Foram encontrados 274 registros para a palavra: compesa

PMI DE ENERGIA DA COMPESA ATRAI INTERESSADOS

Lançado em dezembro, o primeiro edital da Compesa de chamamento público, na modalidade Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) começa a atrair empresas interessadas do setor de energia. A Companhia busca parceiros que queiram realizar estudos e desenvolver soluções que contribuam com a redução dos custos de energia elétrica que, por ano, é de R$ 230 milhões. "Desde a abertura do PMI, quatro empresas já estão em contato conosco e esperamos que até o final do mês mais realizem o cadastramento de estudo", registra o diretor de Novos Negócios, Flávio Coutinho. 

"O insumo energia elétrica é bastante significativo para as companhias de saneamento. Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário são responsáveis por cerca de 3% da energia consumida no mundo. No Brasil, a situação não é diferente. Cerca de 98% das companhias brasileiras tem entre seus três maiores custos, as despesas com energia elétrica. Para se ter uma ideia, em 2018, a Compesa foi responsável por 4% da energia consumida em Pernambuco, número maior que os consumos individuais de 177 municípios pernambucanos. Precisamos buscar fontes de energia renováveis e mais baratas para atender a nossa demanda", destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho, lembrando os novos sistemas que começarão a operar como Serro Azul e Alto Capibaribe.

Esse custo pode cair de maneira significativa através da autoprodução de energia. Nesse sentido, ao longo dos anos, a Compesa foi inventariando seu potencial de geração e consumo de diversas fontes de energia. Por outro lado, é notório que o mercado oferece diversas soluções e modelagens de negócios possíveis. Neste contexto, a meta do PMI de Geração de Energia é estimular a iniciativa privada na busca de soluções que permitam o consumo de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, seja pela construção de novas ou utilização de usinas já implantadas, através do Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou geração distribuída, nos moldes permitidos pelas regulamentações da ANEEL...

Compesa realiza ação para retirada de ligações clandestinas em Petrolina

Após denúncia, a Compesa realizou na última sexta (31) uma ação para retirada de ligações clandestinas no Loteamento São Francisco, em Petrolina. Durante a vistoria, que contou com o apoio da Polícia Militar, a equipe identificou os desvios ilegais, em que os moradores interligaram mangueiras de irrigação na rede de distribuição da Companhia, que abastece o bairro Vila Marcela.

Todo material utilizado para abastecer irregularmente cerca de 200 imóveis foi apreendido. Furto de água é crime e deve ser denunciado (0800.0810195). A prática gera prejuízos para toda a população, em especial a abastecida pela rede onde há o furto e contribui para redução de vazão e vazamentos ao longo do sistema...

Prodecon notifica Compesa após 60 bairros de Petrolina ficarem sem água em pleno Natal

Após receber denúncias da população, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), notificou na manhã desta quinta-feira (26), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devido ao registro da interrupção de abastecimento de água em quase 60 bairros de Petrolina, sem a  comunicação prévia.

Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer empresa ou companhia que preste algum tipo de serviço para o funcionalismo público, deve ter a capacidade de fornecê-lo de forma adequada, eficiente, segura e contínua...

Natal sem água em Petrolina. Compesa prometeu solucionar problema nesta quinta (26)

Dezenas de bairros de Petrolina estão sofrendo com a falta de abastecimento de água na cidade. Ontem (25) milhares de petrolionenses ficaram sem o líquido precioso e passaram o natal sem água nas tornieras, o que gerou muitas reclamações. A Compesa justificou a falra de água informando que o fornecimento foi interrompido em função de um curto-circuito no sistema elétrico da captação de água tratada da cidade e prometeu solucionar o problema nesta quinta-feira (26).

“As equipes seguem trabalhando no local e a previsão é de que as intervenções sejam concluídas na manhã desta quinta (26), quando o sistema será reativado e o abastecimento normalizado gradativamente”, diz a nota da Compesa. Praticamente todos os bairros das zonas Norte, leste e centrakl da cidade ficaram sem água nesta quarta-feira (25)...

Pela segunda vez, Estrada da Banana tem pavimentação estragada por estouramentos da Compesa

Em menos de uma semana, a Prefeitura de Petrolina já notificou duas vezes a Compesa por estouramento em obras que ainda nem foram concluídas pelo município. Nesta sexta-feira (25), a Estrada da Banana amanheceu repleta de água suja, em decorrência de um estouramento no local. A obra está com previsão de entrega para fevereiro e esta já é a segunda vez que uma tubulação que rompe a pavimentação implantada. 

A Secretaria de infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) notificou a companhia para que, em até 10 dias, faça o reparo. Também nesta manhã, a Compesa foi notificada pelo estouramento do esgoto da 56 do João de Deus. A via está repleta de água suja e não é possível verificar se o pavimento, recém entregue, está danificado. Além desses casos, esta semana a Avenida Clementino Coelho, em Izacolândia, também teve o asfalto prejudicado pelo vazamento de uma tubulação de água limpa. ..

Prefeitura de Petrolina tem obra de pavimentação danificada por vazamento da Compesa 

O sonho de ter a rua pavimentada foi interrompido, temporariamente, para alguns moradores de Izacolândia, distrito de Petrolina. É que nesta quarta-feira (23), um vazamento de água da Compesa estragou o pavimento da Avenida Clementino Coelho, umas das três vias que estão sendo feitas pela prefeitura nesta comunidade. A entrega da Clementino Coelho, assim como de outras duas ruas, estava prevista para o final de outubro, mas será adiada após o incidente.

Por conta do dano à obra, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) notificou a Compesa para que faça o reparo adequado na via. ..

Compesa realiza manutenções elétricas nas Estações de Tratamento de Água de Petrolina

A partir desta quinta-feira (17), a Compesa realizará manutenções elétricas preventivas no sistema de abastecimento de água de Petrolina. Os trabalhos seguem até sexta-feira (18), nas Estações de Tratamento do Centro e Vitória.

Nesta quinta-feira, os serviços serão realizados na ETA Vitória, a partir das 8 h, quando o abastecimento água será interrompido nos bairros da Zona Oeste: João de Deus, Cosme e Damião, Ipsep, Santo André, Portal da Cidade, Park São Gonçalo I, II, III e IV, São Gonçalo, Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petrópolis e Cohab VI. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no final do dia, quando o abastecimento será restabelecido...

Compesa esclarece sobre falta de água em bairros de Petrolina


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), justificou, em nota encaminhada à imprensa regional, os motivos da falta de água na área central de Petrolina e outros bairros da cidade nos últimos dias.

De acordo com a Compesa, “a queda de vazão no sistema que abastece o município de Petrolina afetou a distribuição de água em alguns bairros da cidade, a exemplo da Vila Eduardo, Centro e Areia Branca",anotaram...

COMPESA INFORMA SUSPENSÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO OURO PRETO, EM PETROLINA NESTA QUARTA, 02

A Compesa informa que realizará obra, nesta quarta-feira (2), a partir da 08h30, para interligação de nova rede de abastecimento de água da Rua 11, do bairro Ouro Preto, em Petrolina. Em virtude da intervenção, será preciso suspender o abastecimento nos bairros Jardim Maravilha, Ouro Preto, Vale do Grande Rio e Antônio Cassimiro. A previsão é de que os serviços sejam concluídos às 17h desta quarta (02), quando o abastecimento será retomado, gradativamente, para as áreas afetadas. 

A Companhia reforça qua a ação tem como objetivo a remoção de redes clandestinas de abastecimento existentes na área e a devida regularização da  situação, a partir da implantação de rede de distribuição executada dentro dos padrões técnicos da companhia. A medida vai permitir que 12 mil moradores da localidade recebam água com qualidade e de forma igualitária...

MORADORES DO BAIRRO DOM AVELAR CRITICAM JOGO DE FAZ NÃO FAZ ENTRE COMPESA E PREFEITURA DE PETROLINA

Para cobrar a bacia do Dom Avelar, moradores e líderes comunitários de bairros da Zona Leste de Petrolina realizaram um protesto na ontem segunda-feira (16), na Avenida do Petróleo, às margens da Lagoa do São Joaquim. 

Os manifestantes utilizaram de cartazes e até cantaram os parabéns , com bolo de aniversário confeitado, para lembrar os 17 anos em que a obra foi prometida pela primeira vez. Segundo o morador do bairro São Joaquim e organizador do protesto, Luiz Henrique de Campos, diz que a manifestação ocorreu na Avenida do Petróleo, que é foco maior das reclamações. " A gente liga para Compesa e ela diz que não opera nesses bairros e liga para Prefeitura, para a ouvidoria e nada é feito", relatou...

Manuela Marinho visita Petrolina após ser empossada presidente da Compesa

Em seu segundo dia de trabalho à frente da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, a presidente Manuela Marinho chegou, no final desta tarde (20), à Petrolina, no sertão do Estado, onde participa, amanhã (21), do Programa Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara e da Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. Em sua primeira visita ao município como presidente da Compesa, Manuela fez questão de conhecer a Estação de Tratamento de Água Vitória, situada no Distrito Industrial.

A ETA Vitória é considerada uma das mais modernas unidades de tratamento de Pernambuco. Assim que desembarcou na cidade ao final da tarde, Manuela, acompanhada da diretora Regional de Interior, Simone Albuquerque, e de técnicos da Compesa, visitou o empreendimento. A ETA Vitória, que foi inaugurada no primeiro governo Paulo Câmara, tem a certificação ambiental ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e foi um dos primeiros equipamentos de saneamento do Estado certificados na versão 2015...

Governador de Pernambuco indica engenheira civil para a presidência da Compesa

O governador Paulo Câmara indicou, nesta segunda-feira (12/08),  a engenheira civil Manuela Marinho  para assumir a presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com a missão de ampliar e consolidar o abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Pós-graduada em Segurança do Trabalho, Manuela coordenou o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e foi secretária de Turismo e Lazer em 2018.

Atualmente, Manuela Marinho comanda a área de Transportes da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. A engenheira, que será a primeira mulher a presidir a Compesa, em 48 anos de existência da companhia, é também auditora fiscal da Secretaria da Fazenda da Paraíba. A indicação do governador será submetida ao Conselho de Administração da Compesa, na próxima semana...

Compesa faz intervenção na Estrada da Banana e abastecimento de bairros da zona norte em Petrolina sofrerá alterações

A Compesa informa que para realizar o rebaixamento das tubulações de água localizadas ao longo dos três quilômetros da Avenida Hermes da Fonseca, mais conhecida como Estrada da Banana, no bairro Antônio Cassimiro, será preciso suspender, diariamente até o dia 30 de agosto, o abastecimento dos bairros Pedra Linda, Antônio Cassimiro I e II, Mandacaru, Vale Dourado e Novo Tempo. O serviço foi solicitado pela prefeitura de Petrolina que está executando a duplicação da via.

Esse novo cronograma foi definido após reunião em conjunto, na última segunda-feira (05), entre a Compesa e a Secretaria de Infraestrutura do município. Também ficou acordado que as máquinas a serviço da prefeitura farão a terraplanagem por trechos, à medida que a Compesa for avançando nos serviços, justamente para evitar novos estouramentos na rede. Entre a última sexta-feira ,02, e a segunda-feira pela manhã, 05, foram registrados cinco incidentes deste tipo que acabaram deixando os moradores da região sem abastecimento...

Petrolina: Compesa realiza neste domingo (4) manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água - ETA Centro

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará, neste domingo (4), serviços de manutenção preventiva no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA), localizada no centro de Petrolina. O serviço teve início às 8h30 e o sistema deverá ser religado a partir das 12h.

Essa ETA é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Petrolina e, em função da paralisação do sistema por três horas e meia, haverá queda de pressão ou falta de água em bairros das regiões Norte, Central e Leste. ..

Duplicação da Estrada da Banana pode ser prejudicada por estouramento de tubulação da Compesa

Mais uma vez, as obras realizadas pela Prefeitura de Petrolina serão prejudicadas pelos estouramentos das tubulações da Compesa. O novo incidente aconteceu nesta sexta-feira (2) na Estrada da Banana onde a prefeitura vem executando a duplicação e alargamento da via que recebe investimento de mais de R$ 5,6 milhões.   

No local, uma tubulação da Companhia se rompeu provocando um grande acúmulo de água na via, o que vai atrasar as obras. O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado,  lembra que várias reuniões já foram realizadas junto à Compesa e mesmo após várias solicitações alguns imprevistos da Companhia continuam interrompendo os serviços...

Gestores do SAAE, Compesa e prefeitos de Juazeiro/Petrolina serão notificados; esgotos estão sendo lançados no Rio São Francisco

Os gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro e Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento e Água) devem ser notificados acerca da existência de esgotos lançados diretamente no Rio São Francisco. Na semana passada, o Sertão do Moxotó, a cidade pernambucana de Ibimirim, reuniu membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco para uma reunião ordinária do grupo.

Este Blog Geraldo José apurou que uma das deliberações da plenária foi o posicionamento a ser adotado acerca da existência de efluentes (esgotos) não tratados lançados no Rio São Francisco, nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases...

Para evitar danos, prefeitura aciona Compesa e pede avaliação de tubulações em vias que serão pavimentadas em Petrolina

Representantes da Prefeitura de Petrolina e da Compesa se reuniram, na quarta-feira (10), para debater a necessidade da identificação da tubulação das vias a serem pavimentadas ou duplicadas no município.  No encontro, que ocorreu na Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), foi solicitado à Companhia a verificação de intervenções em locais onde a gestão irá iniciar novas obras. 

Durante a conversa, estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado; o secretário executivo de Infraestrutura, Anderson Freire; o gerente regional da Compesa, João Raphael e também representante da empresa CLC, vencedora do certame licitatório da duplicação da Estrada da Banana. ..

Após notificação da Armup, Compesa tem cinco dias para recuperar pavimento na área central de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina voltou a notificar a Compesa pelos danos provocados à pavimentação de importantes ruas da cidade. Desta vez, a ação ocorreu na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, onde um enorme buraco se formou na via após um estouramento da tubulação da Companhia. De acordo com o diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), Rubem Franca, a Companhia tem um prazo de cinco dias para recuperar os danos na via.

Rubem lembra ainda que uma equipe da Armup está acompanhando os serviços para garantir que a população possa usufruir dos seus direitos. “A Armup tem feito fiscalizações constantemente para assegurar que os petrolinenses tenham seus direitos preservados, principalmente, quando se trata de segurança. Por isso, não podemos admitir que a Compesa deixe serviços pela metade ou não recupere as vias públicas danificadas pelos seus serviços”, disse..

Compesa participa de ação no Rio São Francisco pelo Dia do Meio Ambiente

Um abraço coletivo no Rio São Francisco.  Assim foi marcado este 05 de junho, em Petrolina, para comemorar o Dia do Meio Ambiente. Cerca de  cem estudantes de escolas públicas municipais e estaduais participaram da ação promovida pelo Projeto Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf – campus Petrolina, que contou com a parceria da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa. As atividades se concentraram na Porta do Rio, às margens do Rio São Francisco. 

O foco das ações foi a preservação do Velho Chico com o plantio de mudas margeando o Rio, peixamento com alevinos, limpeza simbólica e passeio de caiaque. Os técnicos da Compesa também distribuíram copos com água e realizaram atividades lúdicas com os estudantes. “O Rio São Francisco é o maior patrimônio de Petrolina e temos que ensinar às crianças, desde cedo, a importância de preservá-lo”, afirmou o gerente de Unidade de Negócios do Sertão do São Francisco, João Raphael de Queiroz...

Com impasse da Compesa, prefeitura investirá R$ 6 milhões para recuperar saneamento no Dom Avelar

A Prefeitura de Petrolina está dando mais um importante passo para sanar os problemas crônicos com esgotamento sanitário na cidade. Após vários impasses da Compesa, o prefeito Miguel Coelho decidiu intervir na problemática da zona leste e anunciou um investimento de cerca de R$ 6 milhões para recuperar a bacia do bairro Dom Avelar. Com a iniciativa da prefeitura, a expectativa é de que em 30 dias seja lançada a licitação para dar andamento à obra.

A Compesa, que é a responsável pelo sistema de água e esgotos na cidade, ainda se recusa a utilizar um empréstimo de R$ 38 milhões disponível junto à Caixa Econômica e intermediado pelo prefeito para resolver os problemas da cidade. Este  valor, seria suficiente para sanar problemas de esgotamento em bairros como Dom Avelar, Santa Luzia, Terras do Sul, São Joaquim, Padre Cícero, Vila Débora e Antônio Cassimiro...