uma vida. 

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. ..

Hemoba promove 'Sabadão Solidário' para abastecer estoques de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, neste sábado (17), das 7h30 às 18h30, o 'Sabadão Solidário'. Na oportunidade, a unidade  Salvador central da Hemoba, localizada na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), recebe doadores voluntários do projeto 'Vida por vidas', formado por integrantes da Igreja Adventista; parceiros do Grupo de Amor ao Próximo (GAP), associados do Conselho Jedi Bahia, além de membros da Igreja Batista.

O Sabadão Solidário é uma ação primordial para a Hemoba devido a sua funcionalidade em captar e fidelizar doadores, através de estímulos em horários especiais. No interior do estado também acontece atendimento especial neste sábado (17), confira as cidades abaixo:..

SANGUE DE MARÇO

Eu preciso escrever!

Esta frase já estava na minha programação de hoje, porque o dia eu reservei pra avançar na escrita da minha dissertação de mestrado. Mas eu já fiz também tantas outras coisas hoje, que a gente fica até tentada a cair naquele velho golpe machista de que "mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo". Bom, decidi continuar a escrever, só que agora vou falar sobre angústia, dor, revolta e força...

Era só sangue e corpos no corredor, diz brasileira após ataque ao Colégio na Flórida

A única coisa que a estudante brasileira Melissa Camilo, 15, pode fazer ao ouvir os tiros foi correr em direção à parede e ficar em silêncio. "A gente ficou bem quietinho para ele não escutar nada, não saber que tinha gente na nossa sala", afirmou ela, em entrevista à reportagem, por telefone.

Ela é uma das estudantes da escola Marjory Stoneman Douglas e, na quarta-feira (14), estudava numa sala em frente ao local em que começou o ataque, que deixou 17 pessoas mortas. O colégio, que tem 3.000 alunos, fica em Parkland, Flórida, a 70 km ao norte de Miami, numa região que concentra migrantes brasileiros. Muitos filhos de imigrantes estudavam na escola...

Hemoba de Juazeiro convoca doadores de sangue antes do Carnaval regional

Com a aproximação das comemorações carnavalescas no município de Juazeiro, que acontecem de 26 e 28 de janeiro, antecedendo a data oficial do carnaval, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba em Juazeiro convoca os doadores da região para doar sangue e ajudar a reforçar os estoques para o atendimento de possíveis demandas transfusionais de emergência.

A Hemoba de Juazeiro convida a população juazeirense para manter-se presente antes do período festivo da cidade. A unidade de coleta fica situada ao lado do Hospital Regional, no bairro Santo Antônio, e os candidatos interessados podem procurar a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30...

Hemoba convoca população para doar sangue antes de tomar dose da vacina contra a Febre Amarela

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca a população baiana para realizar doação de sangue antes de se imunizar contra a febre amarela. A Fundação visa reduzir o número de candidatos inaptos e conscientizar a sociedade a respeito dos critérios básicos para a doação de sangue.

A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação de sangue, antes de receber a imunização contra a febre amarela. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Com a convocação, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade a demanda de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval...

31 de janeiro terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue na mesma noite

O próximo dia 31 promete ser especial para os amantes da lua. É que três fenômenos acontecerão de forma combinada: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue. Os dois primeiros poderão ser, facilmente, observados no Brasil. A visualização do terceiro, no entanto, dependerá das condições climáticas. "Estes fenômenos são, de fato, muito raros. O último aconteceu há pelo menos 150 anos", afirma o professor José Leonardo Ferreira, coordenador do Observatório Astronômico da Universidade de Brasília (UnB).

O primeiro fenômeno não é uma novidade em 2018. Em 1º de janeiro o brasileiro pode namorar uma Superlua. Ela acontece por conta de uma aproximação entre a Terra e seu satélite natural, o que faz com que nós vejamos a lua bem maior e mais brilhante. "A Superlua ocorre toda vez que a lua cheia ocorre na passagem do astro pelo seu perigeu, ponto da órbita da lua em que ela esta mais próxima da Terra (356 mil km, aproximandamente). Ela fica 15% maior e 30% mais brilhante", explica o docente...