Foram encontrados 137 registros para a palavra: dança

Cia Biruta é indicada ao prêmio Apacepe de teatro e dança em 7 categorias

A Cia Biruta, de Petrolina-PE, se apresentou no último domingo (29.01) com "Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo" no 23º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, importante festival do estado que movimentou Recife por quase um mês com espetáculos e ações na área de teatro e dança. Dentro do JGE tradicionalmente é entregue o prêmio Apacepe de teatro e dança pelo qual a Cia Biruta foi indicada em 7 categorias do Teatro para Infância com "Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo" concorrendo com outros grupos do estado, são elas: Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia ou Trilha Sonora e Melhor Cenário.

A premiação, organizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco,tem como objetivo valorizar a produção pernambucana incentivando a projeção de artistas e coletivos, mas também é um momento de confraternização do festival, seus vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira (03/02), às 19h, no Teatro Apolo em uma festa para entrega das estatuetas que reúne todos artistas, grupos e a produção do festival. A Cia Biruta, que vem a 8 anos fazendo teatro na região, buscando caminhos para profissionalização e para afirmação de uma identidade de grupo entende as indicações ao prêmioApacepeem várias categorias "como o resultado da dedicação e do companheirismo de uma equipe engajada na realização do espetáculo e do fazer artístico da região", diz o diretor, autor e ator do espetáculo...

Mostra 14 discute política através da dança

A dança, enquanto linguagem artística, é resultado de um olhar sobre aspectos da vida, refletindo a existência através do movimento do corpo. Em sua quinta edição, a Mostra 14 de dança traz para os palcos discussões sobre a dança como política, entendendo essa última em toda sua dimensão. O projeto começa na quarta (14) e segue até o domingo (18), contando com apresentações de artistas locais e convidados de outras cidades.

Realizada pela Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança, a Mostra 14 é um espaço de experimentação em dança contemporânea que homenageia o bailarino Ailton Marcos, falecido em 2009. Sobre essa edição, o produtor André Vitor Brandão diz que foi pensada uma programação a partir do contexto político, social e econômico atual. "Propomos com a mostra pensar corpo e política, investigando de que maneira essas questões atravessam nosso corpo e como podem servir de matéria para a criação em dança", explica...

Espaço do Leitor: Visão de um leitor - Dança das cadeiras.

Paulo Bomfim é o novo prefeito de Juazeiro, mas ele não venceu as eleições sozinho e terá daqui para frente uma grande dor de cabeça para ajudar os maiores partidos da base aliada.

O eterno deputado Pedro Alcântara, e atualmente coordenador do NRS (Núcleo Regional de Saúde), não conseguiu por "Pedrinho" e ninguém do PR na câmara de vereadores, se tivesse acreditado em Reinaldo Sabino talvez tivesse alguém para representá-lo, mas como aliado desde o primeiro mandato de Isaac Carvalho será que ainda terá o mesmo prestigio no Governo de Paulo Bomfim e conseguirá algo para seu herdeiro e os outros candidatos do partido?..

A dança do ventre está em ascensão no Vale do São Francisco

A milenar e encantadora arte da dança do ventre está em um momento especial de ascensão no Vale do São Francisco. Eventos, Noites Árabes e Festivais tem feito parte da agenda cultural das pessoas que apreciam a dança. E nesse último fim de semana de novembro o Vale recebeu no sábado (26) o Yalla VII, e no domingo(27) um Workshop de Dança Egípcia Moderna e Shaabi, no Espaço Vida Saudável Herbalife, no bairro Atrás da Banca, em Petrolina.

O Yalla VII, que foi idealizado e organizado pela professora Mariana Queirós, que proporcionou um encontro dos grupos de dança do ventre, com apresentações diversificadas, inclusive com participações primorosas do grupo Cia Balançarte da professora Fernanda Luz com um lindo maracatu, e o brilho do samba do grupo de Dança Livre da professora Tereza Duarte. A convidada especial Joelma Brasil abrilhantou a noite com um espetáculo belíssimo! ..

Sábado é dia de dançar no Sesc Petrolina

Unidade de Petrolina oferece programação neste sábado (4)

Quem gosta de dançar, não pode perder a programação do Sesc Petrolina que acontece todo primeiro sábado do mês. A unidade prepara uma noite especial para os amantes da música e da dança...

Bailarina Juazeirense dança em noite de gala em Nova York

Pelo segundo ano consecutivo a bailarina juazeirense Vitória Almeida dança na noite de gala do American Academy of Ballet em Nova York. As apresentações aconteceram na noite de sábado (30), no Performance Arts Center Purchase e reuniu bailarinos de mais de 20 países. Vitória Almeida é bacharel em dança, bailarina clássica mora e trabalha em Fortaleza há seis anos  e está em Nova York desde o dia 22 de junho fazendo vários cursos. ..

Apresentações de música e dança movimentaram o Arco da Ponte na terceira noite da "Terça Cultural"

Artistas inscritos e convidados do projeto Terça Cultural brilharam no espaço do Arco da Ponte, na terceira noite de apresentações, realizada na terça-feira, 31, em Juazeiro. Muita música e espetáculos de dança movimentaram a noite que também contou com mais uma exibição cinematográfica da região do São Francisco, o filme "Volúpia" do diretor de teatro e cinema, Hertz Félix.

Hertz presente à exibição de seu filme dentro do projeto Terça Cultural, disse em poucas palavras o quanto a obra é especial para a sua trajetória cinematográfica. "Volúpia é o filme que eu mais gosto", disse, destacando a importância da produção da década de 80, que traz no elenco principal os atores juazeirenses Lidiane Braga, Alan Cleber e Paulo Ribeiro...

Segunda noite da Terça Cultural vai ter cinema, dança e música

Vai ter cinema, dança e muita música na próxima terça-feira, dia 24, dentro do projeto “Terça Cultural”, a partir das 19 horas. O espaço do Arco da Ponte vai receber mais três atrações concorrentes na categoria música, Big Rau's; P1 Rappers, e a banda Sanitário Sex; e a primeira concorrente na categoria dança, Grupo Menear, além da exibição do filme “Barco Sem Pescador” do diretor de teatro e cinema, Hértz Félix, e a música de Robson e Henrique na abertura. O projeto “Terça Cultural” que começou na última terça-feira, dia 17, levou muita gente ao espaço do Arco da Ponte, onde se apresentaram as bandas Alterados e Semivelhos, as cantoras Maria Érica e Andrezza Santos, o poeta e declamador Antônio Ribeiro (Veinha) e também a exibição do filme de Wellington Monteclaro, “Das Dores da Penitência”.  

A população está convidada a prestigiar e também a escolher o seu artista, grupo e banda autoral e local para apresentação na Virada Cultural em julho, dentro das festividades do aniversário de Juazeiro, que segundo a secretaria de Cultura e Juventude, é um dos objetivos do projeto. Ainda segundo a SECJU, a escolha do público é através do facebook, na fanpage da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro BA – SECJU. Para escolher o seu artista favorito basta curtir a página da secretaria, e em seguida curtir a atração artística concorrente nas categorias de poesia, dança e música. O projeto “Terça Cultural” deve se estender até o início de junho, reunindo cinema, poesia e declamação, exposição de arte, dança e música. A realização é da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e conta com o apoio de diversos órgãos municipais.  ..

Juazeiro vivenciou a Semana da Dança com muitos talentos revelados

Juazeiro vivenciou a Semana da Dança, (25 a 29 de abril) com muita arte, dedicação e talento, prova disso, foi a participação de mais de 100 alunos do ensino fundamental, de seis escolas da sede e do interior, que atenderam ao convite da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) que mobilizou monitores, professores de dança de Juazeiro, para o desenvolvimento de diversas oficinas de dança nas escolas da rede municipal.

O projeto ainda trouxe a Juazeiro, os técnicos de dança Nilmara Lima Rocha e Jairson Bispo, da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB) para um curso de capacitação com os monitores locais, em parceria com o município...

OverDança encerra Aldeia Vale Dançar com 12 horas ininterruptas de atrações

Uma maratona cultural com espetáculos, intervenções e shows musicais que começa às 13h e vai até 01h da madrugada. Esta é a programação de encerramento da Aldeia Vale Dançar – 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, neste sábado (30), no Sesc Petrolina.

E para começar o OverDança, a cantora petrolinense Camila Yasmine vai recepcionar o público no Salão, pontualmente às 13h, com  o show Samba Não Mata Ninguém. Daí em diante, um leque de atrações estará acontecendo ininterruptamente em vários espaços do Sesc. Intervenções no Salão, festival de coreografias no Palco Alternativo, Mercado Cultural no Hall e performances dançantes nos corredores do restaurante e na escada lateral do Teatro...

Secju realiza oficinas para marcar a Semana da Dança em Juazeiro

Alunos da rede municipal de ensino em Juazeiro estão sendo contemplados com diversas oficinas de dança ministradas por dançarinos, bailarinos, profissionais de dança da cidade, que durante a semana se revezaram em seis escolas públicas da sede e interior do município. Escolas  nos bairros Argemiro; João Paulo II; Carnaíba, e Lagoa do Boi (interior), entre outras unidades de ensino, receberam as oficinas. A realização é da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) para marcar o Dia Internacional da Dança (29.04), que além das oficinas ainda conta com um curso de capacitação voltado para os monitores locais, desenvolvido por técnicos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

De acordo com a Secju, a capacitação está programada para esta quinta-feira, 28, no Centro de Cultura João Gilberto, às 17 horas. E a culminância do projeto na data em que se celebra o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, no espaço cultural do Arco da Ponte, a partir das 19 horas, com mostra de dança, resultado das oficinas. Mais de 150 alunos do ensino fundamental foram contemplados com as oficinas de dança, que para eles, foi uma experiência nova, o que permitiu despertar o interesse em participar cada vez mais, se dedicando a arte da dança. Para a aluna Soraya Oliveira, 14 anos, do 9º ano, da Escola Graciosa Xavier, distrito de Carnaíba, a experiência está sendo muito boa...

Semana da Dança será realizada em Juazeiro

Na próxima sexta-feira, 29 de abril, será comemorado o Dia Mundial da Dança. Para lembrar a data, em Juazeiro, será celebrada, a partir de segunda-feira (25), a Semana da Dança. Diversas oficinas serão realizadas nas escolas do município e contarão com o auxílio do artista Geraldo Pontes. A iniciativa é da secretaria de Cultura e Juventude.

“A programação será durante toda a semana e contará com seis monitores que trabalharão com crianças. No dia 29 será a culminância do projeto com apresentações de espetáculos de Companhias de Dança de Juazeiro. É um espaço muito importante porque a dança é a primeira forma de comunicação do homem, desde a época primitiva. Hoje em dia tem muitas pessoas trabalhando com a dança, não só a dança clássica, mas outras linguagens de dança”, ressaltou o artista Geraldo Pontes em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (22)...

Começa nesta terça-feira (19) o Aldeia Vale Dançar em Petrolina

Oficinas, cortejo Dançando na Rua, Mostra Pedagógica, Mostra de Solos, Duos e Trios, Encontro Clássico de Dança, Festival de Coreografias, SeminárioPensamentos de um Corpo que Dança, Mostra de Cinema e OverDança (12 horas de programação). Já estão sendo divulgadas as principais atrações da Aldeia Vale Dançar – 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco que o Sesc Petrolina realiza de 19 a 30 deste mês.

A programação, que acontece nas dependências do Sesc, no Palco do Bambuzinho e no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente),  começou no último dia 11, com a oferta de oficinas em escolas públicas e tem início, para o público em geral, nesta terça-feira (19)  a partir das 19h, com a exposição fotográficaTravessia, da artista Lizandra Martins...

Casa Nova realiza Iº Festival de Dança

Um grande evento para celebrar e incentivar o desenvolvimento da dança na cidade e região.  Essa é a definição do Iº Festival de Dança de Casa Nova que acontece neste sábado, 16, durante todo o dia, na Praça Gilson Viana, centro da cidade.
 
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, através da coordenação de Cultura e Turismo, vai apresentar competidores nas modalidades de Hip Hop, Afro e contemporâneo. Devem participar dançarinos dos Estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Paraíba e Ceará.
 
 O festival, de caráter regional, é mais uma inovação da gestão municipal que é exemplo de políticas públicas culturais no Vale do São Francisco. "O evento está no plano de cultura da nossa cidade. Já tínhamos realizado um festival de Hip Hop, mas ampliamos as modalidades e vamos fazer um grande evento", comenta Luciano Corrêa, coordenador de cultura.  
 
Os interessados em participar do Festival ainda podem realizar suas inscrições na sede da coordenação de cultura, no pátio de eventos, ou pelo e-mail [email protected]. ..

Sesc Petrolina abre inscrições para as oficinas da 9ª edição do Festival Aldeia Vale Dançar

Já estão abertas as inscrições para as oficinas da  Aldeia Vale Dançar - 9º Festival de Dança do Vale do São Francisco, que vai movimentar Petrolina e região de 19 a 30 deste mês. Os interessados devem procurar o Setor de Cultura do Sesc Petrolina, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e o valor da inscrição custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Para a clientela comerciária e seus dependentes as inscrições custam apenas R$ 10,00.

A primeira oficina de capacitação, Dança Contemporânea e seus assuntos, acontece no dia 22, das 9h às 13h, e será ministrada por Dudude Herrmann (Belo Horizonte). Entre os dias 23 e 24, três oficinas marcam a programação: Corpos Híbridos, com Juliana Manhães (Rio de Janeiro) – de 9h às 13h; Dança de Salão, com Geison Duarte (Petrolina) e Ballet Clássico, com Renata Camargo (Recife). Ainda no dia 24, Polyana Mattana ministra uma oficina de Tatuagem...

Música, dança, espetáculos de teatro e exposições movimentam a programação do Verão da Cultura

A agenda de janeiro do Verão da Cultura conta com uma programação diversificada, divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Entre as opões, shows no Pelourinho ou no Teatro Castro Alves, aulas de dança - é só escolher a categoria que mais gosta - ou uma visita ao museu para celebrar a estação mais quente do ano. Nos dias mais quentes do ano, não faltam alternativas gratuitas ou a preços populares para todos os gostos e idades.

Ritmos musicais e espetáculos em diversas apresentações - Atrações dos mais diversos ritmos e os ensaios dos blocos fazem o esquenta para o carnaval e garantem animação todos os dias da semana no Pelô da Bahia. Às segundas-feiras, seguem com os concertos do Cortejo Afro, sempre às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Às terças, às 20h, o cantor Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat leva ao palco do Largo Pedro Archanjo o show O Pagador de Promessa, e no Largo Tereza Batista, dias 26 e 31, às 20h, os tambores rufarão no Ensaio da Banda Olodum. Às quartas-feiras acontecem os ensaios do bloco afro Muzenza, no Largo Tereza Batista, às 21h. Já o VI Encontro Mauanda Bankoma anima as quintas-feiras, no Largo Tereza Batista, às 20h30. As sextas-feiras esquentam o verão OQuadro, Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante e Afrodisíaco com Pierre Onasis, nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Àgua, respectivamente, sempre às 21h. Outras atrações como Bailinho de Quinta; BaianaSystem; ATABASABAR - Àdupé; Sarajane e Banda Flor de Canela Amor; Festa e Devoção; I.F.A. - Afrobeat  + Curumim; Du Gruv; Amanda Santiago e Tatau fazem de janeiro o mês da mistura de ritmos. A programação cultural do Pelô da Bahia é promovida e apoiada pela SecultBA, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Para mais informações, acesse: www.centrodeculturas.ba.gov.br...

Projeto de lei regulamenta atividade dos profissionais da dança

Está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei (PLS 644/2015) que dispõe sobre o exercício da profissão da dança. De autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), a proposta determina que o profissional da dança pode exercer as atividades de coreógrafo, auxiliar de coreógrafo, bailarino, dançarino ou intérprete-criador, diretor de dança, diretor de ensaio, diretor de movimento, dramaturgo de dança, ensaiador de dança, professor de curso livre de dança, maître de balé ou professor de balé, crítico de dança, curador e diretor de espetáculos de dança. Além disso, também cabe a esses profissionais planejar e coordenar projetos e prestar serviços de consultoria na área da dança.

Caso a proposta vire lei, poderão continuar exercendo a profissão todos os trabalhadores que já exercem a atividade em qualquer de suas modalidades. Mas novos profissionais só serão reconhecidos caso possuam diploma de curso superior ou certificado de curso técnico em dança, diploma estrangeiro na área ou atestado de capacitação profissional fornecido pelos órgãos competentes.

..