Foram encontrados 158 registros para a palavra: no rio São Francisco

Mais de um milhão de peixes nativos foram inseridos no rio São Francisco em 2017

Mais de um milhão de alevinos de espécies nativas foram soltos em 18 ações de peixamentos realizadas no rio São Francisco somente em 2017. Na última semana, o trecho do rio localizado no município de Piumhi, em Minas Gerais, recebeu cinco mil peixes curimatã pacu. Os peixamentos fazem parte do trabalho de revitalização do rio, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde o início do projeto, em 2007, foram reproduzidos mais de 146 milhões de alevinos, sendo 66 milhões nativos para garantir a recomposição e manutenção da ictiofauna  e 80 milhões não nativos, como apoio à piscicultura local.

A reprodução dos alevinos é realizada nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf e está inserida no Plano Novo Chico, que tem o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade da água para a população e de garantir a preservação, conservação e uso sustentável do rio. A soltura constante dos alevinos nativos da bacia possibilitou que espécies antes sumidas na região, como a curimatã pioa e a matrinxã, voltassem a ser pescadas. Entre os peixes reproduzidos e utilizados nos peixamentos destacam-se também o cari, pacamã, piau, pacu e piaba...

Bombeiros resgatam corpo de adolescente vítima de afogamento no Rio São Francisco

De acordo com informações encaminhadas à redação, (por volta das 15h) um jovem de 23 anos, afogou-se nas águas do Rio São Francisco nas imediações da Ilha do Fogo.

Homens do corpo de bombeiro acabaram de resgatar o corpo e a vítima é um jovem chamado Roberto de Lucas Souza Santos, apelidado de  Heré Barril, morador do Piranga II...

Orla Nossa: Ação elimina grande fonte de esgoto despejado no rio São Francisco em Petrolina

Durante o processo de retirada das baronesas das margens do rio São Francisco, na Orla de Petrolina, equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) descobriram um cenário assustador: uma grande quantidade de esgoto saia de um ponto da rede pluvial, que deveria levar apenas água da chuva até o rio. 

Desde a última segunda-feira (3), iniciou-se uma investigação a fim de saber a origem do problema. Após um trabalho minucioso, foi descoberto um dano na rede de esgoto na esquina das ruas João Cigano e Coronel José Rabelo Padilha, localizado no centro antigo da cidade. Dessa forma, em vez de seguir pela rede de coleta, todo o esgoto das imediações daquela região central tinha como destino o rio São Francisco. De acordo com o gerente de projetos da AMMA e responsável pelo projeto Orla Nossa, Victor Flores, esse tipo de situação ocasiona prejuízos significativos ao Velho Chico. “Uma carga muito grande de esgoto leva nutrientes como nitrato e fósforo, além de gordura, que é muito difícil de tratar, diminuindo a quantidade de oxigênio na água e favorece a reprodução das baronesas, o que causa sérios impactos na flora e na fauna local”, destaca. 



Para eliminar a grande quantidade de esgoto, imediatamente, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) foi acionada e, através da Diretoria de Saneamento, mobilizou a Compesa a fim de realizar uma intervenção no local. O trabalho, que vai resolver o problema em definitivo, começou na última quarta-feira (5) e terminou ontem (6). Esta é apenas a primeira ação de eliminação de esgotos despejados no rio São Francisco. O trabalho é contínuo e será realizado em parceria entre a AMMA, a Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM e a Compesa, como explica o Diretor de Saneamento, Igor Falcão. ..

Corpo é encontrado boiando no Rio São Francisco

Um corpo de um homem foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (14) em um canal do Projeto Pontal, próximo a Nova descoberta, distrito de Petrolina. Segundo informações enviadas ao Blog, a vítima teve o primeiro identificado como Alegário e é um morador da localidade. 

A redação do Blog Geraldo José está apurando mais informações sobre o caso...

PREFEITO DR. ENILSON ACOMPANHA EMBASA NA VISTORIA DA ADUTORA DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES ATÉ A CAPTAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO EM PILÃO ARCADO

Como agendado na última reunião na superintendência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) em Juazeiro com todas as instituições envolvidas na construção da adutora de Campo Alegre de Lourdes, terça-feira (31) o Prefeito Enilson Marcelo recebeu em seu gabinete, técnicos e engenheiros das empresas MRM, EMBASA e CODEVASF. 
 
Após reunião o Prefeito acompanhou a Codevasf e MRM na inspeção da adutora promovida pela EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para vistoria dos Reservatórios, Estações Elevatórias e Estação de Tratamento e Captação de Água desde Campo Alegre de Lourdes até o ponto inicial no Rio São Francisco na localidade Passagem município de Pilão Arcado-BA. O Prefeito aproveitou a oportunidade para se inteirar de todos os aspectos técnicos para o funcionamento do sistema 
 
A Embasa está realizando a inspeção, pois será a empresa que administrará o fornecimento da água e em breve receberá a adutora da empresa construtora MRM supervisionada pela Codevasf instituição contratante do projeto. Segundo o Sr. Augusto Supervisor de Tratamento de Águas da EMBASA, toda a estrutura física da adutora está pronta e obedece os requisitos para o funcionamento, faltando apenas a empresa de energia Coelba eletrificar todo o sistema. Os recursos já estão disponíveis e a previsão para a execução dos testes e inauguração é de no máximo 6 meses.  A nova gestão não mede esforços em buscar recursos e parcerias para celeridade da conclusão da adutora e sempre disposta ajudar concedendo total apoio e assistência necessária as equipes das instituições envolvidas na construção. ..

Banhistas são atacados por piranhas no rio São Francisco

Banhistas do Rio São Francisco relatam que foram atacados por piranhas no trecho do município de Casa Nova, norte da Bahia. Imagens feitas logo após os registros mostram vítimas com feridas nos pés.

Os moradores do município afirmam que os casos têm sido recorrentes. Não há informação de ataques com ferimentos graves...

Menino de 5 anos morre afogado no Rio São Francisco, em Petrolina

Um menino de cinco anos de idade morreu afogado na tarde desta quinta-feira (5) nas águas do Rio São Francisco em Petrolina, no Sertão pernambucano. O afogamento aconteceu na altura do povoado do Serrote do Urubu. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. ..

Casal morre afogado no Rio São Francisco em Juazeiro

Na tarde desta quarta-feira (16), um homem e uma mulher, ainda não identificados, morreram afogados nas proximidades do porto e os corpos foram encontrados às margens do Rio São Francisco em Juazeiro.

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro, foi informado ao Blog que os corpos foram encontrados por mergulhadores e removidos para o Instituto Médico Legal do município...

ANA AUTORIZA NOVA REDUÇÃO DE VAZÃO DE BARRAGENS NO RIO SÃO FRANCISCO

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução da vazão mínima das barragens de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no Rio São Francisco, para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s). O limite, que valerá até o dia 31 de janeiro de 2017, é o menor já adotado para os dois reservatórios, mas a agência poderá suspender a decisão caso haja recomendações técnicas. A resolução da ANA autorizando a redução foi publicada ontem (1º) no Diário Oficial da União.

A redução do volume de água que sai dos reservatórios para o rio foi solicitada pelo setor elétrico para não prejudicar a geração de energia na região. Atualmente, o reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho está com 7,52% de sua capacidade total de armazenamento. No entanto, a limitação da vazão pode prejudicar a captação de água para a população, além de ter outras consequências para a irrigação e a navegabilidade do São Francisco...

FILHO DO VEREADOR ELEITO DOMINGÃO DA ALIANÇA MORRE AFOGADO NO RIO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

Lamentável incidente neste domingo (09), na “croinha”, próximo à estação de captação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) no Rio São Francisco, acabou se transformando em tragédia para a família do vereador Domingos Alves Viana, popular Domingão da Aliança (PRTB), eleito no último domingo 02 de outubro.

Segundo informações de amigos da família, o jovem Alan Santos, de apenas 24 anos, acabou se afogando nas águas do Velho Chico. Domingão assim que tomou conhecimento do ocorrido passou mal e foi internado numa unidade hospitalar da cidade...

Os sintomas da longa estiagem no Rio São Francisco

O Rio São Francisco sempre foi sinônimo de riqueza, prosperidade e vida! Na próxima terça-feira (04) o Velho Chico completa 515 anos do seu descobrimento, mas nesse aniversário as comunidades ribeirinhas pouco terão o que comemorar. A seca que se prolonga na bacia do São Francisco tem provocado a falta de pescado, de trabalho para pescadores, e a redução da produção nos perímetros irrigados.

Em Juazeiro, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Domingos Rodrigues, 2.600 pescadores sofrem com a diminuição do volume das águas no São Francisco. Com a estiagem, um pescador que no período da cheia do Velho Chico pescava 20 peixes hoje volta da pescaria com um saldo de até quatro peixes...

ANA autoriza redução da vazão de reservatórios no Rio São Francisco

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução mínima instantânea nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (29).

Segundo a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração a importância dos reservatórios localizados no Rio São Francisco para a produção de energia do Sistema Norte e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia do rio.

A redução do reservatório será de 1.300 m³/s para 800 m³/s até o dia 31 de outubro. A ANA ainda informou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgará amplamente nas cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco das reduções de vazão realizadas...

Domingos Montagner, o Santo de ‘Velho Chico’, desaparece após entrar no Rio São Francisco

O ator Domingos Montagner, que interpreta o personagem Santo na novela Velho Chico, da Rede Globo, está desaparecido desde o início da tarde desta quinta-feira (15). De acordo com informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, o artista entrou em uma praia conhecida como Beira Rio, no Rio São Francisco, na cidade de Canindé de São Francisco, e desapareceu há cerca de uma hora. Equipes do Grupamento Tático Aéreo, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar fazem buscas no local neste momento. Ainda não há mais informações sobre as circunstâncias do desaparecimento. ..

ARTISTA LÊDO IVO SERÁ OUVIDO PELO MP DE PERNAMBUCO SOBRE AS OBRAS DE ARTES MÃE D’ÁGUA E NEGO D’ÁGUA NO RIO SÃO FRANCISCO

Em sua página pessoal no Facebook o artista plástico juazeirense Lêdo Ivo expressou sentimento de indignação nesta quinta-feira (28) pelo fato de que amanhã, dia 29, prestará depoimento em Procedimento Investigatório Criminal impetrado pelo Pastor José Kenáide Ferreira de Amorim e outros religiosos de Petrolina pedindo a retirada das estátuas da Mãe d'água e do Nego d'água que foram instaladas no Rio São Francisco, uma em cada margem do Velho Chico.

Em 2012, quando surgiu a polêmica, um dos autores da petição, o teólogo, José Kenaidy, explicou que a motivação do documento é para que o Rio São Francisco não seja um local onde se coloque qualquer objeto. “A gente não sabe a procedência e legalidade da construção disso e quanto custou para o erário municipal. Queremos que o ministério Público nos dê uma resposta porque, se ele indeferir, vai criar uma jurisprudência para colocar o que quiser aqui no Rio São Francisco”, disse...

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

 
Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.
 
Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem.
 
Após a conversa, os próprios alunos, auxiliados por técnicos da Codevasf, soltaram os peixes no rio. De acordo com Rozzanno Figueiredo, promover peixamentos que, além de povoarem as águas do Velho Chico com espécies nativas, contam com a participação de estudantes de escolas públicas para mostrar a eles a importância de conservação do meio ambiente tem sido um expediente adotado pela Codevasf nos últimos anos. 
 
O engenheiro salientou, ainda, que as espécies depositadas são nativas do rio, e algumas delas são cada vez mais difíceis de ser encontradas. “A gente aproveitou pra colocar no rio espécies de Curimatã, Piau e Pacamã, que são peixes de importância econômica e ecológica. O Pacamã, inclusive,é um peixe ameaçado de extinção”, informou Figueiredo.
..

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem...

Corpo é encontrado boiando no Rio São Francisco

Na tarde desta segunda-feira (11), o corpo de um homem, ainda não identificado, foi resgatado sem vida pelo Corpo de Bombeiros de Juazeiro no Rio São Francisco. O corpo da vítima foi encontrado boiando nas margens do rio próximo ao Kidezinho. O Blog está buscando mais informações. Acompanhe nas próximas horas. ..

Cobrança da água no rio São Francisco será discutida em Belo Horizonte

A contratação de uma empresa especializada para estudos de aprimoramento da cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco será o assunto de destaque da primeira reunião de 2016 da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorrerá no dia 15 de janeiro, na sede da agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG). O início do encontro será às 9 horas.

A cobrança pelo uso das águas é um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos e foi instituída pela Lei Federal nº 9.433/97, a chamada Lei das Águas. Trata-se de uma compensação a ser paga pelos usuários de recursos hídricos visando à garantia dos padrões de quantidade, qualidade e regime estabelecidos para corpos d'água das bacias...